Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 21 de julho de 2009

Aniversário de 50 Anos - Festa da Gratidão - 1ª Parte




_____________________________

"A gratidão é a memória do coração!"

Pe. Dr. José Benone do Nascimento

Colega de Seminário e meu grande amigo
_____________________________




1ª Foto:Bandeira do Município de Aracoiaba



2ª Foto: Tribuna da Câmara dos Vereadores



3ª Foto: Pedra Aguda: monolito, terciário, legendário... de Aracoiaba

INTRODUÇÃO

Tenho a alegria de homenagear e a agradecer a partir de hoje, 22 de julho de 2009, ao dia 20 de Agosto do mesmo ano, (data do meu aniversário natalício), a Deus, minhas tias-mães, familiares, e as pessoas amigas ,que fizeram e fazem parte da minha vida ao longo dessas cinco décadas. ..

Como havia dito, irei fazer uma festa diferente... Festa de homenagens e agradecimentos através da internet, por meio deste blog. Sendo assim, quero atingir e abraçar a todos meus familiares e amigos, principalmente aqueles que se encontram em terras longínquas e que há muitos anos não os vejo.

Alguém me perguntou: onde acontecerá essa festa? - Respondi: - Ela não tem local físico. Será será realizada pela internet,para atingir os corações das pessoas que me ensinaram a amar a Deus , ao próximo e à vida. Será um a festa que vou realizar através de agradecimentos e homenagens dirigidas aos corações... coisa bem diferente... Quero apenas ser grato a todos!...

Também disseram-me: - O Lusmar quer aparecer. Agradeci a sinceridade do amigo; em seguida, acrescentei: - Que bom, meu irmão! Pois no mundo tão carente de gratidão e de reconhecimento, quero sim, "aparecer" para agradecer de público,via internet, ao bom Deus que me deu o maravilhoso Dom da Vida! E também nossos familiares e amigos, porque eles são presentes de Deus para nós e continuam dando sentido a nossa vida.

Esta festa a qual classifico como “Festa da Gratidão” se notabilizará em três partes:




A Deus, a minha eterna gratidão e o meu abraço filial!!!

Fotos:

À esquerda : 30 anos / À direita: 50 anos

O Coração de Jesus sempre esteve comigo em todos os momentos... A Ele sou e serei eternamente grato.

__________________________

Diante de tudo isso que foi anunciado acima, e que será visto nestas três partes, faço minhas as palavras de Nossa Senhora, quando as pronunciou diante de Santa Isabel, sua prima:

“A minha alma engrandece ao Senhor e exulta o meu espírito em Deus meu Salvador... Pois o Senhor fez em mim maravilhas, Santo é Seu nome!”

____________________________

Saudando minha terra...

"Aracoiaba, minha terra querida! No mapa geográfico, tu és pequena, mas no mapa do meu coração, és grande demais! A ti, meu berço natal, dedico toda minha gratidão e carinho!"

Lusmar Paz

____________________________


Praça da Matriz - Minha rua...

__________________

Primeira Parte

Aracoiaba, minha história, minha vida!...


Lugar onde as aves cantam...“ terra de meus pais, pois quem te visita não te esquece mais!... (Assim reza o refrão do hino de minha cidade natal).

Nesta humilde e acolhedora cidade, nasceram meus pais Antônio Júlio e Maria Socorro, onde, no tempo e dentro das surpresas da vida , ambos chegaram a se conhecer, e levados pelo destino do "amor-doação," através de um rápido namoro, foram unidos em matrimônio no dia 08 de setembro de 1955, na Igreja Matriz da Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba, sob as bênçãos nupciais do Pároco Pe. Domingos Vasconcelos...



Desta sagrada união, Deus presenteou ao jovem casal com quatro filhos: Lúcia de Fátima, Fco. Luciano, José Lusmar (in memorian) e Francisco Lusmar.


____________________________


Alvorecer de uma vida inocente...


Em meio as alegrias e expectativas do casal Antônio Júlio e Socorro Paz, nasce no dia 20 de agosto de 1959, ao meio dia, na Rua do Cemitério, atualmente Rua Juvenal Galeno, o último dos filhos do casal (caçula) .


1ª Foto: Entrada da Rua do Cemitério, hoje, Rua Juvenal Galeno.


2ª Foto: Nasci nesta casa do lado direito na Rua do Cemitério, agora modificada.


3ª Foto: Residência atual, onde moro com minhas duas tias-mães.

______________________________________


Esta criança recebeu na Pia Batismal, no dia 23 de agosto do mesmo ano, o nome de Francisco Lusmar, sendo posteriormente, registrado como Francisco Lusmar Paz. Seus padrinhos foram São Francisco (na época, a Igreja adotava esse costume...) e Geraldina Leite do Nascimento, sua tia, que mais tarde, seria sua mãe adotiva...




1ª Foto: Neste quartinho, antigamente na entrada da Igreja, ficava a Pia Batismal, onde fui batizado.



2ª Foto: Esta é a Pia Batismal atual, localizada no Altar Principal da Igreja




3ª Foto: Pe. Domingos Vasconcelos, sacerdote que me batizou
e ministrou o sacramento do matrimônio aos meus pais.

_____________________________________

Crisma

Sacramento recebido na Igreja Matriz de Aracoiaba...

Há uma declaração que consta que recebi esse sacramento , mediante testemunha. Ei-la na íntegra:

"Declaro para os devidos fins que assisti em Aracoiaba, em 1961, ao Crisma de Francisco Lusmar Paz, com dois anos de idade, filho de Antônio Júlio Paz e de Maria Socorro do Nascimento Paz, servindo-lhe de Padrinho, Francisco Júlio Paz.(Tio)

Obs. Esta declaração foi assinada pela senhorita Geraldina Leite do Nascimento, no dia 14 de Dezembro de 1989, na Arquidiocese de Fortaleza, na presença do Mons. André V. Camurça

__________________________

Realidade triste bate à porta do coração da família...

No dia 4 de dezembro de 1959, aos 24 anos de idade, Maria Socorro viera a falecer, deixando órfãs as três crianças (lúcia, Luciano e Lusmar).Nesse espaço de tempo, eu tinha três meses e quinze dias, um bebê que na sua inocência e pureza, não imaginaria o que estava acontecendo naquela dolorosa separação ,com o desaparecimento prematuro de sua mãe biológica, da rainha do lar, como tão bem afirmam os poetas...

_________________________________

Tia Geraldina e Tia Maria, verdadeiras mães e autênticas amigas em minha vida!

Foto Antiga

Após o falecimento de Maria Socorro, meu pai retornou ao sertão – Visgueiro- para trabalhar no campo... As três crianças (Lúcia, Luciano e

Lusmar) ,maternalmente, foram assumidas pelas senhoritas Geraldina e Maria Leite, irmãs de minha mãe.

Geraldina Leite trabalhava como funcionária balconista na Farmácia São José, localizada à Rua Raimundo de Castro, na época a única na cidade, pertencente a Srta. Maria Conceição Vasconcelos, moça muito conhecida pelas suas virtudes cristãs, destacando-se a caridade pelo próximo. Geraldina Leite, nesse humilde trabalho, sustentava a família, enquanto sua irmã Maria Leite, cuidava das crianças e dos afazeres domésticos...

Depois de alguns anos,quando concluí minha faculdade de pedagogia, como orador da turma, no momento do discurso, com voz emocionada,porém cheia de fortaleza e calor "humano-filial", dirigi-me as minhas tias mães com essas palavras:

“ Tecer comentários elogiosos aos pais, chega a minha mente o impulso para fazer um agradecimento de cunho pessoal, todo especial, a duas grandes mulheres, virtuosas e maravilhosas, que criaram a mim e aos meus irmãos, dando-nos uma formação solidificada na fé, no amor e na vida! A vocês queridas Tias Maria e Geraldina, verdadeiras mães, autênticas mestras e amigas na Escola da Vida, uno-me aos meus irmãos Lúcia e Luciano, para dizer-lhes emocionado e de viva voz: Deus lhes pague!”...

______________________________

Minha Infância e a herança da fé.

Igreja-Matriz de minha terra natal. Minha segunda casa. Aqui foi a continuação de minha vida de fé... porque as primeiras aulas de fé, as recebi em casa com minhas tias-mães.


Esta é a foto da Padroeira da Paróquia de Aracoiaba, no altar central.

Imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

Formado pelos bons exemplos de minhas tias, recebi uma sólida e responsável formação religiosa... Esta fé recebida no Batismo, e alimentada pelas minhas tias-mães,mais tarde, levou-me a ingressar no seminário, onde a mesma fora bem desenvolvida à luz dos ensinamentos da Igreja Católica Apostólica e Romana.

Esta fé recebida no batismo, fora cultivada por todos que me rodeavam (Pe. Domingos, Irmãs Josefinas, minhas tias, meus vizinhos e pessoas amigas), fez-me amar com intensidade a religião a qual faço parte; a criar gosto pelos trabalhos paroquiais da Igreja-Matriz ,onde participei com frequência e entusiasmo desde criança, adolescente, jovem e vida adulta, das celebrações e seus atos litúrgicos em geral.

Minha casa localiza-se na Praça da Matriz, ao lado da Casa Paroquial e defronte ao Patronato Nossa Senhora de Lourdes, residência oficial das Irmãs Josefinas. Tudo isso cooperou para o desenvolvimento de minha formação religiosa.


Tia Dadina, varrendo a calçada de nossa casinha. Ela é um amor de pessoa...

Sendo assim, as três crianças tiveram forte influência na formação religiosa, pois o ambiente cristão e as pessoas amigas, favoreciam a grata realidade de fé.

Tia Maria e Tia Dadina (ou Geraldina) ,ensinaram as primeiras orações muito cedo... Lembro-me que à noite, todos os dias, antes das crianças se recolherem, Tia Dadina se deslocava à rede de cada sobrinho-filho para rezar o Pai Nosso, Ave Maria, Anjo da Guarda e o Ato de Contrição... Em seguida as crianças pediam a bênção as tias e dormiam...

Todas as Primeiras Sextas-feiras de cada mês, consagradas ao Sagrado Coração de Jesus, acompanhadas das tias, as crianças buscavam o Sacramento da Reconciliação (confissão) e depois participavam da Santa Missa na Igreja-Matriz.

Aos cinco anos, ingressei nas Aulas Catequéticas (catecismo), sendo minha primeira catequista Irmã Duca (Religiosa Josefina). Auxiliaram-me,posteriormente no catecismo ,outras catequistas: Tia Dadina e Neiguinha de Brito( in memorian).

_________________________________


Primeira Eucaristia

1ª Foto:Num desses três bancos, nesse local, do lado direito da Igreja, sentei-me emocionado e na expectativa de receber Jesus Hóstia Santa, pela primeira vez.



2ª Foto: Apenas uma ilustração da Eucaristia.


3ª Foto: Este é o Sacrário atual da Igreja Matriz. Nele são guardadas as hóstias consagradas, a Santa Eucaristia.


Aos 8 de Dezembro de 1966, Festa-Solenidade da Imaculada Conceição, Padroeira da Paróquia de Aracoiaba, na Celebração da Santa Missa, no horário da manhã, presidida pelo Pároco Pe. Domingos Vasconcelos, recebi pela primeira vez Jesus Hóstia Santa, a Santa Comunhão. Não sei descrever quão grande foi a minha alegria... e minha gratidão a Jesus.

A partir daquele momento, a minha vida ganhara mais entusiasmo para as realidades espirituais... Gostava de ler, e a leitura que marcou minha vida de infância, foi a história de Santo Tarcísio, Mártir da Eucaristia, história essa que eu lia para os meus colegas de infância no batente da porta principal da Igreja-Matriz...





Foto: Imagem da Padroeira Nossa Senhora da Conceiçaõ em Aracoiaba.


Naquela época, a devoção e o amor a Nossa Senhora , Mãe de Jesus e nossa Mãe, já se intensificava, pois a Consagração a essa maravilhosa mãe, era rezada todos os dias até hoje. Nossa Senhora é uma Mãe maravilhosa!

_____________________________________________________________

Amanhã, continuaremos e encerraremos a Primeira Parte...

Obrigado pela atenção de todos vocês e continuemos rezando uns pelos outros.

O amigo, Lusmar Paz.

Nenhum comentário: