Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 31 de julho de 2009

Aniversário - 50 Anos - Festa da Gratidão: Continuação da 2ª Parte - Parte 02

Gratidão e Doces Recordações


Escolas, Institutos, Seminários e Universidades que estudei:


1. Patronato Nossa Senhora de Lourdes – Aracoiaba – CE.

2. Grupo Escolar Almir Pinto – Aracoiaba – CE.

3. CNEC – Aracoiaba – CE.

4. Colégio São Francisco – Seminário – Juazeiro do Norte – CE.

5. Colégio Seráfico São Francisco – Seminário – Teresina – PI

6. Instituto de Ciências Religiosas –Seminário - Curso: Filosofia - Fortaleza-CE.

7. Colégio Farias Brito – Cursinho – Fortaleza – CE.

8. Convento dos Padres Carmelitas - Seminário- – Caratinga – Minas Gerais

9. Convento dos Padres Carmelitas – Seminário - São Roque São Paulo

10. Centro Teológico do Maranhão – Seminário - Curso: Filosofia - São Luis –MA.

11. Universidade Estadual Vale do Acaraú – Pedagogia – Cidade Redenção-CE.

_____________________________________________________


Gratidão a todos os meus professores


Homenagens Especiais:

Representando todos os professores do Curso Primário

Ir. Maria Nunes (Minha Primeira Professora)


Representando todos os professores do Curso Ginasial

Profa. Zélia Paiva de Oliveira


Representando todos os professores do Curso Acadêmico nos Seminários

Pe. Dr. João Mohana


Observação: Gostaria de mencionar o nome de todos os meus professores, mas minha memória não está me oferecendo esta rica lista de todos aqueles que me transmitiram conhecimentos no mundo do saber. Para representar a todos, cito o nome da amiga e Ex-Professora Maria Helena Régis.

__________________________


Gratidão e Doces Recordações


das Escolas em que fui Professor


Homenagem Especial

Ao Centro Educacional Cel. Pedro Guedes Alcoforado-CNEC –Aracoiaba – CE.


1.Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) Aracoiaba-CE.

Diretor: Dr. José Élson Paiva de Oliveira (in memorian)


2.Escola de 1º e 2º Graus Almir Pinto – Aracoiaba – CE.

Diretores: Profa. Maria dos Santos e Prof. Dr. Jean Mac Cole


3.Ginásio Escola Normal Virgílio Távora – Aracoiaba – CE.

Diretor: Dr. Salomão Alves de Moura Brasil. (in memorian)


4.Colégio Estadual Franklin Távora – Itapiúna – CE.

Diretora: Dra. Marilena Campelo Nogueira


5.Colégio Municipal Marieta Cals (2º Grau) – Capistrano – CE.

Dr. Assis


6.Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) Baturité – CE.

Diretora: Ir. Maria José


7.Escola Cosme e Damião – Baturité – CE.

Diretora: Prof. Maria Tereza Aguiar


8.Escolinha da Mônica – Baturité – CE.

Diretora: Profa. Artemísia


9.Centro Educacional Perboayre Silva – Redenção –CE.

Prof. Maria Helena Russo.

____________________________________________________



Gratidão aos meus Alunos




Alunos do INSA em Baturité



Recordações dos Alunos que enriqueceram meus conhecimentos



Alunos da Escolinha da Mônica em Baturité




Alunos do Colégio Marieta Cals em Capistrano - CE



Alunos do Colégio Marieta Cals em Capistrano - CE




Alunos do Colégio Marieta Cals em Capistrano - CE




Obs.: São fotos dos alunos de alguns colégios que representam todos os alunos os quais tive a rica oportunidade de ensinar e aprender com eles


Sem eles, a minha formatura em pedagogia não teria sentido, minha missão seria vazia, perdida no tempo e no espaço. Vocês foram para mim, alunos, amigos e companheiros de labuta. Juntos construímos conhecimentos e buscamos saberes variados. Fomos uma família. Obrigado por vocês terem feito parte de minha vida.

_____________________________


Homenagem Especial aos Três Ícones na Educação em Aracoiaba


Prof. Iraci Costa (Grande guerreira)

Dr. José Élson Paiva de Oliveira (Grande Orador na Região do Maciço)

Dr. Salomão Alves de Moura Brasil (Cognominado “O Papa da Educação” na Região do Maciço de Baturité).

________________________________


Gratidão e Agradecimento

Aos Sacerdotes que me ajudaram a ingressar nos Seminários


Homenagem Especial: Pe. Frei Jeremias Saraiva Teles



Frei Jeremias Saraiva Teles (in memorian) Religioso Capuchinho




Pe. Dr. José Benone do Nascimento - Diocesano




Frei Francisco Simeão – (in memorian) Religioso Carmelita




Pe. Ailton – Diocesano – Diocesano

_____________________________________________________


Gratidão e Agradecimento


Aos Diretores dos Seminários


Gratidão Especial ao meu 1º Diretor do Seminário

Frei Wilson Fernandes da Silva (Grande Músico)


1. Frei Wilson Fernandes da Silva – Em Juazeiro do Norte.

Atualmente pertence ao Clero Diocesano – Fortaleza – CE.


2. Frei Moisés – Em Teresina

– Religioso Capuchinho


3. Frei Nazário Em Messejana – Fortaleza – CE.

Religioso Capuchunho


4. Frei Cirilo – Em Caratinga – Minas Gerais

Religioso Carmelita


5.Frei Júlio Rebosco – Em São Roque –São Paulo

Religioso Carmelita


6.Pe. Xavier – Em São Luís – Maranhão

Atualmente é bispo numa das Dioceses Maranhenses

__________________________


Homenagens especiais aos Senhores Bispos:




Dom Raimundo de Castro e Silva – Meu conterrâneo – Um bispo apaixonado, um grande devoto de Nossa Senhora.



Dom Valter Carrijo – Bispo da Diocese de Brejo dos Anapurus. (Bispo da Diocese a que pertenci)


Dom Plínio – Colega de classe no meu Primeiro Ano de Filosofia no ICRE – Fortaleza – CE.


Gratidão especial à Família Castro




Sr. Eugênio de Castro e Silva

Comendador da Santa Sé em Aracoiaba


Mariinha de Castro e Silva Moura (Sua esposa)

(Antiga Presidenta do Apostolado da Oração – Aracoiaba – CE).


Sra. Eugênia de Castro e Silva Moura (Filha)

(Minha boa amiga – Uma Mulher de Deus!).


Dra. Maria de Lourdes de Castro e Silva (Filha)

(Minha Amiga)


Obs.: Essa família colaborou comigo pelo exemplo de vida e pela ajuda material quando estive no seminário

______________________________


Gratidão Especial As Famílias Aracoiabenses



Que rezaram e deram apoio a minha pessoa durante a vida seminarística.

________________________________


Homenagens Especiais aos Párocos em Aracoiaba que eu conheci:


- Pe. Domingos Rodrigues Vasconcelos (in memorian)

(Sacerdote que me batizou)


- Pe. Demétrio Elizeu de Lima (In memorian)

(Quando o conheci não era mais pároco em Aracoiaba. Este sacerdote fez uma grande e bonito trabalho na Igreja-Matriz de Aracoiaba)


- Pe. Josileudo Queiroz Câmara

(Sacerdote que me fez Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão)


1.Pe. Domingos Rodrigues Vasconcelos- Diocesano – In memorian. Administrou a Paróquia de Aracoiaba por 30 anos. Sacerdote piedoso e dedicado nos trabalhos pastorais.


2.Padre Aloísio Furtado –Jesuíta – Escritor – Lecionou Língua Portuguesa e Literatura na CNEC – Aracoiaba. (in memorian)


3.Pe. Lindorval de Melo Dantas – Jesuíta – (in memorian)


4.Pe. Hugo Eduardo Furtado – Jesuíta – Grande Orador e Pregador.


5. Frei Jeremias Saraiva Teles – Animou, deu vida as Festas de São Francisco e Santo Antônio. Criou a Sociedade do Pão dos pobres e a JUFRA. Sacerdote piedoso e dinâmico. (in memorian).


6. Pe. Gabriel Vieira Belo – Diocesano – Sacerdote idoso, que com seu carisma fraternal e edificante trabalho pastoral, fez-se querido pelos paroquianos. (in memorian)


7. Pe. Antônio Honduvilla Saldo – Jesuíta - Diocesano


8.Pe. Abel Jackson Peixoto Lima - Diocesano


9. Pe. Carlos Alberto Monteiro de Andrade - Diocesano


10. Pe. José Ferreira de Mesquit. - Diocesano


11. Pe. Marcus Vinícius da Silva - Diocesano


12. Pe. Clóvis Nogueira de Oliveira - Diocesano


13. Pe. Josileudo Queiroz Façanha – Diocesano.


14. Pe. Elizeu dos Santos (Pároco Atual) (Diocesano)



OBSERVAÇÃO:


Quero homenagear dois santos virtuosos sacerdotes Jesuítas, padres santos pela vida que levaram e pelo testemunho de amor a Jesus, Sua Igreja, a Nossa Senhora e o Povo de Deus.


São eles:


Pe. Abner Andrade (in memorian) -



Escola Apostólica de Baturité. Grande devoto do Sagrado Coração de Jesus e do Sagrado Coração de Maria. Homem do silêncio, da piedade e da mortificação pelo amor a Igreja de Jesus...

Este santo sacerdote liderou os trabalhos de reconstrução da Capelinha de Nossa Senhora das Dores, local das Aparições de Nossa Senhora no Alto Santo, Arraial Santa Isabel, em Aracoiaba-CE. Também lançou um livreto que foi prefaciado por Dom Raimundo de Castro e Silva, narrando a história das Aparições.


Pe. Lira – (In memorian)



Escola Apostólica de Baturite. Homem, também do silêncio, da piedade, apaixonado pelo confessionário , sacerdote fiel a Jesus Cristo e a Igreja Dele.

Tive a rica oportunidade de conhecer esses dois santos sacerdotes que colaboraram com a Paróquia da Imaculada Conceição em minha terra.

________________________


Homenagem Especial às Queridas Irmãs Josefinas:





Dona Roseta Paiva - Fundadora do Instituto das Irmãs Josefinas (in memorian)



Irmã Ignês Farias - Residiu em Aracoiaba como superiora do Patronato Nossa Senhora de Lourdes (in memorian)



Irmã Maria Luiza Fontenelle - Religiosa que participou da 1ª comunidade de freiras no Patronato Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba


Minha gratidão as queridas Irmãs Josefinas que foram minhas primeiras professoras e catequistas.


Elas fizeram um lindo trabalho pastoral num longo período de 30 anos na paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba.

________________________



Gratidão aos Prefeitos, Diretores de Escolas e Chefes dos locais e cidades que trabalhei:


OBS.: As escolas que lecionei já foram citadas anteriormente.


Hospital Mental de Messejana –Fortaleza –CE.– Ageste Administrativo – (Dr. Ari Ribeiro Teixeira)


Centro de Saúde de Aracoiaba-CE - Agente Administrativo

(Dr. Aguiar e Prof. Raimundo Araújo)


Centro de Saúde de Baturité-CE. - Agente Administrativo

(Dra. Dione, Sr. Nélson e Sra. Rita (Ritinha)


Diretor do Depto. de Cultura –Aracoiaba-CE.– Prefeitura Municipal de Aracoiaba.

(Dra. Marilene Campelo Nogueira)


Assessor de Comunicação – Prefeitura Municipal de Aracoiaba-CE.

(Dra. Marilena Campelo Nogueira)


Ouvidor da Educação – Prefeitura Municipal de Aracoiaba – Ce.

(Dra. Marilena e Prof. Cleide Ribeiro)


Sub-Secretário de Cultura – Pasta a ser assumida no mês de agosto, na Prefeitura Municipal de Aracoiaba.

(Dra. Marilena Campelo Nogueira e Jonas Campelo Nogueira)

___________________________



JUFRA


Juventude Franciscana


Nos anos 70 fiz parte desse frutuoso movimento dentro do carisma franciscano, tendo a frente como presidente Frei Jeremias Saraiva Teles e a Secretária Executiva, minha amiga Íris Maria Sampaio. Foi um período de formação cristã muito bonito em minha adolescência.Encontrava-me participando desse movimento quando ingressei no seminário.


História das Aparições





Capela Inaugurada no dia 28 de Setembro de 1928



Local verdadeiro das aparições de Nossa Senhora das Dores
Capela refeita e reinaugurada no dia 31 de Maio de 1986, pelo Padre Abner Andrade, S.J.



Bênção da capela das aparições pelo Padre Andrade



Turma de jovens que coordenaram os trabalhos de reconstrução da Capelinha das Aparições de Nossa Senhora das Dores.



Turma de pessoas amigas de Fortaleza - CE, que contribuíram financeiramente nos trabalhos de reconstrução da Capela das Aparições.



Celebração da Santa Missa em Ação de Graças pela reinauguração da Capelinha das Aparições.



Foto: Continuação da Santa Missa



Fotos da coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores, após a Celebração da Santa Missa



Continuação da Coroação



Continuação da Coroação



Após a Coroação, eu e minhas tias, juntamente com a Sra. Lúcia Melo, nos posicionamos para esta foto histórica.



Lançamento do 1º e único livreto que contém a História das Aparições de Nossa Senhora das Dores no Alto Santo, Arraial Santa Isabel na cidade de Aracoiaba - CE





Lançamento do Livreto em 27 de Abril de 1987
Autor: Pe. Abner Andrade, S.J.
Co-Autor: Francisco Lusmar Paz




Este livreto foi prefaciado pelo Bispo auxiliar de Fortaleza, filho de Aracoiaba, Dom Raimundo de Castro e Silva (in memorian)



Festa do Lançamento do livreto, com a Coroação de Nossa Senhora em 27 de Abril de 1987




Coroação no dia do lançamento do livreto



Foto: Após o lançamento do livreto

____________________________________




Homenagem ao centenário das aparições 01




Homenagem ao centenário das aparições 02



Gratidão

Doação – Livreto: História das Aparições...



Ao ex-prefeito de Aracoiaba, Dr. Vicente Bastos Sampaio, que presenteou ao povo de Aracoiaba, com a impressão de 3 mil livretos que narravam a história das Aparições de Nossa Senhora no Alto Santo.

_____________________________________________________


Minha gratidão às Famílias de Aracoiaba que colaboraram financeiramente com os trabalhos de reconstrução da Capela e pela ornamentação dos altares para as duas Cerimônias de Coroação de Nossa Senhora.



Obrigado por tudo!

____________________________




Minha gratidão ao grupo de jovens de Aracoiaba, pela colaboração na Organização e na condução dos trabalhos da Capelinha do Alto Santo.



Aos jovens, digo: Deus lhes pague!!!

_______________________


Coroações de Nossa Senhora na Paróquia de Aracoiaba





Coroação no Ginásio Poliesportivo em Aracoiaba




Coroação no patamar da Igreja Matriz de Aracoiaba



Homenagem ao Trio que sempre esteve presente nesses anos em que coordenei as cerimônias de coroação:


Giovanni Lima Verde

Sílvio Darley

Silvinho Dantas


Através desse trio, homenageio a todos que colaboraram ao longo desses anos nas cerimônias de Coroação.

______________________________



Pessoas Amigas, verdadeiros pais e verdadeiras mães, que me amaram e me ajudaram durante a minha vida seminarística.


Zezé Costa – Teresina – PI.

Ir. Edeltraut – Barbalha – CE.

Ir. Maria Ignácia – Manaus- AM.

Dr. Miécio – (in memorian) São Luis – Maranhão

Pe. João Mohana – (in memorian) São Luis – Maranhão

Ir. Letícia Pilecco – ( Religiosa Paulina)


Observação 01: Na próxima postagem, homenagearemos estas pessoas amigas com dados biográficos acompanhados de fotos.

Observação 02: Postaremos também homenagens aos Padres José Benone e José Maria, acompnahados de fotos.


Homenagem aos Escritores e Poetas Aracoiabenses


Ana Maria Nascimento

Lina Cunha Moura

Maria de Fátima Cunha Moura

Antonete Alves de Moura

Íris Sampaio Oliveira

Dr. Salomão Alves de Moura Brasil


A este grupo de escritores e poetas, o agradecimento do povo aracoiabense.


OBSERVAÇÃO:


Participei com alegria da Festa dos 50 Anos da Escola Almir Pinto – Aracoiaba

Participei como Mestre de Cerimônia da Festa dos 50 anos do Ginásio Escola Normal Virgílio Távora

Participei com muita emoção da Santa Missa em Ação de Graças pelos 90 anos da Paróquia da Imaculada Conceição

Não pude participar da Festa Centenária do Município de Aracoiaba, minha terra natal, pois encontrava-me estudando no Seminário Interdiocesano Santo Antônio, em São Luís do Maranhão


Um comentário:

Cleuton Jr disse...

Apesar de ter nascido em Fortaleza,me considero filho de Aracoiaba. Terra em que vivi dos 03 aos 12 anos.Estudei No " Almir Pinto" e no CENEC.Saí em 1976.Até hoje sonho em fazer uma visita pra matar a saudade, mas nunca deu certo.Por favor se alguem puder me enviar algumas fotos da cidade,serei eternamente grato.
Meu nome é : Francisco Cleuton de Oliveira Júnior. (meu pai na época, trabalhava na então ANCAR,hoje EMATERCE). meu E mail é : fcjunior10@yahoo.com.br
Acredito que se alguém da minha turma ver esse depoimento, com certeza se lembrará de mim.
Só pra ajudar : Joguei no time do Dr. Elson com (Gilmar,Raimundinho,Chiquinho,Roberto,Eráclito...); Até hoje morro de saudades e não vejo a hora de reativar contatos que até então pareciam perdidos.
Por favor me ajudem.
Podem visitar meu Orkut : Cleuton jr. Oliveira
OBS: Estarei ansiosamente esperando qualquer noticia da minha querida Aracoiaba.