Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Novidades:Dia do Esportista / Anúncio: Homenagem à FGTECH, Capistrano, Baturité, Aracoiaba-CE. /Aniversário - 151 Anos das Aparições de N. Sra. de Lourdes a Santa Bernadette / Aniversário de Lúcia Paz, irmã do Lusmar Paz / Papa Bento XVI, visitará os Túmulos dos Pastorinhos em Fátima-Portugal. / A Quaresma e a Campanha da Fraternidade estão chegando... / Pensamento da Semana / Minutos de Sabedoria / A Violência / Qual é o Terceiro Segredo de Fátima? / Liturgia Diária do Domingo, dia 07/02 / Mentiras pela Internet. /Livros da Coleção Aplauso gratuitamente... / Professor (a) e seu Plano de Aula / Vamos cantar os Direitos Humanos... / Sou Professor - Paulo Freire /HOMENAGEM AO AMIGO LUIS FIRMINO ALVES (in memoriam) /Outras novidades postaremos durante a semana.




Turma,

O CARNAVAL ESTÁ CHEGANDO...

Vamos brincá-lo com

Saúde,

Responsabilidade

PAZ

e

Amor.

Deus quer que  seus filhos se divirtam, mas Numa diversão


sadia e de respeito À dignidade do irmão!


FELIZ CARNAVAL PARA TODOS!!!
_____________

ATENÇÃO! 

Amanhã  postarenos uma homenagem dedicada  à FGTECH

INFORMÁTICA, que faz a cobertura com o sinal da internet de toda a 

Região do Maciço de Baturité.

Empresária Responsável: Tarciana de Sousa Nogueira

Dia do Esportista

19 de Fevereiro

Parabéns, saúde e paz  aos "Esportistas" brasileiros e de todo o mundo"

São os votos de toda a família do blog lusmarpazleite.

Esportista
O esportista, ao praticar exercícios físicos, coletiva ou individualmente - e com método -, está aperfeiçoando a atividade de seu corpo e mente.
Nessa atividade, ele emprega sua força, sua habilidade e inteligência (em conjunto ou separadas), seguindo regras pré-fixadas. O objetivo é vencer os adversários que enfrenta direta ou indiretamente.
Daí concluírmos que, apesar de em alguns esportes o homem precisar dominar uma máquina (automóvel, moto, lancha etc), a natureza (alpinismo, natação) ou mesmo os animais (caça subaquática, hipismo etc), o esporte teve sua origem da competição entre homens ou grupos de homens.
O esportista, então, é aquele que tem como principal intenção superar outros competidores e até a si mesmo, suas próprias limitações. Quando o esportista cruza a faixa de chegada ou o juiz da disputa determina seu encerramento, trata-se do ponto final de um trabalho exaustivo para atingir o ápice do condicionamento corporal, visando à vitória.
Ele encerra em si o desejo de perfeição, a idéia de totalidade. O atleta perseguirá essa finalidade em toda a sua vida dedicada ao esporte.
Fonte: www.ibge.br

Esportista
O esporte visa trabalhar tanto o corpo quanto a mente, por isso, deve ser feito com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Seja o esporte coletivo ou individual, profissional ou amador, o esporte não é uma atividade recente.
Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a idéia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas num vilarejo grego chamado Olímpia.
Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo. Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano.
O mundo do esporte está se separando da simples atividade física.
O esporte está ligado a empresas, a clubes e à mídia gerando uma grande receita de dinheiro.
Além do dinheiro gerado pelo esporte profissional, há também o gerado pelo apelo midiático de estética, o que envolve academias, modalidades esportivas da moda e até mesmo a indústria de roupas para ginástica. Mas mesmo assim, o esporte continua sendo um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida
Fonte: www.cidadaopg.sp.gov.br
Dia do Esportista

19 de Fevereiro

Esportista
Iniciar a criança na vida esportiva é oferecer-lhe aprendizagens fundamentais que serão úteis para o resto da sua vida: ter consciência de si mesma, dos próprios potenciais e limites e desenvolver a forma de lidar com o outro - seja parceiro, adversário, técnico, professor ou torcedor -, para viver numa sociedade de forma equilibrada. Além disso, a prática de esportes, desde a infância, evita problemas que podem surgir somente na fase adulta. A criança, contudo, deve ter a iniciativa de escolher o esporte que vai praticar, com total liberdade.
Quando se trata de esporte escolar, cai-se no binômio educação física e esporte. No meio esportivo, as pessoas costumam entender aquela como continuidade deste. No meio acadêmico, porém, existe certo preconceito contra a competição. Como resultado disso, atualmente não existe uma linha nem de esporte, nem de atividade física dentro das escolas brasileiras. A educação física não é valorizada como disciplina curricular, apesar de ser a única que interage e complementa o restante do conteúdo escolar.
O esporte é uma rica fonte de relacionamentos e colabora para a saúde física e mental. Distúrbios futuros como altos níveis de colesterol, problemas de pressão e, em alguns casos, dificuldades de se relacionar em grupo podem ser evitados ou atenuados com a prática de algum esporte, em qualquer faixa etária.
A diferença entre um esportista de fim de semana, que pratica o esporte de vez em quando, e um esportista profissional está na preparação adequada, que evita o risco de lesões. Começar a praticar um esporte ou uma atividade física significa obter orientação apropriada, seguir uma disciplina antes, durante e depois dos exercícios. É fundamental não só ter uma alimentação balanceada, como também usar roupas e calçados adequados.
Qualquer atividade física proporciona benefícios ao organismo, melhora as funções cardiovasculares e respiratórias, queima calorias, ajuda no condicionamento físico e induz a produção de substâncias com caráter relaxante e analgésico, como a endorfina. Além disso, melhora a auto-estima e acrescenta mais saúde e qualidade de vida às pessoas.
Fonte: www.paulinas.org.br


Esportista
O esporte visa trabalhar tanto o corpo quanto a mente, por isso, deve ser feito com acompanhamento médico e de um profissional de educação física. Seja o esporte coletivo ou individual, profissional ou amador, o esporte não é uma atividade recente.
Os primeiros a sistematizarem o esporte como competição foram os gregos e foi deles que veio a idéia do que hoje conhecemos como Olimpíadas. As Olimpíadas ganharam esse nome porque eram realizadas num vilarejo grego chamado Olímpia. Era uma espécie de comemoração oferecida a Zeus, o deus do Olimpo.
Hoje em dia, o esporte está integrado a interesses e rende milhões e milhões de dólares por ano. O mundo do esporte está se separando da simples atividade física. O esporte está ligado a empresas, a clubes e à mídia gerando uma grande receita de dinheiro.
Além do dinheiro gerado pelo esporte profissional, há também o gerado pelo apelo midiático de estética, o que envolve academias, modalidades esportivas da moda e até mesmo a indústria de roupas para ginástica. Mas mesmo assim, o esporte continua sendo um dos melhores meios para garantir um envelhecimento saudável e uma boa qualidade de vida.
Fonte: UFGNet, CEDI, Soleis
Dia do Esportista

19 de Fevereiro

Dia do Esportista
No dia 19 de fevereiro se comemora o Dia do Esportista. Mas você sabia que o esporte faz parte da vida do ser humano há milênios? Nossos ancestrais mais remotos já o praticavam, ainda que sem saber, quando corriam atrás de suas presas ou fugiam de seus predadores.
[Vaso Grego] Os registros históricos remontam a 3.000 a.C. e incluem fontes literárias e iconográficas descrevendo cenas esportivas, muitas delas ritualísticas. Anos mais tarde a prática esportiva se solidificaria com os Jogos Olímpicos, na Grécia, a partir do ano de 776 a.C. Com isto, o esporte deixou de ser apenas um ritual e passou a ser uma competição, com regras, vencedores, campeões.
No mundo moderno o esporte está difundido em inúmeras modalidades, tipos e formas. Tornou-se profissional, promove espetáculos, suscita paixões, cria ídolos e mitos, gerando empregos e renda.

Por outro lado, como diz o velho ditado, o importante é praticar, e não, competir. As pessoas fazem esportes pelo prazer de correr ao ar livre, jogar bola e compartilhar momentos agradáveis com amigos. Algumas buscam somente resultados estéticos, outras perseguem saúde e qualidade de vida. Mens sana in corpore sano. E bola pra frente.
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Você sabia que o esporte faz parte da vida do ser humano há milênios?
O esporte ajuda:
No crescimento físico
A lidar com medos e frustrações
A jogar de acordo com as regras
A fazer amigos
A jogar em equipe
A solucionar problemas.
Como diz o velho ditado, o importante é praticar, e não competir.
As pessoas fazem esportes pelo prazer de correr ao ar livre, jogar bola e compartilhar momentos agradáveis com amigos.
Chame seus amigos e vá se divertir!!!
Fonte: www.smartkids.com.br

19 de Fevereiro

Dia do Esportista
É incrível quando um jogador passa a bola para o outro, mesmo sem vê-lo! A ginasta dando tantos saltos e giros no ar! Que controle, que precisão! É incrível! Existe uma infinidade de esportes e para cada um deles partes do corpo são utilizados e muitos exigem não somente a agilidade do corpo, mas do time, da equipe e até o manejo de animais. Será que existe algum esporte em que não se utilize o corpo?
Alguém já disse que somos os únicos seres espirituais, criados por Deus e
que tem corpos. Por isso Deus, em Sua Palavra, a Bíblia, e Cristo Jesus em
Seu evangelho, mostram que a vida espiritual inclui o nosso corpo. Somos
avaliados diante de Deus pelas ações praticadas com o corpo.
Não é possível existir relacionamento entre o ser humano e o Criador sem a participação do corpo. Longe de ser algum empecilho o corpo é integrante da vida humana com Deus. É por isso que lemos na Bíblia a seguinte diretriz: “Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa” (1.Tess. 4:4).
O esporte treina a pessoa para lidar com os medos e as frustrações; a jogar, de acordo com as regras a fazer amigos e a jogar em equipe, e treinar a capacidade de tomar decisões sobre a jogada mais adequada para cada situação de jogo.
O esporte é como um ensaio da pessoa para a vida. Deus nos incentiva, na vida com Ele a desenvolver o mesmo esforço do esportista que se disciplina para ter uma vida saudável diante dos homens, de si e diante Dele. Lembre-se: 19 de fevereiro é dia de homenagear todos os atletas do Brasil. Vamos, escolha e pratique o seu esporte, faça desse dia o seu dia também.Vá a um lugar reservado e convide a Cristo Jesus para ser seu Senhor a partir de agora. Nele, você novamente terá o acesso à comunhão com Deus desimpedido.
Fonte: www.umbet.org.br
Educação Física
Carlos Ribeiro, de 5 anos, faz natação três vezes por semana. Sua mãe o leva à escola e aproveita para ter aulas de hidroginástica. Você conhece casos como esse? A cada dia aumenta a conscientização de que combater o sedentarismo é importante tanto para as crianças quanto para os adultos. O culto ao corpo, que explodiu nos anos 80 no Brasil e no mundo, resistiu ao modismo e não só permanece como vem se expandindo. É cada vez maior o número de pessoas que praticam exercícios com regularidade para corrigir a postura, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, aumentar a flexibilidade e descarregar as tensões de um dia-a-dia estressante.
Como se vê, o mercado está em alta para o educador físico, profissional que detém o conhecimento para se ter boa forma, sabe como planejar programas de exercícios e definir o que é mais adequado para uma pessoa ou para um grupo. Ele é capaz de orientar posturas corporais, calcular a intensidade e a freqüência de cada série de exercícios, aprimorando o condicionamento físico e o desempenho, de atletas ou não.
A figura do personal trainner – instrutor físico particular – está se popularizando. Antes restrita a artistas, empresários e pessoas de alto poder aquisitivo, o personal trainner está se tornando acessível também à classe média, por causa da redução do preço da hora-aula, resultante do aumento do número desses profissionais. A demanda cresce, principalmente nos grandes centros. “O mercado hoje absorve tanto o profissional com formação específica em aeróbica, dança, ginástica olímpica, quanto o generalista”, ressalta o presidente do Conselho Regional de Educação Física dos Estados de Minas Gerais, Paraná e Região Centro-Oeste, Cláudio Augusto Bosch. Esse profissional pode atuar também em clubes, spas, academias. “O Hospital das Clínicas da USP contrata educadores físicos”, exemplifica Bosch. Em geral, nesses locais o profissional orienta grupos especiais como idosos, cardíacos, deficientes.
Outro segmento promissor é o de lazer e entretenimento. Hotéis, resorts e centros recreativos sabem que pouco adianta a infra-estrutura – quadras, piscinas, sala de musculação – sem um profissional apto a orientar as atividades. O turismo ecológico – como montanhismo e exploração de cavernas – é um setor que também tem contratado profissionais da área. E dar aulas em escolas de ensino médio e fundamental – tradicional campo de atuação dos educadores físicos – é mais uma alternativa.
A regulamentação da profissão de bacharel em Educação Física, em 1998, livra esses profissionais de disputar vagas com curiosos que exerciam a profissão mesmo sem ter formação adequada. O educador físico precisa de uma formação sólida sobre as atividades biológicas e psicológicas do ser humano e de uma boa didática para ensinar os exercícios de uma maneira criativa e estimulante. No curso de Educação Física, os alunos estudam o funcionamento do corpo humano em aulas de anatomia, biologia, fisiologia, bioquímica. As aulas práticas incluem condicionamento físico, recreação e movimento. O salário inicial da categoria está em torno de R$ 1,2 mil.

Duração média do curso

Quatro anos

A profissão

O bacharel em Educação Física organiza, executa e supervisiona programas de atividades físicas e esportivas para pessoas ou grupos. Também prepara crianças e adultos para as diferentes variedades de esportes. Auxilia no tratamento de portadores de defeitos físicos, elaborando e aplicando exercícios especiais. As academias de ginástica, que crescem em todo o país, são um bom campo de trabalho. O profissional encontra colocação também em escolas, clubes, associações esportivas, hotéis, condomínios e empresas preocupadas com a saúde e a boa forma de seus funcionários. Para exercer a profissão é necessário o registro no Conselho Federal de Educação Física e, para lecionar, é preciso o diploma de licenciatura.

Características que ajudam na profissão

Boa coordenação motora, preparo físico, concentração, facilidade em comunicar-se e lidar com o público, concentração, atenção, paciência, meticulosidade.
Fonte: www1.uol.com.br
Educação Física
Educação Física

Licenciatura

O curso de Licenciatura em Educação Física forma profissionais para a prática docente na Educação Básica, capazes de planejar, orientar, supervisionar, executar e avaliar o ensino da Educação Física escolar a partir das diferentes formas da atividade física (exercício físico, ginástica, jogos, esportes, lutas marciais e atividades rítmicas e expressivas), buscando a formação integral dos alunos e a promoção da saúde respeitando as diversidades.

Atuação Profissional

O licenciado em Educação Física estará apto a atuar em todos os níveis da Educação Básica (escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, educação de jovens e adultos ).

Bacharelado

O curso de Bacharelado em Educação Física forma um profissional com conhecimento técnico e científico, capacitado para atuar com autonomia e visão crítica em todos os níveis de atenção à saúde humana, a partir das diferentes formas da atividade física (exercício físico, ginástica, jogos, esportes, lutas marciais e atividades rítmicas e expressivas), na promoção de um estilo de vida fisicamente ativo e saudável.

Atuação Profissional

O bacharel em Educação Física estará apto a atuar nas atividades relacionadas à gestão do movimento humano e à atividade física (iniciação e treinamento desportivo, lazer na iniciativa pública e privada, atividades físicas em clubes, hotéis, centros de lazer, parques, condomínios, academias, unidades básicas de saúde, hospitais, associações, empresas, indústrias, treinamento personalizado).

Perfil do Profissional

Profissional capacitado a atender às diferentes manifestações da cultura do movimento presentes na sociedade, considerando as características regionais e os diferentes interesses identificados com o campo de atuação profissional.
Espera-se, portanto, que o perfil profissional constitua-se por:
Responsabilidade da ação social, política e pedagógica no contexto no qual está inserido
Fundamentação teórica contínua no que diz respeito às correntes pedagógicas, filosóficas e científicas
Entendimento sobre os diferentes contextos, visão crítica e como professor pesquisador
Reflexão sobre sua condição profissional enquanto agente transformador, facilitador, orientador e cidadão
Conhecimento para poder abranger o ser humano como um todo, diferenciado, com suas potencialidades e diversidades.

Mercado de Trabalho

Licenciatura

O licenciado em Educação Física estará apto a atuar em todos os níveis da Educação Básica (escolas de educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, educação de jovens e adultos ).

Bacharelado

O bacharel em Educação Física estará apto a atuar nas atividades relacionadas à gestão do movimento humano e à atividade física (iniciação e treinamento desportivo, lazer na iniciativa pública e privada, atividades físicas em clubes, hotéis, centros de lazer, parques, condomínios, academias, unidades básicas de saúde, hospitais, associações, empresas, indústrias, treinamento personalizado).
Fonte: www.feevale.br
 
_______________ @@@@@@@@@@@@@@_____________


Hoje, 11/02/2010 – Aniversário de Lúcia de Fátima Paz.
Lúcia, receba o abraço carregado de gratidão e preces de sua família!
Obrigado por tudo que você fez e faz por todos nós!
Saúde, paz e vida longa pra você.
Parabéns! Felicidades!
Deus lhe abençoe!!!
(Seu mano , Lusmar Paz)

(Foto: Lúcia e Lusmar)

Hoje, 11 de fevereiro de 2010.


152 Anos das Aparições 


de Nossa Senhora a Santa Bernardette .


Lourdes - França.




Ao completarem-se 152 anos das aparições de Nossa Senhora na 


gruta de Massabielle nossos olhos se voltam para a menina a 


quem Nossa Senhora falou. Sua vida, transcorrida em acrisolada


virtude, expressa com eloqüência porque Deus "escondeu estas 


coisas aos sábios e prudentes, e as revelou aos pequeninos"


(Lc 10, 21).

OBS.: No final dessas postagens você verá a História das Aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadette, em síntese! Aproveite esta oportunidade para uma boa e salutar leitura.


Aracoiaba,09 de Janeiro de 2010
A T E N Ç Ã O !!!
 
A QUARESMA E A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010, ESTÃO SE APROXIMANDO!!!
ESTE BLOG TRARÁ EXPLICAÇÕES SOBRE O PERÍODO QUARESMAL, CF 2010,  SEMANA SANTA E A SOLENIDADE DA PÁSCOA.

* * * * * * *
Ivone Dalbosco é a  nova seguidora neste blog. Seja bem-vinda a nossa família! Muito obrigado pela sua participação! Deus lhe abençoe!
(Lusmar Paz)

PENSAMENTO DA SEMANA
“Devemos ser a mudança que
desejamos ver no mundo”
(Mahatma Gandhi)
MINUTOS DE SABEDORIA
Seja forte nos embates da vida e não desanime se o sofrimento o visitar, em sua pessoa ou nas pessoas que lhe são caras.
O sofrimento, além de purificar-nos, realiza o aprimoramento de nossa força interna.
Ninguém consegue passar de ano sem prestar exame. Ninguém progredir, sem sofrer o exame da natureza, que verifica se realmente sabemos ser fortes, suportando as dores.

                       
A CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2010 ESTÁ 
CHEGANDO!...
             Apresentação
                                    A Campanha da Fraternidade Ecumênica visa a fortalecer os laços de fraternidade e de cooperação do povo cristão a serviço da transformação da sociedade brasileira para que seja mais justa e solidária. A afirmação é do presidente do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), pastor luterano Carlos Möller.
“O Conic não quer criticar os sistemas econômicos, mas espera que a Campanha da Fraternidade mobilize as Igrejas e a sociedade para dar respostas concretas às necessidades básicas da pessoa humana e à salvaguarda da natureza”, disse o secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, um dos coordenadores da próxima Campanha da Fraternidade que, pela terceira vez, será ecumênica.
“É preciso educar a sociedade afirmando que um novo modelo econômico é possível e denunciar as distorções da realidade econômica existente para que a economia esteja a serviço da vida”, completou o reverendo.
“Eu sonhava com a Campanha da Fraternidade sobre economia e vida. Este sonho está se realizando neste momento”, disse o economista Paul Singer. Singer criticou a economia capitalista “que não gera vida” e “que não realiza justiça”. “Antes eu queria que o capitalismo fosse destruído. Agora penso que ele precisa ser superado”, disse o economista. “O amor deve entrar na discussão da economia. Além de água e alimento, carecemos de ser amados”, acentuou. Para o economista, não existe apenas uma economia, mas “economias”.
A ex-ministra e senadora, Marina Silva, destacou que a economia deve ser vista na perspectiva da solidariedade que implica uma “nova forma de nos relacionarmos com os outros e com a natureza”. Ela condenou o pragmatismo que tem tirado dos jovens o direito de sonhar. “O pragmatismo tem destruído a natureza, as relações políticas e tem levado os jovens a não sonhar e a não querer transformar o mundo”, disse Marina.
Continuação da Apresentação / CF 2010
Segundo a ex-ministra, é necessário pensar a economia como fonte de vida. “Precisamos mudar a nossa forma de produzir, de consumir e de nos relacionarmos com a natureza”, disse.
Já o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, entende que a próxima CF será dirigia “aos que têm fome de pão e sede de justiça”. “O material (da CF) servirá a todas as pessoas, escolas, sindicatos, mídia e Igrejas. Ajudará para que as pessoas pensem: a economia (que temos) serve para atender às necessidades das pessoas ou para oprimi-las”, sublinhou.
A Campanha da Fraternidade de 2010 só começará na quarta-feira de Cinzas, dia 17 de fevereiro. O material é lançado com antecedência para que as lideranças se capacitem a fim de levar o debate às comunidades. O lema que vai animar as discussões desta Campanha é extraído do evangelho de São Mateus: “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”.
A principal publicação sobre o conteúdo da CF é o texto base, um livro de 80 páginas, escrito com a participação de peritos em economia. “O sistema econômico deve visar o bem comum. Recebemos os bens para a vida e não a vida para a riqueza”, disse o reverendo Luiz Alberto. _________________________________________ 
NOVIDADE - TÚMULO: VIDENTES DE FÁTIMA
(Aracoiaba, 10 de Fevereiro de 2010 )



Bento XVI visitará os túmulos dos videntes de Fátima,
dia 13 de Maio de 2010.
                                                                Francisco e Jacinta foram beatificados há 10 anos
Bento XVI, na sua peregrinação a Fátima, pretende visitar, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, as capelas onde estão tumulados os videntes Jacinta Marto e Lúcia de Jesus (capela do lado poente) e Francisco Marto (capela lado nascente).
Conforme anteriormente anunciado, no dia 13 de Maio, pelas 10h00, o Papa preside à Missa. No final da cerimônia, Bento XVI visitará em privado o túmulo dos três Pastorinhos.
Nesse dia assinalam-se os dez anos da beatificação de Francisco e Jacinta, pelo Papa João Paulo II, em celebração realizada em Fátima.
“«Eu Te bendigo, ó Pai, porque revelaste estas verdades aos pequeninos». O louvor de Jesus toma hoje a forma solene da beatificação dos pastorinhos Francisco e Jacinta. A Igreja quer, com este rito, colocar sobre o candelabro estas duas candeias que Deus acendeu para alumiar a humanidade nas suas horas sombrias e inquietas. Brilhem elas sobre o caminho desta multidão imensa de peregrinos e quantos mais nos acompanham pela rádio e televisão. Sejam uma luz amiga a iluminar Portugal inteiro e, de modo especial, esta diocese de Leiria-Fátima”, afirmou João Paulo II, na homilia desse dia 13 de Maio de 2000.
Concretamente sobre as aparições em Fátima, o falecido Papa, que visitou este Santuário por três vezes (1982, 1991 e em 2000) disse: “Na sua solicitude materna, a Santíssima Virgem veio aqui, a Fátima, pedir aos homens para «não ofenderem mais a Deus Nosso Senhor, que já está muito ofendido». É a dor de mãe que A faz falar; está em jogo a sorte de seus filhos. Por isso, dizia aos pastorinhos: «Rezai, rezai muito e fazei sacrifícios pelos pecadores, que vão muitas almas para o inferno por não haver quem se sacrifique e peça por elas»”.
A todas as crianças, o Papa João Paulo II exortou, na mesma homilia, “pedi aos vossos pais e educadores que vos metam na «escola» de Nossa Senhora, para que Ela vos ensine a ser como os pastorinhos, que procuravam fazer tudo o que lhes pedia”.
Conforme sublinhou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) em Nota Pastoral escrita para esta viagem papal do ano 2000, “esta beatificação vem reconhecer que também elas (as crianças) podem viver heroicamente as virtudes cristãs e constituir exemplo para os membros da Igreja”.
No próximo dia 20 de Fevereiro o Santuário de Fátima celebra a Festa Litúrgica dos Beatos Francisco e Jacinta Marto, com programa disponível em www.fatima.pt

Fonte: Agência Ecclesia

CONTINUAÇÃO: "TERAPIA DO PROFESSOR"

5.
Apaixone-se pela matéria que leciona. A empolgação é contagiante.
6.
Escute e respeite os sonhos dos alunos. Então os desafie a alcançar muito mais.
7.
Para aprender e crescer bem, as crianças necessitam de orientações e de estruturas saudáveis. Dê aos alunos regras que sejam firmes, justas e consistentes.
8.
Aja com sinceridade, justiça e integridade. Com isso, ensinará tais valores sem esforço.
Interior da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição em Aracoiaba - CE. 
A VIOLÊNCIA
“ - A violência é sempre e de qualquer forma uma mentira, porque se opõe à verdade da nossa humanidade e à verdade de nossos princípios espirituais mais profundos. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida e a liberdade dos seres humanos. Por isso é indispensável promover uma grande ação educadora das consciências que forme a todos, sobretudo as novas gerações...”
(João Paulo II)
_______________________

Formações

Imagem de Destaque

Qual é o Terceiro Segredo de Fátima?

Nenhum sofrimento é vivido em vão se for acolhido na fé
Infelizmente circula na internet um tal “Terceiro Segredo de Fátima”,
que muito assusta as pessoas, como se o Papa João Paulo II
não tivesse revelado o verdadeiro no ano 2000.

No dia 26 de junho deste ano foi revelado, com a devida autorização do Papa, o verdadeiro Terceiro Segredo de Fátima, que tanta curiosidade, medo e, às vezes, pavor, despertava no povo. Na verdade, houve muita fantasia prejudicial às pessoas. Nas suas três partes o Segredo nada tem de previsões sobre o fim do mundo, nem de catástrofes ou flagelos.

Com a revelação do Segredo, feita através da Sagrada Congregação da Fé, com uma interpretação feita, a pedido do Papa, pelo então Cardeal Joseph Ratzinger, hoje o Papa Bento XVI, prefeito da citada congregação na época, viu-se que se trata de uma visão do século XX, século este impregnado de mártires do comunismo, do nazismo e de outras forças inimigas da Igreja e de Deus. Milhões morreram pela fé.

Na entrevista que Dom Tarcísio Bertone, então Secretário da Congregação para a Doutrina da Fé, teve com a Irmã Lúcia, por ordem do Sumo Pontífice, em 27 de abril de 2000, no Carmelo de Coimbra, onde vivia a religiosa, esta, lúcida e calma, concordou com a interpretação do Segredo, segundo a qual a terceira parte do Segredo de Fátima consiste numa visão profética, comparável às da história sagrada. Ela reafirmou a sua convicção de que a visão de Fátima se refere “sobretudo à luta do comunismo ateu contra a Igreja e os cristãos” e descreve os duros sofrimentos das milhões de vítimas do século XX.

Irmã Lúcia confirmou que a principal personagem do Segredo era o Santo Padre e recordou como os Pastorinhos tinham pena dele. Com relação ao "Bispo vestido de branco" (o Papa), que é ferido de morte e cai por terra, a Irmã concordou plenamente com a afirmação do saudoso Papa João Paulo II: "Foi uma mão materna que guiou a trajetória da bala e o Santo Padre deteve-se no limiar da morte" (Meditação com os Bispos italianos na Policlínica Gemelli, 13 de maio de 1994).

É interessante destacar o que diz a Irmã Lúcia: "Eu escrevi o que vi; não compete a mim a interpretação, mas ao Papa." A ela foi dada a visão, não a interpretação. Mais uma vez vemos aí a importância da Igreja e do Pontífice. E a Irmã concordou com a interpretação dada pela Igreja. Na interpretação do Segredo, já bastante publicado e conhecido, feita pelo Cardeal Ratzinger, alguns pontos merecem ser destacados:

1 - A palavra-chave da primeira e segunda parte do Segredo é "Salvar as almas"; a palavra-chave da terceira parte é "Penitência, penitência, penitência". O mesmo cardeal lembrou que a Irmã Lúcia lhe disse que o objetivo de todas as Aparições da Santíssima Virgem era fazer crescer cada vez mais a fé, a esperança e a caridade.

2 - A visão do anjo com a espada de fogo representa o perigo da destruição da humanidade por si mesma, por meio da guerra e de outras formas. O brilho da Mãe de Deus aparece como a força capaz de vencer as forças da terrível destruição.

3 - O sentido da visão não é mostrar um filme sobre o futuro, mas uma forma de orientar a liberdade humana a buscar o bem. Há que se evitar, portanto, as interpretações fatalistas do Segredo, como se tudo já fosse traçado para acontecer, sem respeitar a liberdade dos homens. O futuro é visto como que num espelho, de maneira simbólica.

4 - Três sinais aparecem: uma montanha alta; uma grande cidade meio em ruínas e uma grande cruz de troncos toscos. A montanha e a cidade são o lugar da história humana, de convivência, mas de luta; como uma subida árdua no qual o homem destrói, com as próprias mãos, o que ele mesmo construiu (cidade em ruínas). No alto da montanha está a Cruz, meta e orientação da história humana, sinal da miséria humana e promessa de salvação.

A visão mostra o caminho da Igreja como uma Via-Sacra, ladeado de violência, destruição e morte, mas de esperança. Diz o cardeal que nesta imagem pode-se ver a história de um século que se finda. O século dos mártires, dos sofrimentos e das perseguições à Igreja. Século de duas guerras mundiais e de muitas guerras locais. No espelho desta visão vemos passar as testemunhas da fé deste século.

O cardeal fez questão de recordar o que a Irmã Lúcia disse ao Papa João Paulo II, em 12 de maio de 1982, um ano após o atentado sofrido por ele: "A terceira parte do segredo se refere às palavras de Nossa Senhora: "Se não [a Rússia] espalhará os seus erros pelo mundo, promovendo guerras e perseguições à Igreja. Os bons serão martirizados, o Santo Padre terá muito que sofrer, várias nações serão aniquiladas."

Os Papas deste século tiveram um papel preponderante na árdua "subida da montanha" do Segredo. Desde Pio X até João Paulo II, todos os Santos Padres sofreram no caminho que leva à Cruz.

5 - Destaca o mesmo cardeal que o fato de o Papa não ter não ter morrido no atentado de 13/5/81 significa que não existe um destino imutável (na visão Sua Santidade aparece morta), e se a mão de Nossa Senhora guiou a bala para que não o matasse é porque a força da oração e da penitência é maior do que as balas, e a fé é mais poderosa do que os exércitos. Tudo pode ser mudado pela oração e pela conversão!

6 - Por fim a visão mostra os anjos que recolhem da cruz o sangue dos mártires e com ele regam as almas que se aproximam de Deus. O Sangue de Cristo e o dos mártires são vistos juntos a significar que o nosso sofrimento completa a salvação do mundo (cf. Cl 1, 24). O sangue dos mártires é semente de novos cristãos, como dizia Tertuliano. E assim, o terceiro Segredo termina com uma forte mensagem de esperança: nenhum sofrimento é vivido em vão se é acolhido na fé. É de todo o sofrimento e de todo o sangue derramado pela Igreja, no século XX, que brotarão as forças de um novo Cristianismo no século XXI. Haverá uma forte purificação e um renovamento que já se faz sentir no coração da Igreja. É a eficácia salvífica que brota do Sangue de Cristo misturado ao dos Seus mártires.

7 - Os acontecimentos, a que se refere o Segredo, já são do passado; fica o permanente apelo à oração e à penitência para a salvação das almas. O cardeal termina afirmando que a certeza de Nossa Senhora de que por fim "o meu Imaculado Coração triunfará" significa que um coração voltado inteiramente para Deus é mais forte do que as pistolas ou as outras armas de fogo. A mensagem do Terceiro Segredo é uma mensagem de confiança no Cristo que venceu o mundo (cf Jo 16, 33).

Estive em Portugal, logo após a morte de Irmã Lúcia, em Coimbra, com a Dra. Branca, que cuidou da religiosa até a sua morte. A médica disse-me que Irmã Lúcia concordou inteiramente com a revelação feita pela Igreja sobre o Segredo e que mais nada havia a revelar. Portanto, é preciso cessar a divulgação de um falso Terceiro Segredo de Fátima, como se a Igreja não tivesse revelado o verdadeiro.
Foto Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br
_________________ 
Novidade, turma!!!

Coleção Aplauso.
Aqui você pode ler os livros da Coleção Aplauso.
Conheça a vida e a obra de grandes nomes da cultura do Brasil.

Preservar a memória da cultura nacional e democratizar o acesso ao conhecimento são os princípios da Coleção Aplauso, lançada pela Imprensa Oficial. Neste site você encontra biografias de artistas, cineastas e dramaturgos além de roteiros de cinema, peças de teatro e a história de diversas emissoras de TV. Todo esse acervo digital pode ser acessado gratuitamente.
Em um clique, você viaja pela história do cinema, da televisão e do teatro brasileiro na companhia de seus principais protagonistas. Uma ação para estudantes, pesquisadores e interessados na história da nossa cultura. 

Com a Democratização do Conhecimento você

pode baixar Livros da coleção Aplauso gratuitamente.

A combinação entre internet, boa vontade e senso de democratização cultural rendeu recentemente mais uma boa notícia para historiadores culturais e apaixonados por leitura.
A coleção Aplauso, editada pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em comemoração pelos seus cinco anos de existência,ganhou uma versão online e os livros podem ser baixados gratuitamente pelos internautas. No total, 170 dos 200 livros publicados desde 2004, estão disponíveis para download.
São roteiros, biografias de artistas, atores, cineastas, dramaturgos, roteiros de cinema e de teatro, e histórias de emissoras de TV acessíveis para qualquer um. Um dos títulos publicados há pouco tempo foi a biografia de Fernanda Montenegro, que completou 80 anos em 2009.


Para ver os livros e baixar os arquivos em PDF, é só 
acessar o
site http://aplauso.imprensaoficial.com.br.



Como dica, além do livro sobre Fernanda Montenegro, vale dar uma olhada também nas biografias de Mazzaropi, Fernando Meirelles, Beatriz Segall, Tony Ramos, Wagner Tiso e Raul Cortez. Uma das edições conta a história da TV Tupi, e há ainda os roteiros dos filmes "Estômago" e "Feliz Natal". Boa leitura a aplausos para a coleção Aplauso!

 RETIRADO DO SITE CAFÉ HISTÓRIA:http://cafehistoria.ning.com/
______________ 

Professor(a) e o Plano de Aula

Caros amigos,

2010 se inicia com fortes datas e notícias que ecoam por toda a aldeia global. O momento de planejar vem envolvido nesta carga de responsabilidades, ansiedade, desejo de mudança e atendimento às metodologias vigentes. Para que esse trabalho não se transforme num fardo, vale atentar para algumas dicas:
1. Defina as fundametações metodológicas que irão direcionar a sua prática educativa. Faça anotações e, se necessário, pesquise artigos e textos de revistas, sites e livros. Converse com a coordenação sobre a metodologia aplicada, o projeto pedagógico e coloque-se na situação de professora aprendiz, sempre pronta para inovar e aprender com os profissionais mais experientes e os que já convivem com a rotina escolar;
2. Estabeleça critérios pessoais para o momento de planejar e discipline a si mesma, para manter esses crittérios:
2.1. Critério de Horário: Defina sempre o tempo que irá disponibilizar para esta tarefa, de maneira a  não sobrecarregar-se sem necessidade.
2.2. Critério de Prazo: O prazo é necessário em tudo. Lembre-se que do seu trabalho bem realizado depende o trabalho de outras pessoas, desde a auxiliar de classe até o pessoal de digitação, os demais colegas, coordenação, direção, alunos e pais. Portanto faça o planejamento sempre com antecedência, de maneira a entregá-lo, se possível antes do prazo. Assim, poderá revê-lo sem sentir-se pressionada, coolaborando com o sucesso de toda a equipe.
2.3. Critério de carga horária: Atente para o tempo de aplicação da aula e procure sempre pensar no número de atividades para além do tempo. Assim terá sempre uma atividade a mais que poderá ser utilizada caso haja necessidade. Assim não correrá o risco de ficar com tempo ocioso em sala de aula.
2.4. Critério de maturidade: Cuidado com o nível de maturidade da turma para a realização de determinadas tarefas e adeque sua linguagem à linguagem dos alunos, sem ser demasiadamente infantil. Assim encontrará o equilíbrio, fazendo-se compreendida e aceita, além de colaborar com o enriquecimento vocabular da sua classe;
3. Não viva no limite! Viver no limite é estar sempre na linha entre o que pode e o que não pode. Se diz estou no limite, já sabe: é sinal de cansaço, insatisfação, frustração. Quando diz que os alunos precisam de limites, significa dizer que eles podem estar no ponto da exaustão de comportamento, valores e aprendizagem. Portanto, procure buscar o equilíbrio mental e  emocional, dando vida ao seu planejamento, imaginando-o em prática, imaginando-se em sala. Reveja as suas prioridades sempre, planeje sempre a sua rotina pessoal e profissional, reencontre o seu norte sempre que sentir-se exausta e continue, sem perder o foco.
4. Planejar é um ato de amor, portanto eduque a sua mente para desfazer as frases de indignação, desânimo e insatisfação, focando nos seus objetivos enquanto educadora.
5. Se a escola permitir, esqueça os modelos extremamente burocráticos. Procure um modelo que lhe faça ganhar tempo para preparar o material de aula e estudar, pesquisar e trocar ideias. Veja modelos no link a seguir: http://educadoresdesucesso.blogspot.com/2007/09/planos-de-aula-educ-infantil.html
e no link http://educadoresdesucesso.blogspot.com/2008/06/plano-de-unidade.html
6. Para os professores de Ensino Fundamental II, sugiro o modelo na postagem acima.
7. Flexibilidade: É muito bonito e valioso um caderno de planejamento todo arrumado, com mensagens, figuras e bordados, mas cuidado: não resista às modificações só porque não quer modificar uma escrita tão bonita. Deixe um espaço para as modificações que poderão ocorrer. Assim, vc continuará com o seu caderno impecável sem esquecer a flexibilidade necessária a todo plano de aula.
8. Não tenha medo de errar. Arrisque, investigue, pesquise e ame muito tudo isso. O seu planejamento deve ser vivo, espelhando a alegria, o entusiasmo e a paixão presentes em sua sala de aula.
9. Cuidado com o planejamento de carbono. Para não repetir a mesma aula do ano anterior, com modelos e atividades iguais, jogue-os fora e recomece. Lembre-se de que foi da sua mente e de um momento específico que aquele planejamento emergiu. Agora é outro ano, você é outra pessoa, seus alunos são outros e o contexto histórico-social, nem se fala. Faça tudo novo sempre.
10. Não exite em buscar ajuda. Busque informações preliminares sobre os alunos, sem preconceito. E quando iniciar as aulas, assuma logo no primeiro momento, uma postura de amor a todos por igual, independente dos desafios que cada um irá representar. Se for difícil atender a alguma espectativa, se há uma dificuldade de aprendizagem sobre determinado conteúdo, busque ajuda e não esqueça de que se você é professora desta turma é porque vocês precisam uns dos outros, para trilhar numa estrada mais amorosa e significativa.


Agora, vamos lá! Comece a planejar e mergulhe nas delícias de educar!
Força, coragem e paz!
__________________

Vamos cantar os Direitos Humanos


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
(Clésio Tapety)

Quanto sangue humano derramado pela bala, pela lâmina
Quanto desprezo pela vida, quanta falta de amor
Quantas vidas humanas ceifadas pela bomba
Quanta perseguição, quanta miséria e terror

Fica declarado, então, o que não precisa de declaração
Fica declarado, então, o que não precisa de declaração

Que somos todos iguais, embora diferentes
Que somos diferentes, mas não desiguais
Que somos livres pra falar, para crer
Que somos todos irmãos e que a vida é o bem maior

Fica declarado, então, o que não precisa de declaração
Fica declarado, então, o que não precisa de declaração

Que todos nós temos direito a uma vida com dignidade
Que todos nós temos direito à cultura e à educação
Que todos nós temos deveres para com a comunidade
Que precisamos de proteção contra qualquer discriminação

Fica declarado, então, o que não precisa de declaração
Fica declarado, então, o que não precisa de declaração

Se você gostou da letra, vai gostar ainda mais da música: Acesse http://www.overmundo.com.br/banco/declaracao-universal-dos-direitos-humanos
e você poderá ouvir e baixar.

Clésio Tapety é um músico talentoso além de um desenhista criativo que trabalha em defesa dos direitos humanos. Definitivamente, um "cara do bem" que vale divulgar seu trabalho! Seus sites: http://culturadapaz.vilabol.uol.com.br/
e http://turmadodequinho.vilabol.uol.com.br/
________________

Sou Professor


"Sou professor a favor da decência contra o despudor, a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade, da democracia contra a ditadura de direita ou de esquerda.
Sou professor a favor da luta constante contra qualuqer forma de discriminação, contra a dominação econômica dos indivíduos ou das classes sociais.
Sou professor contra a ordem capitalista vigente que inventou esta aberração: a miséria na fartura.
Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo.
Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza.
Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa, mas não desiste."

Paulo Freire - Pedagogia da Autonomia 


Papa: vocacionados devem se concentrar em Deus, 

não em limitações


Da Redação


Arquivo
Papa saúda peregrinos no Vaticano
Todas as pessoas chamadas a uma vocação precisam fixar os olhos em Deus e na misericórdia, e não devem ficar concentradas nos próprios pecados e limitações. Foi este o centro da mensagem do Papa Bento XVI durante a tradicional oração do Angelus, neste domingo, no Vaticano.

Com a Praça de São Pedro repleta de fiéis, o Papa fez um resumo das três leituras da Missa de hoje, citando o profeta Isaias do Antigo Testamento e os apóstolos São Pedro e São Paulo do Novo Testamento.

No texto sobre Isaías Bento XVI destacou como o profeta sentia-se indigno de proclamar a Palavra de Deus, a ponto de um anjo precisar vir ao encontro dele com uma espécie de brasa que purificava os lábios.

Sobre São Pedro, o Papa ressaltou a experiência da pesca superabundante, mesmo após uma noite inteira de fracasso em alto mar. O fator de mudança foi a obediência a uma ordem de Jesus.

Quanto a São Paulo, o Pontífice destacou que o personagem bíblico se sentiu indigno de ser chamado de apóstolo, pelo fato de ter perseguido os cristãos. Mas, apesar disso, recebeu a tarefa de pregar o Evangelho.
"Nestas três experiências vemos como o encontro autêntico com Deus leva o homem a reconhecer a própria pobreza e inadequação, seu próprio limite e seu próprio pecado. Mas, apesar dessa fraqueza, o Senhor, cheio de misericórdia e perdão, transforma a vida do homem e chama a segui-lo", destacou.

"Na verdade, Ele não presta atenção ao que é importante para o ser humano: 'O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração' (1 Sm 16,7), e torna homens pobres e fracos, mas que têm fé nele, em intrépidos apóstolos e pregadores da salvação", afirmou.

Aos sacerdotes
Referindo-se ao Ano Sacerdotal, instituído como um tempo especial de santificação dos sacerdotes, Bento XVI fez um apelo: "Em particular, exorto todo sacerdote para reavivar a sua generosa disponibilidade para responder todos os dias ao apelo do Senhor com a mesma humildade e fé de Isaías, Pedro e Paulo".

Defesa da vida

Bento XVI também falou em defesa da vida, condenando o aborto e a eutanásia. "Ninguém é dono de sua própria vida, mas todos são chamados a preservá-la e a respeitá-la, desde o momento da concepção até à sua extinção natural". 


HOMENAGEM AO AMIGO LUIS FIRMINO ALVES

Por ocasião da MIssa de Corpo presente na Igreja Matriz 

de 

Aracoiaba - CE.

Aracoiaba, nossa terra natal, ontem amanheceu silenciosa... e hoje mantém vivo esse mesmo silêncio comovedor, sentindo a grande perda do seu filho, filho este conhecido pelos seus irmãos conterrâneos como nosso Luis Firmino Alves.
Nossa cidade  centenária, perdeu um dos seus filhos que manifestou claramente , nitidamente seu puro amor a sua terra natal.
É fácil dizer: sou filho de Aracoiaba, moro nessa terra; mas não é tão fácil trabalhar por ela, defendê-la, exigir os direitos que lhe são devidos; lamentar o que lhe foi negado em termos de crescimento ao longo de sua história, por outro lado, alimentar sonhos de esperança , sonhos de progresso e bem-estar para todos.
Luis Firmino Alves foi esse homem apaixonado por sua terra natal, um filho autêntico de Aracoiaba, um filho que, no leito de um hospital, cercado de complexas enfermidades, sem a noção da gravidade das mesmas , sonhava em receber alta e retornar a sua centenária Aracoiaba e voltar ao convívio harmonioso da família e do seu povo.
Amar é uma palavra de significados abrangentes; mas, para o Luis Firmino, amar  era esquecer de si para doar-se aos outros, outros quem? – Perguntamos: A família, a sua terra, aos seus conterrâneos.
 Eu, Lusmar, esperei muito para fazer um desabafo público , desabafo tão simples, porém, tão verdadeiro!... E essa oportunidade chegou... e chegou aqui e agora,na Casa da Mãe Imaculada Conceição, a Casa de Deus. Eis a verdade meus irmãos:
Somos uma cidade centenária, uma cidade que ainda não cresceu na valorização dos seus filhos natos. A cultura centenária de nossa terra é aquela que ainda não aprendeu a reconhecer a inteligência, os talentos, os dons e as qualidades dos filhos que se tem. Ao longo desses 100 anos, muitos dos nossos filhos ilustres foram deixados no esquecimento, suas asas foram-lhe cortadas quando queriam alçar vôo no momento certo, no tempo exato para servir mais e melhor ao nosso povo.
Muitos dos filhos de nossa terra dentre eles, jovens, e aqueles de idade avançada, morreram frustrados por querer servir a cidade de Aracoiaba, e as portas das oportunidades foram-lhes fechadas, negando-lhes vez e voz. Muitos dos nossos filhos foram deixados de lado ao longo desses anos...Não culpemos as autoridades, culpemos a nós mesmos pela triste formação cultural e educacional recebida e tornada assim vitalícia em nossa cidade.
Alguns foram mais audaciosos e tentaram quebrar a feia cultura de nossa terra com sua valentia cultural e mostrando o seu real valor, a sua força e o seu amor a sua terra. Foram eles DR. Élson Paiva, Profa.Iraci Costa, DR.Salomão Alves, Pe. Domingos,Frei Jeremias, Dom  Raimundo de Castro e muitos outros...
O Luis Firmino, homem de pouca cultura, porém, inteligente, tentou quebrar essa cultura do esquecimento dos filhos natos de Aracoiaba e conseguiu com a força de sua alma trabalhar por este povo. E na sua humildade se destacou no seu espírito de doação.
Faço minhas as palavras dos amigos  Blemar, da Dra. Rosemary e da Profa.Helena Régis, externadas a respeito do Luis no tocante ao que  ele pôde realizar pelo bem do povo de nossa terra:Ei-las na íntegra:
Gostava de futebol... Viveu momentos marcantes ao lado do Dr. Élson nos jogos esportivos da antiga CNEC... Também na área esportiva apitava grandes jogos no nosso estádio. Todos respeitavam sua lisura com que arbitrava as partidas amistosas ou oficiais...
Torcia de maneira fervorosa o América time Cearense e no Rio o Vasco...
Contávamos com ele na locução de eventos cívicos, sociais, religiosos e esportivos. No seu tempo foi mestre como locutor, como homem da comunicação.
Com brilhantismo cívico anunciava de maneira emotiva os desfiles das escolas quando as mesmas davam espetáculo de criatividades nas ruas de nossa cidade.
Nos leilões das Festas da Padroeira e do Co-padroeiro, lá estava ele, alegrando e tentando convencer a todos ao arremate das prendas... dando assim, um show de locução...
Magarefe de profissão, conceituado, atendia a todos sem distinção...
Gostava de criar e cuidar do gado, um de seus passatempos preferidos...
Andar sereno, como dizia o Blemar, nunca foi visto agitado, a não ser quando estava exercendo as funções de delegado e o infrator era temido ou desordeiro... Aí ,nessa hora, o nosso inesquecível Luis, se impunha dentro daquilo que a lei faculta às autoridades civis ou militares, encarregadas da segurança da população.
Trabalhou como radialista na Rádio Maciço de Baturité, nas tardes-noites, alegrando a todos com aquele gostoso forró nordestino.
Quando jovem, gostava de dançar... depois de casado frequentava os bailes sociais de Aracoiaba em companhia de sua esposa e, com muito respeito ,convidava as moças da época para uma dança agradável. Ninguém tinha coragem de dar um “não” ao Sr. Luis Firmino, primeiro, porque era conhecido como uma pessoa respeitadora, e segundo, porque dançava com maestria.
Foi um dos propagadores dos carnavais nos clubes em Aracoiaba. Nos anos 60, no clube localizado na Rua Santos Dumont, vizinho a residência da Dra. Maristela Silvestre, chegou a ser um dos cantores do grupo. Adorava cantar a música Amélia e a repetia várias vezes em seu repertório.
Gostava das crianças e por algumas vezes no seu coração de pai adotava as filhas de algumas pessoas queridas como filhas, entre elas a Francisquinha.
Acolheu sua amiga Rosira em sua residência por muitos anos, considerando-a como pessoa muito querida da família.
Gostava de passear e por várias vezes visitou a terra do Pe. Cícero, a terra de Juazeiro do Norte-Ce.
Viveu as emoções da Festa Centenária de Aracoiaba e caprichou em suas locuções...
Foi locutor Oficial da Prefeitura Municipal de Aracoiaba por muitos anos...
Gostava de músicas antigas; era uma pessoa sentimental, conservadora e saudosista.
Luis era muito emotivo, homem forte, homem de muita sensibilidade fraternal, que não tinha vergonha de derramar suas lágrimas quando se emocionava.
... Se emocionava quando uma procissão passava defronte sua casa..
... Se emocionava quando um cortejo fúnebre passava defronte sua residência...
... Se emocionava e chorava quando seus filhos retornavam das viagens...
... Se emocionava e chorava na chegada e na saída de sua filha mais velha Iraídes, quando vinha de São Paulo a Aracoiaba e retornava de Aracoiaba a São Paulo.
Era um homem profundamente emotivo... muito humano.
Amava os netos e com eles fazia a festa na sua tradicional calçada, principalmente nos períodos de férias.
Foi um grande companheiro, um bom esposo ao lado de sua amada Margarida Firmino. Um casamento feliz, um matrimônio cinquentenário. Este casal  constituiu uma sólida família de 6 filhos: Lucia(Aiá) Iraídes, Ismênia, Cleber, Cleto(Sula) e Luis |Filho.
Seus netos: Giovanni, Monaliza, Felipe, Ítalo,Irla, Átila, Ilianna, Itamara,Kléberson,Kleison, Luis Aldenor,, Suliane e Giuliano.
Bisneta – Eduarda.
Luis era Católico, devoto de Nossa Senhora, devoto de São Francisco e admirador do Pe. Zezinho.
Luis Firmino nasceu no dia 22 de Nov. de 1928 e partiu para a Casa do Pai aos 81 anos.
Era filho do casal Júlia Leite e Napolião Firmino. Filho mais velho da turma , dentre eles: Chico, Deca, Biel, Tibica, Antônio, Nenen, Maria e Irene (in memoriam).
A família Firmino perde o membro mais velho da família, podemos assim dizer, o representante maior do Patriarca Napolião Firmino.
Aracoiaba perdeu um dos seus filhos mais ilustres.
A Rua Santos Dumont perdeu um filho... ficará para sempre uma  cadeira vazia na calçada da família Firmino.
Luis não morreu, apenas mudou-se  de Aracoiaba para a Casa do Pai, onde, um dia todos nós nos encontraremos e seremos felizes para sempre.
Queremos agradecer a Deus o dom da vida do Luis. Os seus 81 anos de vida, parte desses anos lado da esposa e filhos.
Queremos agradecer ao Luis pelo grande amor que ele dedicou a sua família.
Enfim, queremos agradecê-lo pelo amor que ele dedicou a sua e nossa terra Aracoiaba.
Encerro minha homenagem enaltecendo a pessoa do Luis com essas palavras que as enviei num telegrama de São Luis Maranhão, na Festa Centenária de Aracoiaba.
“Aracoiaba, minha terra querida, no mapa geográfico tu és pequena, mas no mapa do meu coração és grande demais. A ti, meu berço natal, dedico toda minha afeição e carinho.”
Descanse em paz meu irmão!
E obrigado por tudo que você fez por Aracoiaba e pelo grande amor que você teve para com nossa terra.
Obrigado!
Lusmar Paz
____________

HISTÓRIA SINTÉTICA DAS APARIÇÕES DE NOSSA SENHORA DE LOURDES
A SANTA BERNADETTE.

Lourdes! Onde encontraremos os termos que alcancem exprimir tudo quanto esse nome significa para a piedade católica no mundo inteiro? Quem poderá traduzir em palavras o ambiente de paz que envolve a gruta sagrada na qual, há exatos 152 anos, a Santíssima Virgem apareceu à humilde Bernadette e inaugurou, de modo definitivo, um novo vínculo com a humanidade sedenta de refrigério e paz? Por desígnio da Divina Providência, a esse lugar associou-se uma ação intensa da graça, especialmente capaz de transmitir aos milhares de peregrinos, vindos de longe, a certeza interior de serem suas preces benignamente ouvidas, seus dramas apaziguados, e suas esperanças fortalecidas.
Com efeito, ao longo deste século e meio, as ásperas rochas de Massabielle tornaram-se palco das mais espetaculares conversões e curas, legando à Santa Igreja Católica um tesouro espiritual de valor incalculável.
Em Lourdes fatos se revestem de uma grandiosidade peculiar, diante da qual nossa língua emudece. Ali está, diante de nós, a sublimidade do milagre. Entretanto, não se pode falar de Lourdes sem nos lembrarmos com veneração da personagem ligada de modo indissociável a essa história de bênçãos e misericórdias.
A modesta pastorinha a quem Nossa Senhora apareceu é o primeiro e maior prodígio de Lourdes: ela simboliza a íntegra fidelidade aos apelos de conversão e penitência, que naqueles dias foram lançados pela Rainha dos Céus, os quais haveriam de chegar aos mais longínquos recantos da Terra.
Infância marcada pela Fé
Bernadette nasceu num século de profundas transformações. Animada, de um lado, pelo surto de devoção mariana que o pontificado do Beato Pio IX estava suscitando, a segunda metade do século XIX presenciava o avanço insolente do ateísmo e d
Sainte_Bernadette_Soubirous.jpg
Santa Bernadette Soubirous
Foto acima e abaixo
o materialismo.
Os espíritos estavam divididos e, a fim de agir precisamente nessa encruzilhada da História, Maria Santíssima quis servir-se da filha primogênita do casal Soubirous.
Quão distantes, porém, desta sorte de considerações, estavam François e Louise, em 7 de janeiro de 1844! Nascia-lhes a filha Bernadette, no Moinho Bolly, nas cercanias de Lourdes, durante os dias felizes de fartura ali transcorridos. A menina foi batizada, recebendo o nome de sua madrinha Bernard, ao qual se acrescentou o da Senhora que haveria de lhe aparecer. Marie- Bernard, eis como se chamava Bernadette, sem escapar do diminutivo carinhoso que a acompanharia para o resto da vida.
No Moinho Bolly transcorreu sua primeira infância, marcada por uma religiosidade autêntica e sincera. Além da freqüência aos Sacramentos, a oração em conjunto aos pés do crucifixo e uma exímia prática dos princípios cristãos correspondiam a um dever moral para aquele casal de camponeses. Bernadette cresceu, por assim dizer, respirando a santa Fé Católica do mesmo modo que respirava o puro ar da montanhosa região dos Pirineus.

A miséria visitou o lar dos Soubirous

A época era difícil e os negócios de François Soubirous iam mal. Quando Bernadette tinha 8 anos, mudaramse para um moinho mais simples, e ao cabo de três anos alugaram uma cabana à beira da estrada. Já crescida, ela acompanhava os progressivos insucessos dos pais e enfrentava, com admirável resignação, a situação de indigência a que se viram reduzidos em 1856, a ponto de terem de mudar para o antigo cárcere da rua Petits- Fosées: um cubículo úmido e pestilento, que as autoridades locais haviam julgado inadequado até mesmo para os presos.
A pobreza era ali completa. O cômodo media menos de 20 m² e a família não possuía absolutamente nada, além da mobília mais indispensável e das roupas. A luz do Sol nunca penetrava no recinto, marcado pela grade da janela e pelo ferrolho da pesada porta - reminiscências do antigo calabouço. Ali vivia o casal Soubirous e as quatro crianças, constantemente atormentados pela fome. Quando conseguia comprar pão, a mãe o dividia entre os pequenos, que ainda assim se sentiam insaciados. Bernadette, não raras vezes, privava-se de sua pequena porção em favor dos mais novos, sem nunca demonstrar o menor descontentamento por isso.
À noite, sem conseguir dormir, atoSanta_Bernardette_Soubirous.jpgrmentada pela asma, Bernadette chorava. A causa principal daquele desafogo, porém, não eram a doença ou as duras privações materiais.
O único desejo da angelical menina era fazer a Primeira Comunhão, mas a necessidade de cuidar dos irmãos e da casa a impedia de freqüentar o catecismo, de aprender a ler e escrever e até de falar francês. De fato, quando a Santíssima Virgem lhe dirigiu a palavra, o fez em patois, o dialeto da região de Lourdes. Se Bernadette desejou algo para si, nos dias de sua infância, foi apenas receber o Santíssimo Sacramento, o Senhor ofendido pelos pecados dos homens, que ela aprendera tão cedo a consolar.

Dias de pastoreio em Bartrès

As poucas vezes que Bernadette freqüentou as aulas de catecismo em Lourdes foram malogradas, porque não conseguia acompanhar as demais crianças, bem mais novas e adiantadas que ela. Louise Soubirous preocupava-se com a filha, de treze anos, que ainda não fizera a Primeira Comunhão, e resolveu pedir à amiga Marie Lagües que a recebesse em Bartrès - vilarejo não muito distante de Lourdes - a fim de que Bernadette lá pudesse freqüentar as aulas de catecismo.
Por consideração e amizade, Marie Lagües a recebeu em sua casa, mas não foi tão fiel à promessa quanto seria de se esperar. Logo ocupou Bernadette nos serviços da casa e no cuidado das crianças. E seu marido encontrou nela a pastora ideal para seu rebanho de cordeiros. Foi nesse períodoque Bernadette solidificouse na oração, durante as longas horas transcorridas no mais completo silêncio em meio ao privilegiado panorama pirenaico. Contemplativa, ela montava um pequeno altar em honra da Santíssima Virgem e aí passava horas de grande fervor recitando o Rosário, a única oração que conhecia.
Um fato passado com Bernadette por essa época demonstra a pureza cristalina de seu coração. Certo dia, quando François Soubirous foi visitar a filha, encontrou-a triste e cabisbaixa. Perguntou-lhe o que a afligia.
- Todos os meus cordeiros têm as costas verdes - respondeu ela.
O pai, percebendo tratar-se da marca posta por um negociante, fez um ameno gracejo: - Eles têm as costas verdes porque comeram muita erva.
- E podem morrer? - perguntou assustada Bernadette.
- Talvez...
Penalizada, ela começou a chorar no mesmo instante. O pai, então, contou-lhe a verdade: - Vamos, não chores. Foi o negociante que os marcou assim.
Mais tarde, quando a chamaram de boba por ter acreditado em semelhante brincadeira, sua resposta constituiu uma demonstração involuntária de sua elevada virtude: - Eu nunca menti; não podia supor que aquilo que o meu pai me dizia não era verdade.
Os dias se escoavam lentamente na pequena aldeia, havendo completado sete meses que Bernadette lá chegara. Quanta esperança de aproximar- se da Mesa Eucarística trazia na chegada, e que decepção experimentava agora, após poucas aulas de insignificante instrução! Aquela espera interminável a afligia, mas, como tudo na vida do homem, foi permitida por Nosso Senhor.
"Sofre as demoras de Deus; dedicate a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida s
NSLOURDES_4......jpg
Gruta das aparições
e enriqueça" (Eclo 2, 3). Essas palavras, desconhecidas para Bernadette, significam exatamente o modo como Deus procedeu a seu respeito. Ao mesmo tempo que a graça inspirava em sua alma um ardente desejo das coisas do alto, estas pareciam ser-lhe tiradas. Com isso, seu anseio se robustecia, e tudo o que era terreno ia se afigurando como pouca coisa aos seus olhos, cada vez mais aptos para compreender as realidades sobrenaturais.
Como costuma ocorrer com as almas que Deus prova por meio de longas esperas, estavam-lhe reservadas grandes graças.

Celestial surpresa

De volta à casa paterna, Bernadette retomou os antigos afazeres. Na manhã inolvidável de 11 de fevereiro de 1858, saiu com a irmã Toinette e a amiga Jeanne Abadie para o bosque, a fim de recolherem gravetos para a lareira e ossos para vender a fim de comprarem algum alimento. Andaram bastante até chegarem à gruta de Massabielle, onde Bernadette nunca havia estado. Enquanto as vivazes meninas atravessavam a água gelada do rio Gave, Bernadette se preparava para fazer o mesmo.
Eis sua própria narração do que então sucedeu: "Escutei um barulho, como se fosse um rumor. Então, virei a cabeça para o lado do prado; vi que as árvores absolutamente não se mexiam. Continuei a descalçar-me. Escutei de novo o mesmo barulho. Levantei a cabeça, olhando para a gruta. Avistei uma Senhora toda de branco, com um vestido branco, um cinto azul e uma rosa amarela sobre cada pé, da cor da corrente do seu terço: as contas do terço eram brancas" 1.
Era a Santíssima Virgem sorrindolhe, e chamando-a para se aproximar d'Ela. Temerosa, Bernadette não se adiantou, mas puxou o terço e começou a rezar. O mesmo fez a "linda Senhora", a qual embora sem mover os lábios, a acompanhava com seu próprio terço. Após o término do Rosário, Ela desapareceu.
A impressão causada por essa primeira aparição em Bernadette foi profunda. Sem reconhecer nEla a Mãe celeste, a menina sentia-se irresistivelmente atraída por figura tão amável e admirável, na qual não podia parar de pensar. Quando uma freira lhe perguntou, anos mais tarde, na enfermaria do convento, se a Senhora era bela, ela respondeu: - Sim! Tão bela que, quando se vê uma vez, deseja-se a morte só para tornar a vê-la! 

Dezoito encontros em Massabielle
santuario de lourdes.jpg
O Santuário de Lourdes é um dos maiores centros de
peregrinação do mundo católico, acolhendo cerca
de 6 milhões de peregrinos todos os anos
Por mais que Bernadette tivesse pedido segredo às suas duas companheiras, às quais contou o que vira, elas não se mantiveram caladas por muito tempo. Logo, dezenas de pessoas comentavam na vizinhança o sobrenatural acontecimento. E era apenas o começo: a impressionante popularidade das aparições assumiram proporções tais, que no dia 4 de março, estavam junto a Bernadette nada menos que vinte mil peregrinos.
Antes de cada visita de Nossa Senhora, Bernadette sentia irresistível desejo de ir a Massabielle. Assim aconteceu nos dias 14 e 18 de fevereiro, quando um pressentimento interior a conduziu até a gruta. Na segunda aparição, a Virgem Santíssima permaneceu novamente em silêncio; disse algo apenas no dia 18, conforme no-lo narra a obediente menina: "A Senhora só me falou na terceira vez. Ela perguntou-me se eu queria ir lá durante quinze dias. Eu respondi que sim, depois que pedisse licença a meus pais" 2.
A quinzena de aparições, que se deu entre 18 de fevereiro e 4 de março, com exceção dos dias 22 e 26, constituiu o cerne da mensagem confiada a Bernadette. A cada dia multiplicava- se o número dos assistentes que empreendiam penosas viagens, atraídos pelos celestiais colóquios. Embora mais ninguém além de Bernadette visse a "Senhora", todos sentiam Sua presença e se comoviam com os êxtases da camponesa.
- Ela não parecia ser deste mundo - disse uma testemunha.
As palavras de Nossa Senhora não foram muitas, mas de expressivo significado. Disse a Bernadette no mesmo dia 18: "Não prometo fazer-te feliz neste mundo, mas sim no outro". E nas outras vezes: "Eu quero que venha aqui muita gente". "Pede a Deus pelos pecadores! Beije a terra pelos pecadores!". "Penitência, penitência, penitência!" "Vá e diga aos padres que construam aqui uma capela. Quero que todos venham em procissão".
Ainda durante a quinzena, a Rainha dos Céus confiou três segredos e ensinou uma oração a Bernadette, a qual ela recitou com insuperável fervor todos os dias de sua vida. Após um longo silêncio a respeito de sua identidade, a Senhora revelou seu nome a Bernadette na 16ª aparição, em 25 de março de 1858: "Eu sou a Imaculada Conceição". Era uma solene confirmação do dogma proclamado pelo Beato Pio IX, quatro anos antes; a pureza da doutrina seria coroada, daqui por diante, pela beleza dos milagres.

Transformada por Nossa Senhora

Um dos critérios de prudência adotados pela Santa Igreja para verificar a autenticidade de revelações como as que recebeu Bernadette, consiste em observar atentamente a conduta dos videntes. Neles, se reflete invariavelmente a veracidade e o teor do que dizem ver: seu testemunho pessoal é decisivo.
NSLOURDES_2.....jpg
Na gruta de Massabielle, onde Maria pediu
a Bernadette que rezasse pelos pecadores,
operam-se verdadeiros milagres da graça
No caso de Lourdes, tal como depois sucedeu com os pastorinhos de Fátima, a mudança operada em Bernadette pode ser considerada um milagre da graça. Seus gestos, modos, palavras e, sobretudo sua piedade adquiririam indescritível brilho pelo contato com a Rainha dos Céus: "Na sua atitude, nos seus traços fisionômicos, via-se que a sua alma estava arrebatada. Que paz profunda! Que serenidade! Que elevada contemplação! O olhar da criança para a aparição não era menos maravilhoso que o seu sorriso. Era impossível imaginar algo tão puro, tão suave, tão amável..." 3.
Após os êxtases, ela mantinha a clave de sublimidade que a pervadira: o modo como fazia o sinal-dacruz, sua compostura durante a oração e sua fineza de trato, aliados à simplicidade, eram mais distintos que os de qualquer dama que tivesse passado a vida inteira exercitando-se na arte do "savoir-plaire".
"Não escapa aos pais que se operou nela uma transformação no decorrer deste último mês. Não foram vãs para ela a contemplação e as lições celestes. [...] Tendo visto chorar a Senhora de Massabielle pelo pecado e pelos pecadores, esta criança analfabeta compreendeu o grande dever da penitência e da oração" 4.
Até mesmo o Pe. Peyramale, o pároco de Lourdes, célebre pela desconfiança em realção a todos os fatos ocorridos com Bernadette, confessou: "tudo nela evolui de maneira impressionante" 5.

Respondendo aos magistrados

Os espíritos céticos estavam à espreita dos acontecimentos. Sumamente irritados pela afluência multitudinária à gruta, diziam: "É incrível quererem fazer-nos crer em aparições em pleno século XIX". Tais homens colocavam suas esperanças mais em seus "modernos" inventos que na onipotência de Deus: "É estupidez e obscurantismo admitir a possibilidade de aparições e milagres na época do telégrafo elétrico e da máquina a vapor" 6.
 Foi diante de autoridades com essa mentalidade que Bernadette teve de depor três vezes no curto período de uma semana, ainda durante a quinzena das aparições. Durante os intermináveis inquéritos em que a crivaram de perguntas capciosas, Bernadette ouviu coisas brutais: "Vamos prenderte! O que é que vais procurar à gruta? Por que fazes correr tanta gente? Vamos meter-te na prisão! Matar-te-emos na prisão!" 7. Chamaram-na de mentirosa, visionária, louca. A tudo isso ela apenas respondia com a verdade, suportando esses sofrimentos com humildade e doçura. Suas respostas acertadas confundiram os magistrados, que nunca tiveram qualquer motivo legal para prendê-la.
A opinião final que formaram a respeito de Bernadette, e que enviaram ao Ministro da Justiça de então, foi esta: "Segundo o reduzido número daqueles que pretendem ter a seu lado o bom senso, a razão e a ciência, Bernadette Soubirous é portadora de uma enfermidade mental conhecida: está sendo vítima de alucinações, apenas isto!" 8. Teriam eles, como pretendiam, a razão do seu lado? A resposta não demorou a se tornar clara.

A fonte milagrosa e o chamado à expiação

Na aparição de 25 de fevereiro, a Santíssima Virgem disse a Bernadette: "Vai beber à fonte". Bernadette foi ao rio Gave e bebeu. Contudo, não era ao rio que Ela se referia, mas sim a um canto da gruta onde havia apenas água suja. A menina cavou e bebeu.
A_fonte_de_Lourdes_hoje.jpg
Fonte milagrosa de Lourdes
Daquela nascente obscura brotou discretamente a água milagrosa, que dali a alguns dias borbulhava em abundância para maravilhamento de todos.Os doentes não demoraram em servir-se dela e as curas inexplicáveis se iniciaram em 1º de março. Enfermos desenganados "pela razão e pela ciência" viam seus males desaparecer num instante, e os argumentos de inúmeros corações reticentes se transformavam em cânticos de fé.
Mas, quando Bernadette, mais tarde, serviu- se da água para suas penosas doenças, ela não lhe foi eficaz. Perguntaram, então: - Essa água cura os outros doentes: por que não te cura a ti? - Talvez a Santíssima Virgem queira que eu sofra - foi a sua resposta. De fato, a sua vocação era sofrer e expiar pela conversão dos pecadores. A água da fonte não era para ela.
Essa filha predileta de Maria compreendeu com profundidade sua singular missão. Tudo quanto haveria de padecer física e moralmente dali em diante - o que não foi pouco - ela desejava unir aos méritos infinitos do Redentor crucificado, para que fosse pleno o efeito das graças derramadas na gruta. Nunca um murmúrio, uma queixa ou um ato de impaciência se desprendeu de seus resignados lábios, afeitos de modo heróico ao silêncio e à imolação.

No Asilo e em Nevers

Após o ciclo das aparições, todos queriam ver Bernadette e tocá-la. Pediam-lhe bênçãos, roubavam relíquias... Homens ilustres empreendiam longas viagens para conhecê-la e altas figuras eclesiásticas não escondiam sua admiração diante dela.
Todavia, quanto a faziam sofrer por causa disso! Em sua acrisolada humildade, Bernadette sentia-se incomodada perante tantas manifestações de deferência. Seu maior desejo era ser esquecida, queria que apenas a Virgem Santíssima fosse objeto de enlevo e amor.
Santa-Bernadete-SOUBIROUS.jpg
Os treze anos de vida religiosa de Santa Bernadette foram vincados
pela prática de todas as virtudes e, de modo especial, o
desprendimento de si mesma e o amor ao sofrimento
Corpo incorrupto de Santa Bernadette Soubirous - Nevers, França
Em Lourdes, ela viveu ainda nove anos no Asilo, administrado pelas Irmãs de Caridade e da Instrução Cristã, de Nevers. Ajudava no atendimento aos doentes, nos serviços da cozinha, na atenção às crianças. Aos 23 anos partiu para a Casa-Mãe da Congregação, em Nevers, desejando avidamente a vida de recolhimento e oração: - Vim aqui para esconder-me - disse ela.
Seus treze anos de vida religiosa foram vincados pela prática de todas as virtudes. De modo especial, o desprendimento de si mesma e o amor ao sofrimento. Desse período, passou nove anos de ininterruptas enfermidades: a asma inclemente, um doloroso tumor no joelho, que evoluiu até uma terrível cárie dos ossos. No dia 16 de abril de 1879, aos 35 anos de idade, ela entregou sua alma ao Criador.

"Encontrar-me-eis junto ao rochedo"

Seus restos mortais incorruptos constituem um dos mais belos vestígios da felicidade eterna que Deus tenha outorgado aos pobres mortais neste Vale de Lágrimas. Intocado, puro, angélico é o corpo de Bernadette, diante do qual o peregrino sente-se atraído a passar horas seguidas em oração, levantando-se depois com a doce impressão de ter penetrado na felicidade eterna de que goza a vidente de Massabielle.
Ali estão, cerrados, mas eloqüentes, os olhos que outrora contemplaram a Santíssima Virgem, a nos ensinar que os únicos a serem exaltados são os mansos e humildes de coração; a nos lembrar que, para realizar Suas grandes obras, Deus não precisa das forças humanas, mas sim da fidelidade à voz de Sua graça.
Sabemos que a missão de Bernadette não terminou. A ação benfazeja de sua intercessão se faz sentir junto à gruta, conforme ela mesma predisse: "Encontrar-me-eis junto ao rochedo que tanto amo". Que ela nos obtenha, neste ano do jubileu das aparições, uma confiança inquebrantável no poder dAquela que disse: "Eu sou a Imaculada Conceição".
1) RAVIER, André. Bernadette Soubirous.
São Paulo: Loyola, 1999, p. 12.
2) Idem p.18 3) DEZIRAT, Antoine, apud TROCHU,
Francis. Bernadette Soubirous.
Lisboa: Aster, [s.d.], p. 161.
4) TROCHU, Francis. Bernadette Soubirous.
Lisboa: Aster, [s.d.], p. 185.
5) RAVIER, André. Bernadette Soubirou.
São Paulo: Loyola, 1999, p. 30.
6) TROCHU, Francis. Bernadette Soubirous.
Lisboa: Aster, [s.d.], p. 94.
7) Idem, ibidem, p. 158.
8) AZIZ, Philippe. Os milagres de Lourdes.
São Paulo: Difel, 1982, p. 33.
(Revista Arautos do Evangelho, Fev/2008, n. 74, p. 18 à 23)
322x176.jpg


 

Nenhum comentário: