Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Discurso em Síntese - Oratória do Prof. Lusmar Paz na Solenidade de Término do Curso de Pedagogia


DISCURSO EM SÍNTESE ATRAVÉS DE PARÁGRAFOS
PRONUNCIADO PELO PROFESSOR FRANCISCO LUSMAR PAZ
COLAÇÃO DE GRAU - TURMA DA PEDAGOGIA
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ - UVA

(Orador: Prof. Lusmar Paz)


Obs.: Para facilitar o entendimento do leitor, eu dividi o discurso em assuntos específicos entre os parágrafos. Em seguida fiz a síntese de cada assunto específico.



"O Discurso foi feito mantendo a regra geral de
Introdução,
Desenvolvimento
e
Conclusão".


INTRODUÇÃO


1º e 2º PARÁGRAFOS (Síntese)

* Assunto Específico: Abertura do Discurso - Palavras Inaugurais

Apresentação do Discurso em linhas gerais.

Sinto-me profundamente honrado e agradecido... Minhas palavras, com certeza, não atingirão a tonalidade da eloqüência... Pelo contrário, serão simples como simples é a nossa vida, porém serão sinceras, importantes e profundas como é importante e profunda a missão do professor... Todavia, nosso pensamento-desabafo, será externado a luz da visão e consciência críticas da realidade...


DESENVOLVIMENTO

3º PARÁGRAFO (Síntese)

* Assunto Específico: Agradecimento a Deus... Emoções vividas

À tarde-noite de hoje deixa transparecer estampado no rosto de cada um de nós o semblante vivo da alegria... Nossas lutas, as horas debruçadas sobre os livros... São lembranças agradáveis e ainda quentes na memória. Querido Deus, dedicamos a Vós o nosso "Diploma-Aprendizado" e, como filhos, aplaudimos entusiasticamente Vossa Bondade de Pai.

4º PARÁGRAFO

*Assunto Específico: Agradecimento aos Pais.

Agradecer a Deus e esquecer nossos Pais, nossa gratidão não teria sentido, pois eles são o REFLEXO DO AMOR DE DEUS POR NÓS... A satisfação de vocês não deverá se encerrar nesta formatura, mas ser complementada em cada ato nosso que dignifique o homem. Queridos pais, NÓS NOS FORMAMOS JUNTOS!!!


5º PARÁGRAFO

*Assunto Específico: Agradecimento especial e pessoal às minhas queridas tias-mães .Na oportunidade foi feita uma menção às mães presentes...

A vocês, queridas tias Dadina e Maria, verdadeiras mães, verdadeiras mestras e amigas na escola da vida, uno-me a Lúcia e ao Luciano, para dizer-lhes emocionado e de viva voz: "Deus lhes pague!" Através delas abraço a todas as queridas mães aqui presentes. Deus lhes abençoe! Todas vocês são maravilhosas.

6º PARÁGRAFO (Síntese)

* Assunto Específico: Reconhecimento e agradecimento aos Pais falecidos durante a trajetória do curso.


Aos pais dos nossos formandos que os acompanharam confiantes por algum tempo o Curso Universitário dos filhos, mas que já partiram para a verdadeira vida... Externamos e aplicamos esse pensamento: “A tua presença sempre se fará sentir , pois sou a continuidade do seu brilho".


7º PARÁGRAFO (Síntese)

* Assunto Específico: Reconhecimento e Agradecimento aos nossos Professores.


Cometeríamos tamanha injustiça se não voltássemos nosso pensamento a essas pessoas maravilhosas, amigas e AMANTES DO SABER... Eles, de fato, construíram conosco, numa verdadeira parceria O CONHECIMENTO. Juntos fomos "inventores, descobridores, navegadores e piratas da nossa própria aprendizagem. Juntos, ensinamos e aprendemos".Parabéns, queridos mestres!


8º PARÁGRAFO (Síntese)

*Assunto Específico: Reconhecimento da importância dos alunos para nós professores. Outro momento de emoção.

No brilho desta noite temos convidados hiper especiais... Sem eles nossa formatura não teria sentido, nossa missão seria vazia, perdida no tempo e no espaço. São eles, os nossos alunos, filhos, amigos e companheiros de labuta. Juntos construímos conhecimentos e buscamos saberes variados. Sejam bem vindos!!!

9º PARÁGRAFO

* Assunto Específico: Palavras de gratidão aos Reitores, a Equipe Administrativa em Geral da UVA, aos Patronos, Paraninfos e Pessoas homenageadas.

Somos gratos aos Reitores... da UVA que nos proporcionaram este Curso à Distância, tão bem conceituado e respeitado, procurando assim, valorizar o Professor, universalizar o Ensino Fundamental e democratizar o Ensino. Aos Patronos, Paraninfos e Pessoas homenageadas que vieram manifestar publicamente o valor da verdadeira amizade e do calor humano, o nosso muito obrigado.



10º PARÁGRAFO

* Assunto Específico: Enaltecimento as lutas e as dificuldades enfrentadas no Curso, respaldando o novo aprendizado adquirido na vida universitária.

Nós, professores, durante o Curso enfrentamos dificuldades variadas, mas as conquistas foram maiores.Podemos dizer que somos novas pessoas nos vários aspectos no campo do saber...

11º PARÁGRAFO

* Assunto Específico: Visão crítica da Realidade da Educação e a árdua Missão do Professor no Brasil.(Comentários fortes)

Nossa missão não terminou. Apenas está começando. Não desanimemos! Coragem! Ser professor no Brasil é ser sinônimo de coragem, insistência, persistência, teimosia, doação e, acima de tudo, amor. Ser professor em nosso querido país, onde nosso Hino Pátrio classifica-o como "Gigante pela própria natureza", ainda não se tornou gigante para nós professores; ainda não foram abertas as portas das justas oportunidades. Ainda somos marginalizados e esquecidos. Vivemos numa Nação onde a Democracia Educacional manifesta-se por aparências sob a tela de uma máscara. Uma perfeita injustiça. Uma injustiça trabalhada, arquitetada e imposta...

12º PARÁGRAFO

* Assunto Específico: Exigências do Povo e do Professorado no Brasil por uma “Educação de Qualidade.”

Queremos uma Educação de "Qualidade" e não de "Quantidade". A educação que visa a quantidade, desprezando a qualidade, torna-se possível o crescimento e a perpetuação do analfabetismo.

13º PARÁGRAFO

* Assunto: Convite à Conscientização Crítica, questionadora, inovadora na busca de mudanças.

Colegas formandos, "DEVEMOS TER MEDO DA IGNORÂNCIA, NÃO DO SABER! Se não abrirmos os olhos a uma visão crítica e questionadora, continuaremos desvalorizados e nossa gente despolitizada. É chegada a hora de acordarmos do sono da alienação em que nos foi imposta o regime capitalista e a ideologia neoliberalista... Vivamos nossa cidadania num clima de construtivismo e otimismo".

CONCLUSÃO
14º, 15º e 16º PARÁGRAFOS. (Síntese)

Assunto Específico: * Importância do Professor na sua missão como orientador facilitador...
* Convite a valorização da sua missão e do seu trabalho em sala de aula em nossa querida Pátria chamada Brasil.

Professor, você é importante!!! Acredite nisso! O Brasil precisa de nós! Numa sala de aula, além de sermos professores, somos pais, mães, psicólogos, pedagogos e amigos. Acreditemos em nossa inteligência e no nosso potencial. O nosso trabalho é fundamental e o Brasil precisará um dia, se dar conta dessa importância.
Continuemos sorrindo, pois recebemos de Deus a mais nobre das profissões.
Viva os professores brasileiros!
Tenho dito.

Nenhum comentário: