Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Várias novidades nesta semana!

O querido povo de Alagoas pede socorro! / Pensamentos sobre a ESPERANÇA. / Texto sobre a Paz no Mundo / Novas Dicas Gramaticais / Formação: Maria, Consoladora dos Aflitos! / Artigo: Inscrições para o ENEM começam hoje / Notícias: O Brasil na Copa: Dunga pode ser punido pela FIFA.../ Dunga reclama da violência rival e da expulsão de Kaká / Jogadores defendem Kaká após expulsão contra Costa do Marfim / Na íntegra: Desde os tempos de São Paulo, Kaká e Luis Fabiano exaltam parceria.../ Na opinião de Parreira, "Brasil joga como se estivesse treinando" / Seis curiosidades em gol de Luis Fabiano, reforçam briga pelo hexa. / Maradona descarta "mão de Deus", ironiza juiz e põe Brasil como favorito./ Homenagem ao Papa do Século , João Paulo II
---------------------------------



Todos os times...
Todos os torcedores...
Sonhando com o "Brasil Campeão" nesta Copa de 2010!
------------------------------------------------- 
       
O nosso entusiasmo brilha pelo time do Brasil na Copa do Mundo.
O entusiasmo da nossa "solidariedade" para com os nossos irmãos de Alagoas, deve brilhar "muito mais!!!"
Portanto, é chegada a hora da nossa solidariedade!!! 
O querido povo alagoano pede socorro!!!

 
Chuvas atingem mais de 80 mil pessoas em Alagoas
Luis Vilar
População começa a entregar donativos no Corpo de Bombeiros
De acordo com os números mais atualizados do Corpo de Bombeiros, mais de 80 mil pessoas no Estado de Alagoas foram atingidas pelas chuvas. Os dados foram divulgados na manhã de hoje, dia 21, em coletiva na sede do quartel da corporação, no bairro do Trapiche da Barra. Ao todo, aproximadamente 60 mil pessoas se encontram desalojadas ou desabrigadas. O Corpo de Bombeiros contabiliza ainda 19 mortos.


O comandante operacional do Corpo de Bombeiros, coronel Josivaldo Feliciano, destacou que o primeiro momento de resgate de pessoas já foi praticamente encerrado. A preocupação principal agora é levar assistência às áreas e às pessoas atingidas. Por esta razão, foi iniciada – desde sábado, dia 19 – uma campanha de doação de donativos, principalmente alimentos e água potável.

Feliciano destaca a importância das pessoas que puderem doar alimentos não perecíveis e água potável se encaminharem para os quartéis do Exército, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. “Precisamos centralizar para evitar que as pessoas façam estas doações diretas aos municípios. Usaremos carros oficiais para entregar estas doações. Além disto, o Corpo de Bombeiros pode distribuir estes alimentos conforme a gravidade das localidades” destacou.

A importância da centralização das doações também foi destacada pelo comandante do Exército, coronel Pinto Sampaio. De acordo com ele, desde o início das operações de resgates, as Forças Armadas estão trabalhando com viaturas que conseguem chegar a lugar de difícil acesso e com 200 homens. “Centralizar as doações nestes locais é importante porque sabemos onde estão os casos mais graves e o que realmente é preciso fazer. Não levem direto às comunidades para evitar saques. Pedimos ainda que alguns não aproveitem a catástrofe para fazer campanha política”, colocou.

O comandante ainda reforça que assim o Corpo de Bombeiros e o Exército poderão “fazer o seu papel”. O comandante do Corpo de Bombeiros, Neitônio Freitas, destacou que na corporação já existem oito mil cestas básicas e “uma boa quantidade de água potável. Neste momento, não será problema reabastecer estas cidades”, colocou ainda. Porém, as doações devem continuar a serem feitas.

Há uma preocupação com novas chuvas. De acordo com as previsões meteorológicas pode voltar a chover forte na terça-feira, dia 22. A situação é grave em 21 cidades de Alagoas. “Em 25 anos de profissão, nunca vi nada igual. As cidades parecem que passaram por uma guerra”, destacou Freitas. Destas cidades, algumas ainda se encontram sem abastecimento de água. Palmeira dos Índios e Capela tiveram a tubulação arrastada pelas águas.

O município de Santana do Mundaú – por exemplo – ainda está sem acesso por vias terrestres. O número de mortos, como coloca o Corpo de Bombeiros, ainda pode subir nos próximos dias. “A população alagoana precisa saber da gravidade e ser convocada à solidariedade, doando alimentos, água potável e o que puderem”, destacou o comandante do Corpo de Bombeiros. As doações também são recebidas nas bases do interior do Estado.

Ações

De acordo com Feliciano, durante as ações de resgates foram utilizados seis helicópteros. Só em União dos Palmares foram resgatadas – nos últimos dois dias – 36 pessoas. Uma média de 160 pessoas foram retiradas das cidades. O Corpo de Bombeiros tem orientado aos prefeitos a alojarem as pessoas em casas de vizinhos, em ginásios locais, prédios públicos e – em último caso – nas escolas. “As escolas estão sendo o último caso para não atrapalhar o ano letivo. Mas, há cidades que até os prédios públicos foram destruídos”.

A tragédia – conforme o coronel da Defesa Civil, Denildson Queiroz – foi provocada pelo volume de chuva que caiu em Pernambuco e elevou o nível dos rios, provocando enchentes que destruíram parte das cidades alagoanas e pernambucanas. “Uma quantidade de chuva de cinco meses caíram em dois ou três dias”, destacou Queiroz. De acordo com ele, a Defesa Civil tem colhido constantemente informações de radares e trabalhado também com a prevenção.

Conforme Queiroz, se não fossem as ações preventivas da Defesa Civil, a destruição poderia ainda ser bem pior. “Desde o ano passado que realizamos cursos e palestras preparando a população. Não podemos impedir a chuva, mas podemos traçar ações para minimizar os estragos. Se não fossem essas ações poderia ser pior. O momento é difícil, mas a população tem que confiar no Governo. Estamos dando o máximo possível. O momento é de união e coesão”.

O coronel ressaltou que ainda há pessoas que estão há dois dias sem alimento e água potável. Há também – segundo ele – a preocupação com doenças oriundas das chuvas e pela ingestão de água poluída. “Superamos a fase do socorro e agora partimos para a assistência com alimentos e água. A população não pode se desesperar”.

Estratégia

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil já traçaram uma estratégia para abastecer as regiões mais afetadas. Será montada uma sede para onde vão as doações. Ela ficará na cidade de Joaquim Gomes e de lá partem para as regiões conforme a gravidade. As ações estão mobilizando todo o efetivo do Corpo de Bombeiros.

“Há uma estratégia e estamos orientando os prefeitos a não mandarem caminhões para distribuir alimentos, porque isto será feito de forma coordenada. Não se aproveitem do momento para fazer política. É preciso evitar tumultos, saques e desvios de interesses”, colocou Queiroz. O contato com os prefeitos também está sendo feito para saber a quantidade de desabrigados.

De acordo com Queiroz, o nível dos rios já está retornando à normalidade, o que pode ajudar nos trabalhos a serem realizados.

-------------------
Pensamentos
A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Quando chegamos ao fim da noite, encontramos a aurora.
(Georges Bernanos)
-----
A verdadeira esperança é uma qualidade, uma determinação heróica da alma. E a mais elevada forma de esperança é o desespero superado.
(Georges Bernanos)
-------------------------- 


Paz no Mundo

A paz no mundo começa dentro de mim,
Quando me aceito, de corpo e alma,
E reconheço meus defeitos, com paciência e calma,
E em vez de me fragmentar em mil pedaços,
Eu me coloco inteiro no que penso, sinto e faço,
Passageiro no tempo e no espaço,
Sem nada para levar que possa me prender,
Sem medo de errar
E com muita vontade de aprender.

A paz no mundo começa entre nós,

Quando eu aceito o teu modo de ser.
Sem me opor ou resistir
E reconheço tuas virtudes
Sem te invejar ou me retrair
E faço das nossas diferenças
A base de nossa convivência.
E, em lugar de te dividir em mil personagens,
consigo ver-te inteiro, nu, real,
Sem nenhuma maquilagem,
Companheiros da mesma viagem
No processo de aprendizagem do que é ser gente.

A paz no mundo começa

Quando as palavras se calam
E os gestos se multiplicam,
Quando se reprime a vergonha
E se expressa a ternura,
Quando se repudia a doença e se enaltece a cura.
Quando se combate a normalidade
que virou loucura
E se estimula o desejo de melhorar a humanidade,
De construir uma outra sociedade,
Com base numa outra relação...

Uma relação em que amar é a regra,

E não mais a exceção. 
--------------------------------------------------------------------------------
Guerreiros do nosso futebol!!!
 ------------------------
Nossa amada Língua Portuguesa
“Dicas Gramaticais Divertidas!”

1.QUESTÃO DE OUVIDO
Li, certa vez, numa placa: "É proibida a instalação de autofalantes." O ouvido doeu. Não tanto pelo medo de ouvir alguém gritando pelo alto-falante, mas por imaginar como alguém poderia fazer o casamento entre um automóvel e um falante, que ainda por cima era proibido instalar.

2.VOCÊ TRABALHA DE SÁBADO?
Há pessoas que trabalham de segunda, de terça, de quarta, de quinta, de sexta, de sábado e até de domingo. Ufa! Apesar de tanto esforço, o correto mesmo é trabalhar aos sábados, se for necessário, mas nunca aos domingos, porque, afinal de contas, ninguém é de ferro!

3. O PLURAL DA DÍVIDA
Quando eu pago minha dívida, fico quite com o meu credor. Agora, se nós pagamos nossa dívida, nós ficamos quites com o nosso credor. A palavra quite é um adjetivo que pode ir para o plural.

4.UM FAX É BOM, DOIS JÁ É DEMAIS
O plural de tórax é tórax, sem o s. Uma fênix, plural: duas fênix, sem o s. O látex, os látex, sem o s de novo. Palavras terminadas em x não mudam no plural. Por isso, um fax é bom e dois fax já é demais.

5.E SE EU QUISER PLAGIAR, COMO CONJUGO O VERBO?
No presente do indicativo, isso serve como modelo para os demais tempos, é assim: eu plagio, tu plagias, ele plagia, nós plagiamos, vós plagiais, eles plagiam. E jamais eu plageio... Se é para copiar, vamos copiar corretamente!



6.REPETI  DE ANO...
Por algum motivo terá acontecido isso. Para já, o verbo repetir é transitivo direto e dispensa a preposição de. Assim, se não quiser repetir o ano de novo, é melhor começar a estudar desde agora.

7.ONDE ESTÁ O CUJO?
O pronome relativo cujo ainda existe, e corresponde a expressões como do qual ou de que, entre outras. A casa, cujo teto está quebrado, por exemplo, poderia ser também: A casa, da qual o teto está quebrado. Mais adequado, porém, neste caso, é usar o cujo. O que não se deve fazer é escrever ou falar: A casa que o teto está quebrado.

8.SE FOSSE DE GRÁTIS...
É certo falar escrever receba de grátis esse brinde? Não. O certo é utilizar as expressões de graça, grátis, ou gratuitamente. Receba de graça. Receba grátis. Receba gratuitamente. Tudo isso é possível, mas de grátis... nem pagando!

9.MOÇO, INTERA A MINHA PASSAGEM...?
Se for para pedir, é melhor pedir certo. Não existe o verbo interar. O que existe é inteirar, que significa tornar inteiro, completo.

10.AH! AH-AH! AH...
A interjeição Ah pode expressar vários sentimentos. Surpresa: Ah, você veio! Duplicada, pode expressar confirmação de uma previsão: Ah-ah, eu sabia que você não viria! E também decepção: Ah... se você tivesse vindo...

11.CHUCHU BELEZA!
A ortografia brasileira tem seus caprichos. Vocês não acham bochecha, chuchu e pechincha três palavras charmosas, com o dígrafo ch duplicado? Tem até gente que pensa que salsicha é salchicha! Mas não é. Nesse caso, já se trata de um tremendo chute!

12.VAMOS E VENHAMOS!
"Fiz que não ia e acabei fondo", disse um jogador de futebol. Vamos e venhamos! Conjugar verbo também exige muito treino. O verbo ir, por exemplo, tem as suas particulares. Esta frase é toda dele, mas nem parece: "Eu nunca fui, mas agora vou. Se eu não fosse, como iria?"

13.TODO NÃO É TUDO
Todo estudante gosta de estudar significa que qualquer estudante gosta de estudar (mas pode haver exceções), ao passo que a frase todo o estudante está sujo significa que um estudante inteiro, dos pés à cabeça, está sujo.

14.É UMA QUESTÃO DE OPINIÃES?
Como se faz o plural das palavras terminadas em ão? O plural de bênção é bênçãos. O plural de capitão é capitães. Sacristão, por sua vez, admite dois plurais: sacristãos ou sacristães. E há palavras com três opções: anciãos, anciães e anciões, para ancião. Moral da história: na dúvida, consulte o pai dos inteligentes, o dicionário.

15.FULANA DE TAL ESTÁ COM TUDO
Saiu num jornal, certa vez: "Fulana de Tal, lídera de nosso partido...". Contudo, líder não vai para o feminino. Saiu numa revista, certa vez: "Fulana de Tal é minha ídola". Contudo, ídolo não vai para o feminino. Saiu numa conversa, certa vez: "Fulana de Tal é membra do clube...". Contudo, membro não vai para o feminino. São casos de substantivos de gênero fixo, também chamados substantivos sobrecomuns.

16.É ERRADO MESMO?
Li outro dia: "ele bateu na mulher e a mesma foi hospitalizada." É errado fazer isso com uma mulher, mas também não é certo usar o mesma desse modo. Podemos escrever essa frase com mais clareza e de outras formas: "ele bateu na mulher e a coitada foi hospitalizada", ou: "ele bateu na mulher, que foi hospitalizada".

---------------------------------------------------- 

Formações

Imagem de Destaque

Maria, consoladora dos aflitos

Amá-la significa imitar-lhes as virtudes
Por tudo que padeceu em sua existência, a Santíssima Virgem Maria se tornou a consoladora dos aflitos. A vida humana é, realmente, quer queiramos ou não, pontilhada de aflições. Estas visitam o ser mortal a cada passo e, muitas vezes, deixam sequelas profundas. Umas decorrem de fora, outras são inatas à finitude ontológica do homem. As primeiras ocorrem ao ensejo do falecimento de entes queridos, das atitudes maldosas do próximo, das injunções conjunturais a envolverem os bens criados. Possuem matizes variados e são detonadores de outras atribulações. As causas internas geram moléstias orgânicas, estados mórbidos psíquicos, depressões, a luta permanente entre o bem e o mal. A capitulação às insídias diabólicas por força da inclinação ao mal, fruto do pecado original, muitas vezes colocam muitas consciências em frangalhos com reflexos somáticos graves.


O ser racional é obrigado a conviver a cada passo com os mais imprevisíveis e variados problemas. Adite-se que não é fácil cada um conviver consigo mesmo. O Livro do Eclesiástico retrata bem esta situação existencial do homem: “Vi tudo que se faz debaixo do sol e vi que tudo era vaidade e a aflição do espírito” (Ecl 1,14). Isto tudo, porém, faz parte do processo soteriológico pessoal. Se é verdade que muitas vezes a angústia humana pode ser evitada, porque ocasionada pela própria pessoa, por suas imprudências e erros individuais, outras Deus as permite como oportunidade magnífica de aprimoramento. Os textos bíblicos revelam que se conturba o ânimo diante de uma situação difícil, perante os obstáculos. Surgem então o temor, a perplexidade.


O termo grego stenochoria significa estar mergulhado em miserabilíssima apreensão. É um estado de desolação que aflige quem nele se acha. Sobretudo na velhice o campo está franqueado a todo tipo de situações penosas. Se assim é, Maria que tanto sofreu, juntamente com Jesus, sabe melhor do que ninguém o amargor da lágrima de cada um, a acerbidade do mal que atanaza o espírito e o corpo, o agror do sofrer, a mágoa que fere, o tormento que aflige. Ela esteve ao lado do seu divino Filho sofredor, viveu os transes de sua Paixão e Morte e padeceu com tudo isto e, deste modo, está apta para vir e ajudar todo aquele que sofre. A Senhora das Dores é a Consoladora dos aflitos porque ela sabe o que é a dor e porque muito nos ama.
O papa João Paulo II mostrou o fundamento desta sublime realidade: “Era deste amor misericordioso, precisamente, o qual se manifesta sobretudo em contato com o mal moral e físico, que participava de modo singular e excepcional o coração daquela que foi a Mãe do Crucificado e do Ressuscitado. Sim, Maria Santíssima participava de tal amor; e nela e por meio dela o mesmo amor não cessa de revelar-se na história da Igreja e da humanidade.


Esta revelação é particularmente frutuosa, porque se funda, tratando-se da Mãe de Deus, na singular percepção do seu coração materno, na sua sensibilidade particular, na sua especial capacidade para atingir todos aqueles que aceitam mais facilmente o amor misericordioso da parte de uma mãe”. A Mãe das Dores está atenta às necessidades de seus filhos. Pelo muito que padeceu não há mal que ela não possa debelar. Ela consola, conforta e ampara. Por tudo isto nada melhor do que venerar e implorar a Maria que tanto sofreu. O culto à Senhora das Dores, Rainha dos Mártires, que remonta aos primórdios do cristianismo, sobre demonstrar gratidão a ela, significa estar matriculado na escola de uma Mestra admirável, que ensina estas preciosas lições que formam o cristão e lhe retemperam o ânimo, garantindo-lhe proteção nos momentos aflitivos.


Honrar Nossa Senhora das Dores implica, além disto, num imediato e radical aborrecimento do maior de todos os males que é o pecado, morte da alma, causa dos dissabores que Jesus e ela experimentaram, fonte de tantos males para quem se afasta de Deus. A exemplo de Maria cumpre cooperar na obra da salvação empreendida por Cristo, levando os corações empedernidos a corresponderem às graças que jorraram das cinco chagas do Redentor, oferecendo sacrifícios pela conversão dos transviados. O muito que ela sofreu sobretudo na Rua da Amargura, aos pés da Cruz e com a soledade, após o enterro de seu dileto Filho, insufla, além disto, confiança inabalável na sua atuação materna. É que ela não apenas compreende as decepções humanas, como ainda, lá do céu, continua sua tarefa de Corredentora dos filhos na caminhada por este vale de lágrimas. Adite-se que a Senhora das Dores faz progredir em toda espécie de boas obras, mormente no sacrifício pelo próximo. Desvalidos, excluídos do reino do céu, mister se fazia que um Deus redimisse a humanidade.


Maria sabia que ao dar consentimento na participação nesta tarefa redentora muito iria sofrer. Se ela se compadeceu de nossa miséria, porque também nós não nos compadeceremos diante da penúria de nossos irmãos que sofrem toda espécie de privação? Acrescente-se que as dores de Maria nos levam a amá-la cada vez mais por ter ela nos demonstrado tanta dileção. Amá-la significa imitar-lhes as virtudes, fazendo resplandecer em nós um pouco da grandeza desta mãe extraordinariamente santa. Como, porém, é pela cruz que se chega à luz da bem-aventurança eterna, venerar a Senhora das Dores é estar a seu exemplo sempre junto da Cruz redentora, aceitando com resignação as provações que Deus envia a cada um. Somente assim se chegará àquela ventura sem fim a nós merecida pela Paixão de Jesus e pela Compaixão de Maria.
Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho
http://conegovidigal.blogspot.com/
-----------------------------------------------

Inscrições para o Enem começam hoje

As inscrições para o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) 2010 começam hoje, 21, e vão até o dia 9 de julho, exclusivamente pela internet. A taxa de  inscrição é de R$ 35 para estudantes de escolas particulares e pessoas que já concluíram o ensino médio. Alunos das escolas públicas estão isentos.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), ao se inscrever, é necessário que o estudante informe o número do seu CPF, porque não será aceito o dos pais ou responsáveis, mesmo que o candidato seja menor de idade.

O exame continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. Por isso, os estudantes devem ficar atentos, porque no momento da inscrição deverão escolher entre o inglês e o espanhol.

As provas estão marcadas para 6 e 7 de novembro, sendo que no primeiro dia as avaliações serão sobre as matérias de ciências naturais e humanas, cada uma com 45 questões. No segundo dia, os candidatos farão provas de matemática e linguagens, cada uma com 45 questões, além da redação.

De acordo com o MEC, o próprio sistema de inscrição vai impedir que os participantes usem o número do CPF de terceiros, pois buscará as informações do titular na base de dados da Receita Federal. Os estudantes que não tiverem o documento podem retirá-lo em qualquer agência dos Correios, do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal. No caso dos menores de 16 anos, é preciso que esse pedido seja feito pelos pais ou pelo responsável legal.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com

------------------------------------------------------------



NOTÍCIAS: O BRASIL NA COPA

Dunga pode ser punido pela Fifa

Treinador xingou árbitro francês Stephane Lannoy e o atacante da Costa do Marfim Didier Drogba. Na coletiva, balbuciou palavrões para jornalista

Por GLOBOESPORTE.COM Direto de Joanesburgo, África do Sul
As atitudes do técnico Dunga durante a partida contra a Costa do Marfim, no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, e na entrevista coletiva que concedeu após o confronto, no último domingo, podem custar caro. O treinador corre o risco de ser punido pela Fifa por ter xingado o árbitro francês Stephane Lannoy e o atacante Didier Drogba. Para piorar a situação, o comandante da seleção brasileira ainda balbuciou palavrões após interpelar o jornalista Alex Escobar, da TV Globo.
O treinador pode ser enquadrado no artigo 57 do Código Disciplinar da Fifa, que indica que “qualquer pessoa que ofenda alguém de forma ofensiva por gestos ou linguagem, violando a boa conduta, corre o risco de sofrer sanções”. De acordo com o mesmo regulamento, Dunga pode ser punido com uma advertência, uma repreensão ou uma multa. Nesta segunda-feira, o porta-voz da entidade, Nicolas Maingot, foi questionado sobre o caso.
- Não tenho conhecimento desse assunto. É a primeira vez que estou ouvindo falar disso.
A questão foi levantada por conta da sanção dada pela Fifa a Diego Maradona, técnico da Argentina. Após o jogo diante do Uruguai, ainda pelas eliminatórias da Copa do Mundo, o treinador xingou os jornalistas e recebeu uma pesada punição. Na ocasião, além de ter sido impedido de acompanhar o sorteio dos grupos do Mundial da África do Sul, o Pibe foi suspenso por dois meses e obrigado a pagar R$ 42 mil de multa.

Dunga reclama de violência rival e da expulsão de Kaká


Kaká recebe cartão vermelho durante jogo deste domingo contra Costa do Marfim
O técnico Dunga reclamou que a arbitragem da partida entre Brasil e Costa do Marfim falhou em coibir as faltas dos africanos e classificou a expulsão de Kaká como "totalmente injusta" na vitória brasileira de 3 x 1 neste domingo.


Com o resultado, o Brasil avançou para as oitavas-de-final da Copa do Mundo da África do Sul, mas o assunto mais comentado por Dunga foi o árbitro francês Stephane Lannoy.



"Foi um jogo muito complicado, de muita força física, de faltas. Todos nós que gostamos de futebol pedimos sempre por um espetáculo bonito de se ver, mas as pessoas que têm que controlar o espetáculo também tem que saber o que é futebol e o que não é futebol", afirmou Dunga em entrevista coletiva.



"É difícil jogar um futebol arte quando um árbitro deixa as coisas passarem, como foi hoje."



Para o treinador, a expulsão de Kaká nos minutos finais da partida por ter recebido dois cartões amarelos foi "totalmente injusta".



"No primeiro cartão, ele tomou a falta e recebeu o amarelo", disse Dunga. "Este jogo estava bom para mim. Eu ia poder fazer faltas e o juiz ia me dar parabéns", acrescentou ele, lembrando da época de volante.



Segundo Dunga, os jogadores da seleção brasileira mostraram maturidade por não terem revidado as duras faltas cometidas pelos marfinenses.



"Desde que a gente chegou aqui, a gente tem conversado que tem que terminar com 11. Hoje foi uma prova dura, eles (os brasileiros) mostraram maturidade. Apanharam do começo ao fim e não revidaram. O foco deles tem que ser jogar futebol. Se nós quisermos bater, falar, vamos perder o foco e não vamos conseguir jogar o futebol que todo mundo conhece", afirmou.



Falando do jogo, Dunga disse que houve uma melhora em relação à vitória de 2 x 1 sobre a Coreia do Norte na estreia porque o Brasil teve mais toque de bola.



"O primeiro jogo é difícil, tem ansiedade. A gente pegou uma equipe que marca, mas não era tão forte fisicamente (quanto a Costa do Marfim). Hoje eu pedi para os jogadores que nessa Copa, quando tiver oportunidade, tem que definir, e tivemos paciência para tocar mais a bola", explicou.



Os dois primeiros gols foram marcados pelo atacante Luís Fabiano, que estava há seis jogos sem balançar as redes pela seleção. Dunga elogiou a atuação do jogador.
"Todos os jogadores da seleção confiam no Luís. Ele tem dado resposta positiva. Todo jogador que fica um tempo sem marcar gols fica impaciente. Mas todos da comissão estávamos incentivando, sabíamos que o momento ia chegar."



Para o jogo contra Portugal, na sexta-feira, o Brasil não poderá contar com Kaká, e Dunga disse que ainda não pensou no substituto.



O treinador lamenta a suspensão do meia do Real Madrid pela quebra do ritmo de jogo, mas vê um lado positivo, já que ele vem se recuperando de lesões.



"O Kaká estava adquirindo confiança. Era uma questão de desenvolvimento durante o jogo, estava melhorando. Para nós seria importante dar continuidade. Mas temos que pegar o lado positivo, vai ser um período para ele dar uma descansada e dar uma aprimorada na preparação dele", afirmou Dunga.



Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias


Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com 

21/06/2010 09h38 - Atualizado em 21/06/2010 09h38
--------------------------------------------------------------------- 

Jogadores defendem Kaká após expulsão contra Costa do Marfim

Companheiros de seleção acham o cartão vermelho injusto e criticam árbitro

Por Thiago Lavinas e Thiago Correia Direto de Joanesburgo, África do Sul

Os jogadores da seleção procuraram defender Kaká após a expulsão no final da partida contra a Costa do Marfim. O Brasil vencia por 3 a 1 e o meia levou dois cartões amarelos em três minutos quando houve um tumulto e entradas mais fortes contra os brasileiros.
O árbitro francês Stephane Lannoy mostrou o primeiro cartão amarelo para o camisa 10 aos 40 minutos do segundo tempo. Já o segundo, que proporcionou a expulsão, foi aos 43, após uma encenação do adversário.
- Fiquei triste pela expulsão do Kaká. Acho que foi injusta. Ele não fez nada. Mas paciência. Temos jogadores à altura para substituí-lo - disse Elano.
O técnico Dunga questionou o primeiro cartão dado pelo árbitro francês a Kaká. O meia sofreu falta e reclamou da entrada do adversário.
- Foi totalmente injusta (a expulsão). A falta é feita em cima dele. Aliás, no primeiro cartão do Kaká, ele sofreu a falta e foi punido. Então o jogador que tenta jogar é o que é punido - disse o treinador.
kaka expulso brasilKaká é expulso pelo árbitro francês Stephane Lannoy  durante a vitória sobre a Costa do Marfim (Foto: EFE)

O goleiro Julio Cesar também lamentou o cartão vermelho para Kaká. Ele espera, agora, que o camisa 10 aproveite o tempo para se preparar e treinar forte para voltar nas oitavas-de-final.
- O importante é que nos classificamos. O Kaká vai poder repousar, e o jogador que vai substituí-lo vai ter uma atuação a altura. Não vai prejudicar tanto a seleção porque já estamos classificados. Acho que o árbitro, quando chegar em casa e ver o lance, vai ver que tomou uma decisão errada.
Kaká espera que a Fifa analise o caso e a atuação do árbitro francês Stephane Lannoy.
- Acho que no fim o jogo ficou um pouco mais violento. Isso não é legal para o jogo, não é legal para os jogadores. Acho que a Fifa sabe o que fazer com os árbitros.
-------------------------------

Desde os tempos de São Paulo... Kaká e Luis Fabiano exaltam parceria.

No clube do Morumbi, os dois brilharam de 2001 a 2003. Para o atacante, primeiro gol do Brasil é a prova de que o entrosamento continua.

Por Leandro Canônico, Thiago Correia e Thiago Lavinas Direto de Joanesburgo, África do Sul
 
kaka luis fabiano brasil costa do marfimLuis Fabiano e Kaká se cumprimentam após o gol
(Foto: agência Getty Images)
De Kaká para Luis Fabiano e de Luis Fabiano para o gol. Essa cena foi bastante vista de 2001 a 2003, quando o meia e o atacante jogaram juntos no São Paulo. Mas no último domingo, ela se repetiu na vitória por 3 a 1 do Brasil sobre a Costa do Marfim, na Copa do Mundo, e fez a alegria de milhões de brasileiros.
O lance foi aos 24 minutos do primeiro tempo. Depois de passe de Robinho, Luis Fabiano tocou de calcanhar (meio truncado, é verdade) para Kaká. O meia, com visão de jogo, colocou o atacante na cara do gol. Sem olhar, o camisa 9 acertou belo chute de perna direita e abriu caminho para vitória brasileira.

- A bola do Kaká foi espetacular. Nós conversamos muito e nos conhecemos bastante. Jogamos juntos no São Paulo e sabemos o que fazer. Ele sabe da maneira que jogo e eu sei a hora que ele vai tocar a bola. É um entendimento muito legal – declarou o atacante da seleção brasileira, que relembrou os tempos de Morumbi ao ouvir a torcida brasileira gritar o seu nome empolgada.
Juntos, os ganharam apenas um título: o Rio-São Paulo de 2001, torneio que fez explodir Kaká, autor de dois gols na final contra o Botafogo. Depois disso, eles brilharam no Campeonato Brasileiro de 2002, mas sucumbiram diante do Santos de Robinho no primeiro jogo do mata-mata. Mais tarde, o Peixe foi campeão.
Ele sabe da maneira que jogo e eu sei a hora que ele vai tocar a bola. É um entendimento muito legal"
Luis Fabiano
- Não tem nem comentários. Eu e Kaká nos conhecemos há muito tempo. Sabemos a maneira de jogar. Aqui o entendimento é total – comentou o Fabuloso.
Kaká, porém, gostou mesmo é do segundo gol de Luis Fabiano, aos seis minutos do segundo tempo, quando o atacante chapelou dois adversários, ajeitou com o braço e bateu para o fundo do gol, aumentando a vantagem brasileira para 2 a 0.
- O segundo gol que ele fez, por ser em uma Copa do Mundo, realmente vai ficar marcado por muitos anos – acrescentou Kaká.
Na próxima sexta-feira, dia 25 de junho, em Durban, contra Portugal, a dupla não poderá jogar junta. Isso porque Kaká, expulso contra a Costa do Marfim, está fora da partida. Luis Fabiano, por outro lado, está confirmado no ataque.
---------------------------------

Na opinião de Parreira, 'Brasil joga como se estivesse treinando'

Técnico campeão com a seleção brasileira em 1994 disse que vê o time jogando com segurança e tranquilidade na África do Sul

Por João Paulo Garschagen Direto de Bloemfontein, África do Sul
Tetracampeão com a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1994, o técnico Carlos Alberto Parreira avaliou como muito bom o desempenho da equipe verde e amarela na campanha realizada até gqui no Mundial da África do Sul. Na opinião do treinador dos Bafana Bafana, o Brasil venceu com tranquilidade a Costa do Marfim (confira os melhores momentos ao lado) e tem tudo para caminhar bem no torneio.
- O time todo tem muita qualidade e experiência. Os jogadores estão tão confortáveis em campo que parecem estar treinando – disse Parreira em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira, em Bloemfontein, onde a seleção da África do Sul enfrenta a França na quarta.
No último domingo, o Brasil se impôs diante da Costa do Marfim e conquistou a vitória por 3 a 1, resultado que garantiu o time de Dunga nas oitavas de final da Copa. Para Carlos Alberto Parreira, o conjunto da equipe brasileira impõe respeito aos adversários.
- Olhando para o outro time víamos jogadores de bom nível, do Chelsea, do Barcelona, mas o que se percebeu é que se sentiram afetados pela superioridade técnica da seleção brasileira. A Costa do Marfim não se aventurou muito. Foi uma vitória sem nenhum porém, o time dominou o jogo todo e o Júlio César não fez nenhuma defesa – avaliou.
Parreira técnico África do Sul em coletivaCarlos Alberto Parreira está satisfeito com o desempenho do Brasil na Copa do Mundo
(Foto: João Paulo Garschagen / Globoesporte.com)
Deixando de lado a figura de técnico da África do Sul e falando como um torcedor brasileiro, Parreira expôs aquele que considera uma das principais vantagens da seleção canarinho: o bom aproveitamento.
- O time tem condições de chegar à frente sem pisar no acelerador. O time quando cria cinco oportunidades aproveita três. Temos essa vantagem de e isso pode ser o diferencial do Brasil até o final da competição – destacou.
----------------------------------

Seis curiosidades em gol de Luis Fabiano 'reforçam' briga pelo hexa.

Coincidências marcam o fim do jejum do atacante brasileiro na vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, que valeu a vaga nas oitavas de final.

Por GLOBOESPORTE.COM Joanesburgo, África do Sul
luis fabiano frame gol brasil x costa do marfimLuis Fabiano homenageia a filha Giovanna, que
completava seis anos (Foto: Reprodução/TV Globo)
Os torcedores brasileiros mais supersticiosos já podem comemorar o hexacampeonato mundial antecipado do Brasil. E o motivo dessa confiança foi o primeiro gol, assinalado pelo atacante Luis Fabiano, na vitória de 3 a 1 sobre a Costa do Marfim, neste domingo, em Joanesburgo, na segunda partida da seleção na Copa do Mundo, que garantiu a passagem para as oitavas de final.
Seis curiosidades marcaram o fato: o gol foi feito aos seis minutos do segundo tempo; era o aniversário de seis anos da sua filha, Giovanna; o primeiro gol, também de Luis Fabiano, foi feito aos 24 minutos da etapa inicial (2 + 4 = 6); o jejum do atacante era de seis jogos; o último gol marcado por ele foi aos 66 minutos (21 do segundo tempo na vitória de 3 a 1 sobre a Argentina, em setembro de 2009) e o artilheiro é o camisa 9 da seleção (6 ao contrário).
Conicidências à parte, o jogador terminou a partida muito satisfeito com o seu desempenho e de ter podido ajudar a seleção brasileira a vencer com um futebol mais convincente.
- Graças a Deus saíram os gols. Eu vinha treinando, lutando, e ele não saía, mas na hora certa eu sabia que ia acontecer. E na hora que sai um, saem vários. Ter a confiança do treinador e dos companheiros é fundamental para não desanimar - afirmou o atacante.
------------------------

Maradona descarta 'Mão de Deus', ironiza juiz e põe Brasil como favorito

Diego reclama que árbitro ficou rindo após o gol de Luis Fabiano contra a Costa do Marfim. 'Brasil não joga bem, mas define quando precisa', diz

Por Thiago Dias Direto de Pretória, África do Sul
Autor da “Mão de Deus” original, Diego Maradona descartou comparar seu gol na Copa do Mundo de 1986 com o de Luis Fabiano, domingo, na vitória do Brasil por 3 a 1 sobre a Costa do Marfim. O técnico da Argentina ironizou ainda a reação do árbitro Stephane Lannoy, que conversou e riu com o Fabuloso após o lance. Sobre o time de Dunga, o Pibe afirmou que "não joga bem", mas é o grande favorito.
Nas quartas de final de 1986, Maradona entrou para a história com dois gols na vitória de 2 a 1 sobre a Inglaterra: um de placa e outro de mão, que apelidou de “Mão de Deus”. O Pibe brincou ao ser perguntado sobre o de Luis Fabiano, que usou o braço para dominar a bola, mas criticou o juiz por ter validado a jogada.
- O dele foi com o braço (risos). O tragicômico foi o que aconteceu depois. Contra a Inglaterra, não vi o árbitro rindo. Ele estava cheio de dúvidas, olhava para o bandeirinha, para a torcida (risos). Ontem (domingo), o árbitro saiu rindo. Isso que foi estranho. Se viu, por que deu? - perguntou.
O gol com a ajuda do braço foi o segundo de Luis Fabiano no jogo, que deixou o placar 2 a 0 para o Brasil. Segundo Maradona, o erro do árbitro acabou com as chances de Costa do Marfim.
- Foi um momento particular do jogo. O Brasil aumentou o placar e matava a partida. Estamos falando de um Brasil que não joga bem, mas define quando precisa. Segue sendo o grande favorito – concluiu.
--------------------------

Presidente cubano recebe representante do Vaticano


Da Redação, com Rádio Vaticano


O Presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu neste domingo, 20, o Secretário das Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Dominique Mamberti.

"A visita de Dom Mamberti permitiu constatar o nível favorável do desenvolvimento das relações entre o Estado e a Igreja Católica em Cuba", é o que afirma um comunicado, lido no noticiário da emissora local.

Durante o encontro, Raúl Castro e Dom Mamberti destacaram os 75 anos do estabelecimento de relações diplomáticas entre Santa Sé e Cuba, que qualificaram de "cordiais, respeitosas, frutíferas e em alta".

Participaram também do encontro no Palácio da Revolução o Chanceler Bruno Rodríguez e o Núncio Apostólico em Cuba, Dom Giovanni Angelo Becciu.

Ao se despedir da Ilha, Dom Mamberti disse esperar que sua visita contribua para fortalecer um inédito diálogo entre a Igreja local e o governo sobre temas da realidade cubana, inclusive sobre os presos políticos.

Por sua vez, a organização Damas de Branco também faz votos de que a visita do Secretário das Relações com os Estados possibilite a libertação de outros opositores.

"Creio que, com essa visita, vamos ter resultados", afirmou ontem Laura Pollan, líder do grupo, após realizar a tradicional passeata dos domingos, ao lado de cerca de 80 mulheres.

Pollan disse ter "a esperança de que, a partir da próxima semana, haja novas libertações", como ocorreu na visita de João Paulo II à ilha, em 1998. Na época, quando o regime ainda era comandado por Fidel Castro, foram soltos 299 detidos.

Dom Mamberti concluiu ontem sua visita a Cuba, onde participou da X Semana Social Cubana.
------------------------------------- 











Mel Gama

Infância

A lenda do nascimento de João Paulo II
Segundo se conta, não houve dor. No momento do parto, a mãe pediu à parteira que abrisse a janela para que os primeiros sons que seu filho recém-nascido ouvisse fossem o canto em honra de Maria, Mãe de Deus.
E assim a parteira saltou do pé da cama para a janela e escancarou as persianas. De repente o quarto se encheu de luz e do entoar das vésperas de maio em honra da Santa Virgem, vindo da Igreja Nossa Senhora, no próprio mês a ela dedicado. Dessa forma, os primeiros sons ouvidos pelo futuro papa, João Paulo II, foram cânticos entoados a Maria, da igreja paroquial que ficava bem do outro lado da rua da casa onde nasceu, num modesto sobrado cujos proprietários eram judeus, na cidadezinha de Vadovice, na Galícia.
Essa foi a história contada pelo velho Papa em pessoa, enquanto caminhava pelos jardins do Vaticano no seu septuagésimo ano de vida, contemplando o arco descrito por sua vida notável e descrevendo essa grande dádiva de sua própria mãe martirizada. Trecho do livro Sua Santidade, João Paulo II e a história oculta de nosso tempo, de Carl Bernstein e Marco Politi.
Karol Wojtyla nasceu no dia 18 de maio de 1920. Sua mãe, Emília, tinha a saúde debilitada, mas o mimava muito. Às vezes ela o chamava de Lolek e outras de Lolus (Carlinhos). Seu pai, também chamado Karol, era um tenente do exército polonês e sempre ajudou na criação dos filhos. Karol tinha, também, um irmão mais velho chamado Edmund e por quem tinha grande admiração. Teve uma irmã que morreu com apenas alguns dias de vida.

Juventude

Antes de completar 21 anos, já tinha perdido toda sua família: sua mãe morrera quando ele tinha 9 anos; o irmão morreu pouco tempo depois e em 1941, veio a falecer seu pai, em um dos mais rigorosos invernos da Polônia.
Lolek foi criado pelo pai, um homem rígido, que educou o filho de acordo com a disciplina militar.
Trabalhou de pedreiro e fez parte do teatro Rapsódico, companhia que durante a segunda Guerra Mundial foi perseguida pelos nazistas. Colaborou intensamente na resistência dos poloneses contra os invasores nazistas. Gostava de escalar montanhas, fazer excursões, nadar e caminhar pelo bosque.
Foi o melhor aluno das escolas e universidades por onde passou - falava alemão, latim e grego. Era excelente jogador de futebol e arriscava-se sempre como goleiro de um time de judeus.
Topo

Padre Karol Wojtyla

O arcebispo de Cracóvia, Dom Sapieha, ordenou Karol presbítero no dia primeiro de novembro de 1946. Pe. Karol celebrou sua primeira missa na igreja de sua paróquia, junto ao altar de Maria Auxiliadora, onde, anos antes, rezando, amadurecera sua vocação.
Karol virou padre aos 26 anos, arcebispo aos 43 e cardeal aos 46.
Topo

Habemus papam!

João Paulo I, o antecessor de João Paulo II, morreu de enfarto agudo do miocárdio antes de completar 34 dias de pontificado, em 28 de setembro de 1978. O conclave (colégio de cardeais responsável pela escolha do próximo Papa) o elegeu três dias depois de iniciado.
Todos esperavam um italiano (foi o primeiro papa não-italiano desde 1522), mas receberam o polonês Karol Wojtyla, então com 58 anos e que escolheu o nome João Paulo II para homenagear seu antecessor.

Topo
Difundindo a Fé

João Paulo II foi o papa que mais realizou viagens e, desde 1978, visitou 123 países, o equivalente a 1,2 milhões de quilômetros percorridos. Ao se tornar papa, ele avisou que levaria a religião aos quatro cantos do mundo. O beijo no solo é um gesto que o papa usa para abençoar o local e nenhum outro papa beijou tantos solos quanto João Paulo II. Segundo reza o rito da Igreja, um papa só deve beijar uma vez um país, mas João Paulo II quebrou a tradição e beijou duas vezes o solo brasileiro. João de Deus, como é chamado pelos brasileiros esteve no Brasil por 3 vezes - 1980, 1991 e 1997.
"Senti-me no dever de imitar o apóstolo Pedro, que visitava todos, para confirmar e consolidar a vitalidade da Igreja, na fidelidade da Palavra e a serviço da verdade; para dizer a todos que Deus os ama, que a Igreja os ama; e para receber deles o encorajamento e o exemplo da sua bondade, da sua fé".
Sua viagem mais famosa ocorreu no Santuário de Fátima, em Portugal, em 13 de maio de 2000. Naquele sábado, a Igreja Católica surpreendeu o mundo ao anunciar a Terceira Revelação de Fátima.
Topo

O atentado e o 3º segredo de Fátima

João Paulo II sofreu um atentado na tarde de 13 de maio de 1981. No meio da Praça de São Pedro, no Vaticano, o turco Mohemed Ali Agca disparou três vezes contra o Papa. As balas o atingiram no abdômen e no braço, e uma multidão de pessoas presenciou o incidente. O terrorista foi condenado a prisão perpétua, porém, 2 anos depois do atentado, João Paulo II foi visitá-lo na cadeia e perdoou-o. Agca recebeu anistia no ano de 2000 e foi extraditado para a Turquia onde cumpre pena pelo assassinato de um jornalista, em 1978.
Em 13 de maio de 2000, a Igreja surpreendeu o mundo revelando o terceiro segredo de Fátima, que em 1917 teria aparecido para três crianças em Portugal. Segundo análise do vaticano, o terceiro segredo estaria ligado ao atentado contra o Papa. Curiosamente, os tiros contra o Papa foram disparados também no dia 13 de maio (1981). Conforme divulgou o secretário de Estado do Vaticano, o terceiro mistério anunciado pela Virgem aos pastores era a imagem de um bispo vestido de branco que caminhava entre os corpos de mártires caídos ao chão, aparentemente mortos, sob uma chuva de disparos. A Praça de São Pedro é rodeada de imagens de santos e mártires. A revelação do mistério encerrou décadas de suposições, muitas delas relacionando o segredo a profecias apocalípticas como o fim do mundo.
Topo

Papa Ecumênico

"O papa João Paulo II levou duzentos outros líderes religiosos a Assis, a cidade natal de são Francisco, para um dia de orações pela paz. Cardeais católicos romanos, imãs muçulmanos, rabinos judeus, monges budistas, sikhs, bahais, hindus, jainistas, zoroastristas e membros de religiões tradicionais africanas estiveram entre aqueles que se reuniram para a oração. O papa queria que o dia de oração reforçasse sua mensagem após os ataques de 11 de setembro de 2001: que a religião não deve ser um motivo para conflitos no século XXI."
João Paulo II defende a aproximação entre católicos e muçulmanos, ou seja, entre todos os homens independentemente das suas crenças.
Topo

Mal de Parkinson

Em janeiro de 2001, foi confirmado que o Papa sofre de Mal de Parkinson. Pela primeira vez na história um médico da equipe papal citou o nome da doença que atinge o homem forte do Vaticano. O Vaticano nunca reconheceu que João Paulo II sofre do mal de Parkinson, apesar do polonês de 80 anos apresentar fortes tremores na mão direita desde o início dos anos 90. O Mal de Parkinson é uma doença neurológica que avança devagar até atingir todo o corpo, causando tremores nos braços, nas pernas e, por fim, na cabeça. Os sintomas podem ser controlados por medicamentos, mas a cura da doença não existe.
Topo

A Ditadura e a Pobreza

Era ocasião para descobrir na extrema pobreza - na qual se encontram as crianças golpeadas pela fome antes de nascer, os jovens desorientados por não encontrar um lugar na sociedade, os indígenas e os afro-americanos que vivem segregados e em situações desumanas, os camponeses que em quase todo continente estão submetidos à dependência, os operários, os subempregados e os desempregados, os marginalizados e os velhos - o rosto sofredor de Cristo, o Senhor que interpela.
Topo


O mendigo que confessou ao João Paulo II
Um sacerdote norte americano da diocese de Nova York se dispunha a rezar em uma das paróquias Roma quando, ao entrar, se encontrou com um mendigo. Depois de observá-lo durante um momento, o sacerdote se deu conta de que conhecia aquele homem. Era um companheiro do seminário, ordenado sacerdote no mesmo dia que ele. Agora mendigava pelas ruas.
O padre, depois de identificar-se e cumprimentá-lo, escutou dos lábios do mendigo como tinha perdido sua fé e sua vocação. Ficou profundamente estremecido. No dia seguinte o sacerdote vindo de Nova York tinha a oportunidade de assistir à Missa privada do Papa e poderia cumprimentá-lo no final da celebração, como é de costume. Ao chegar sua vez sentiu o impulso de ajoelhar-se frente ao Santo Padre e pedir que rezasse por seu antigo companheiro de seminário, e descreveu brevemente a situação ao Papa.
Um dia depois recebeu o convite do Vaticano para cear com o Papa, e que levasse consigo o mendigo da paróquia. O sacerdote voltou à paróquia e comentou a seu amigo o desejo do Papa. Uma vez convencido o mendigo, o levou a seu lugar de hospedagem, ofereceu-lhe roupa e a oportunidade de assear-se.
O Pontífice, depois da ceia, indicou ao sacerdote que os deixasse a sós, e pediu ao mendigo que escutasse sua confissão. O homem, impressionado, respondeu-lhes que já não era sacerdote, ao que o Papa respondeu: " uma vez sacerdote, sacerdote para sempre". "Mas estou fora de minhas faculdades de presbítero", insistiu o mendigo. "Eu sou o Bispo de Roma, posso me encarregar disso", disse o Papa.
O homem escutou a confissão do Santo Padre e pediu-lhe que por sua vez escutasse sua própria confissão. Depois dela chorou amargamente. Ao final João Paulo II lhe perguntou em que paróquia tinha estado mendigando, e o designou assistente do pároco da mesma, e encarregado da atenção aos mendigos.
Topo

Religião e Política

Ao trabalhar pela queda do Muro de Berlim e o conseqüente desmantelamento do mundo comunista, as ações do papa e de seus colaboradores diretos contribuíram para a destruição de sentidos existenciais, razão pela qual dizia acima que para uma geração o sonho de ver a política irmanada com a religião na defesa dos pobres precisou ancorar-se na fé de que o evangelho de Jesus é superior aos meios e instrumentos utilizados para anunciá-lo. Enquanto a maioria dos seus antecessores se confinou ao Vaticano, João Paulo II tornou-se num Papa do Mundo, aquele que mais viajou ao longo da História. Nas suas inúmeras viagens alertou para os perigos da guerra química, do uso das armas nucleares e da intolerância racial e religiosa.
Topo

Um Papa Moderno

Apesar de ser considerado um papa moderno, que busca o diálogo com diferentes religiões e com o povo, João Paulo II é radicalmente contra métodos anticoncepcionais e ao uso de preservativos. Também é contra o sacerdócio de mulheres e defende o celibato dos padres.
A imagem de rigor moral e disciplina de vida que o Papa procurou veicular ao defender todas estas posições viu-se fortemente maculada pelos inúmeros escândalos sexuais que alastram em todas as latitudes. A Igreja católica dos EUA foi uma das mais duramente atingidas pela denúncia de casos de pederastia e assédio sexual. Para cúmulo, nem mesmo o seu grupo de auxiliares pessoais escapou à verdadeira maré de descrédito que varre a Igreja. O arcebispo de Poznan, Juliusz Paetz, auxiliar pessoal de João Paulo II, resignou este ano depois de ser acusado de assediar sexualmente seminaristas e padres.
Topo

Museu do Holocausto

A peregrinação do papa à Terra Santa teve em 23 de março de 2000 seu ponto culminante, para judeus e israelenses, com a visita de João Paulo II ao monumento dedicado à memória das vítimas do Holocausto, o Yad Vashem, e um encontro com sobreviventes dos campos de extermínio nazistas.
Num clima de forte emoção e solenidade, o papa lamentou "a terrível tragédia", sem, no entanto, conseguir uma aprovação total da comunidade judaica, que se dividiu entre a aprovação da atitude do pontífice e críticas por não mencionar o silêncio da Igreja católica durante o extermínio de 6 milhões de judeus.
Topo

O Ídolo dos Jovens

João Paulo II iniciou as comemorações do Dia Mundial da Juventude em 1985, em Roma, num encontro com 200 mil pessoas. De lá para cá, outros encontros já foram realizados na Argentina, Espanha, Polônia, Estados Unidos, Filipinas e França. O maior deles foi o das Filipinas, em 1995, com 4 milhões de participantes.
Os jovens de todas as nações responderam ao apelo do Santo Padre, o que representa para o futuro da Igreja uma imensa esperança. Sua presença é também uma resposta imediata a todos aqueles que anunciam a morte do catolicismo.
Topo

Novo Rosário

O Papa celebrou o 24º ano de seu Pontificado alterando o rosário, a oração mais comum entre os católicos, pela primeira vez em nove séculos. João Paulo II chamou de luminosos os novos mistérios. Eles propõem uma reflexão sobre a vida pública de Jesus e a sugestão da Igreja é que você escolha a quinta-feira para meditar sobre eles. Veja como rezar o Terço aqui.
Topo

25 anos de Pontificado
Somente 12 papas na História da humanidade, de um total de 264, reinaram mais tempo do que João Paulo II. O recorde absoluto é de São Pedro, o primeiro papa, que teve um pontificado de entre 34 e 37 anos - não há dados exatos para confirmar a data precisa.
Em 24 anos de pontificado, João Paulo II já beatificou 1303 pessoas e proclamou 465 santos.
No próximo mês de setembro de 2003, aos 83 anos, o Papa completará 25 anos em sua luta pelo crescimento da Religião Católica no mundo.


A Morte
O papa João Paulo II morreu de choque séptico e de falência cardíaca, segundo o atestado de óbito assinado pelo médico pessoal do pontífice. "Eu certifico que sua Santidade João Paulo II morreu às 21h37 (horário local, 16h37 no horário de Brasília) de 2 de abril de 2005, em seu apartamento no Palácio Apostólico do Vaticano, de choque séptico e falência cardiocirculatória irreversível'', informou o atestado. Por sua própria decisão, seu corpo não foi embalsamado. E sobre seu funeral, deixou a seguinte instrução: "Repito a mesma ordem dada pelo Santo Padre Paulo VI: enterro em terra nua, não em um sarcófago".

Agradecimentos
- Meu filho Ygor Bruno
- Irmã Zuleides
- Padre Maikol
- Rádio Vaticano
- CatolicaNet
- Terra Portugal
- Veloprof
- Aci Digital
- Terra
- Folha UOL
- Filhos de Nazaré

Nenhum comentário: