Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Hoje, 12 de Janeiro de 2010, celebramos o "Dom da Vida" de Geraldina Leite do Nascimento, pela passagem dos seus 86 anos de vida. Parabéns nossa Tia-Mãe! Receba o beijo filial dos seus sobrinhos e filhos Lúcia,Luciano e Lusmar!


12 de Janeiro – 1924
86 Anos!!!
Aniversário Natalício
De
Geraldina Leite do Nascimento.
Aracoiaba – Ceará.
(Geraldina Leite cantando na Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora - Capela São José - Aracoiaba - Ceará)

Obrigado Deus bondoso, pelo Dom da Vida de Geraldina Leite do Nascimento!
Nossa querida Tia-Mãe!
Nossa Mãe!
Nossa Vida!

(FOTO: LUSMAR, ESTELINHA E GERALDINA LEITE. FESTA DA INAUGURAÇÃO DO MUSEU EM ARACOIABA.)

A ela, nossa verdadeira mãe, amiga e mestra em nossa vida,
o beijo filial , sss
o beijo da gratidão
dos seus sobrinhos Lúcia, Luciano e Lusmar.
 
(FESTA ANIVERSÁRIO DE GERALDINA LEITE - 2008) 
 *******

12 De Janeiro - Aniversário Natalício 
de
Dr. Salomão Alves de Moura Brasil (in memoriam)
 Por mais de 50 anos ,Dr. Salomão prestou relevantes serviços à Educação na cidade de Aracoiaba e nas cidades que compõem a Região do Maciço de Baturité.
Cognominado como Papa da Educação em Aracoiaba pelo povo de sua terra.
Ao Dr. Salomão a nossa gratidão!!!
 
2ª Capa do Livro: O Menino que disse Sim - Autoria: Dr. Salomão
Livro lançado em 31 de maio de 2008.

1ª capa do Livro: "O Menino que disse SIM.
Eu, Francisco Lusmar Paz, filho da cidade de Aracoiaba, Ceará, fui convidado por Dr. Salomão para fazer a introdução desse livro.
Aqui estão algumas partes dessa introdução que redigi:
" De fato, o livro merece ser lido e relido, pela beleza do seu conteúdo, cuja história com seus detalhes mesclados de sinceridade, simplicidade e, acima de tudo, exemplo de luta, cativará e emocionará o leitor...
O título dessa história "O Menino que disse SIM", fala sobre as razões que levaram Salomão a sair de Aracoiaba e vencer na vida, voltando anos depois para empregar aqui, o que ele conseguiu economizar durante seus mais preciosos tempos de juventude...
Não se pode falar em Aracoiaba sem falar em Salomão. Não se pode falar em educação sem falar em Salomão...
Este homem é um verdadeiro exemplo de fé, de luta e de cultura. É também um exemplo de vida, para estimular nossos jovens, mostrando que ninguém que nasce desvalido é obrigado a permanecer na miséria...
Educação é a maior herança que esse grande educador deixou para todos nós, a ponto de ser cognominado pelo povo como "O Papa da \Educação no Maciço de Baturité.
Descanse em paz meu irmão.
Lusmar Paz
Criador do blog lusmarpazleite.blogspot.com
*********
   SAUDADE
Autor:  Dr. Salomão

Porque é que me atormentas, ó saudade?...
Porque te sinto sempre à minha frente?...
Saudade! Brando espinho bem pungente
Que fere o coração em toda a idade...

Termômetro do amor, és na verdade
Um bem que traz um mal a toda gente,
Um mal que só faz bem quando se sente,
És mesmo o bem e o mal da humanidade...

Do mal quem te furtou p’ra tanto bem,
Da árvore talvez do bem e do mal?...
Um anjo, acaso, lá do Paraíso?...

Embora nos fizesse mal também,
Fez-nos um bem, contudo, se afinal,
Não és mais que um soluço, num sorriso.

Obs.: Esta poesia foi-me enviada pela Dra. Rosemary Santana Matos, Superintendente do Patrimônio Histórico Municipal de Aracoiaba.
 ********
 Felicidade, onde moras?
Felicidade, procuro-te pelas estradas da vida. Felicidade, onde moras?
Felicidade, és a mola mestra do meu dia a dia!
Conversei com os ídolos do mundo (dinheiro,prazer,orgulho,poder), mas eles me confessaram sua impotência em me fazer feliz.
E uma voz amiga me falou no meu coração: " A felicidade sou Eu, teu Deus e teu Amigo".



OFERECIMENTO DIÁRIO
Mês de Janeiro

Meus irmãos, pela manhã, antes de saírem ao trabalho, façam esse "Oferecimento Diário".
Santifiquem o dia de vocês com essa valorosa, forte e linda oração.
Esta é a oração que o pessoal do "Apostolado da Oração" reza todos os dias.
Agora chegou a vez de vocês!
Então, vamos rezar? Sim, vamos!
Comecemos agora!
"Deus, nosso Pai,/ eu te ofereço todo o dia de hoje:/minhas orações e obras,/meus pensamentos e minhas palavras,/minhas alegrias e meus sofrimentos,/ em reparação de nossas ofensas,/em união com o Coração de teu Filho Jesus,/que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia,/pela salvação do mundo./Que o Espírito Santo, que guiou a Jesus,/seja meu guia e meu amparo neste dia/ para que eu possa ser testemunha do teu amor./ Com Maria,/Mãe de Jesus e da Igreja,/rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre/para este mês:/que os jovens saibam utilizar os modernos meios de comunicação social / e melhor servirem à sociedade./ E que cada fiel em Cristo / tome consciência de que a unidade de todos os cristãos constitui uma condição / para tornar mais eficaz o anúncio do Evangelho."

MOVIMENTO DOS FOCOLARES

Chiara Lubich, Uma mulher excepcional

que continua a marcar a História da Humanidade

 
“(…) Chiara Lubich foi a primeira mulher cristã a expor a sua experiência espiritual (sem dela nada ocultar) a vastos auditórios budistas, muçulmanos e hindus. Fê-lo em 1981, num templo de Tóquio, perante 10.000 pessoas; em 1997, na Tailândia, perante monges e monjas budistas, e, também em 1997, na histórica mesquita “Malcom X” de Harlem, em Nova Iorque. (….)


No dia 14 de março  de 2008, partia para o Paraíso, Chiara Lubich, fundadora do Movimento dos Focolares (MdF), um movimento católico que, de forma inovadora, acolhe cristãos de outras denominações, fiéis de outras religiões e pessoas de convicções não religiosas. Presente em 182 nações, conta cerca de 140 mil membros activos e 2 milhões de aderentes.
Toda esta difusão se deve à fidelidade de uma jovem de Trento que, em 1943, num contexto de guerra que evidenciava a caducidade de todos os ideais humanos, descobriu em Deus o Ideal da sua vida. Essa descoberta levou-a a reler a uma nova luz o Evangelho. De um modo particular, sentiu-se chamada a actuar o testamento de Jesus, as palavras que Ele pronunciou pouco antes de morrer: «Pai, que todos sejam um, como Tu e Eu somos um».
O que trouxe de novo, à Igreja e à Humanidade, a vida de Chiara Lubich? João Paulo II afirmou, um dia, que via no Movimento que ela fundou (MdF) uma imagem da Igreja tal como a delineou o Concílio Vaticano II. Antecipou e, posteriormente, concretizou várias das intuições desse Concílio. Desde logo, a revalorização do papel dos leigos (e da mulher) na Igreja. Propôs a santidade como uma meta para todos (“a santidade para as massas”), resultado não tanto de um caminho individual, mas de uma experiência comunitária de amor e ajuda recíprocos (uma “santidade colectiva”).
A sua proposta de unidade entre as pessoas e as comunidades encontra o seu modelo em Deus uno e trino. A vida da Trindade deixa de ser algo de longínquo e inacessível (o teólogo Karl Rahner chegara, até, a afirmar que, se fossem abolidos os dogmas trinitários, talvez a vida do comum dos cristãos não se modificasse) e passa a ser um modelo para todos os âmbitos da vida social, onde se harmonizam unidade e distinção, identidade e comunhão.
O «que todos sejam um» foi, pois, o horizonte de Chiara Lubich e do Movimento por ela fundado, que, também na linha do Vaticano II, se abriu a quatro diálogos: o diálogo entre católicos, o diálogo entre cristãos de várias denominações, o diálogo com fiéis de outras religiões e o diálogo com pessoas de convicções não religiosas.
A espiritualidade da unidade veio reanimar a vida de muitas famílias chamadas a abrir-se à sociedade, para a impregnar dos seus valores característicos, para que ela se torne uma grande família. «Como a família, assim a sociedade» - propôs numa ocasião Chiara Lubich.
No Evangelho, ela e os seus seguidores encontraram a fonte da «mais potente revolução social», capaz de renovar pessoas e estruturas. São inúmeras as obras sociais a que deram origem.
Esta espiritualidade trouxe, também, uma nova luz aos ramos do saber, não só à teologia, mas também à filosofia, à psicologia, à sociologia, à economia, à reflexão política, etc. Chiara Lubich, que abandonara a perspectiva de seguir estudos para se consagrar a Deus, recebeu, de Universidades espalhadas por todo o mundo, doutoramentos honoris causa em quase todas essas disciplinas.
Ao mundo da política, propôs a fraternidade como autêntica categoria política, para dar expressão concreta a este terceiro princípio (o que tem sido mais esquecido) do tríptico da Revolução Francesa. Políticos de vários quadrantes têm acolhido esta proposta.
Ao mundo da economia, propôs um modelo de economia de comunhão na liberdade, desafiando as ideias correntes de que só o móbil do egoísmo torna eficaz a economia, ou só a intervenção estatal permite introduzir na vida económica a consideração do Bem Comum.
A vida de Chiara Lubich transformou muitas outras vidas. Nela colheram inspiração e ensinamentos pessoas que têm em curso processos de beatificação, como o intelectual e político italiano Igino Giordani (um co-fundador do MdF) e o cardeal vietnamita Van Thuan, referido como testemunho de vida cristã numa encíclica de Bento XVI.
(Fonte: Pedro Vaz Patto in http://paginaspessoais.parlamento.pt )
Concluindo: Muitas pessoas comuns de todo o mundo lhe devem aquilo que dá sentido às suas vidas, aquilo que de mais precioso têm. É o que sucede também comigo, desde a minha adolescência. Daí a minha gratidão, que não posso deixar de tornar pública. Grazie, Chiara!

O MOVIMENTO DOS FOCOLARES

O Movimento dos Focolares, difundido em 182 países nos cinco continentes, tem a fisionomia de um pequeno povo composto por pessoas de várias raças, culturas e categorias sociais. O seu objetivo é contribuir para a realização do Testamento de Jesus “Pai que todos sejam um”, construindo pontes de diálogo e de fraternidade em toda a família humana. Nessa linha, o Movimento desenvolve iniciativas que favorecem o diálogo e a comunhão na Igreja Católica, entre todas as Igrejas cristãs, entre as diversas religiões e com pessoas sem um referencial religioso. O Movimento desenvolve também iniciativas para difundir a cultura da fraternidade nos mais diversos âmbitos da sociedade: no campo da cultura, da política, da economia, da comunicação, da arte e da ciência. Os membros do Movimento são 140.000 em todo o mundo e mais de dois milhões de pessoas aderem aos seus princípios.
Nascimento do Movimento
O Movimento nasceu em Trento no dia 7 de Dezembro de 1943, data em que Chiara Lubich – a sua fundadora, então com 23 anos –, consagrou a sua vida a Deus, como resposta à descoberta fulgurante do Seu amor que se revelou precisamente no clima de ódio da Segunda Guerra Mundial. Quando corria para os refúgios, para proteger-se dos bombardeios, Chiara e suas primeiras companheiras, levavam unicamente o Evangelho. “Aquelas palavras” – é Chiara quem escreve – “pareciam iluminar-se com uma luz nova”. No mandamento do amor recíproco descobrem o coração do Evangelho. No testamento de Jesus “Que todos sejam um”, o plano divino de unidade universal e o objetivo das suas vidas. Em Jesus crucificado que, na cruz, grita o abandono do Pai, a medida do amor recíproco e o segredo para compor, na Terra, a unidade que faz nascer a presença espiritual de Jesus prometida por Ele a “dois ou mais reunidos no seu nome”, isto é, no seu amor.
ESPIRITUALIDADE DA UNIDADE
A espiritualidade de unidade e de comunhão do Movimento dos Focolares é partilhada por pessoas de todas as idades e categorias sociais. Não só entre católicos, mas também com mais de 50.000 cristãos de 350 Igrejas e Comunidades eclesiais, 30.000 fieis das grandes religiões e 70.000 pessoas sem qualquer referência religiosa.

Esta espiritualidade gera um estilo de vida que, inspirando-se em princípios cristãos – mas colocando em evidência os valores existentes em outras crenças e culturas – responde às questões existenciais sobre o sentido da vida e da autenticidade, contribuindo assim para levar ao mundo a paz e a unidade. Este estilo de vida que faz nascer a unidade, revela-se como o “paradigma que pode transformar a sociedade nos seus variados âmbitos.

MOVIMENTO DOS FOCOLARES
50 anos de transformação social no Brasil


Cerca de quatro mil pessoas provenientes de todo o Brasil estarão reunidas nos próximos dias 24, 25 e 26 em Sumaré (SP) para a comemoração do aniversário de 50 anos da chegada do Movimento dos Focolares no Brasil. Esse diversificado grupo de pessoas representará os cerca de 280 mil brasileiros membros dos Focolares, entre os quais pessoas de diferentes Igrejas cristãs, de outras religiões e pessoas sem um referencial religioso. No início do mês um evento semelhante reuniu, em Recife, mais de cinco mil pessoas.

O Brasil foi o primeiro país fora do continente europeu a receber o Movimento dos Focolares que teve início em Trento, na Itália e que, atualmente, conta com cerca de dois milhões de participantes de 180 nações. Os primeiros centros do Movimento no Brasil foram abertos em março de 1959 em Recife, de onde a mensagem e a experiência de fraternidade dos focolarinos espalharam-se em todo o Brasil. Atualmente, existem comunidades do Movimento em mais de 500 cidades de todos os Estados. O Movimento dos Focolares é conhecido em todo o país pela sua mensagem de fraternidade e pelo seu trabalho de construção do diálogo entre Igrejas, religiões, povos e culturas e em todos os âmbitos da vida social, da educação à política. O Movimento é conhecido também pelo seu intenso trabalho de promoção humana e social em dezenas de iniciativas junto a comunidades pobres.

O Movimento deu origem também o projeto Economia de Comunhão (EdC). Em 1991, numa de suas visitas ao Brasil, Chiara Lubich, fundadora dos Focolares, lançou a proposta de que surgissem empresas de todos os setores da economia decididas a destinarem parte dos lucros para a promoção humana e a inclusão social de pessoas e famílias em necessidade. O objetivo da iniciativa era contribuir para a superação da desigualdade social no nosso país. O projeto conta, hoje, no Brasil, com a adesão de 80 empresas, com três pólos empresariais - em Cotia (SP), em Igarassu (PE) e em Benevides (PA) e com uma rede de economistas e estudiosos que difundem seus valores no mundo acadêmico. No mundo, mais de 800 empresas aderem à EdC.

A proposta de fraternidade do Movimento foi acolhida por profissionais e especialistas das mais diversas áreas suscitando iniciativas de relevo em diversos âmbitos profissionais. No campo da Educação surgiu o movimento “Pedagogia de Comunhão”; no campo jurídico, o movimento “Direito e Comunhão”; na Comunicação, suscitou “NetOne”, uma rede internacional de comunicadores que trabalham para difundir a cultura da fraternidade.

Entre as últimas expressões do Movimento no Brasil, está o Movimento Político pela Unidade (MPpU) que reúne cidadãos de todas as categorias sociais, representantes e grupos políticos das mais diversas correntes ideológicas que trabalham para transformar a política num instrumento de construção do bem-comum em vista de uma sociedade mais fraterna. Entre os membros do MPpU estão importantes lideranças civis, deputados estaduais e federais, governadores, ministros de Estado, prefeitos e vereadores.

Todo esse trabalho de promoção social e cultural do Movimento dos Focolares foi reconhecido pelo Governo Brasileiro em 1998, quando concedeu a Chiara Lubich a Comenda do Cruzeiro do Sul, o maior reconhecimento do Brasil a personalidades estrangeiras.

Programação: O evento em Sumaré contará com a presença de alguns dos pioneiros dos Focolares no Brasil entre os quais lideranças do Movimento em âmbito internacional. Numa sucessão de números artísticos, documentários e testemunhos, o evento percorrerá as etapas da história dos Focolares no nosso país e apresentará um mosaico de suas mais importantes expressões e iniciativas nos âmbitos religioso, social e cultural envolvendo as diversas gerações e vocações, religiosas e laicas, que compõem o Movimento.

Nenhum comentário: