Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 9 de junho de 2009

Na Procissão de Corpus Christi, é Cristo que passa em nossas vidas!

Na procissão de Corpus Christi, é Cristo que passa em nossas vidas. Vamos acolhê-Lo?

Amigos(as) , que possamos juntos transmitir ao mundo o milagre de Jesus na Eucaristia!

Inicio esta mensagem desejando que o seu coração seja a mais bela morada da Santíssima Trindade.

Junho é o mês dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria. Escrever sobre este assunto é escrever sobre o amor de Deus por toda a humanidade.

No dia 11 de junho celebraremos a festa de Corpus Christi, o Corpo e o Sangue de Cristo... A Eucaristia é o milagre do amor. Jesus não veio ao mundo somente com o rosto de um homem que morre na cruz. Ele veio como alimento para ser absorvido por nós e sermos absorvidos Nele. Cristo quer a aproximação das pessoas, Ele quer viver em cada uma, torná-las parte da Sua própria vida.
“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem vive e crê em mim nunca mais há de morrer.”(Jo 11,25-26). Esta certeza nos faz imortais e divinos em Jesus Cristo. A Eucaristia é o sacramento da alegria e da fortaleza, é a presença do amor, da partilha, da fraternidade, do sacrifício, enfim, é Deus que nos convida a sermos comunhão com Ele.

Santa Clara disse: “O Universo é tão grande, mas é incapaz de ser casa de Deus”. No entanto, Deus faz do coração do homem a sua habitação.
_________________

Corpus Christi: é Cristo que passa!

Quando estava próximo o dia dos pães sem fermento, tradicional festa judaica em que se imolava o cordeiro pascal, Jesus disse a Pedro: "Ide e preparai-nos a ceia da Páscoa". (Lc 22,8). Desejando dados mais concretos sobre essa celebração, eles lhe perguntaram onde ela deveria acontecer. Em resposta, Jesus mandou-os entrar na cidade, assegurando que lá outras pessoas lhes dariam informações mais precisas.

Na solenidade de Corpus Christi (nome litúrgico: Solenidade do Santíssimo Corpo e sangue de Cristo), quem entra em nossa cidade é Jesus, numa celebração marcada pela fé. Mais do que entrar na cidade como tal, ele quer na realidade, entrar em nossas casas, participar da vida de nossas famílias e ter um lugar especial em nossos corações.

Em cada uma de nossas cidades, Jesus quer comer a ceia pascal com seus discípulos – e nós somos esses seus discípulos. Comer a ceia da Páscoa é fazer uma experiência de fraternidade. Nossa cidade deve ser um lugar de solidariedade e de partilha. Onde está presente o amor de Cristo, não há lugar para o ódio, para a injustiça e para a opressão.

Entrando em nossa família, Jesus nos ensina que não há comunhão sem perdão; sem perdão não há aliança. Jesus vem, pois, ensinar-nos a perdoar: perdoar o esposo, a esposa e o filho; o vizinho, o companheiro de trabalho e o colega de escola. Entrando em nossos corações, o Senhor vem propor-nos uma aliança. Ele se oferece, oferece sua amizade, seus dons, seus sacramentos e sua Igreja. E o que nos pede? Pede-nos fidelidade ao batismo, coerência de vida, entusiasmo por sua pessoa e dinamismo missionário, porque muitos ainda não o reconhecem como Senhor e Redentor.

Corpus Christi, uma festa de longa história:
____________________________________________

Acolhendo Jesus em nossa cidade, no dia de Corpus Christi, participamos de uma festa que tem uma longa história. No século XIII, uma religiosa belga, Irmã Juliana de Mont-Cornillon, tornou-se grande promotora da devoção a Jesus presente na Eucaristia. Ela queria que houvesse uma data especial para celebrar essa presença, já que na Quinta-feira Santa, as celebrações estão muito voltadas para os últimos momentos da vida do Salvador. A festa foi aprovada pelo Bispo de Liège (Bélgica), Dom Roberto de Thourotte, em 1246. Anos depois, quando Dom Roberto foi eleito Papa, assumindo o nome de Urbano IV, estabeleceu por um decreto que a cada ano, na quinta-feira depois da Festa da Santíssima Trindade, em todo o mundo, se celebraria uma solene festa em honra do Sacramento do Corpo e Sangue do Senhor (em latim: Corpus Christi= Corpo de Cristo).

Corpus Christi é, pois, a celebração da presença de Jesus Cristo em sua Igreja, no Sacramento da Eucaristia, sob as aparências do pão e do vinho.

Em cada Missa, no momento da consagração, Cristo, na pessoa do celebrante, diz: “Tomai e comei, isto é o meu Corpo... Tomai e bebei, isto é o meu sangue” (Mt 26,26-28). Além de se oferecer ao Pai pela humanidade, ele se oferece a todos como alimento de vida, garantindo-nos que “ quem comer deste pão viverá eternamente; o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo” (Jo 6,51-52).

Na procissão de Corpus Christi, é Cristo que passa em nossas vidas. Vamos acolhê-lo?

Um abraço,
Lusmar Paz – Ministro da Sagrada Eucaristia.
Aracoiaba- CE.


Nenhum comentário: