Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Nesta 2ª -feira temos: Outubro,Mês do Rosário/Pensamento do Dia/Língua Portuguesa/Minutos de Sabedoria e Santo do Dia.

Caríssimos irmãos e irmãs, seguidores e leitores desse blog de "formação,cultura e evangelização", estamos vivenciando o mês de outubro dedicado ao Rosário e as Missões. A partir de hoje, iremos intercalar assuntos concernentes a essas duas realidades. Continuaremos também com a Liturgia Diária, Pensamento do Dia, Minutos de Sabedoria e Língua Portuguesa.
Obrigado a todos! Lusmar Paz (Aracoiaba-CE.)

Hoje, 5 de Outubro, é a Festa de Irmã Faustina,

a Apóstola de Jesus Misericordioso!





A experiência de recitar o Rosário é uma das formas mais antigas da devoção popular à Maria.
Rezar o Rosário, individual ou conjuntamente, não é, porém, apenas uma simples recitação de uma série de orações. É muito mais: é, com Maria, percorrer a história da salvação através dos mistérios da vida de Jesus Cristo.
Contemplar os mistérios da vida de Jesus, é um convite a revivermos, internamente, cada momento que nos é proposto. É relembrar, com a memória, a história; é olhar, com a imaginação, a cena que se passa; é entender, com o sentimento, o chamado que Deus nos faz através daquela reflexão.
No Rosário são rezadas as seguintes orações:
A meditação do Rosário começa com o Sinal da Cruz, evocação da Santíssima Trindade, princípio e fim de nossa fé.
Em seguida, o Credo que nos convida a meditar sobre os principais artigos de nossa fé.
Antes de iniciar os mistérios, temos um conjunto de quatro orações iniciais - um Pai Nosso e três Ave Maria que é um momento de petição e oferecimento da oração do Rosário que está sendo iniciada.
O Rosário é composto por mistérios, organizados conforme a maneira que se propõe a reflexão sobre a história da Salvação. Assim é que teremos cinco mistérios gozosos (ou da alegria), cinco dolorosos, cinco gloriosos e, mais recentemente, os cinco mistérios luminosos.
Cada mistério é iniciado por um Pai Nosso seguido pela recitação de 10 Ave Maria e finalizado com um Glória ao Pai.
Após a meditação dos mistérios, finaliza-se o Rosário com a recitação da Salve Rainha, em louvor à Maria pelas graças concedidas com a oração que termina.


Liturgia Diária: 1ª Leitura:Jn 1,1-2,1.11 / Salmo: Jn 2 / Evangelho: Lc 10,25-37)

Pensamento do Dia:

Nosso mundo moderno e auto-suficiente, infelizmente já não precisa mais de Deus; vive como se Deus não existisse, e agora, sofre, afirmou o Papa João Paulo II.

Lingua Portuguesa - "Não erre mais!" (Saconni)
Agora, prepare-se também para rir!


É bom morar em casa germinada
/ É perigoso à beça!... Em casa germinada deve haver germes em todo o canto; prefira morar em outro tipo de casa, bem mais saudável: a geminada. É ela que vem de gêmea, e não a outra, que vem de germe.
O povo, todavia, criou a casa germinada e acredita piamente que mora nela...

A gente de tudo 
ou
a gente vemos de tudo? 

A gente vemos de tudo é linguagem da Idade da Pedra. Use sempre: a gente , a gente tem, a gente foi, a gente viu, a gente irá. Quem usa o plural, nesse caso, está mais próximo dos troglodistas do que possa imaginar

Num muro, eu vi pichado: "Carla, ti gosto". É bom isso? 

É bom pra romper namoro... Esse ti é maroto, velhaco, pois vem no lugar de te. Ademais, o verbo gostar não admite esse tipo de construção. Quem gosta, gosta de alguém ou de alguma coisa. Onde é que está o de ali ? Sumiu-se? Ou a paixão safada comeu?
Por isso tudo, melhor mesmo é ser autêntico, sem inventar: " Carla, gosto de ti". Não deixará de ser verdadeiro, o que já é um passo para ser correspondido.

Em muros da cidade a gente vê de tudo!

 

 De tudo! Num deles,dia desses, tive o desprazer de ver pichado: "Mônica e Sueli, eu tes amo". Amor safado!

O primeiro dia do mêspode ser chamado de um?



Não. Não existe dia um, só existe dia primeiro. Já imaginou, caro leitor, pregar  "um de abril" em alguém? Nem teria graça.

Temos tataranetos e tataravós? 

Não, nós, brasileiros, temos tetranetos e tetravós. 

Minutos de Sabedoria 

NÃO transforme sua prece em petitório insistente! / "O Pai sabe aquilo de que necessitamos, mesmo antes de pedirmos. / Quando quiser alguma coisa para si, peça-o também para os outros, para todos os que estiverem nas mesmas condições.
No momento da prece, evite o egoísmo. / A prece é a melhor ocasião de demonstrarmos  nosso amor. / E pedindo para todos, com amor, seremos os primeiros a receber o benefício. / Quem acende uma luz, é o primeiro a iluminar-se.


 Hoje, 5 de Outubro, é a Festa de Irmã Faustina,

a Apóstola de Jesus Misericordioso! 







Santa Maria Faustina Kowalska

5 de Outubro




Santa Maria Faustina Kowalska A misericórdia divina revelou-se manifestamente na vida desta bem-aventurada, que nasceu no dia 25 de agosto de 1905, em Glogowiec, na Polônia Central. Faustina foi a terceira de dez filhos de um casal pobre. Por isso, após dois anos de estudos, teve de aplicar-se ao trabalho para ajudar a família.

Com dezoito anos, a jovem Faustina disse à sua mãe que desejava ser religiosa, mas os pais disseram-lhe que nem pensasse nisso. A partir disso, deixou-se arrastar para diversões mundanas até que, numa tarde de 1924, teve uma visão de Jesus Cristo flagelado que lhe dizia: "Até quando te aguentarei? Até quando me serás infiel?"

Faustina partiu então para Varsóvia e ingressou no Convento das Irmãs de Nossa Senhora da Misericórdia no dia 1 de agosto de 1925. No convento tomou o nome de Maria Faustina, ao qual ela acrescentou "do Santíssimo Sacramento", tendo em vista seu grande amor a Jesus presente no Sacrário. Trabalhou em diversas casas da congregação. Amante do sacrifício, sempre obediente às suas superioras, trabalhou na cozinha, no quintal, na portaria. Sempre alegre, serena, humilde, submissa à vontade de Deus.

Santa Faustina teve muitas experiências místicas onde Jesus, através de suas aparições, foi recordando à humilde religiosa o grande mistério da Misericórdia Divina. Um dos seus confessores, Padre Sopocko, exigiu de Santa Faustina que ela escrevesse as suas vivências em um diário espiritual. Desta forma, não por vontade própria, mas por exigência de seu confessor, ela deixou a descrição das suas vivências místicas, que ocupa algumas centenas de páginas.

Santa Faustina sofreu muito por causa da tuberculose que a atacou. Os dez últimos anos de sua vida foram particularmente atrozes. No dia 5 de outubro de 1938 sussurrou à irmã enfermeira: "Hoje o Senhor me receberá". E assim aconteceu.

Beatificada a 18 de abril de 1993 pelo Papa João Paulo II, Santa Faustina, a "Apóstola da Divina Misericórdia", foi canonizada pelo mesmo Sumo Pontífice no dia 30 de abril de 2000.

Santa Faustina, rogai por nós!
_____________________ 
 
Um abraço pra todos,

Lusmar Paz - Aracoiaba,CE.

 



Nenhum comentário: