Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pensamento da Semana - Mensagem: Gestos sinceros de amor - Curso de Mestrado - Evangelho do dia e seu comentário - Novo Milagre pró-Vida - Foto com sua história real... - O Aborto e a CNBB - Tipos de Aborto x Tipos de crimes - O DIU também é abortivo...- Dicas para falar melhor em público -











PENSAMENTO DA SEMANA
O amor não tem idade, está sempre a nascer.
(Blaise Pascal)









FACULDADE KURIOS – FAK
Credenciada junto ao MEC pela portaria Ministerial nº 2.821/2002
Rua Cel. Antônio Botelho, 76 – Maranguape/CE – CEP 61940-000
Telefone: (85) 3402.2950
www.fak.edu.br
Administração: Cíntia Maiga
Coordenação: Lúcia Gomes
Assessoria de Mestrado USC: Fabiana Pinheiro
Comunicação: Jéssica Bandeira
Departamento de Marketing: Gildemar Filho

CURSO DE MESTRADO
Universidade San Carlos Py, parceria com a Faculdade Kurios – FAK – Maranguape-CE.
Aulas: 1º e 3º sábados de cada mês -8h às 17h.

Mestrado em Direito – 1275 H/A
Mestrado em Administração – 1275 H/A
Mestrado em Saúde Pública – 1320 H/A
Mestrado em Ciências da Educação – 1275 H/A
Obs.: Na próxima postagem acrescenteremos detalhes deste Curso de Mestrado pela Universidad San Carlos, Espanã-Assucion - Paraguay em parceria com a Faculdade Kurios.
www.universidadsancarlos.edu.py

  * * * * * * * * * * * * *

  Marquemos o "hoje" com gestos sinceros de amor

180110_mensagem
Iniciemos este novo dia fazendo pequenos gestos de amor a todas as pessoas que passarem hoje pela nossa vida, para que elas saiam da nossa presença mais felizes.
Os gestos simples, feitos com amor, marcam-nos profundamente. Certamente Deus vai nos inspirar a fazer o gesto que cada um precisa receber para ser mais feliz.
“Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7, 12). Pois somente o amor é capaz de transformar todas as realidades e de fecundar a vida nova no nosso coração.
Somente por amor Jesus se entregou na cruz por nós; aprendamos hoje com Ele a amar incondicionalmente e a ser instrumentos a serviço do amor.
Senhor, ensine-nos a ser sempre um sinal de amor e de esperança.
Jesus eu confio em Vós!!!
(Luzia Santiago - Canção Nova)

Últimas palavras do discurso da Dra. Zilda Arns aos religiosos no Haiti no dia 12 de Janeiro de 2010.

Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.

Muito Obrigada!
Que Deus esteja convosco!"


Dra. Zilda Arns Neumann
Médica pediatra e especialista em Saúde Pública
Fundadora e Coordenadora da Pastoral da Criança Internacional
Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa 

------------------- 
 Grandes momentos em minha vida!
Momentos históricos e de grandes recordações!
Momentos inesquecíveis!...



1º Momento marcante: 
Ingresso no Seminário São Francisco - 1996
2º Momento marcante:
Receber a Sagrada Comunhão das mãos do saudoso 
Papa João Paulo II, O Grande!
1992

(foto acima) 
****************


Antiga Estação do Bairro São José
Aracoiaba - Ceará - Brasil.

Antiga Casa do Chefe da Estação
Bairro São José - Aracoiaba - Ceará - Brasil.
Obs.: Estes dois prédios estão em completo abandono... 
* * * * * * * * 

DICAS PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO
DICAS PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO
DICAS PARA FALAR MELHOR EM PÚBLICO
1. Seja Você Mesmo
Essa é a primeira e maior " dica" de como falar melhor: a naturalidade acima de tudo. Nenhuma técnica poderá ser mais importante que a sua naturalidade. Aprenda, aperfeiçoe, progrida, mas ao falar seja sempre natural.

2. Pronuncie Bem as Palavras
Pronuncie completamente todas as palavras. Principalmente não omita a pronúncia dos "s" e "r" finais e dos "i" intermediários. Por exemplo, fale primeiro janeiro, terceiro, precisar, trazer, levamos e não janero, tercero, precisá, trazê, levamo.
Pronunciando todos os sons corretamente, a mensagem será melhor compreendida pelos ouvintes e haverá maior valorização da imagem de quem fala. Faça exercícios para melhorar a dicção lendo qualquer texto com o dedo entre os dentes e procurando falar da forma mais clara possível.

3. Fale com Boa Intensidade
Se falar muito baixo, as pessoas que estiverem distantes não entenderão suas palavras e deixarão de prestar atenção. Também não deverá falar muito alto porque, além de se cansar rapidamente, poderá irritar os ouvintes. Fale numa altura adequada para cada ambiente. Nunca deixe, entretanto, de falar com entusiasmo e vibração. Se não demostrar interesse por aquilo que transmite, não conseguirá também interessar sua platéia.

4. Fale com Boa Velocidade
Não fale rápido demais. Se sua dicção for deficiente será ainda mais grave, já que dificilmente alguém conseguirá entendê-lo. Também não fale muito lentamente, com pausas prolongadas, para não entediar os ouvintes. Use um aparelho gravador para conhecer melhor a velocidade de sua fala e decidir-se pelo melhor estilo.

5. Fale com Bom Ritmo
Alterne a altura e a velocidade da fala para construir um ritmo agradável de comunicação. Quem se expressa com velocidade e altura constantes acaba por desinteressar os ouvintes, não pela falta de conteúdo, mas pela maneira "descolorida" como se apresenta.

6. Tenha um Vocabulário Adequado
Um bom vocabulário tem de estar isento do excesso de termos pobres e vulgares, como palavrões e gírias. Por outro lado, não se recomenda um vocabulário repleto de palavras difíceis e quase sempre incompreensíveis. Evite também o vocabulário específico da sua profissão diante de pessoas não familiarizadas com esse tipo de palavreado. Evitando o vocabulário pobre e vulgar, não tendo a preocupação de se expressar com palavras difíceis e reservando o vocabulário profissional apenas para aqueles que atuam dentro da mesma área, você estará desenvolvendo um vocabulário simples, objetivo e suficiente para identificar todas as suas idéias e pensamentos.

7. Cuide da Gramática
Um erro gramatical, dependendo da sua gravidade, poderá atrapalhar a apresentação e até mesmo destruir sua imagem. Toda a gramática precisa ser correta, mas principalmente faça uma revisão de concordância e conjugação dos verbos. Muitos hesitam na construção das frases porque têm duvidas sobre a concordância a fazer ou o verbo a conjugar. Além disso, aumente suas leituras de livros de bons autores e observe atentamente a construção das suas frases. A leitura é uma das melhores fontes de aprendizado.

8. Tenha Postura Correta
Fique sempre bem posicionado. Ao falar procure não colocar as mãos nos bolsos, nas costas, cruzar os braços, nem se debruce sobre a mesa, cadeira ou tribuna. Deixe os braços naturalmente ao longo do corpo ou acima da linha da cintura e gesticule com moderação. O excesso de gesticulação é mais prejudicial que a falta.
Distribua o peso do corpo sobre as duas pernas, evitando o apoio ora sobre uma perna, ora sobre a outra. Essa atitude torna a postura deselegante. Também não fique se movimentando desordenadamente de um lado para outro e quando estiver parado não abra demasiadamente as pernas. Só se movimente se pretender se aproximar dos ouvintes, ou dar ênfase a determinada informação.
Não relaxe a postura do tronco com os ombros caídos. Poderá passar uma imagem negligente, ou de excesso de humildade. Cuidado também para não agir de forma contrária não levantando demasiadamente a cabeça nem mantendo rígida a posição do tórax. Poderá passar uma imagem arrogante e prepotente. Deixe o semblante sempre descontraído e, sendo possível, sorridente. Não fale em alegria com a fisionomia fechada nem em tristeza com a face alegre. Lembre-se sempre que é preciso existir coerência entre o que falamos e o que demostramos na fisionomia.
Ao falar olhe para todas as pessoas para Ter certeza de que estão ouvindo e prestando atenção nas suas palavras. Principalmente ao ler, este cuidado tem de ser redobrado, pois existe sempre a tendência de olhar o tempo todo para o texto, esquecendo a presença dos ouvintes.

9. Tenha Início, Meio e Fim
Toda fala, seja simples conversa ou numa apresentação para uma grande platéia, precisa Ter início, meio e fim.

O Início
No início procure conquistar os ouvintes desarmando suas resistências e conquistando seu interesse e atenção. Para isso poderá usar algumas das seguintes "dicas":
· Conte uma pequena história que tenha estreita relação com o conteúdo da sua mensagem. Histórias normalmente despertam o interesse
· Elogie sinceramente os ouvintes
· Use uma frase que provoque impacto
· Diga que não irá consumir muito tempo
· Faça uma citação de autor respeitado pelos ouvintes
· Use um fato bem humorado. Entretanto, evite piadas
· Levante uma reflexão
· Demostre sutilmente que conhece o assunto e possui experiência
· Aproveite uma circunstância fazendo um comentário sobre alguém presente ou que tenha falado há pouco, ou ainda sobre um acontecimento conhecido dos ouvintes

No início você não deverá:
· Pedir desculpas por estar com problemas físicos (gripes, resfriados, dor de cabeça, etc.) ou por não estar devidamente preparado para falar
· Contar piadas
· Tomar partido sobre assuntos polêmicos
· Começar com "chavões" ou frases muito usadas. Por exemplo: A união faz a força, uma andorinha só não faz verão, etc.
· Fazer citações de autores muito polêmicos
Saiba ainda que o início deverá ser breve, neutro e guardar interdependência com o restante da fala.

O Meio
Na primeira parte do meio, prepare o tema a ser abordado:
· Conte numa única frase sobre a matéria que irá abordar. Por exemplo: " Vou falar sobre o lazer do homem moderno"
· Em seguida, faça um relato histórico do tema, ou levante um problema para o qual dará solução
· Finalmente, fale sobre as etapas do assunto que irá desenvolver. Por exemplo: se o tema fosse lazer, as etapas poderiam ser: o lazer no campo, o lazer na praia e o lazer no clube.
Na Segunda parte, desenvolva o assunto principal atendendo ao que foi preparado. Se fez um relato histórico, agora fale do presente; se levantou um problema, agora dê a solução; se dividiu o tema, agora cumpra as etapas prometidas. Use comparações, exemplos, estatísticas, testemunho, enfim, tudo que puder para confirmar o conteúdo da sua exposição. Se sentir que alguém poderia fazer alguma objeção às suas afirmações, este é o momento de refutá-la.

O Fim
No final, faça uma breve recapitulação. Em apenas uma ou duas frases, faça um resumo do que apresentou. Em seguida, para encerrar, use os mesmos recursos sugeridos para iniciar: elogiar o auditório, fazer uma citação, aproveitar uma circunstância, um fato bem-humorado, levantar uma reflexão, etc. Além disso, poderá pedir que ajam de acordo com suas propostas.
Não encerre dizendo "era isso que eu tinha para falar" ou outras formas vazias, sem objetividade.

10. Fale com Emoção

Fale com entusiasmo, vibre com a sua mensagem, demostre emoção e interesse nas suas palavras e ações. Assim, terá autoridade para interessar e envolver os seus ouvintes.
Preparado pelo Prof. Reinaldo Polito, baseado nas obras
"Como falar corretamente e sem inibições" e
"Gestos e postura para falar melhor"
publicados pela Editora Saraiva. 


Pesquisador
Lusmar Paz
Mestrando em Ciências da Educação. 
____________


Turma amiga deste BLOG,
leia este LIVRO!!! É maravilhoso!!! Vale a pena!!!




Livro "Não erre mais!"


Aprender português é desagradável? Cansa? É chato? O Não Erre Mais! é uma prova de que tudo isso não é verdadeiro. Você vai lendo, tirando suas dúvidas, aprendendo e ao mesmo tempo, se divertindo. Consagradíssimo, o professor Luiz Antonio Sacconi esclarece nesta nova edição de Não Erre Mais! as dúvidas mais comuns da Língua Portuguesa. De forma objetiva, agradável e descontraída, com humor e jocosidade, o leitor encontrará nesta nova edição esclarecimento sobre os principais problemas de acentuação, pontuação, sintaxe e regência de nosso idioma.

 


Evangelho (Marcos 2,18-22)

Segunda-Feira, 18 de Janeiro de 2010
2ª Semana Comum

Naquele tempo, 18os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam?” 19Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. 20Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar. 21Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. 22Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.

Obediência aos Seus mandamentos

Comentário do Evangelho



Jesus é a grande novidade para todos nós. Os discípulos estavam preocupados com a lei antiga e tudo o mais. Cristo lhes disse que eles também iam jejuar e isso aconteceu quando Ele foi crucificado. A partir daí todas as sextas-feiras nós cristãos jejuamos.
“Samuel disse-lhe: Basta! vou cientificar-te do que o Senhor me disse esta noite. Fala, disse Saul. E Samuel: Por pequeno que foste aos teus próprios olhos, acaso não te tornaste o chefe das tribos de Israel, e não te consagrou o Senhor, rei de Israel? O Senhor te havia dado uma ordem, e te havia dito que votasses ao interdito esses pecadores, os amalecitas, combatendo-os até o completo extermínio. Por que não ouviste a sua voz? Por que te lançaste sobre os despojos fazendo o mal aos olhos do Senhor.? Mas eu obedeci à voz do Senhor, replicou Saul; fui pelo caminho que ele me traçou, trouxe Agag, rei de Amalec, e votei ao interdito os amalecitas. O povo somente tomou dos despojos algumas ovelhas e bois, à guisa de primícias do interdito, para os sacrificar ao Senhor, teu Deus, em Gálgala. Samuel replicou-lhe: Acaso o Senhor se compraz tanto nos holocaustos e sacrifícios como na obediência à sua voz? A obediência é melhor que o sacrifício e a submissão vale mais que a gordura dos carneiros” (I Samuel 15,16-22).
As pessoas começaram a pedir um rei, porque queriam ser semelhantes às outras civilizações e o Senhor se entristeceu com isso. Samuel consagra Saul como rei, embora Deus não quisesse, dando um rei ao povo. Por causa do pecado nós não gostamos de ser comandados por ninguém. Ninguém gosta de obedecer, Saul não era diferente. Deus falou que uma das funções do rei era a de ir à frente na guerra. Disse também a Saul que ele não deveria trazer nada caso ele vencesse a guerra. No entanto, ele [Saul] desobedeceu ao Senhor, trouxe animais para sacrificar a Ele. Naquele época, a única coisa que poderia unir o homem a Deus era o sacrifício de um animal.
A Santa Missa é um sacrifício, não é preciso matar um animal como sacrifício. O sacrifício do Novo Testamento não é mais feito com mais animais; é o próprio Homem: Aquele que morreu na cruz por nós. Vir à Missa é o ato mais importante que um ser humano pode fazer. Porque quando vamos à Celebração Eucarística é para Jesus nos salvar. Por essa razão, quando alguém falta à Santa Missa, por preguiça, ela só pode comungar se se confessar. A Eucaristia está acima de qualquer coisa; está em primeiro lugar.
A obediência vale mais que o sacrifício. Não adianta nada você vir à Missa e não obedecer a Deus.
“Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta” ( São Mateus 5,23-24).
Os Mandamentos se resumem em dois [principais]: o primeiro: amar a Deus e o segundo: amar o irmão. De nada valem os sacrifícios que você faz se você não obedece a Deus. Amar ao Todo-poderoso não tem nenhum problema, pois Ele não faz mal a ninguém; mas amar o próximo é muito difícil.
De que adiantam tantos rituais, tantas coisas se você está com o coração cheio de amargura. Quando a gente não perdoa o nosso irmão, o nosso coração fica longe do Senhor. Pode ser que seu coração não consiga, mas se você tenta perdoar, Deus se agrada de seu sacrifício. Que no dia de hoje o Senhor lhe dê a graça de saber perdoar.
Homilia de padre José Augusto
Missionário da Comunidade Canção Nova

____________________ 
ATENÇÃO!!!

20% dos adultos são analfabetos.
75% dos analfabetos do mundo estão reunidos em apenas 12 países.
O Brasil é um deles.
__________________ 

Um livro é como uma janela.
Quem não o lê, é como
alguém que ficou
distante da janela...
... e só pode ver uma pequena parte da paisagem
(Kahlil Gibran)

_______________


Novo Milagre Pró-Vida
  Imagem captada por Michael Clancy no preciso momento em que o bebê Samuel Armas -de apenas 21 semanas de gestação- segura o dedo do médico Joseph Bruner de dentro do útero de sua mãe. Fotografia captada durante uma intervenção fetal por espinha bífida realizada na Universidade de Vanderbilt em Nashville, Tennessee (EUA) em agosto de 1999.

Veja AQUI a foto de Samuel recém-nascido
Esta foto tem uma história real. Conheça-a!
 

Conheça a história da família ArmasDefesa da vida
A história de Samuel
Foto de um menino com "espinha bífida" torna-se novo estandarte da causa pró-vida

O fotógrafo profissional que documentou graficamente uma revolucionária intervenção cirúrgica de espinha bífida praticada dentro no útero materno em um feo de apenas 21 semanas de gestação em uma autêntica proeza médica, nunca imaginou se suas fotos se tornariam um dos mais comoventes e eficazes estandartes da defesa da vida frnte ao aborto. Esta é a história completa de uma foto e do pequeno herói que é seu protagonista, Samuel Alexander Armas.
Michael Clancy, um fotógrafo profissional que nunca havia feito cobertura de casos médicos, soube que na Universidade de Vanderbilt em Nashville, (Estado norte-americano do Tennessee), seria feito algo que podia ser considerado uma "notícia importante", pelo menos no campo da cirurgia: a operação de um menino por nascer no ventre materno. Conseguida a autorização para tomar a foto, Clancy nunca se preparou para o que seu obturador registraria: o momento em que o pequeno bebê recém operado estira sua pequeníssima mão do interior do útero de sua mãe para sujeitar um dos dedos do médico que o havia operado.
A espetacular seqüência fotográfica correu rastro de pólvora: após uma reportagem do jornal USA Today –o mais vendido do país- vários jornais dos Estados Unidos e de outras nações publicaram a mesma imagem. Sua repercussão chegou inclusive à Irlanda, onde tornou-se inesperadamente uma das bandeiras pró-vida que buscam evitar a legalização do aborto ainda no período de gestação durante o qual o bebê foi operado.
Poucos puderam até agora explicar com precisão o poder comovedor da fotografia: as páginas da Internet com sua imagem registraram um recorde de visitas, e a foto circulou copiosamente por grupos de discussão e correios eletrônicos. A atração da imagem talvez esteja em que, ao observá-la com atenção, esta transmite uma mensagem eloqüente: a vida do bebê literalmente está por um fio; os especialistas ainda não estão em capacidade de mantê-lo vivo fora do útero materno e devem tratá-lo dentro da matriz para corrigir sua fatal anomalia e em seguida fechar o ambiente no qual deve terminar de crescer. Nesse marco dramático, o pequeno bebê segura o dedo do médico, como se quisesse transmitir sua fragilidade e, ao mesmo tempo, seu agradecimento.
A imagem foi considerada uma das fotografias médicas mais importantes e a o registro de uma das operações mais extraordinárias feitas no mundo. Mas a história por detrás da imagem é mais impressionante ainda. Trata-se da experiência, luta e confiança de um casal de esposos que decidiu esgotar até o último recurso para salvar a vida de seu primeiro filho. Julie e Alex Armas vivem em Geórgia, Estados Unidos. Eles lutaram durante muito tempo para ter um bebê. Julie, uma enfermeira de 27 anos de idade, sofreu duas perdas antes de engravidar do pequeno Samuel. Entretanto, quando completou 14 semanas de gestação começou a sofrer fortes cãibra e um exame de ultra-som mostrou as razões. Ao revelar a forma do cérebro e a posição do bebê no útero, o exame evidenciou sérios problemas. O cérebro de Samuel aparecia deformado e a espinha dorsal se desprendia de uma coluna vertebral que também mostrava anomalias. O diagnóstico não se fez esperar, o bebê sofria de "espinha bífida", uma síndrome na qual a coluna vertebral em formação não fecha, deixando a medula exposta e afetando seriamente funções motoras. Os pais receberam a proposta de escolher entre um aborto ou um filho com sérias deficiências.
Alex, um engenheiro aeronáutico de 28 anos de idade, relata que se sentiram arrasados com a notícia mas, por sua profunda fé, o aborto nunca foi uma opção.
Antes de se deixar abater, o casal decidiu buscar uma solução por seus próprios meios e foi assim que ambos começam a pedir ajuda através da Internet. Foi a mãe de Julie -que agora administra uma página especializada em casos de "espinha bífida", quem encontrou um site que oferecia detalhes sobre a cirurgia fetal experimental desenvolvida por uma equipe da Universidade de Vanderbilt. Desta maneira, entraram em contato com o Doutor Joseph Bruner -cujo dedo é o que sustenta Samuel na fotografia- e começou assim uma corrida contra o tempo.
Dado que afeta a espinha dorsal, a mal-formação pode levar a uma lesão cerebral, gerar diversas paralisias e inclusive uma deficiência total. Entretanto, se pudesse ser corrigida antes que o bebê nasça, há muito mais opções de cura.
Embora o risco fosse grande e o bebê não pudesse nascer nesse momento, os Armas decidiram encomendar-se a Deus... e ensaiar a inovadora cirurgia. A operação foi um sucesso. Durante ela, os médicos puderam tratar do bebê –cujo tamanho não era maior do que um coelhinho das índias- sem tirá-lo do útero, fechar a abertura originada pela deformação e proteger a medula espinhal, que serve de caminho para os sinais nervosos cerebrais. Samuel tornou-se assim o paciente mais jovem a ser submetido a uma intervenção cirúrgica desse tipo.
Os jornais, revistas e páginas de Internet que haviam feito a cobertura do caso de Samuel, recebiam constantes pressões de seus leitores para averiguar o que havia acontecido com Samuel. Finalmente, apesar da preocupação da família por sua privacidade, o casal Armas decidiu publicar uma nota aberta de imprensa dando um feliz anúncio: Samuel nasceu através de uma operação cesárea em 2 de dezembro de 1999, quase um mês antes do previsto, um pouco abaixo do peso, como era de se esperar, mas em perfeito estado de saúde, apesar das naturais seqüelas de seu problema, especialmente uma certa rigidez nas pernas. Dois meses e meio depois de seu milagroso nascimento, o pequeno Samuel iniciou um árduo programa de reabilitação destinado a completar o êxito da operação intra-uterina praticada quando tinha apenas 21 semanas de gestação. Sua mãe, explicou que Samuel pesava mais de três quilos e embora o pequeno ainda precisará de alguns implementos para começar a caminhar, "sua ortopedista está muita satisfeita com sua evolução".
A Sra. Armas confessou que sempre soube que a complicada operação intra-uterina não implicava a cura para seu filho mas "uma grande esperança". Mas as boas notícias não são poucas: o menino não desenvolveu hidrocefalia, ou superprodução de fluido cerebral que é uma das complicações mais comuns da espinha bífida. O último exame de ultra-som sobre sua cabeça demonstrou que era praticamente normal.
"Ele é um bebê típico, nos mantém acordados toda a noite", acrescenta Julie e expressa que com seu marido decidiram não conceder mais entrevistas porque não querem perder sua vida particular. Sobre as entrevistas já publicadas, Julie afirma que fizeram conscientes "de que a grande maioria dos bebês que sofrem de espinha bífida são abortados no país". "Nós queríamos ajudar as pessoas com nosso testemunho. Somos um casal educado e profissional que ama e valoriza seu filho embora para a sociedade tenha um defeito. Não importa como seja Samuel, a única coisa que sabemos é que Deus permitiu que nascesse para causar impacto com uma fotografia de sua pequena mão".
Uma fotografia tão eloqüente não esteve isenta de polêmicas geradas especialmente entre os abortistas. Alguns dirigentes pró-aborto, por exemplo, indicaram que a foto é "uma manipulação barata"; admitindo tacitamente que a imagem fez diminuir significativamente a causa do aborto não somente nos Estados Unidos, mas também em outros países.
Um episódio eloqüente da polêmica suscitada ocorreu no final de 1999, quando o excêntrico jornalista da Internet Matt Drudge enfrentou-se com a poderosa rede Fox, do magnata da mídia Rupert Murdoch. Drudge, um jornalista do escândalo que é também um convencido pró-vida, havia decidido abrir o primeiro bloco de seu programa de notícias na Fox com a espetacular foto que mostra a mão de Samuel, que já havia dado a volta ao mundo.
Os diretores da Fox, que se prezam em respeitar o direito de opinião de seus jornalistas, e que permitiram que Drudge fale praticamente de tudo em seu programa, incluindo os detalhes mais picantes da relação entre o Presidente Bill Clinton e Mônica Lewinsky, proibiram taxativamente que o jornalista exibisse a foto.
A razão que deram para justificar sua decisão era inconcebível: segundo os diretores, a fotografia se prestava a "confusão”, porque se tratava de uma intervenção de um não-nascido para curá-lo de um caso de "espinha bífida", enquanto Drudge pensava em fazer um "uso indevido" ao apresentá-la como um testemunho a favor da vida e contra o aborto.
A razão de fundo era evidente: na Fox não se mostram bebês que contribuam para reforçar os argumentos pró-vida. Drudge abandonou o set enfurecido, deixando a Fox sem programa e acusando os diretores de praticar "pura e simples censura". "Eu expliquei que deixaria claro de que coisa se tratava a fotografia, mas que queria usa-la como dramatização para demonstrar até que ponto um feto de 21 semanas está desenvolvido". "se tivesse mostrado a foto de um ovo de águia com o animal levantando uma pata não teriam feito nenhum crítica". "O problema é que se trata de um ser humano", disse Drudge. Os editores, por sua vez, responderam com o costumado cinismo: "o que ele chama de censura -disseram-, nós chamamos edição".
Por sorte, as reações positivas foram muito mais importantes. A impactante imagem foi considerada pela revista Life uma das 12 fotografias mais importantes de 1999. A seleção de Life decidiu que a imagem de Samuel Armas segurando a mão do médico Joseph Bruner merecia ser considerada também uma das mais importantes da década..
Segundo Justine McCarthy, uma veterana jornalista irlandesa, "ninguém pode deixar de se sentir comovido com a poderosa imagem desta pequena mão segurando o dedo do cirurgião" e assim como uma mão pode salvar vidas, esta imagem "seja talvez o argumento mais forte contra o aborto".
Segundo McCarthy, a foto teve um papel definitivo no debate sobre a legalização do aborto na Irlanda, pois reforçou os esforços pró-vida para impulsionar um referendo que permitisse sua proibição.
Ao mesmo tempo, na Califórnia, o caso poderia impulsionar a medida apresentada pelo congressista George Runner para prevenir a dor nos bebE^s que são abortados através da aplicação de anestesia pelo menos nos abortos tardios. O projeto foi rejeitado pela pressão da filial da poderosa Planned Parenthood na Califórnia que considera que proporcionar anestesia aos 3.900 abortos tardios que são praticados anualmente na Califórnia não só seria muito caro, como iria gerar no público a consciência de que a criança a ser assassinada é uma "pessoa que sofre"… e isso é algo que os abortistas não querem que aconteça.
Apesar de tudo, as provas sobre a sensibilidade à dor dos bebês a partir do quinto mês de gestação são cada vez mais abundantes e certificadas pelos especialistas.
Para Joseph Bruner, o médico que operou Samuel, a operação lançou um interessante desafio à sociedade norte-americana, considerando que milhares de bebês são abortados com a mesma idade em que Samuel foi salvo. "Ao praticar operações para melhorar a qualidade de vida destas crianças, é difícil justificar uma operação que poderia acabar com suas vidas. Ao avançar através deste campo ideológico, a sociedade terá que fazer uma séria introspecção porque é impossível sustentar ambas posturas", afirma Bruner.
Outro fruto surpreendente da fotografia é mudança na vida do fotógrafo que captou a comovente imagem do bebê. Michael Clancy nunca imaginou que o que veria não só levaria uma de suas fotos aos principais meios de comunicação do mundo como que o ajudaria a compreender que é necessário defender os não nascidos.
O fotógrafo de 43 anos, que nunca tinha fotografado uma intervenção cirúrgica antes, confessou que ver Samuel foi uma experiência surpreendente que o transformou em "um pró-vida". Clancy disse que nunca tinha se dado conta de que os abortos legais podem ser praticados no quinto mês de gravidez e até mesmo depois. De fato, nos Estados Unidos os abortos são legais até o momento prévio ao parto.


O Aborto
Declaração da CNBB em favor da Vida e contra o Aborto

A Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara Federal, aprovou, recentemente, ainda que por margem mínima, o Projeto de Lei nº 20-A(1991), que "dispõe sobre a obrigatoriedade de atendimento dos casos de aborto, previstos no Código Penal, pelo Sistema Único de Saúde". Trata-se do Art. 128 do Código Penal de 1940, que estabelece a despenalização do aborto em casos de estupro ou grave risco de vida para a gestante e que este projeto pretende regulamentar.
A Igreja no Brasil, em seguimento de Jesus Cristo, que veio para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância (cf. Jo 10,10), dá, mais uma vez, através desta declaração, seu testemunho em favor da vida humana, desde sua concepção até seu desfecho natural, baseada nas graves palavras da Bíblia: "Não matarás".
Ao mesmo tempo, ela compartilha as angústias, tristezas e sofrimentos de todos, principalmente dos pobres e dos que mais sofrem. Ela é solidária com a gestante em risco de vida ou vítima de estupro. Oferece o perdão de Jesus Cristo aos que fraquejaram, tantas vezes opressos por circunstâncias adversas e procuram se reerguer. Propõe e quer contribuir para que haja sempre novos modos e instituições de defesa, apoio, proteção e assistência às gestantes traumatizadas e aos nascituros em perigo. São formas de misericórdia cristã.
Esta misericórdia se plenifica na verdade. Pois, o aborto direto e provocado, inclusive nos casos alegados neste Projeto de Lei, é sempre um atentado grave e inaceitável contra o direito fundamental à vida. "É a morte deliberada e direta, independentemente da forma como venha realizada, de um ser humano". "A percepção da gravidade do aborto vai se obscurecendo progressivamente em muitas consciências. A aceitação do aborto na mentalidade, nos costumes e na própria lei, é sinal eloqüente de uma perigosíssima crise do sentido moral". Esta problemática abre vasto campo para o diálogo e o anúncio da parte dos católicos no seio de uma sociedade que hoje é pluralista. Contudo, quaisquer razões, "por mais graves e dramáticas que sejam, nunca podem justificar a supressão deliberada de um ser inocente" (João Paulo II, O Evangelho da Vida, nº 58).
Às vezes, insinua-se que a Igreja defende a vida do nascituro em prejuízo do direito da mãe. Na verdade, ela defende e procura salvar integralmente a ambos.
Além do mais, no caso de estupro, o ser humano concebido é totalmente inocente e indefeso. Como puni-lo com a morte?
Parecer de jurista ilustre indica a inconstitucionalidade do mencionado Art. 128 do Código Penal, uma vez que o Art. 5º da Constituição Federal considera a vida como o valor mais importante a ser protegido pelo Estado.
Preocupam-nos ainda outros projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional, que agridem a vida e a família.
Por essas razões, nós, Bispos do Conselho Permanente da CNBB, reunidos em Brasília, de 26 a 29 de agosto, com a presente declaração fazemos veemente apelo, em nome do Episcopado Nacional, aos Legisladores de nosso País, para que se oponham a estes Projetos de Lei e procurem, ao contrário, reforçar a proteção à família e o apoio à vida, desde sua concepção até seu desfecho natural.
Às nossas Comunidades, aos profissionais de saúde e a todas as pessoas de boa vontade, fazemos um apelo premente para que o compromisso com a vida, ameaçada em tantos aspectos, seja a razão de nossas atitudes. Para isto, precisamos de gestos significativos que nos levem a dar assistência às gestantes angustiadas, vítimas de violência ou em risco de vida, bem como amparo aos nascituros e nascidos que são abandonados ou rejeitados. Ao mesmo tempo, façam chegar aos Parlamentares seu apelo contra os referidos projetos de lei.
Que Deus nos ilumine e fortifique na promoção da vida e da esperança!
Brasília-DF, 29 de agosto de 1997


O Aborto
Tipos de Aborto

O assassinato de um bebê não nascido é produzido, além de por meio de alguns métodos domésticos, através dos seguintes métodos:
- Por envenenamento salino
Extrai-se o líquido amniótico dentro da bolsa que protege o bebê. Introduz-se uma longa agulha através do abdômen da mãe, até a bolsa amniótica e injeta-se em seu lugar uma solução salina concentrada. O bebê ingere esta solução que lhe causará a morte em 12 horas por envenenamento, desidratação, hemorragia do cérebro e de outros órgãos.
Esta solução salina produz queimaduras graves na pela do bebê. Algumas horas mais tarde, a mãe começa "o parto" e da a luz a um bebê morto ou moribundo, muitas vezes em movimento.
Este método é utilizado depois da 16o semana de gestação.
- Por Sucção
Insere-se no útero um tubo oco que tem uma ponta afiada. Uma forte sucção (28 vezes mais forte que a de um aspirador doméstico) despedaça o corpo do bebê que está se desenvolvendo, assim como a placenta e absorve "o produto da gravidez" (ou seja, o bebê), depositando-o depois em um balde. O abortista introduz logo uma pinça para extrair o crânio, que costuma não sair pelo tubo de sucção. Algumas vezes as partes mais pequenas do corpo do bebê podem ser identificadas. Quase 95% dos abortos nos países desenvolvidos são realizados desta forma.
- Por Dilatação e Curetagem
Neste método é utilizado uma cureta ou faca proveniente de uma colher afiada na ponta com a qual vai-se cortando o bebê em pedaços com o fim de facilitar sua extração pelo colo da matriz. Durante o segundo e terceiro trimestre da gestação o bebê é já grande demais para ser extraído por sucção; então utiliza-se o método chamado dilatação e curetagem.
A cureta é empregada para desmembrar o bebê, tirando-se logo em pedaços com ajuda do fórceps. Este método está se tornando o mais usual.
- Por "D & X" às 32o semanas
Este é o método mais espantoso de todos, também é conhecido como nascimento parcial. Costuma ser feito quando o bebê se encontra já muito próximo de seu nascimento. Depois de ter dilatado o colo uterino durante três dias e guiando-se por ecografia, o abortista introduz algumas pinças e agarra com elas uma perninha, depois a outra, seguida do corpo, até chegar aos ombros e braços do bebê. Assim extrai-se parcialmente o corpo do bebê, como se este fosse nascer, salvo que deixa-se a cabeça dentro do útero. Como a cabeça é grande demais para ser extraída intacta; o abortista, enterra algumas tesouras na base do crânio do bebê que está vivo, e as abre para ampliar o orifício. Então insere um catéter e extrai o cérebro mediante sucção.
Este procedimento faz com que o bebê morra e que sua cabeça se desabe. Em seguida extrai-se a criatura e lhe é cortada a placenta.
- Por Operação Cesárea
Este método é exatamente igual a uma operação cesárea até que se corte o cordão umbilical, salvo que em vez de cuidar da criança extraída, deixa-se que ela morra. A cesárea não tem o objetivo de salvar o bebê mas de matá-lo.
- Mediante Prostaglandinas
Esta droga provoca um parto prematuro durante qualquer etapa da gravidez. É usado para levar a cabo o aborto à metade da gravidez e nas últimas etapas deste. Sua principal "complicação" é que o bebê às vezes sai vivo. Também pode causar graves danos à mãe. Recentemente as prostaglandinas foram usadas com a RU- 486 para aumentar a "eficácia" destas.
- Pílula RU-486
Trata-se de uma pílula abortiva empregada conjuntamente com uma prostaglandina, que é eficiente se for empregada entre a primeira e a terceira semana depois de faltar a primeira menstruação da mãe. Por este motivo é conhecida como a "pílula do dia seguinte". Age matando de fome o diminuto bebê, privando do de um elemento vital, o hormônio progesterona. O aborto é produzido depois de vários dias de dolorosas contrações.

O Aborto
O DIU também é abortivo
Além de matar o embrião, o DIU produz efeitos "secundários" e esterilidade provocados por seu uso, chegando  em alguns casos, inclusive à morte da usuária em alguns casos, inclusive até a morte da usurária
É inadmissível  a afirmação de que o  DIU não é abortivo, quando as próprias revistas especializadas e até a Organização Mundial da Saúde em seus informes ao respeito, assim o reconhecem explicitamente. Tanto é assim, que enquanto o aborto foi ilegal nos Estados Unidos também estava proibida sua comercialização e implantação .
O Laboratório que fabrica e distribui o Para Gard, DIU de última geração, modelo T 380 A nos Estados Unidos, distribui de forma obrigatória, um formulário com uma extensão de 11 páginas, de caráter de declaração jurada, a que deve ser rubricada pela interessada em sua colocação, em 12 oportunidades. Na mesma, há informações sobre todas as contra-indicações e efeitos colaterais que o DIU pode causar.
Lembramos que o nome T de cobre lhe é dado por causa da membrana galvanizada de cobre que recobre o corpo plástico em forma de "T" que tem o dispositivo.
Por suas características anatômicas, advertem que o DIU não é um dispositivo de barreira, quer dizer, não impede a livre circulação dos espermatozóides até encontrar-se com o óvulo. Sua função, na realidade, é, como agente exógeno ao organismo feminino, produzir irritação e inflamação nas paredes internas do útero (endométrio), o que lhe torna propenso a contrair uma série de infecções muito delicadas e que impossibilitam que o óvulo fecundado pelo espermatozóide (ovo) possa nidar-se ou implantar-se nessa parede. Isto leva ao desprendimento   e que provoque um  sangramento intermenstrual no qual é  expulso. Ou seja, ocorre um aborto.
A declaração jurada antes mencionada, elaborada pelo próprio Laboratório, explica o efeito da seguinte forma: "Como age o Para Gard: Ainda não se sabe exatamente como o Para Gard impede a gravidez. Foram  sugeridas várias teorias, entre elas, a interferência com o transporte, a fecundação e a implantação de espermatozóides. Os estudos clínicos com o DIU portadores de cobre indicam que a fecundação se altera, quer seja porque varia o número de espermatozóides ou pela falta de viabilidade destes. Os DIU não inibem a ovulação (produção e liberação de um óvulo dos ovários). O Para Gard nem sempre evita a produção de gravidez ectópica (a gravidez fora do útero, chamado às vezes gravidez tubária). A gravidez ectópica pode requerer cirurgia e deixar a mulher incapacitada de ter filhos, em  alguns casos pode causa a morte".
"Ainda não se compreende...", "Foram sugeridas várias teorias...". Em bom português, vemos que o próprio fabricante reconhece não saber como é o anticoncepcional. Na realidade, porque não o é. E fala de evitar a "implantação de espermatozóides". Como se o espermatozóide pudesse se implantar por si só no útero!
Mais adiante, a mesma declaração jurada sentença: "Fatores especiais de risco: ...Os dados indicam que há mais possibilidades em   relação  a outras mulheres, de que as usuárias do Para Gard contraiam  alguma infecção grave denominada doença inflamatória pélvica (DIP), especialmente se mantiverem  relações sexuais com mais de um parceiro. A DIP é o termo médico para designar a infecção da área pélvica superior. Nesta área  encontra-se o útero (matriz), as trompas de Falópio, o ovários e os tecidos circundantes (A vaginites, ou infecção local da vagina, não é DIP, mas pode levar a ela). Os estudos realizados indicam que o maior número de casos de DIP ocorrem pouco depois   da inserção do DIU e até   quatro meses depois. A DIP pode causar obstrução permanente das trompas, esterilidade, gravidez ectópica ou, em raras ocasiões, a morte. Se você tem agora ou já teve alguma DIP, não deve usar o Para Gard. A DIP é uma infecção causada pela gonorréia, clamídias ou outros organismos microscópicos. A DIP normalmente é um doença sexualmente transmissível (DST ou EV)..."
Vemos então, que o DIU não só não é anticoncepcional, como é abortivo, favorece as doenças de inflamação pélvica, a obstrução das trompas de Falópio, a esterilidade definitiva, os sangramentos constantes (e por conseqüências, anemias, debilitamento, etc.) e, em alguns casos, até a morte da usuária.
Muitas coisas se esclarecem quando sabemos que o dono da patente do Para Gard é o próprio Conselho de População, organismo vinculado à Fundação Rockefeller e consultor da ONU, junto ao Gyno Pharma, uma pequena corporação farmacêutica estabelecida como frente a pedido do próprio Conselho de População.
O laboratório Schering Argentina S.A.I.C. comercializa em nosso meio o DIU de terceira geração "NOVAT", para cuja propaganda acrescenta um rótulo que diz: "Método aprovado pelo Population Council" (Conselho de População).
Para tal fim, publicou uma série de cadernos onde presta informação sobre contraceptivos.
No caderno No 1, intitulado "Contracepção" (escrito por Gerd K. Doring; sem data de publicação), ao referir-se sobre a ação do DIU, diz: "Os anéis intrauterinos e as espirais impedem a implantação do ovo fecundado no endométrio" (pág. 13).
E no caderno No. 4, intitulado "Ginecologia e obstetrícia" (escrito por Adolf Eduard Schindler e Eva-María Schindler; Bs. As. Argentina, 1.989),  dedica-se à contracepção pós-coital (págs. 17 a 19), eufemismo para referir-se a métodos e práticas abortivas. Nessas páginas, mencionam o DIU, e entre outras coisas afirma: " Pode-se obter uma  contracepção pós-coital relativamente segura até 4 a 6 dias após o coito sem proteção, mediante a colocação de um DIU..." Desde então, depois de 6 dias, se as condições orgânicas da mulher eram favoráveis, a fecundação já se produziu, já há uma nova vida, já há uma pessoa. Mas ainda não ocorre a nidação do ovo no endométrio, sendo a colocação do Diu viável para impedi-la definitivamente. Estamos simplesmente diante de uma prática abortiva.
Se persistirem as dúvidas, o caderno continua, e ao mencionar as indicações para a colocação do DIU, entre outras, enumera:
". Planejamento familiar cumprido, mas não se deseja a  esterilização;
. Diretamente na interrupção da gravidez;
. Como anticoncepcional pós-coital" (pág. 21-22).
E ao mencionar as complicações possíveis com o uso do DIU, afirma:
"... Inflamação do pescoço e dos genitais internos...
. Perfuração;
. Aumento do índice de gravidez extrauterina;
. Gestações intrauterinas" (pág. 22).
Nos permitimos remeter a um artigo de atualização científica publicado na "Revista da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nacional de Cuyo, República Argentina. 1.989 VOL. XI Nro. 1"
Neste artigo, intitulado "Dispositivo intrauterino e gravide", encontramos afirmações e sentenças como as seguintes:
. "Se uma portadora de DIU fica grávida, esta situação pode ser complicada, além da posição que possa adotar o casal     sobre o futuro da gestação. É muito provável que a gravidez termine em um aborto espontâneo no primeiro ou segundo  trimestre... ...Se o DIU não for retirado, aproximadamente 50 % das gestações  ortotópicas abortam espontaneamente... Ou seja que esta situação representa de 3 a 5 vezes mais que a taxa de abortos espontâneos em usuárias de outros métodos. Alguns estudos evidenciam que mais da   metade de tais abortos ocorrem no 2o trimestre. Em 1.984 nos Estados Unidos foi   publicado um  trabalho sobre 539 mulheres com DIU, que tinham 26 vezes mais probabilidades de ter um aborto espontâneo séptico no 2o  trimestre em   relação a mulheres grávidas sem  DIU. Evidentemente que as complicações infecciosas no 2o  trimestre são mais graves que as de aborto espontâneo precoce" (pág. 35).
E continua: "Outro dos problemas que podem ocorrer é o das anomalias congênitas que costumam se apresentar em gestações das portadoras de DIU... Mishell estudou os tecidos expulsos de    mulheres que abortaram espontaneamente e eram portadoras de DIU. Em sua estatística, 21 de 110 apresentaram anomalias embrionárias" (pág. 36).
Depois acrescenta: "Se recordamos a ação do DIU,  pode-se dizer que este diminui   a nidação uterina em 99,5 %  e na trompa em 95 %. Portanto, se ocorre uma gravidez com DIU, há maior possibilidade que seja ectópica" (pág. 36).
E remata afirmando: "Há  poucos anos chamou a atenção o aumento de E.I.P (doenças de inflamação pélvica) devido às doenças sexualmente transmissíveis e foi sugerido que se produz com maior freqüência em  quase 50 % das portadoras de DIU. O teste         epidemiológico desta hipótese vem dos estudos que mostram um aumento das taxas com uma maior duração de uso do  DIU" (pág. 37).
Termina o artigo: "Por último, duas palavras sobe a recuperação da fertilidade daquelas que abandonam o uso do DIU. A recuperação não depende do tipo de DIU nem do tempo de uso, mas da gravidade do  dano que estes causam" (pág. 37).
Assina o artigo o  próprio  Dr Héctor Osvaldo Lotfi, então, Professor titular de Clínica Ginecológica da Faculdade de Cs. Médicas da U.N.C.- Mendoza - Argentina..
José Murri.
Fonte: Revista Arbil
_____________________________________

Exercícios para cérebros enferrujados
 

Não  deixe de ler.


                    De aorcdo com uma peqsiusa

de uma uinrvesriddae ignlsea,  

não ipomtra em qaul odrem as  

Lteras de uma plravaa etãso,  

a úncia csioa iprotmatne é que  

a piremria e útmlia Lteras etejasm  

no lgaur crteo. O rseto pdoe ser  

uma bçguana ttaol, que vcoê  

anida pdoe ler sem pobrlmea.  

Itso é poqrue nós não lmeos  

cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa  

cmoo um tdoo.
 

Sohw de bloa.

Fixe seus olhos no texto abaixo e deixe que a sua  mente leia corretamente o que está escrito.

  35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!

 







 



Nenhum comentário: