Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 17 de janeiro de 2010

Liturgia da Santa Missa - Domingo: 17/01/2010- Evangelho Comentado do dia - Mensagem do Secretário Geral da CNBB ao Povo do Haiti - Dra. Zilda, servidora de Deus - Testemunhos de Conversão e Graças Alcançadas- Significado dos números da Bíblia - Campanha da Fraternidade de 2010.







Liturgia da Santa Missa

Domingo, 17 de Janeiro de 2010

Primeira leitura

(Isaías 62,1-5)

Domingo, 17 de Janeiro de 2010
2º Domingo do Tempo Comum

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

1Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não descansarei, enquanto não surgir nela, como um luzeiro, a justiça e não se acender nela, como uma tocha, a salvação.
2As nações verão a tua justiça, todos os reis verão a tua glória; serás chamada com um nome novo, que a boca do Senhor há de designar. 3E serás uma coroa de glória na mão do Senhor, um diadema real nas mãos de teu Deus.
4Não mais te chamarão Abandonada, e tua terra não mais será chamada Deserta; teu nome será Minha Predileta e tua terra será a Bem-Casada, pois o Senhor agradou-se de ti e tua terra será desposada.
5Assim como o jovem desposa a donzela, assim teus filhos te desposam; e como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Salmos 95)

Domingo, 17 de Janeiro de 2010
2º Domingo do Tempo Comum

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ manifestai os seus prodígios entre os povos!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ manifestai os seus prodígios entre os povos!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ cantai ao Senhor Deus, ó terra inteira!/ Cantai e bendizei seu santo nome!
— Dia após dia anunciai sua salvação,/ manifestai a sua glória entre as nações,/ e entre os povos do universo seus prodígios!
— Ó família das nações, dai ao Senhor,/ ó nações, dai ao Senhor poder e glória,/ dai-lhe a glória que é devida ao seu nome!/ Oferecei um sacrifício nos seus átrios.
— Adorai-o no esplendor da santidade,/ terra inteira, estremecei diante dele!/ Publicai entre as nações: “Reina o Senhor!”/ pois os povos ele julga com justiça.

Segunda leitura 

(1º Coríntios 12,4-11)

Domingo, 17 de Janeiro de 2010
2º Domingo do Tempo Comum



Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:


Irmãos: 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito.
5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor.
6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos.
7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum.
8A um é dada pelo Espírito a palavra da sabedoria. A outro, a palavra da ciência segundo o mesmo Espírito. 9A outro, a fé no mesmo Espírito. A outro, o dom de curas no mesmo Espírito. 10A outro, o poder de fazer milagres. A outro, profecia. A outro, discernimento de espíritos. A outro, falar línguas estranhas. A outro, interpretação de línguas.
11Todas estas coisas as realiza um e o mesmo Espírito, que distribui a cada um conforme quer.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (João 2,1-11)

Domingo, 17 de Janeiro de 2010
2º Domingo do Tempo Comum





Façam tudo o que 

Ele vos disser! 

- Evangelho Comentado


2º Domingo do Tempo Comum
EVANGELHO COMENTADO - Evangelho: (Jo 2, 1-12)

 — O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo João.
— Glória a vós, Senhor!
16 Janeiro 2010 - por cantodapaz

2º Domingo do Tempo Comum
EVANGELHO COMENTADO - Evangelho: (Jo 2, 1-12)
O Senhor esteja convosco 

No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia, e a mãe de Jesus estava presente. Jesus e os discípulos também foram convidados para esse casamento. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu: “Mulher, o que temos nós a ver com isso? Ainda não chegou a minha hora”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei tudo o que ele vos disser”….
jesus cristo casamento bodas festa igreja catolica vinho canto da paz
… Havia ali seis talhas de pedra para as purificações dos judeus. Em cada uma cabiam duas ou três medidas. Jesus disse: “Enchei de água as talhas”. Eles encheram-nas até a borda. Então Jesus disse: “Tirai agora um pouco e levai ao organizador da festa”. Eles levaram. Logo que o organizador da festa provou da água transformada em vinho – ele não sabia de onde vinha, embora o soubessem os serventes que tinham tirado a água – chamou o noivo e lhe disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e quando já estão embriagados servem o de qualidade inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora”. Este foi o início dos sinais de Jesus, em Caná da Galiléia. Ele manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele.
COMENTÁRIO
Hoje é domingo, dia de festa, dia do Senhor. Nossa vida poderia realmente ser uma contínua festa, só alegrias, só boas notícias, só melodia e dança. O segredo para que assim seja, Maria já nos revelou naquela festa.
Na verdade não se trata de um segredo. Há dois mil anos, em meio aos discípulos de seu Filho e entre muitos convidados, a Virgem Maria deu este conselho para toda a humanidade: "Façam tudo que meu Filho mandar!" Simples, não é mesmo? É o suficiente para transformar a vida e transformar o mundo.
Ao dizer eles não têm vinho, Nossa Senhora não se referia apenas à falta material da bebida. Naquele momento, Maria estava intercedendo por todos seus filhos, Ela se referia a todo povo de Deus, oprimido e desesperançado, que vivia a expectativa de receber o vinho da Vida e da Salvação.
"Mulher, o que temos a ver com isso? Ainda não chegou a minha hora". Com essas palavras, tenho a impressão que Jesus queria testar sua Mãe. Parece que queria confirmar se Maria estava realmente entendendo o Plano de Salvação que seu Pai havia traçado.
A reação de Maria foi aquela que Jesus já esperava. Ela não se abalou, não discutiu, não impôs sua vontade e nem usou sua autoridade materna. Calmamente, porém de forma firme, disse aos criados: "façam tudo o que Ele mandar!"
Essas palavras de Maria tinham dois endereços: seu Filho e cada um de nós. Para Jesus, suas palavras devem ser interpretadas como uma sugestão. Foi como se Maria tivesse dito: "Filho, você não acha que esta seria uma ótima oportunidade para você iniciar a Grande Obra de Redenção da humanidade?
Para nós o recado foi dado de forma direta. Aqueles criados representavam toda a humanidade e, através deles, Ela recomenda que sejamos obedientes. Ao dizer - "façam tudo o que meu Filho mandar" - Maria não nos deixa outra alternativa. Obediência é a única saída para quem espera a salvação.
Jesus iniciou sua vida pública num ambiente festivo. Operou seu primeiro milagre numa festa de casamento. Nesse mesmo ambiente, Maria nos aponta o caminho a seguir, o Verdadeiro Caminho que é Jesus.
Por tudo isso, o cristão tem que ser alegre, tem que irradiar felicidade. O verdadeiro cristão sabe que, estão reservadas maravilhas que os olhos humanos jamais viram para aquele que fizer o que Jesus manda.
Jesus veio para efetuar mudanças radicais. A primeira coisa que fez foi acabar com aquele conceito de religião antiga, opressora, cheia de normas, cheia de regras e triste; uma religião fabricada para beneficiar meia dúzia de fariseus e alguns doutores da lei.
Jesus veio trazer a salvação para todos. Na Nova Lei, classe social, raça e poder aquisitivo de nada valem. A partir de Jesus, amor, misericórdia e perdão, são requisitos básicos para se ganhar a vida eterna. Jesus veio para transformar. Sofre uma transformação radical a vida de quem segue Jesus. Quem deixar-se mudar vai perceber que, a mudança é como da água para o vinho.
(fonte: www.miliciadaimaculada.org.br  -  autor: Jorge Lorente)


'

 Secretário Geral da CNBB


Visivelmente emocionado, o secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara Barbosa descreveu como “uma situação muito dolorosa” o terremoto que vitimou milhares de pessoas no Haiti, na noite do dia 12.
Dom Dimas chegou a Brasília na madrugada de hoje, no voo da Força Aérea Brasileira, e foi ao local do desastre acompanhando a comitiva do ministro da defesa, Nelson Jobim, preocupado em dar apoio espiritual e humanitário a Igreja daquele país, às vítimas do terremoto, em especial a tropa brasileira, que está no Haiti, em missão de paz, desde junho de 2004.
“O arcebispo de Porto Príncipe, dois bispos e centenas de religiosos morreram soterrados, e outras centenas estão desaparecidas no meios dos escombros. Em um sobrevoo pela capital, percebemos que a cidade está em ruínas”, relatou dom Dimas.
Segundo o secretário geral, até o momento, há 13 brasileiros mortos e vários outros feridos. Dos mortos são 12 militares e um civil. Os corpos estão sendo alocados em uma câmara fria improvisada, usada anteriormente para resfriar os mantimentos da tropa. “Vários militares brasileiros só estão com a roupa do corpo, perderam tudo, pois até as condições das bases do Brasil foram seriamente danificadas, tamanha a força do terremoto”, disse dom Dimas.
Em sua entrevista, dom Dimas se disse surpreso e agradecido ao Governo brasileiro por se mostrar, tão rapidamente, pronto a ajudar o povo haitiano, em especial aos militares brasileiros que estão em serviço por lá. “Nesse momento eu gostaria de fazer uma homenagem aos nossos soldados. São uns verdadeiros heróis. Trabalhando incessantemente enquanto podem, inclusive chorando as perdas dos companheiros de farda”.

Drª Zilda Arns


“Eu não poderia deixar de mencionar a figura ímpar da nossa Zilda Arns Neumann. Fundadora da Pastoral da Criança, da Pastoral Pessoa Idosa e da Pastoral da Criança Internacional. Ela estava justamente ministrando uma palestra, para um grupo de religiosos, a fim de implantar a Pastoral da Criança em solo haitiano, quando houve o terremoto, vitimando ela, 15 padres e 40 seminaristas. É realmente uma perda inestimável para o povo brasileiro, e para as crianças de todo o mundo”, ressaltou dom Dimas ao final da entrevista.
 Fonte: Agência Ecclesia

Dra Zilda 

foi servidora de Deus

e da humanidade,

diz Dom Geraldo

Da Redação, com CNBB

A emoção tomou conta dos participantes da Missa de corpo presente da Drª Zilda Arns, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Lyrio Rocha, no Palácio das Araucárias, em Curitiba (PR). Vários arcebispos, bispos e padres concelebraram a Missa que teve início pouco depois das 14h, deste sábado, 16. O caixão estava coberto pelas bandeiras do Brasil, da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, ambas fundadas por ela.

"Drª Zilda foi uma servidora de Deus e da humanidade", disse Dom Geraldo durante sua homilia. Ele destacou também a perseverança da médica que fundou a Pastoral da Criança e da Pessoa Idosa.

"Drª Zilda perseverou deixando esta preciosa herança para a Igreja e para o mundo que é a Pastoral da Criança", acentuou o arcebispo. "Sua perseverança tinha motivações muito profundas na fé, na vivência do Evangelho, no amor", acrescentou.

Segundo Dom Geraldo, a obra fundada por Zilda Arns é a "mais bela ação concreta da evangélica opção pelos pobres". "Quantos estão vivos graças à perseverança da Drª Zilda".

Em tom de diálogo e despedida, Dom Geraldo agradeceu à Drª Zilda, em nome da CNBB e da Igreja no Brasil, pelo trabalho realizado em prol das crianças e dos idosos. "Drª Zilda, muito obrigado por tudo o que a senhora significou para nós; por tudo que realizou".

O presidente da CNBB disse também que a obra da Drª Zilda continuará ainda mais forte e pediu sua intercessão de junto de Deus. "Contamos agora com sua intercessão junto de Deus". Segundo Dom Geraldo, ela agora está mais perto de Cristo e, por isso, "mais perto de nós".

Terminada a Missa, a cerimônia de encomendação do corpo foi presidida pelo Bispo de São Felix do Araguaia (MT), Dom Leonardo Ulrich, que é primo da Drª Zilda. "Ela (Drª Zilda) foi a maternidade de Deus, um dom de Deus dado à Igreja e ao Brasil”, disse o bispo ao concluir as orações.

Terminada a cerimônia, o corpo foi levado pelo carro do corpo de bombeiros para o cemitério Água Verde onde foi sepultado em cerimônia reservada aos familiares e amigos.
Saiba mais sobre Zilda Arns e seu trabalho
.: Pastoral da Criança recebe prêmio do Unicef

.: Zilda Arns é nova honorária da Academia Nacional de Medicina


 TESTEMUNHOS 

DE CONVERSÃO E DE GRAÇAS

Site: cantodapaz

1º TESTEMUNHO


Gostaria dar meu testemunho sobre o que foi o Sábado Santo em minha vida. Tenho 39 anos, fui criado vivendo uma fé espírita, pois meus pais eram espíritas, aos 24 anos casei-me com uma moça católica, mas em virtude de vivermos religiões diferentes, nos casamos apenas no civil. Tenho dois filhos, um de 13 e outro de 7 anos, ambos foram batizados na igreja católica. Quando meu filho maior foi fazer sua Primeira Eucaristia, percebi em minha esposa uma alegria em ver nosso filho comungando o Corpo do Senhor, mas vi nela uma pequena tristeza, pois não podia participar daquele momento tão importante, que para mim antes não tinha tanto significado.
Bom, um dia saindo de casa e indo até o centro da cidade (Taubaté), vi que o Padre estava indo a pé, e parei para dar-lhe uma carona, e conversando com ele comentei que achava a Igreja Católica muito bonita e também o que eu havia percebido em minha esposa, mas que infelizmente ela não poderia comungar por não sermos casados na Igreja.Ai para minha surpresa ele me informou que a Igreja realiza o casamento do católico com o não católico e caso eu quisesse poderíamos nos casar e ela poderia participar efetivamente da Comunidade.
Quando retornei para casa, comentei com minha esposa e ela se alegrou muito, até então pensei somente em dar um presente para ela. Procuramos a Paróquia e o Padre, nos disse que haveria a possibilidade sim, mas que eu deveria me comprometer a não dificultar o ensinamento de Fé católica em minha casa. Mas por obra de Deus, em dezembro de 2006, fiz uma cirurgia no joelho, como tinha dificuldade em me locomover e até mesmo dirigir, passei a acompanhar minha esposa até a Igreja, aquele padre que eu havia conversado ao dar carona, já não estava mais na comunidade e sim um diácono muito abençoado por Deus, pois me recepcionou muito bem e ficou muito alegre com a minha idéia e "presentear" minha esposa com o casamento, pensando em dar a oportunidade de que ela pudesse participar mais ativamente da comunidade. Mas ao acompanhar minha esposa, algo tocou em mim, algo não Jesus Cristo tocou no meu coração, pois fui mudando de idéia, sentindo cada vez mais vontade em ir para a Igreja; quando comentei com minha esposa que algo diferente acontecia comigo.
Procuramos novamente o Diácono Edinho, e pedi a ele se haveria a possibilidade de eu poder participar da Igreja, pois senti algo muito forte, e que eu tinha a necessidade de ter Jesus em minha vida. Ele riu, pois já sabia da minha vida, riu e me disse: "Deus fez uma obra em sua vida, quando vc pensou que estava dando um presente a sua esposa, Ele estava te trazendo para Ele". Realmente concordei; foi isso que Deus na sua infinita bondade fez por mim: me chamou. No dia 07 de abril de 2007 (Sábado Santo), fui BATIZADO, PARTICIPEI DA MINHA PRIMEIRA EUCARISTIA E FUI CRISMADO, foi o maior presente que recebi em minha vida.
No dia 12 de maio de 2007 eu e minha esposa recebemos o Sacramento do Matrimônio, diga-se de passagem, que no dia 15 de maio completaríamos 15 anos de casados. Me perdoe por estar sendo tão extenso no meu depoimento, mas ao achar esse site, senti a vontade de dizer a todos a Obra maravilhosa que Nosso Senhor Jesus Cristo realizou em minha vida e na vida da minha família. Graças a Deus, hoje sou um novo homem, estou aprendendo muito, antigamente não vivia Jesus, acho que nem O via tão vivo, mas a obra dele foi muito grande em mim, a mudança foi gigantesca, tenho que testemunhar Jesus Cristo é VIVO, é maravilhoso, é o NOSSO SALVADOR. Glória e louvores sejam dados a Nosso Senhor Jesus Cristo, ele é maravilhoso.Obrigado. Adilson Borges de Campos - Taubaté - São Paulo.
2º TESTEMUNHO
Quando ouvi esta esta linda música "Sou um Milagre", da Banda Louvor e Glória, meu esposo tinha acbado de sair de uma situação dificil. Foi um verdadeiro milagre, pois tinha sido assaltado e os bandidos tinham colocado uma arma na cabeça dele. Entre eles, discutiam se iriam atirar ou não. Enquanto isso, meu marido pedia a Deus por um milagre, que aconteceu. Quando fomos à Missa no domingo, lá estava a banda Louvor e Glória cantando "Sou um milagre". Vocês são demais. Ana Cristina - Brasil
3º TESTEMUNHO
Eu nasci com paralisia cerebral e Cristo me curou, Ele vai ter a chave do meu coração. Maria Terezinha Gomes - Brasil
4º TESTEMUNHO
Eu fico profundamente emocionada. Sou devota de Santa Rita de Cassia,eu participava da Conferência de Santa Rita aqui da minha cidade, foi qdo tive o primeiro sonho com ela. Ao todo tive 4 sonhos com ela em que todos eles ela me mandava uma mensagem e realmente acontecia. Me sinto muito protegida com ela! Tatyeli - Brasil
5º TESTEMUNHO
Olá! O meu nome é ana e vim para Inglaterra morar. Durante uns tempos (por motivos familiares e pessoais) eu recusei a ir à Igreja. Mas depois, quando cá apareci,encontrei uma Igreja e decidi entrar. Pedi uma benção especial porque me sentia muito sózinha e foi aí que apareceu uma sra que ma tem acompanhado neste caminho e dentro de mim senti que tinha que voltar-me para DEUS. Hoje, agradeço-LHE todas estas pessoas e a forma como me consegui encontrar de novo com o SENHOR. Ana Baptista - Inglaterra


Significado dos números

na Bíblia

OS NÚMEROS NA BÍBLIA
Devemos prestar muita atenção ao valor dos números na Bíblia, sobretudo no texto hebraico, pois estamos diante de uma mentalidade diferente da nossa. Os números, na maioria das vezes, não querem transmitir uma quantidade exacta, um dado preciso, mas sim expressar uma realidade, um valor teológico, um dado simbólico.
Vejamos o significado dos principais números e alguns exemplos interessantes, assim como algumas passagens bíblicas onde o número aparece:
1 (um): Deus é Um (Dt 6,4; Zc 14,9)
2 (dois): É o par perfeito. Dos animais puros, Noé levará para a arca sempre pares (Gn 7,2). É o dobro e pode significar "de sobra", como em Is 40,2; 61,7; Ap 18,6.
3 (três): Número da unidade e da Trindade. É usado para reforçar ou dar ênfase a uma expressão. Assim, quando se quer dizer que Deus é Santo, repete-se três vezes: «Deus é Santo, Santo, Santo» (Is 6,3; Ap 4,8). Deus abençoa três vezes (Nm 6,24-26). Três são os mensageiros que anunciam o nascimento de Isaac (Gn 18,1ss). É o número da plenitude (Ap 21,13) e da santidade (Ap 4,8).
4 (quatro): Número da totalidade: os quatro cantos da terra; quatro evangelhos; quatro Seres vivos (Ap 4,6; 7,1; 20,8). Os quatro elementos do universo: terra, fogo, água e ar. Quadrangular (Ap 21,16). Representa sinal de plenitude.
5 (cinco): Cinco dedos da mão. O primeiro bloco da Bíblia (a Lei) tem 5 livros, o Pentateuco. No Apocalipse pode ser negativo.
6 (seis): Número imperfeito, não chegou à perfeição, que é o número 7. No Apocalipse (13,18) é repetido três vezes, por isso o número da besta é 666. Imperfeição total!
7 (sete): É a soma de 4 + 3. Por isso é o número perfeito, indica o máximo da perfeição (Nm 23,4; Mt 15,36); grande quantidade (Is 30,26; Pr 24,16; Mt 18,21); totalidade (Ap 1,4); indica séries completas como no Apocalipse: 7 Cartas (Ap 2-3); 7 Selos (Ap 6,1-17); 7 cabeças (Ap 12,3). O Cordeiro imolado recebe 7 dons (Ap 5,12). O sábado é o sétimo dia; Deus fez a Criação em 7 dias; a festa de Pentecostes acontece 7 vezes 7 dias depois da Páscoa. Cada sétimo ano é sabático (descanso para a terra e libertação dos oprimidos – Lv 25) e depois de 7 vezes 7 anos vem o Jubileu. Não se deve perdoar 7 vezes, mas 70 vezes 7 (Mt 18,22). É importante ver que no Apocalipse aparece a metade de 7, isto é 3,5 (Ap 11,9). Às vezes diz-se: um tempo, dois tempos, meio tempo (Ap 12,14; Dn 7,25), isto é três anos e meio. Também pode ser 42 meses (Ap 11,2), é igual a 1.260 dias (Ap 12,6), isto é, sempre a metade de 7. É a duração limitada das perseguições. É o tempo controlado por Deus.
8 (oito): É sete mais um, é como que o transbordar da plenitude. As bem-aventuranças em Mateus são sete mais uma (Mt 5).
10 (dez): Indica grande quantidade (Gn 31,7) ou é simplesmente um número redondo (Mt 25,1). Indica também listas completas. Pelos dez dedos das mãos é fácil lembrar a lista. Indica um tempo limitado; curta duração (Dn 1,12.14; Ap 2,10). Pode indicar também imperfeição: a besta só tem 10 chifres (Ap 12,3).
12 (doze): É o resultado de 4 vezes 3, isto é um número bem completo. É o número da escolha: 12 tribos no AT; 12 Apóstolos no NT; 12 legiões de anjos (Mt 26,53). Os anciãos são 24, isto é: 2 X 12 (Ap 4,4). Os que serão salvos (Ap 7,4) serão 144.000, isto é 12 X 12 X 1000! Número de totalidade (Ap 21,12-14).
40 (quarenta): Número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12); 40 dias e 40 noites passa Moisés no Monte (Ex 24,18; 34,26; Dt 9,9-11; 10,10); 40 anos foi o tempo da peregrinação pelo deserto (Nm 14,33; 32,13; Dt 8,2; 29,4, etc.); Jesus jejuou 40 dias antes de começar o seu ministério (Mt 4,2; Mc 1,12; Lc 4,2); a Ascensão de Jesus acontece 40 dias depois da Ressurreição (Act 1,3). Quando alguém errava, era corrigido com 40 chicotadas (Dt 25,3) e Paulo também recebeu cinco vezes as 40 chicotadas menos uma (2Cor 11,24).
70 (setenta): Jogo de números 10 X 7. Moisés comunica o espírito profético aos 70 anciãos (Nm 11,16-17.24-25). O exílio na Babilónia é interpretado como a duração de 70 anos (Jr 25,11; 29,10; 27,7; 2Cr 36,21; Dn 9). A tradução da Bíblia hebraica para o grego foi feita por 70 escribas e por isso recebeu o nome de LXX ou Septuaginta.
1000 (mil): Uma quantidade tão grande que não se pode contar. Prazo de tempo completo e comprido. Reino de mil anos (Ap 20,2). Ver as combinações: 7 X 1000 (Ap 11,13; 12 X 1000 (Ap 7,5-8); 144 X 1000 (Ap 7,4). É interessante também notar como os hebreus faziam combinações de números. Por exemplo: Abraão fez a Aliança com Deus quando tinha 99 anos (Gn 17,24), assim a Aliança completou o número 100. É o sábado que dá valor aos demais dias da semana, assim transforma os 6 dias (imperfeitos) em 7 dias (perfeito). O único dia da semana que tem um nome. Outro exemplo: seis povos habitavam a Terra Prometida (Ex 3,8). Mas são imperfeitos. Israel será o sétimo povo, aquele que tornará a terra perfeita (7). Ver também o jogo num rico feito na elaboração de alguns provérbios (Pr 6,16-19; 30,15-33).

Interessante é saber que os israelitas escreviam os seus números com letras alfabéticas (não tinham vogais). Assim podia-se escrever um nome com um valor numérico genial. Por exemplo, Mateus divide a genealogia de Jesus em três grupos de 14 gerações. Ora, o número 14 é o resultado das somas das letras do nome de David (d + w + d): 4 + 6 + 4 = 14. Então Jesus é três vezes David, é o David por excelência.
Em Ap 13,18, o famoso número da "besta do Apocalipse" é 666, que provém da soma das consoantes hebraicas (n + w + r + n + r + s + q) de KAISAR NERON: Imperador Nero, o grande perseguidor dos cristãos (100 + 60 + 200 + 50 + 200 + 6 + 50 = 666). Ou «César Deus», no grego.

Hoje poderíamos fazer o mesmo com o nome do Bush (que tanto mal faz ao mundo!). Ora, o nome completo dele é: George (6 letras) + Walker (6 letras) + Bush Jr (6 letras), ou seja: 666! O número da Besta do Apocalipse!

No capítulo 17 do Evangelho de João, a palavra «mundo» aparece 18 vezes, isto é: 6 + 6 + 6. Ora, para João não é a terra ou o mundo - como nós entendemos hoje - que era mau. «Mundo» significava: o sistema, ou seja, aqueles que não aceitavam Jesus (podiam ser os judeus do Templo ou também os romanos).

No capítulo 9 do Evangelho de João, o verbo «abrir» aparece 7 vezes, justamente no relato em que Jesus abre os olhos ao cego; um sinal importante no quarto Evangelho.

Muitas vezes, no AT, fala-se de personagens que viveram idades incrivelmente avançadas (Matusalém viveu 969 anos: Gn 5,27; Noé viveu 950 anos: Gn 9,29). Neste caso os números têm um valor simbólico. Querem indicar que estas foram pessoas importantes, fiéis a Deus, e que a época em que elas viveram foi de muito valor. Quanto maior o número de anos, mais importante essa pessoa foi diante de Deus.

Outro exemplo: na expressão «filhos de Israel» temos também um exemplo de como os escritores bíblicos gostavam de fazer os jogos de palavras baseadas no valor numérico das letras do alfabeto hebraico. Em laer’f.yI ynEB. (filhos de Israel), a soma dos valores das consoantes é: 2 + 50 + 10 + 10 + 300 + 1 + 30 = 603. Isto é a cifra da multidão do primeiro total do povo no recenseamento antes de partir em direcção ao Sinai: 603.550 (Nm 1,46; 2,32). É o mesmo número dos homens que deixaram o Egipto (Ex 12,37).

(Autor: frei Acílio Mendes, ofm cap Cúria Provincial dos Franciscanos Capuchinhos LISBOA (Portugal) www.capuchinhos.org)


CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2010

A Campanha da Fraternidade deste ano será ecumênica, ou seja, envolverá também outras Igreja Cristãs, diferentes da Igreja Católica.
As Igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) assumiram o compromisso de realizar a nova Campanha da Fraternidade no ano de 2010, com o tema "Economia e Vida" e lema "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6,24).
campanha da fraternidade 2010 canto da paz igreja catolica cnbb quaresma dinheiro
Sob a responsabilidade do CONIC, a Campanha da Fraternidade 2010 será, portanto, ecumênica, pois estará aberta à participação de todas as denominações cristãs e pessoas de boa vontade que quiserem nela comprometer-se, no espírito do ecumenismo. Para essa finalidade foi constituída uma Comissão responsável pela sua realização, formada por dois delegados de cada Igreja-membro do CONIC.

Nenhum comentário: