Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 11 de outubro de 2009

Anúncio da Grande Festa da Padroeira do Brasil; Liturgia Diária com: 1ª Leitura, Salmo de Meditação, 2ª Leitura, Leitura do Evangelho, Explicação do Evangelho; Consagração a Nossa Senhora Aparecida ;Santo do Dia e Mensagem do Dia: Você é um construtor da Paz! (UM BOM DOMINGO PARA TODOS!!!)


 Temos a explicação do Evangelho que, com 

certeza, facilitará a sua compreensão da 

mensagem de Jesus Cristo.

 

 

 

VÁ E VENDA TUDO O QUE 

TEM E DÊ AOS POBRES 

Mc 10,17-30

 

Postado por: Padre Bantu Mendonça K. Sayla

 


Um jovem rico, piedoso e observante dos mandamentos encontrou-se com Jesus. Chamou-o “Mestre” e desejava possuir a vida eterna. Para conseguir essa meta observava os mandamentos com perfeição. Jesus o olhou com amor e, então, pronunciou o convite exigente: “Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me”!
A tristeza entrou no coração desse jovem rico. A riqueza o impediu de seguir Jesus, porque é difícil para os ricos entrar no Reino de Deus!

Impressiona-nos o fato de que este jovem era perfeito no cumprimento dos mandamentos de Deus e, além disso, merecera o olhar amoroso de Jesus porque buscava com decisão progredir no caminho de Deus. Mas o cumprimento dos mandamentos convivia nele com a riqueza, transformada em ídolo que lhe dava segurança. Jesus lhe ofereceu a possibilidade de ser livre, para que o Reino de Deus ocupasse todos os espaços de sua vida. Ele preferiu a segurança de seus bens. Para não perder o pouco que possuía, perdeu o tesouro infinito da vida com o Senhor.

O discípulo de Jesus dá valor ao que o mundo despreza. Para possuir a sabedoria e viver de modo prudente, considera os cetros e os tronos, a riqueza, as pedras preciosas, a prata e o ouro do mundo, a saúde e a beleza, como um punhado de areia (cf Sb 7,7-11). Ele faz como fizeram os apóstolos que deixaram tudo para seguir Jesus e, por isso, receberam “cem vezes mais”: “Em verdade vos digo, quem tiver deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos, campos, por causa de mim e do evangelho, receberá cem vezes mais agora, durante esta vida – casa, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições – e, no mundo futuro, a vida eterna“.

Estando às próprias palavras de Jesus, compreendemos que Ele pede as mesmas condições para todos os que querem seguí-lo. Tais condições não são diferentes para os que se consagram a Deus no celibato, para os que são chamados ao sacerdócio ministerial, ao diaconato permanente ou à vida de casados. Ao propô-las Jesus se dirigiu às “grandes multidões”, como nos atesta o evangelista Lucas.
As observâncias religiosas não são o essencial no projeto de Deus. A opção fundamental, necessária, é o desapego das riquezas e a superação das injustiças que decorrem das estruturas sócio-econômicas de acumulação das riquezas. Em contraste com este rico, segue-se o testemunho de Pedro, representando a comunidade de discípulos, que, com sabedoria, professa sua fé neste seguimento, declarando seu desapego de tudo.

É a força da Palavra de Deus, “mais penetrante que qualquer espada de dois gumes”, que é capaz de extirpar a ambição das riquezas, gerando o amor ao próximo. É o caminho do seguimento de Jesus na construção do mundo novo de justiça e paz.

Evidencia-se a proposta da rejeição desta estrutura social, dividida entre privilegiados e excluídos, com a inversão entre os “primeiros” e os “últimos”. É um projeto que contraria a acumulação capitalista privada resultante da exploração do trabalho dos pequenos empobrecidos. Este projeto, assumido por causa de Jesus e do Evangelho, suscitará a perseguição dos poderosos beneficiários do projeto de acumulação financeira em um mercado global.

O projeto de Jesus, em andamento, significa a inserção na vida eterna do “mundo futuro”. É a concretização do sonho de um mundo novo, na paz da comunhão com a natureza, com o próximo e com Deus. E o caminho seguro do seguimento de Jesus está na prática diária da Palavra de Deus. A Carta aos Hebreus hoje nos lembra: “A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas” (Hb 4,12-13).

Vivendo assim entenderemos também que a prática perfeita dos mandamentos do Senhor tem um valor profundo, se a nossa vida é colocada inteiramente nas mãos do Senhor e não na segurança de nossas próprias riquezas. Se queremos ver o mundo mudar a sua avaliação das coisas, não podemos deixar de responder ao apelo de Jesus no evangelho de hoje: “vá, venda tudo o que tem e dê o dinheiro aos pobres e assim você terá riquezas no céu”!
Senhor Jesus, reforça minha liberdade interior de forma que nada, neste mundo, me impeça de cumprir a vontade do Pai.

Fonte de Pesquisa: Canção Nova.

                                                              ******************




 

consagracao nossa senhora aparecida virgem maria igreja catolica jesus cristo santuario www.cantodapaz.com.br

Oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida
Ó Maria Santíssima, que em vossa querida imagem de Aparecida espalhais inúmeros benefícios sobre todo o Brasil, eu, embora indigno de pertencer ao número dos vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis.
Consagro-vos minha língua, para que sempre vos louve e propague vossa devoção. Consagro-vos meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.
Recebei-me, ó Rainha incomparável, no ditoso número de vossos filhos e filhas. Acolhei-me debaixo de vossa proteção. Socorrei-me em todas as minhas necessidades espirituais e temporais e, sobretudo, na hora de minha morte.
Abençoai-me, ó Mãe Celestial, e com vossa poderosa intercessão fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda a eternidade. Assim seja!

(fonte de onde foi retirada a oração: www.arquidiocesecampinas.org.br)


Fonte de Pesquisa: cantodapaz

***************

Santo Alexandre Sauli

11 de Outubro





Santo Alexandre Sauli Santo Alexandre Sauli nasceu em Milão no ano de 1530. Desde a infância foi cumulado com as mais abundantes bênçãos do céu. Consagrou-se sem reserva ao serviço de Deus na Congregação dos Barnabitas. Entregou-se com zelo ao ministério da Palavra e da Reconciliação, mortificando o corpo com a fadiga dos trabalhos e vigílias; e nem o cargo de professor de Filosofia e Teologia na Universidade de Pavia, fez Alexandre abandonar o ministério da Palavra e do Confessionário. Comunidades inteiras se colocaram sob a sua direção espiritual para aprender de tão abalizado mestre os meios para chegar à perfeição.

Ainda não tinha 32 anos quando foi eleito Superior Geral da Ordem. A capacidade com que desempenhou este cargo deu novo esplendor ao Instituto. Foi nomeado Bispo da Igreja de Aléria, na Ilha de Córsega, em 1570 pelo Papa Pio V.

O novo Bispo, apenas sagrado por São Carlos Borromeo, partiu com três padres da sua Ordem para o rebanho que o Senhor lhe confiara. Chegando em Aléria, encontrou nesta diocese inúmeras dificuldades: por toda a parte teve de cortar abusos, abolir costumes escandalosos, fundar igrejas e levantar as que estavam em ruínas, e prover à decência do culto. Necessitou de estabelecer colégios e fundar seminários onde se pudesse formar a juventude. Seus constantes trabalhos não lhe impediam os jejuns contínuos e a rigorosa abstinência. Apesar de seus poucos rendimentos, o santo Bispo não deixava de dar esmolas abundantes.

A veneração em que era tido o santo apóstolo de Córsega, levou as cidades de Trotona e de Gênova a pedi-lo para seu pastor, mas ele de modo nenhum queria deixar a sua primeira diocese, à qual tinha profunda afeição. No entanto, em 1591, teve de obedecer às ordens do Papa Gregório XIV, que o nomeou Bispo de Pavia. Uma vez ali, Santo Alexandre empreendeu logo a visita da sua nova diocese.

Contudo, Santo Alexandre adoeceu gravemente vindo a falecer a 11 de outubro de 1592. Atestaram a sua santidade diferentes milagres. Foi beatificado em 1741 pelo Papa Bento XIV e canonizado em 1904 por São Pio X.

Santo Alexandre Sauli, rogai por nós!

**************

Você é um construtor da paz?

091009Amemos a paz, que é o mais precioso de todos os tesouros. Exponhamos, hoje, o nosso coração a Jesus, o Príncipe da paz, com toda a sinceridade, para que Ele apazigue o nosso coração.
Muitas vezes, até conseguimos esconder das pessoas as nossas más inclinações e conflitos interiores, mas, o que ocultamos aos homens é revelado a Deus.
Quando temos a coragem de colocar toda a nossa vida na luz de Cristo, tudo se faz novo e experimentamos uma profunda liberdade de espírito, e como o Salmista, não nos cansaremos de louvar ao Senhor:
“Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o Seu Nome é excelso” (Sl 148,3).
Não guardemos nada de ruim no nosso interior, fazê-lo é um veneno para o corpo e para a alma; provoca em nós um profundo desequilíbrio em todos os aspectos, sem contar que impedimos a graça de Deus de chegar até nós.
Perdoemo-nos mutuamente e esqueçamos totalmente as ofensas recebidas. Peçamos ao Senhor a graça de sermos construtores e instrumentos da paz.
Jesus, eu confio em Vós!

Luiza Santiago
Canção Nova.


**************

OBS.: Aos seguidores e leitores deste blog, um Feliz Dia de Domingo, sob as bênçãos de Jesus e Maria.
          Amanhã, dia 12 de Outubro, Festa de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, neste blog, faremos a nossa homenagem a nossa tão querida e amada Mãe, Maria Santíssima.
         A TV Aparecida,dia 12, às 10h(manhã) levará ao ar, ao vivo, a Solene Celebração da Santa Missa. Abram seus aparelhos televisos e deixem a graça de Deus entrar no lar de vocês pelas mãos benditas de Nossa Senhora Aparecida.


Um abraço para todos e até amanhã, se Deus quiser!!!
Lusmar Paz
Aracoiaba,Ceará,Brasil.

Nenhum comentário: