Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quarta-feira, 22 de julho de 2009

Continuação da 1ª Parte - Aniversário de 50 Anos - Festa da Gratidão


VIDA ESCOLAR: DESCOBERTAS E CONQUISTAS


Séries Iniciais e início do antigo Curso Primário


Patronato Nossa Senhora de Lourdes – Aracoiaba – CE.





Foto do Patronato Nossa Senhora de Lourdes, residência das Irmãs Josefinas, que serviu também de Escola do Curso Primário por 30 Anos. Este prédio praticamente não sofreu modificações em sua fachada original, e hoje abriga crianças da Rede Municipal.


Iniciei meus estudos no ano de 1964, no Patronato Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba – CE., sob a orientação das queridas religiosas Irmãs Josefinas.

Ingressei no Jardim da Infância, tendo como primeira professora Ir.Maria Nunes, minha conterrânea.

A classe que abrigava as crianças do Jardim da Infância, era pequena e sem conforto... Tudo muito simples, porém, havia verdadeiro aprendizado. Por trás da simplicidade da Escola e da classe, havia competência, compromisso e responsabilidade por parte das religiosas e abnegadas professoras josefinas.

No Patronato Nossa senhora de Lourdes, fiz o Jardim da Infância, Alfabetização, Primeiro e Segundo anos do antigo Curso Primário.

Sou muitíssimo grato as Religiosas Josefinas que se doaram em prol da evangelização e da educação das crianças, adolescentes e jovens em minha cidade, durante 30 anos.


Continuação do Antigo Curso Primário




Escola de Ensino Fundamental e Médio Almir Pinto

(Não Consegui a foto original da Escola Almir Pinto)


Em seguida, minhas tias matricularam-me no Grupo Escolar Almir Pinto, dirigido pela competente e abnegada Professora Iraci Costa.

D. Iraci foi uma diretora que administrou essa escola por 30 anos. Competente e batalhadora, “deu conta do recado” como reza o ditado popular, com muita maestria pedagógica .Ela é merecedora dos aplausos e do reconhecimento do povo Aracoiabense.

Nesta escola cursei o terceiro, quarto e quinto anos do curso primário.


Obs.: Não posso deixar de registrar dois fatos importantes de minha vida neste espaço de tempo ,como estudante...

Copa do Mundo de 1970 e chegada do homem a Lua...



Ainda estudante na Escola Almir Pinto, tive a alegria de assistir pela televisão aos jogos da Copa do Mundo no ano de 1970. Minha casa não tinha televisão, apenas um rádio que só sintonizava a Rádio Assunção de Fortaleza. Ninguém reclamava, pois o aparelho era uma maravilha...

Os jogos foram assistidos por mim, meus irmãos e minhas tias pela televisão da Casa Paroquial, residência do Pe. Domingos Vasconcelos. A sala da casa paroquial ficava cheia com aquele calor e silêncio, menos nos momentos de gols... A janela da Casa Paroquial permanecia aberta e do pé de benjamim, a turma que não podia entrar, disputava os melhores lugares sentada nos galhos... santos galhos, pois todos eram fortes e não deixaram ninguém cair, nem nos momentos dos gols... (risos). Para mim, foi a melhor e a maior Copa de todos os tempos.





Nesta Casa Paroquial, residiu o Pároco Pe. Domingos Vasconcelos. Esse Pé de Benjamim, que está à direira da Casa Paroquial, serviu de Arquibancada para a molecada assistir aos jogos do Brasil, visão oferecida pela janela que dava acesso à televisão.



Aí está o Esquadrão, considerado por muitos, por mim, como o melhor da história do futebol.


Quarenta Anos que o homem pisou na Lua e a desmistificou


Tive o privilégio de viver essas emoções ao presenciar pela televisão o heroísmo dos três astronautas do Apollo 11.






1ª Foto: O Astronauta Aldrin coletando amostras do solo lunar
2ª Foto: Resgate do Módulo Columbia no Oceano Pacífico



Este sonho da humanidade, tornou-se realidade através dostrês astronautas que pisaram o solo lunar desmistificando-o...

Assisti com minhas tias e meus irmãos com muita curiosidade e emoção, essa heróica viagem do homem à lua, pela televisão da residência do Pe. Domingos ,na Casa Paroquial. Este bom sacerdote não se importava com a meninada sentada ao chão da sala de sua casa para assistir a tão comovedor evento. O pé de benjamim, nem se fala, ficava apinhado de meninos para presenciar a tudo pela janela da casa paroquial.

A casa do Pe. Domingos, às vezes, dava a impressão de um pequeno e acolhedor cinema em cidade do interior. Ah, tempo bom!


Antigo Primeiro Grau




Neste prédio, atualmente reformado, funcionou a Escola Cel. Pedro Guedes Alcoforado, ligado à Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC)



Dr. José Élson Paiva de Oliveira, esteve à frente desta escola como um verdadeiro guerreiro por um longo período de 25 anos. Após seu mandato, assumiu a direção dessa Escola o Profº Isaías Brás de Almeida


Saindo do Grupo Escolar Almir Pinto, fui matriculado no Centro Educacional Cel. Pedro Guedes Alcoforado, Colégio – na época – pertencente a Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC). Este colégio era conhecido em toda a Região do Maciço de Baturité, pela sua organização, boa preparação dos seus alunos, dinamismo da direção e competência dos seus professores. Nesta Casa Educacional encontrei o Dr. José Élson Paiva de Oliveira, meu conterrâneo, homem inteligente, orador retórico e fluente, e também carismático em suas aulas. Foi um professor de vasta cultura.

Gostava muito de ouvir seus discursos e muito aprendi com eles... Às vezes fazia anotações das expressões que ele usava...

Ao Dr. Élson sou grato pelas ricas lições de vida que me passou...

Foi neste bom colégio que conheci e estudei com a melhor professora de Português, : Zélia Paiva. Na parte das homenagens e agradecimentos, falarei dela.

No colégio da CNEC estudei 4 anos, da 5ª a 8ª séries. Foi um período muito bom em minha vida. Valeu a pena!


Três realidades:


Antigo Segundo Grau

Ingresso na Vida Seminaristica

e

Vida Profissional




Santuário São Francisco das Chagas - Juazeiro do Norte.

À esquerda, Convento dos Frades, à direita, Seminário.

Nesta casa vivi meus primeiros anos como seminarista.



Morei dois anos na acolhedora cidade de Juazeiro do Norte, terra do nosso Padrinho Pe. Cícero, considerada como a Capital da fé no Estado do Ceará

_____________________


Pensamento: “O estudante deve ser uma pessoa capaz de tomar certas decisões e estabelecer suas previsões, perspectivas e pretensões. Porque deseja aprender e ser alguém na vida. Se isto não acontecer, serão previsíveis os fracassos nos seus objetivos pessoais. Não pensar o futuro é uma atitude pouco inteligente de alguém que pretende se realizar na vida.”

___________________________________


Quando conclui o Curso Ginasial na CNEC em Aracoiaba, com a idéia já amadurecida e com o consentimento e apoio de minha família, resolvi ingressar no seminário. Procurei falar com o Frei Jeremias, pároco em minha terra, e obtive facilmente sua aprovação. Nova fase de vida eu iria enfrentar com muito entusiasmo e alegria. Metaforicamente falando, na mala da viagem, eu levei muitas saudades da minha família e cidade natal, mas muitos sonhos de novas realizações, também... a mala estava cheia e pesada, mas pesada de muitas emoções.

Em Janeiro de 1977, parti para a cidade de Juazeiro de Norte. Após uma noite de viagem do vai e vem do trem, cheguei na terra do Pe. Cícero. Minha nova casa chamava-se “Seminário São Francisco das chagas.” Tudo novo... Novos colegas... novos professores... novo aprendizado, vida nova e esperanças renovadas.Nesse Seminário cursei o primeiro e o segundo anos do antigo Curso Científico. Em seguida fui transferido para Teresina – Piauí para cursar o terceiro ano e fazer um ano de Postulantado. Cheio de saudades e doces recordações deixei o Seminário de Juazeiro do Norte.


Chegada em Teresina - PI




Convento São Benedito, Teresina - PI


Igreja de São Benedito - Teresina - PI


Vivi um ano em Teresina, tempo suficiente para aprender a conhecer o povo bom e acolhedor daquela cidade. Lá concluí o o segundo Grau e o Postulantado. Fui muito bem acolhido pelos Frades Capuchinhos e pelos paroquianos da Paróquia São Benedito. Nessa cidade tive a alegria e o presente de Deus com a amizade da Zezé Costa, senhorita de qualidades espirituais exemplares, que se tornou minha madrinha, uma verdadeira mãe no seminário. Falarei dela em outra ocasião. Nessa cidade conheci o bispo D. José Freire Falcão, atualmente, Cardeal Emérito de Brasília. Homem simples, humano e de vasta cultura...

Nesse ano de 1979, resolvi sair do seminário e voltar ao seio de minha família para pensar melhor e amadurecer mais minha vocação.

Os três primeiros anos de seminário - cidades de Juazeiro e Teresina - foram um verdadeiro aprendizado de vida cristã para minha vida.


------------------------------------------


Estudos seminarísticos externos

Em 1980, com a ajuda do Frei Benone Nascimento e o apoio do Provincial dos Frades Capuchinhos, atualmente D. Geraldo, bispo auxiliar emérito de Fortaleza, ingressei no Curso Maior de Filosofia no Instituto de Ciências Religiosas, em Fortaleza, antigo Seminário da Prainha. Nesse período de externato, em fase de experiência vocacional, tive o privilégio de conhecer a assistir uma palestra de Dom Hélder Câmara, na época, Arcebispo de Olinda e Recife. Ele, conhecido pela sua fome de justiça , defesa e amor aos pobres. Lembro-me da frase que ele pronunciou nessa palestra: “Se Deus me fizesse nascer cem vezes, cem vezes eu seria padre”. Conheci também, com muita honra, o grande Teólogo e Biblista Carlso Mesters.


Nesta fase de externato, cursando Filosofia no ICRE, em Fortaleza, não abandonei minha vida de cristão. Continuei com o mesmo amor e dedicação aos trabalhos de evangelização na Igreja de Jesus Cristo... no amor a Eucaristia e a Nossa Senhora.




Início da Vida Profissional



Resumindo a parte dos meus estudos seminarísticos, em Regime de externato, como já havia mencionado, retornei a cidade de Aracoiaba, onde tive a grata oportunidade de lecionar, ser professor. Fui convidado para lecionar na CNEC, em seguida na Escola Almir Pinto, Ginásio Virgílio Távora, ... Foi uma experiência maravilhosa e de um rico aprendizado...

Além de lecionar, a convite do pároco, passei a ministrar aulas para os crismandos, reuniões para pais e padrinhos na preparação do Batismo; auxiliei as Irmãs Josefinas nos trabalhos da Catequese e da Cruzada Eucarística... Colaborei nas festas sociais e litúrgicas da Igreja-Matriz... e outras tarefas pertencentes a Paróquia de minha terra. Sofri um pouco nessa época pela ciumeira e pela inveja de alguns dos meus irmãos e irmãs... detalhes que não irei mencionar. O que posso mencionar é que perdoei a todos.

Trabalhei algum tempo na Prefeitura como Mestre de Cerimônia e locutor Oficial da mesma; trabalhei também como ouvidor geral da educação do município de Aracoiaba; assessor de comunicação do Gabinete da Prefeita... e por aí vai...


Depois de alguns anos ...Retornei ao Seminário

(Assuntos em síntese)




Residi neste Seminário

Seminário em Caratinga - MG



Residi neste Seminário

Seminário - Noviciado dos Padres Carmelitas Descalços



Residi neste Seminário

Pátio do Seminário - Noviciado dos Padres Carmelitas Descalços

(Atualmente funciona como o Centro Teresiano para Estudos, Retiros, Congressos e Orações)


Depois destes seminários em Caratinga-Minas Gerais e São Roque São-Paulo, ingressei no Seminário Interdiocesano de São Luís-Maranhão, onde encerrei minha caminhada seminarística...


Ingressei nesse último seminário com a ajuda do Pe. Ailton, e o incentivo da grande amiga e madrinha Ir. Edeltraut, Diretora do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha-CE.

Seminário - São Luis - MA.


Neste último seminário vivi grandes alegrias: ganhei vários professores de muita competência, entre eles, Pe. João Mohana, de saudosa memória, um sacerdote que era psicólogo, escritor e médico. Homem de Deus com vasta cultura respeitada no Brasil e no exterior. Ele foi meu professor de Psicologia em 2 cadeiras. Valeu a pena.

Em São Luis-MA. Tive o privilégio de conhecer a Irmã Letícia Pilecco, que além de ser minha madrinha, tornou-se uma mãe naquele seminário.




Centro Teológico do Maranhão. No meu tempo, a turma da Teologia residia nesse prédio. No prédio vizinho, porém, no mesmo terreno, residia a turma da Filosofia. Neste prédio, foi hospedado o Papa João Paulo II, quando esteve em São Luís do Maranhão.



Foto tirada da fachada principal do prédio que abrigava os seminaristas da área da Filosofia - São Luís do Maranhão



Aos Sábados, eu e a Irmã Letícia Pilecco, religiosa Paulina, trabalhávamos na pastoral com as comunidades do Sítio Conceição e Vila Maranhão, em São Luís do Maranhão



Padre Levesque (in memorian), Irmã Letícia e Eu, estávamos presentes ao Crisma presidida pelo Arcebispo Dom Paulo Pontes (in memorian), com as turmas do Sítio Conceição e Vila Maranhão



Administração do Sacramento...


Amanhã continuaremos com a Festa da Gratidão!..


2 comentários:

bel disse...

Lusmar...
Que trabalho belíssimo!

Encantei-me com cada relato seu, com as malas cheias de saudades da sua família e da terra natal, tudo isso na escalada rumo ao seu sonho!
Achei emocionante quando vc ressaltou a adversidade de alguns irmãos, isso, certamente, por perceberem o seu empenho, a seriedade e o compromisso com o trabalho, isso é bastante corriqueiro no decorrer da nossa vida, e o mais perfeito foi o seu perdão! vc é de um coração puro e maravilhoso!

Não perderei nenhuma parte da sua tão brilhante Festa da Gratidão!
Que Deus o ilumine mais e mais!

Bel

Lusmar Paz Leite disse...

Bel, minha boa amiga!
Suas palavras cheias de sinceridade e força interior, oferecem-me força e entusiasmo na construção deste novo blog, agora, de maneira especial na Festa da Gratidão!
Muito obrigado, minha boa irmã!
Obrigado por tudo!
Um abração meu e de minhas tias,
Lusmar