Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maio, mês de Nossa Senhora / Mensagens Marianas / 1º de Maio Dia do Trabalho / Reflexão: 1º de Maio: o dia, o trabalho e sua riqueza / História do Dia do Trabalho . / Bem-vindo o Mês de Nossa Senhora para todos nós! / Feliz Dia do TRabalho a todos os trabalhadores!

Mês de Maio… 
Mês de Nossa Senhora…
Mês das Mães
Neste mês saudamos de maneira muito especial Nossa Senhora e através dela todas as mães.

 
O mês de Nossa Senhora
O mês de Maio anima-nos a pensar e falar de modo especial sobre Ela. Com efeito, este é o Seu mês. Assim, portanto, o período do ano litúrgico e ao mesmo tempo o mês corrente chamam e convidam os nossos corações a abrirem-se de maneira singular para Maria. (João Paulo II, Audiência geral, 2 de Maio de 1979).
  Com a Senhora de Toda Bondade
Maio não é um mês qualquer, mas um tempo que, de muitas formas, nos impulsiona a algo diferente. Em primeiro lugar, porque chegamos a maio fortalecidos pelo Tempo Pascal e nos confirmamos na esperança em Pentecostes.
O frio exterior que afinal se instala contrasta com a acolhedora figura de Maria que nos aquece em nossa condição de filhos e nos envolve a todos num espírito de família.
Maio é, pois, o tempo reservado para estarmos mais em sua companhia e, quem sabe, como Francisco de Assis, louvar a Deus na vida dessa sua serva completamente disponível e aberta à ação do Espírito.
Quer Francisco imitar Maria, em sua humildade e fé, mas sobretudo em sua intimidade amorosa e consciente com a presença de Deus. São Boaventura nos conta que 'Seu amor à Mãe do Senhor era realmente indizível, pois nascia em seu coração ao considerar que ela havia convertido em irmão nosso próprio Rei e Senhor da glória e que por ela havíamos merecido alcançar a divina misericórdia. Em Maria, depois de Cristo, depositava toda a sua confiança'.
Maravilha-se ele da disposição interior de Maria e de seu papel a serviço da própria Redenção: 'Santa Virgem Maria, não há mulher nascida no mundo semelhante a vós, filha e serva do altíssimo Rei e Pai celestial, Mãe de nosso santíssimo Senhor Jesus Cristo, esposa do Espírito Santo'.
Mesmo não sendo teólogo, Francisco entende o lugar de Maria na história da salvação, ao afirmar que dela Cristo 'recebeu a carne da nossa humanidade e da nossa fragilidade'. E por conta dessa mesma fragilidade, ele a 'constituiu como advogada da Ordem', para que ela os defendesse e os representasse junto a Deus. Sábia decisão!
Que esse também possa ser o nosso caminho e a marca de nossa filiação que, aliás, muito claramente no caso franciscano, se expressa na concretude do amor aos irmãos, especialmente os mais sofredores, os mais pobres, os menores entre os menores. E que esse tempo de frio nos impulsione a aquecer os corpos e os corações daqueles que a frieza das injustiças e das indiferenças colocaram distante do fogo que ilumina e acalora a casa do Pai.
___________________
1º de Maio - Dia do Trabalho


Mensagem 

1º de Maio:o dia, o trabalho e sua riqueza!
Mais um 1º de maio se aproxima. Costumamos passar despercebidos por essa data e geralmente só a vemos como mais um oportuno feriado. Mas qual o significado do trabalhar? Cada um de nós encara sua atividade profissional de várias maneiras, oscilando entre realização e frustração, prazer e dor. Muitos pesquisadores e autores falam sobre essa atividade humana e trago para vocês alguns desses pontos de vista. Mais, proponho uma reflexão nesse 1º de maio: como você encara seu dia a dia no trabalho e o que ele representa em sua vida?
O trabalho sofreu grandes modificações no decorrer dos séculos, mas continua sendo uma grande experiência de vida e de relações sociais. Trabalhar não é apenas ganhar um salário no final do mês. É no trabalho que homens e mulheres se formam e são formados, um cotidiano altamente educativo, rico em aprendizagens. Para Marx, “o homem se define pela produção, por esse fato ele se distingue dos animais. Ao produzir seus meios de vida o homem produz indiretamente sua própria vida, material e espiritualmente”.


O que é trabalhar? “Trabalhar é gerir“, segundo o filósofo Yves Schwartz. Toda atividade, desde as mais simples às mais complexas, contém em seu centro a complexidade, e nós não percebemos isso. Atrás de um trabalho simples se esconde a sensibilidade dos gestos, das palavras, do cuidado, das tensões, das pressões internas e externas e das estratégias. É um saber fazer recheado de inteligência e subjetividade. Uma realidade também coletiva, onde deparamos com modelos contraditórios e aprendemos a arte de conviver.
Quando chegamos à empresa todo dia não nos damos conta de que faremos mais que cumprir procedimentos e atingir objetivos. Esse cotidiano contribui para construirmos e reafirmarmos nossa identidade, onde valores e ética são testados. O uso de si dentro da empresa mobiliza capacidades, superação, decisões e criatividade. Trabalhar é testar nossos limites e fazer escolhas, nem sempre fáceis!
François Hubault apresenta o trabalho  como dois processos de valorização:
    * Valorização econômica: o sentido do trabalho para a empresa. Não podemos esquecer que é o trabalho que produz valor;
    * Valorização dos indivíduos: o sentido do trabalho para aqueles que realizam.

Dentro desses processos, alguns conflitos costumam surgir, principalmente a delicada questão salarial. Muitas questões permeiam o universo do trabalho, algumas não muito agradáveis como o sofrimento, adoecimento, exploração, assédios e falta de interesse. Situações tão sérias que tem um impacto social e familiar muito grande, casos que acabam em afastamento do trabalho e aposentadoria precoce.
Christopher Dejours fala, em seu livro “A loucura do Trabalho”, sobre os sofrimentos pelos quais os trabalhadores passam durante o processo produtivo e seus estudos apontam caminhos para dias mais felizes e saudáveis dentro das empresas. Outro pesquisador importante nessa área é Yves Clot e sua Clínica da Atividade, onde profissionais e pesquisadores trabalham ativamente nas questões complexas do universo do trabalho e suas patologias.


O trabalho tem sido meu objeto de estudo há muitos anos. O tema é instigante e inesgotável. Estudos esses realizados com o objetivo central de compreender o trabalho e buscar melhorias na atividade cotidiana dos trabalhadores que atendo. Por essa vivência, gostaria de prestar nesse 1º de maio uma homenagem a alguns autores com os quais aprendo a conhecer o universo do trabalho e posso proporcionar dias melhores aos trabalhadores: Hanna Arendt, Marx, Dejours, Alain Wisner, Bruno Maggi, Yves Schwartz, Yves Clot, Paulo Freire, Acácia Kuenzer, Julia Issy Abrahão, Daisy Cunha e Laerte Idal Snelwar .
Desejo a vocês leitores um ótimo 1º de maio! Muitas realizações e transformações positivas em seu universo de trabalho! O dia é muito mais que um simples feriado. O trabalho é muito mais que uma simples atividade. Sucesso!
  _________

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1º de Maio em numerosos países do mundo, sendo feriado no Brasil, em Portugal e em outros países.
História
 Em 1886, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América.
Essa manifestação tinha como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias e teve a participação de milhares de pessoas. Nesse dia teve início uma greve geral nos EUA . No dia 3 de Maio houve um pequeno levantamento que acabou com uma escaramuça com a polícia e com a morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, 4 de Maio, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Estes acontecimentos passaram a ser conhecidos como a Revolta de Haymarket.
Três anos mais tarde, a 20 de Junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reunida em Paris decidiu por proposta de Raymond Lavigne convocar anualmente uma manifestação com o objectivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário. A data escolhida foi o 1º de Maio, como homenagem às lutas sindicais de Chicago. Em 1 de Maio de 1891 uma manifestação no norte de França é dispersada pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Esse novo drama serve para reforçar o dia como um dia de luta dos trabalhadores e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclama esse dia como dia internacional de reivindicação de condições laborais.
 Em 23 de Abril de 1919 o senado francês ratifica o dia de 8 horas e proclama o dia 1 de Maio desse ano dia feriado. Em 1920 a Rússia adota o 1º de Maio como feriado nacional, e este exemplo é seguido por muitos outro países. Apesar de até hoje os estadunidenses se negarem a reconhecer essa data como sendo o Dia do Trabalhador, em 1890 a luta dos trabalhadores estadunidenses conseguiu que o Congresso aprovasse que a jornada de trabalho fosse reduzida de 16 para 8 horas diárias.
Dia do Trabalhador em Portugal
1º de Maio na cidade do Porto
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, promovidas pela central sindical CGTP-Intersindical (Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical) nas principais cidades de Lisboa e Porto, assim como pela central sindical UGT (União Geral dos Trabalhadores). No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
Dia do Trabalhador no Brasil
Até o início da Era Vargas (1930-1945) certos tipos de agremiação dos trabalhadores fabris eram bastante comuns, embora não constituísse um grupo político muito forte, dado a pouca industrialização do país. Esta movimentação operária tinha se caracterizado em um primeiro momento por possuir influências do anarquismo e mais tarde do comunismo, mas com a chegada de Getúlio Vargas ao poder, ela foi gradativamente dissolvida e os trabalhadores urbanos passaram a ser influenciados pelo que ficou conhecido como trabalhismo.
Até então, o Dia do Trabalhador era considerado por aqueles movimentos anteriores (anarquistas e comunistas) como um momento de protesto e crítica às estruturas sócio-econômicas do país. A propaganda trabalhista de Vargas, sutilmente, transforma um dia destinado a celebrar o trabalhador no Dia do Trabalhador. Tal mudança, aparentemente superficial, alterou profundamente as atividades realizadas pelos trabalhadores a cada ano, neste dia. Até então marcado por piquetes e passeatas, o Dia do Trabalhador passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e celebrações similares. Atualmente, esta característica foi assimilada até mesmo pelos movimentos sindicais, que realizam grandes shows com nomes da música popular e sorteios de casa própria.
 Aponta-se que o caráter massificador do Dia do Trabalhador, no Brasil, se expressa especialmente pelo costume que os governos têm de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943.
Dia do Trabalhador em Moçambique
Durante o período colonial (até 1975), os moçambicanos estavam proibidos de celebrar o 1º de Maio em virtude da natureza repressiva do regime colonial português. No entanto, houve manifestações de trabalhadores moçambicanos, em particular em Lourenço Marques (atual Maputo), contra o modo de relações laborais existente naquele período.
Após a Independência Nacional, o Dia do Trabalhador é celebrado anualmente, e com o passar dos anos, com as reformas políticas, econômicas e sociais que o país sofreu a partir de finais da década de 80, registrou-se um crescimento do movimento sindical em Moçambique. A primeira instituição sindical no país foi a Organização dos Trabalhadores Moçambicanos (OTM), que veio depois a impulsionar o surgimento de novos movimentos sindicais, cada vez mais específicos de acordo com os sectores de atividade.
Dia do Trabalhador no mundo
 Alguns países celebram o Dia do Trabalhador em datas diferentes de 1 de Maio:
     * Austrália: A data de celebração varia de acordo com a região: 4 de Março na Austrália Ocidental, 11 de Março no estado de Victoria, 6 de Maio em Queensland e Território do Norte e 7 de Outubro em Canberra, Nova Gales do Sul (Sydney) e na Austrália Meridional.
    * Estados Unidos da América: Celebram o Labor Day na primeira
_________ 

Trabalho

Saiba o que é, definição, importância, diferença entre 
trabalho e emprego, economia, dia do trabalho

trabalho
Trabalho: atividade física ou intelectual
Definição de trabalho
Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo.
O trabalho na vida do homem
O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades.
Diferença entre trabalho e emprego
Vale dizer que há diferença entre trabalho e emprego. Enquanto o primeiro envolve a atividade executada em si, o segundo refere-se ao cargo ou ocupação de um indivíduo numa empresa ou órgão público.
 

 



Nenhum comentário: