Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

AS NOVIDADES DO MÊS DE FEVEREIRO ESTÃO CHEGANDO... AGUARDEM-NAS!!!

A partir de segunda-feira, 07/02, estaremos apresentando novas postagens do mês de fevereiro!!!
-----------------------------------------
A Paróquia da Imaculada Conceição em Aracoiaba - Ce., acolheu seu novo pároco, Pe. Evando Alves Andrade!!!

O atual pároco de Aracoiaba é natural de São Gonçalo do Amarante - Ce.
Entrou para o seminário no ano 2000, cursou Filosofia e Teologia no Instituto Teológico Pastoral do Ceará - ITEP, hoje Faculdade Católica de Fortaleza. 
Ordenado diácono em 2007, exerceu o ministério na paróquia de Caridade-CE. 
Ordenado presbítero em novembro de 2008, foi nomeado vigário paroquial de Cascavel-Ce., onde passou todo o ano de 2009.
Em 2010, foi nomeado vigário paroquial de Baturité-CE. 
Nomeado pároco de Aracoiaba, tomou posse em 29 de Janeiro de 2011.
Pe. Evando é um jovem  sacerdote, homem simples, inteligente, estudioso,portador de vasta cultura e de oratória fluente.
Suas pregações são verdadeiras aulas catequéticas.
Com poucos dias em nossa Aracoiaba, já demonstrou zelo pelas atividades pastorais e administrativas.
Seja bem-vindo à  acolhedora Paróquia da Imaculada Conceição de Aracoiaba.
Um abraço dos seus paroquianos.
--------------
Obs.: Pe. Evando criou um blog para a Paróquia de Aracoiaba. Este blog está em fase de preparação, porém, já pode ser visitado. Ei-lo: http://paroquiadearacoiaba.blogspot.com
-----------------
 
Vejam neste Domingo, dia 06 de Fevereiro!
Leitura do Evangelho do dia, acompanhado de sua explicação.

Evangelho (Mateus 5,13-16)

Domingo, 6 de Fevereiro de 2011
5º Domingo do Tempo Comum

— O Senhor esteja convosco!
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.



- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor. 
 EXPLICAÇÃO DO EVANGELHO
HOMILIA
Jesus acabou de apresentar o seu plano de pastoral. E então didacticamente Mateus faz uma coleção das grandes sentenças de estilo sapiencial, associadas a Jesus, para doutrinação. Ditos e sentenças esparsas, originários de palavras de Jesus, que circulavam livremente como tradição entre os cristãos. Vários destes ditos e sentenças aparecem dispersos ao longo dos outros evangelhos sinóticos, Marcos e Lucas. Depois de nos ter apresentado o seu plano pastoral no Sermão da Montanha.
Para Mateus, Jesus nos faz responsáveis pela vida dos nossos irmãos e irmãs. E por isso usa as figuras do sal, da cidade e da luz.

Mas padre, o que é ser sal e luz para o meu irmão e minha irmã? E então eu responderia: Ser sal é ser o que dá gosto às coisas. Ser luz é ser o que ilumina. Todavia, cuidado. Porque a prerrogativa de ser sal e de ser luz pode tanto se inclinar para o bem, quanto para o mal. Aquele que se volta para o mal se torna também uma pessoa salgada, porém, salga a si mesma, dá gosto a si própria. Veja bem, aquele que se projeta como um grande político ateu, um maçom em alto grau, um empresário inescrupuloso, um déspota, ou mesmo um criminoso famoso são exemplos de ser sal, mas para o mal.

Quer coisa mais salgada do que Hitler? Ele foi luz e sal, porém, em oposição ao bem. Quantas pessoas brilham por aí… brilhos efêmeros. Por exemplo, quantos cantores, compositores, atores, apresentadores, jogadores de futebol brilham ou brilharam como um cometa? Gostar de futebol, tudo bem! Mas quantos assalariados se privam de coisas para ir ao campo de futebol, fazendo com que certos jogadores ganhem fortunas. Isto é acender luzes. São luzes que acendemos impróprias, mas que “iluminam”. Poderiam ser chamadas de trevas, pois estão em oposição à luz de Deus, que é a verdadeira luz.

Devemos ter muito cuidado com o nosso agir, com o nosso ser. Deus quer que sejamos sal e luz para glorificá-lo, para a construção do Seu Reino. E isto só é possível vivendo conforme nos ensina. Por isso termina dizendo que a luz deve ser mostrada. Devemos mostrar isso às pessoas em louvor a Deus.
Ser luz e ser sal para glorificar a Deus é muito diferente do que se pensa e é difícil agir com este entendimento, porque a tentação está sempre a nos sugerir que sejamos luz e sal para nós mesmos. A todo momento sentimos aquela tentação: Por que ser luz de outra forma? Seja luz para si mesmo, assim vai brilhar muito mais. Por que ser gosto de outra forma? Seja gosto para si mesmo. Você é bonito, inteligente e vai perder tudo isto por uma bobagem? Não! Pense em você, colha para si mesmo os louros de seu trabalho, de sua vitória, de seu sucesso. O pecado original surgiu daí: da vaidade e da soberba.

Este Evangelho é muito claro. Essa luz e esse sal podem ser dados para ambos os lados, adquirindo, obviamente, conotações opostas e consequências distintas. Jesus disse que não se acende uma luz para colocá-la debaixo da mesa, mas na luminária. Disse ainda que não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha, quer dizer, se estivermos crescendo diante de Deus ou do demônio, vamos aparecer de forma positiva ou negativa, naturalmente.

Este é também o Evangelho do discernimento. Devemos discernir a luz que brilha para Deus e o sal que salga para o bem. Precisamos desse discernimento, para refletirmos a luz de Deus e sermos o sal da terra louvando-o; caso contrário vamos brilhar e salgar para outras finalidades, que não conduzem ao Pai que está no Céu. Mas sim ao pai da mentira, ao pai das trevas que é satanás.
Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.

---------
Visitem neste blog as "Novidades da Semana" e o "Índice Geral" do Mês de Janeiro - 2011.
--------------- 
 

MOMENTOS DE REFLEXÃO...
+ + + 
OS MORTOS DE JANEIRO


Até quando vamos aceitar passivamente que, todos os anos, a temporada de chuvas mate centenas de brasileiros? 
(Revista Veja, 19.01.2011)


Veja também :
 
UM BANHO DE LAMA NA CIVILIZAÇÃO

O Brasil tem encontro marcado com a tragédia todos os anos na estação chuvosa e não há força terrestre que faça com que as autoridades e as pessoas se preparem para isso. Neste ano, o encontro foi na antes paradisíaca região serrana do Rio de Janeiro. Todos os anos, a natureza demonstra com fúria que as conquistas da civilização em muitas áreas são plantinhas frágeis que podem ser arrancadas pelas enchentes e pelos deslizamentos das encostas. A natureza nãi vai amenizar suas explosões de energia - há indícios científicos de que as coisas podem até piorar. Quem tem de mudar somos nós. Do contrário, a soma dos mortos vai aumentar.
(Renata Betti e Roberta de Abreu Lima - Revista VEJA, 19/01/2011)
-----------------------------------
____________________________________________________________

TRAGÉDIAS URBANAS - SOLUÇÃO DA CLASSE MÉDIA

Moradores em áreas de risco? - Basta tirá-los dali. Favelas? - Basta tirá-los dali. Mendigos nas ruas? - Basta tirá-los dali. Menores consumindo crack? - Basta tirá-los dali. Prostitutas na calçada? - Basta tirá-las dali. Excesso de carros nas ruas? - Basta tirá-los dali. Sem terra invadindo terras improdutivas? - Basta tirá-los dali. Sem teto invadindo prédios desocupados? Basta tirá-los dali.

E colocá-los onde? Que fazer com eles? Levá-los para as câmaras de gás? Mas isso não é problema da classe média não é mesmo. Isso não querem saber: acham que políticos foram eleitos para isso. Querem que eles façam o serviço sujo e limpem o caminho por onde passam todos os dias.
Os últimos acontecimentos no Rio e em SP mostram que à direita e à esquerda muitos querem a solução simplista da classe media: - Basta tirá-los dali. Mesmo que para isso seja necessário chamar a polícia.
Ou seja: mendigos, sem-teto, sem terra, prostitutas, drogados, todos são caso de polícia.

Não são não. Polícia é para quem precisa de polícia. Eles precisam é de política com P maiúsculo: Política Social, INCLUSÃO. CIDADANIA. Não temos que tirá-los dali. Temos que incluí-los aqui. Não adianta remover favelas e populações pinduradas em morros e serras sem ter uma política de construção de moradias populares. E será que basta? Não...claro que não. Não adianta construir milhões de moradias populares sem ter uma política de emprego para garantir a eles a permanência em suas casas. E será que basta? Não...claro que não. Não adianta criar milhões de empregos sem ter uma política educacional que garanta a todos profissionalização constante, pois a tecnologia anda a passos largos e ninguém está garantido mais que 5 anos no emprego sem especialização constante.

Resumindo: os problemas sociais somente serão resolvidos com uma ampla e completa política de inclusão social, que abrange, moradia com equilíbrio e respeito ao meio ambiente, emprego, educação, saúde, segurança e lazer. Sem isso, todas as políticas públicas são apenas para tapar um buraco e abrir outro.
Uma política de ampla inclusão social tornará as pessoas e o ambiente mais saudáveis, é direito de todos, não só da classe média e dos ricos.
Somos humanos; isso, em suma, é o que somos.
- momendereflexao.blogspot.com  


__________________________ 

  S.O.S - SOLIDARIEDADE!!!"

Povo de Deus
vamos nos unir e ajudar 
nossos irmãos, 
vítimas
da grande tragédia
no Rio de Janeiro.
Manifestemos 
a nossa "urgente" caridade cristã!

= = = = = = = = = = = = = = = = = = = = = =

SOS Rio: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas

Agência Brasil
Teresopolis (RJ) - Em decorrência das fortes chuvas o rio subiu rapidamente durante a madrugada, destruindo as casas em sua margem
As dioceses de Petrópolis e Nova Friburgo, e também a Cáritas Metropolitana estão se mobilizando para atender material e espiritualmente as vítimas das chuvas que atingiram a Região Serrana do Rio de Janeiro, desde a madrugada de terça-feira, 11. Foi o que salientou o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, na quinta-feira, 13 de janeiro.

A Arquidiocese do Rio de Janeiro, através da Cáritas Arquidiocesana, já enviou R$ 20 mil para a Diocese de Nova Friburgo e R$ 20 mil para a Diocese de Petrópolis e uma tonelada de roupas para Teresópolis.

Ajuda financeira
As pessoas que desejarem ajudar com doações em dinheiro tem várias opções:

Cáritas Arquidiocesana - Rio de Janeiro
Banco Bradesco agência 0814-1
conta 48500-4.

Campanha “SOS Serra” - Diocese de Petrópolis
Banco Bradesco
Agência 4014
conta 11.4134-1

Campanha "SOS Nova Friburgo" - Diocese de Nova Friburgo
Banco Bradesco
Agencia 540
conta 114.000-0

Campanha “SOS Teresópolis – Donativos” - Prefeitura de Teresópolis
Banco do Brasil
agência 0741
conta é 110000-9

A CNBB e a Cáritas Brasileira também lançaram uma campanha nacional para ajudar as vítimas das chuvas em toda região sudeste

Campanha "SOS sudeste"Caixa Econômica Federal
agência 1041 - OP. 003
conta 1490-8

ou

Banco do Brasil
agência 3475-4
conta 32.000-5

Doação de sangue

O Instituto Estadual de Hematologia do Rio de Janeiro (Hemorio) iniciou uma campanha para doação de sangue com o objetivo de atender os feridos pela tragédia. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, no centro da capital fluminense, e funciona das 7h às 18h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. Telefone para casos de dúvidas é 0800-282-0708.

Donativos
A Cáritas metropolitana do Rio também está recebendo roupas, colchonetes, água e alimentos não perecíveis. As doeções podem ser entregues na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile, 245.
A Cruz Vermelha do Rio está recebendo donativos para os desabrigados na sede da entidade, na Praça Cruz Vermelha, nº 10, no Centro do Rio. Os itens de maior necessidade são: água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e de banho e cobertores.

Medicamentos

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 7 toneladas de medicamentos e insumos estão sendo enviadas ao estado do Rio de Janeiro. São 30 kits compostos por antibióticos, antiinflamatórios, antiparasitários, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertensivos, ataduras, esparadrapos, luvas, máscaras, cateteres e seringas, capazes de suprir 45 mil pessoas por um período de um mês.

Distribuição de Água

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) do Rio de Janeiro informou que enviará caminhões-pipa aos município de Teresópolis e Friburgo, que sofrem com problemas na distribuição de água.

Leia mais
.: Bispo de Petrópolis solidariza-se com população atingida por chuva


Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone -
iphone.cancaonova.com 


---------------------------------------------
Livros que devem ser lidos...

- Espiritualidade na terceira e melhor idade 
- O Idoso Cidadão
- Aposentadoria: Prêmio ou Castigo?
Autora destes 03 livros : Orfelina Vieira Melo - Editora Ave Maria.

Padres - Viagem entre os homens do sagrado - Vittorino Andreoli - Paulus.

Li estes quatro livros. São maravilhosos! Leia-os também!!! Lusmar Paz 
------------------------------------------- 



NOVAS NOVIDADES DESTA SEMANA


Informações úteis não divulgadas:Certidão de casamento , nascimento e multas...
- Arquidiocese de Fortaleza conclama os cristãos à solidariedade
- Dia 20 de Janeiro - Dia de São Sebastião
- Ex- diretora de Clínica Abortista diz como se converteu - Canção Nova! 
- Dilma agradece carta de deputada Iraniana 
- Pagamento do Bolsa Família é antecipado para vítimas das chuvas - Canção Nova.
- Vítimas das chuvas têm seguro desemprego ampliado.
- Brasil cria 2,5 milhões de vagas em 2010 e cimpre meta.

  - Bárbara de Alencar: a 1ª mulher presidente do Brasil
- Dicas de Português: Qual a expressão correta? Presidenta do Brasil? ou Presidente do Brasil? Prof. Sérgio Nogueira / Jornal Catarinense  -Com o depoimento de dois especialistas em gramática.
- Como lidar com a rejeição- Dra. Fran Christy
- Vaticano anuncia Cerimônia de Beatificação do Papa João Paulo II, 1º de Maio/2011.
- Grandes Recordações: Lusmar Paz

- Primeiros socorros: Engasgo, Choque, Queimadura, Picadas ou mordeduras por animais peçonhentos
- Marcada data da Beatificação de Irmã Dulce
- A Nova Carteira de Identidade dos Brasileiros.
- Diabetes: mais um risco para o coração.
- Nova cirurgia de hemorróidas: sem corte e sem dor
- Foto Oficial da Presidenta do BRasil
- Aniversário Natalício de minha Tia-Mãe, Geraldina Leite (87 anos) - Aracoiaba-CE.
------------------------- 


OBSERVAÇÃO!

 Além das curiosidades desta  segunda-feira, 17/01/ ,  você encontrará no ÍNDICE GERAL  outras novidades  nesse mês de janeiro. Dê uma olhadinha!!! Valeu!!!
--------------------------------- 
 ÍNDICE GERAL - MÊS DE JANEIRO DE 2011
Eis os assuntos que vocês encontrarão neste blog no mês de Janeiro.


1. Intenções de Orações do Papa ao mundo... Solenidade da Santa Mãe de Deus e a Solenidade da Epifania do Senhor.
2. Em 2011, Deus continua nos chamando.
3. A gratidão tem mil modos de dizer "muito obrigado" !
4. Oração de Ano-Novo.
5. Saudação: Ano-Novo - Aracoiaba, minha terra querida...
6. Saudação-Ano-Novo ao Ceará, terra da sol e da luz!
7. Saudação - Ano-Novo ao Brasil, este gigante pela própria natureza!
8. Posse da Presidenta Dilma (estamos preparando a reportagem...)
9. Origem do nome: "Janeiro."
10. Datas Comemorativas- Mês de Janeiro - 2011.
11. Calendário Litúrgico - Mês de Janeiro – 2011
12. Origem dos Dias da semana
13. Dias da Semana em Inglês e Espanhol.
13.Qual é a origem dos nomes dos meses
14. Aprenda com as curiosidades...
15. Conhecendo a Bíblia: perguntas com respostas.
16. Abreviaturas Bíblicas... Manuseio das Escrituras...
17. Português sem obstáculo.
18. Agua de coco, melhor não arriscar.
19. Refrigerante?
20. Dor de cabeça?

************************** 

O que causa as tragédias naturais no Brasil?

Natália Jael
CN Notícias


Todos os anos, as tragédias ambientais chocam e comovem milhões de brasileiros. Mas qual a explicação para a fúria da natureza? É possível prever a intensidade das chuvas? Você vai ver nessa reportagem especial por que cada vez mais gente sofre com os efeitos das catástrofes no Brasil.


As imagens rodaram o mundo e chamaram a atenção pelo tamanho da catástrofe. Quase 700 mortos no estado do Rio de Janeiro. Em Minas e São Paulo mais perdas.

O verão já é conhecido como a estação das más notícias ambientais. Cada vez mais recorrentes as catástrofes causadas pela chuva, elas revelam a ação de uma natureza implacável e trazem junto algumas perguntas: tem chovido mais nos últimos anos? É possível prever um volume de chuva como o que atingiu a região serrana do Rio na semana passada? Até quando a população vai ser vítima da natureza?

O Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) trabalha mapeando as mudanças climáticas no Brasil e na América do Sul. Mas as limitações são grandes. Não é possível, por exemplo, prever com exatidão o quanto vai chover em determinado lugar. São necessários mais satélites e a criação de um sistema nacional de alerta com mais satélites.

Ao contrário do que muita gente pensa não tem chovido mais. A cada ano, o Brasil sofre os efeitos de um fenômeno climático diferente. E foi um desses fênomenos que causou os deslizamentos, em Angra, no ano passado, e em Santa Catarina, em 2009.

Com a formação geográfica acidentada, as chuvas de verão provocam naturalmente os deslizamentos, mas a ocupação do território amplia a tragédia. Cenas como essas são resultados de uma convivência desarmônica entre desenvolvimento e natureza.

A lei ambiental brasileira foi feita para evitar tragédias. É proibido, por exemplo, construir em áreas de perigo extremo como topos de morros e margens de rio. Mas não é o que se vê.

Um projeto, que aguarda votação no Congresso, pretende eliminar as restrições para construir.

É possível crescer em harmonia com a natureza. Para isso, os especialistas apontam três caminhos: planejamento, investimento e fiscalização. Enquanto eles não forem colocados em prática, os brasileiros vão continuar sofrendo as consequencias de conviver com a força da natureza.
------------------------------------------------


Arquidiocese de Fortaleza 
conclama os cristãos à solidariedade
 
Amigos e Amig@s
Estou enviando a todos vocês
a Nota de Solidariedade da Arquidiocese de Fortaleza
às Vítimas das Chuvas.
Pedimos a sua valiosa colaboração na divulgação.

Atenciosamente, 

Marta Andrade
(85) 99216742



P@s((om

Anunciando Jesus Cristo

Partilhando a Vida

Fortalecendo a Unidade


Fortaleza, 18 de janeiro de 2011


Aos Vigários Episcopais, Párocos e Padres responsáveis por áreas pastorais, aos Coordenadores arquidiocesanos de pastorais, movimentos, associações, serviços e comunidades.


O Secretariado de Pastoral da Arquidiocese, a Cáritas Arquidiocesana e a Equipe Arquidiocesana de Campanhas, em comunhão com nossas irmãs e irmãos do Sudeste, neste tempo de tanto sofrimento por que estão passando, com eles nos solidarizamos e propomos a todos que fazem a Arquidiocese de Fortaleza gestos reveladores da Caridade.

1. Doação de alimentos imediatamente comestíveis, material de limpeza e higiene, água, a serem entregues diretamente na Defesa Civil de Fortaleza, cujo endereço é: Rua Delmiro de Farias, 1900, bairro Rodolfo Teófilo, Fortaleza. Tel. 3066 2336 e 3066 2329.

2. Doação em dinheiro para as contas da Campanha SOS SUDESTE, que a CNBB, juntamente com a Cáritas Brasileira, acaba de lançar

3. Coleta no próximo dia 30 em todas as igrejas da Arquidiocese, em favor das vítimas dessa tragédia, atendendo à sugestão de Dom Demétrio Valentini, presidente da Caritas Brasileira.

A doação em dinheiro, seja pessoal, seja a das coletas, deve ser depositada diretamente nas contas da Cáritas Brasileira, abertas com esta finalidade.


Conta 1490-8, Agência 1041 - OP. 003 – Caixa Econômica Federal

Conta 32.000-5, Agência 3475-4, Banco do Brasil.

Fraternalmente,

Pe. Francisco Ivan de Souza – Coordenador Arquidiocesano de Pastoral
Pe. Luiz Sartorel – pela Cáritas Arquidiocesana
Rosélia Follmann – pela equipe arquidiocesana de Campanhas
Marta Andrade – pelo Setor de Comunicação
Miguel Brandão – pelo Secretariado de Pastoral



ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA
Av. Dom Manuel, 339 - Centro
CEP 60060-090 - Fortaleza-CE - Brasil
Fones: (85) 3388-8702 / (85) 3388-8703
contato@arquidiocesedefortaleza.org.br
http://www.arquidiocesedefortaleza.org.br 

 ------------------------------------------------------------------- 
Informações úteis não divulgadas!  Principalmente a QUARTA INFORMAÇÃO

IMPORTANTE :

1. Quem quiser tirar uma cópia da certidão de nascimento ou de casamento, não precisa  ir ao cartório, pegar senha e esperar um tempão na fila.
O cartório eletrônico, já está no ar! www.cartorio24horas.com.br

Nele, você resolve essas (e outras) burocracias, 24 horas por dia, on-line. Cópias de certidões de óbitos, imóveis, e protestos também podem ser solicitados pela internet.
Para pagar é preciso imprimir um boleto bancário. Depois, o documento chega por Sedex.

2. DIVULGUE. É IMPORTANTE: AUXÍLIO À LISTA

Telefone 102... não!
Agora é08002800102

Não somos avisados das coisas que realmente são
importantes...
Vejam:NA CONSULTA AO 102, PAGAMOS R$ 1,20 PELO SERVIÇO.
SÓ QUE A TELEFÔNICA NÃO AVISA QUE EXISTE UM SERVIÇO
VERDADEIRAMENTE GRATUITO.

Não custa nada divulgar essas notas esclarecedoras!!!.



3. Importante: Documentos roubados - BO (boletim de occorrência) dá gratuidade - Lei 3.051/98 - VOCÊ SABIA???

Acho que grande parte da população não sabe, é que a Lei 3.051/98, que nos dá o direito de, em caso de roubo ou furto (mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência), gratuidade
na emissão da 2ª via de tais documentos como:
Habilitação (R$ 42,97);Identidade (R$ 32,65);Licenciamento Anual de Veículo (R$ 34,11).

Para conseguir a gratuidade, basta levar uma cópia (não precisa ser autenticada) do Boletim de Ocorrência e o original ao Detran p/ Habilitação e Licenciamento e outra cópia à um posto do IFP..
4) MULTA DE TRANSITO : essa você não sabia...
No caso de multa por infração leve ou média, se você não foi multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses, não precisa pagar multa. É só ir ao DETRAN e pedir o formulário para converter a infração em advertência com base no Art. 267 do CTB. Levar Xerox da carteira de motorista e a notificação da multa.. Em 30 dias você recebe pelo correio a advertência por escrito. Perde os pontos, mas não paga nada.
Código de Trânsito Brasileiro
Art. 267 - Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.
DIVULGUEM DIVULGUEM...
VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA!

Gostaria, se possível, que a pessoa que recebeu esse e-mail, não guardasse a informação só para si. 
Cícero Cidrão - UNIFOR 
Fortaleza - Ceará ----------------------
20 de Janeiro
Dia de SÃO SEBASTIÃO
PADROEIRO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

São Sebastião nasceu em Petrória *, na Itália, de acordo com Santo Ambrósio, por volta do século III. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano.
Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo. Até mesmo o governador de Roma, Cromácio, e seu filho, Tibúrcio, foram convertidos por ele.
Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. O imperador se queixou de que tinha confiado nele, esperava dele uma brilhante carreira e ele o havia traído.
Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.
Assim que se recuperou, demonstrando muita coragem, se apresentou novamente diante do Imperador, censurando-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos, acusando-o de inimigo do Estado. Perplexo com tamanha ousadia, Diocleciano ordenou que os guardas o açoitassem até a morte. O fato ocorreu no dia 20 de janeiro de 288.
NO BRASIL
São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás ao norte e Tupiniquins ao sul, sendo a Serra de Boiçucanga - 30 km ao sul de São Sebastião - uma divisa natural das terras das tribos. O município recebeu este nome em homenagem ao santo do dia em que passou, ao largo da Ilha de São Sebastião - hoje Ilhabela -, a expedição de Américo Vespúcio: 20 de janeiro de 1502.
É um santo muito popular e padroeiro do município do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Reza a lenda que, na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio, São Sebastião foi visto de espada na mão entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas.
Além disso, o dia da batalha coincidiu com o dia do santo, celebrado em 20 de janeiro. São Sebastião é o protetor da Humanidade contra a fome, a peste e a guerra.
Nota da Redação do Site:
*Existem controvérsias sobre o local de nascimento do Santo Padroeiro:
Mártir cristão, nascido segundo alguns em Milão, cidade de sua mãe, e segundo outros em Narbona, terra natal de seu pai, sendo sua festa celebrada a 20 de janeiro. Passou a maio parte de sua vida em Roma, ao tempo do imperador Diocleciano.(fonte-Site: http://pt.wikipedia.org )

www.portovelhonet.com.br/opiniao  
Mártir cristão, nascido segundo alguns em Milão, cidade de sua mãe e, segundo outros em Narbona, na França, terra natal de seu pai, sendo sua festa ...
Maria de Lourdes Micaldas
Pesquisa em diversos sites
Webdesigner: Lika Dutra
ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO PELO RIO DE JANEIRO
São Sebastião, que a vós temos profundo amor e veneração, exaltamos a Deus por ter-Vos levado a tamanho grau de santidade.
Padroeiro dos que sofrem epidemias, pedimo-vos nestes momentos por quais passam o nosso mundo, com promessas de guerras nucleares, vossa intervenção.
São Sebastião, vós que fostes eleito como padroeiro do Rio de janeiro, intercedei junto a Deus pelos seus habitantes para que corrijam os maus costumes, principalmente da moralidade, fazendo-os crescer em virtudes e santidade.
Por Cristo, Nosso Senhor.
Amém.

S Ã O   S E B A S T I Ã O
(Padroeiro da Cidade de Rio de Janeiro)
* 20/01
São Sebastião nasceu na França, província de Narbonne,
Como filho de militar seguiu a carreira no exército romano.
Chegando a Capitão da primeira corte da guarda pretoriana,
Sebastião era elogiado por soldados e o imperador Maximiliano,
Porém, ele servia a dois exércitos: o de Cristo e o de Roma!
Na época, (final do século III) o exército romano era governado no Oriente, por Deocliciano e no Ocidente, por Maximiliano...

Sebastião não ia aos cultos de sacrifícios e idolatrias pagãs,
Pois igualava-se a muitos soldados romanos convertidos a fé cristã,
Sebastião, visitava os cárceres e ajudava os discípulos de Jesus.
Denunciado a Maximiliano, este, logo entrou em ação:
- Excluiu do exército das forças armadas todos soldados cristãos.

Raivoso, Maximiliano mandou trazer Sebastião à sua presença.
Por não renunciar à fé cristã, Sebastião sofreu a dura sentença:
- Ele seria atado num poste, desnudado e flechado por arqueiros!
No estádio do Palatino depois de receber uma chuva de flechas,
Agonizado, Sebastião ficou sangrando até morrer, ali, abandonado.

Os amigos cristãos de Sebastião foram até o local do martírio;
Eles notaram com espanto que o santo ainda estava com vida,
Logo, levado à casa de Irene, recebeu cuidados em suas feridas.
Curado, ao invés de se esconder Sebastião foi até Maximiliano,
Lá, pediu-lhe que não mais perseguissem as pessoas cristãs.
O imperador negou o pedido e mandou açoitá-lo até a morte!
São Sebastião, mártir da fé cristã, não teve a sua morte em vã.


---------------------------------------

Ex-diretora de clínica abortista conta como se converteu

Canção Nova.


Da Redação, com ACI Digital


Abby Johnson afirma ainda que pensamento de João Paulo II a fez compreender a plenitude do ensinamento da Igreja sobre a sexualidade.
A ex-diretora de uma clínica de abortos da rede Planned Parenthood (PP), Abby Johnson, acaba de lançar um livro. No volume, intitulado "UnPlanned" ("Não planejado"), a autora conta como deixou seu trabalho de diretora da clínica, se tornou uma defensora da vida e abraçou a fé católica.
Johnson se converteu em figura pública em novembro de 2009, quando um juiz descartou um processo da Planned Parenthood que pretendia silenciá-la. A imprensa americana divulgou sua surpreendente mudança e, hoje, seu testemunho permite salvar vidas de não-nascidos nos Estados Unidos.

Apesar dos problemas legais e ataques pessoais de seus ex-empregadores, Johnson narra sua história completa no livro publicado pela Ignatius Press e que vem sendo vendido em livrarias locais desde 11 de janeiro.
No volume, Johnson explica por que deixou a indústria do aborto para fazer parte do movimento pró-vida, rechaçar inclusive a anticoncepção e abraçar a fé católica.
Johnson começou como voluntária na PP e chegou a dirigir a clínica de abortos Bryan/College Station, no Texas (Estados Unidos).

Ela mesma cometeu dois abortos e sofria em silêncio, enquanto seus empregadores exigiam que ela alcançasse as cotas de abortos na clínica e aceitava sem questionamentos a ideologia da PP sobre o falso "direito ao aborto".

O que suscitou sua conversão foi a experiência de ver em um monitor de ultra-som como era abortado um não-nascido de 13 semanas.
Em uma ocasião, pediram a Abby que ela ajudasse em um aborto devido a escassez de pessoal, em setembro de 2009. Esses minutos mudaram sua vida para sempre. Ela pensava que o bebê era incapaz de sentir algo com tão poucas semanas de concepção, mas conta que viu como ele se retorcia e fugia do tubo que o aspirava.

"Logo se desmanchou e começou a desaparecer dentro da cânula ante meus olhos", recorda Johnson e acrescenta que o último que viu foi "como sua pequena espinha dorsal, perfeitamente formada era sugada pelo tubo, e que logo já não estava lá".

Johnson assinalou ainda que deixou seu trabalho e se uniu ao movimento pró-vida para ajudar as mulheres a entenderem a verdade sobre o aborto e não para se converter em uma figura pública. Foi por causa da Planned Parenthood e não da Coalizão pela Vida, movimento que a acolheu, que Johnson decidiu publicar sua história.

A transnacional abortista abriu uma batalha legal contra Johnson para que ela não falasse de seu ex-trabalho e foi a organização anti-vida que levou seu caso à imprensa.
"Isto não foi o que planejei para minha vida. Mas Deus o preparou para mim e seria incorreto se afastar de algo que Ele quis para minha vida", sustenta Johnson e assegura que junto ao seu marido cresceram em sua fé durante todo este ano e se preparam para entrar na Igreja Católica.
Um dos últimos obstáculos que encontrou no curso de sua conversão ao catolicismo foi aceitar o ensino da Igreja sobre o controle da natalidade. Entretanto, Johnson assinala que ter estudado com "mente aberta" o pensamento de João Paulo II e outras fontes de ensino da Igreja, junto a uma experiência pessoal enquanto rezava em uma igreja, a fez compreender a plenitude do ensinamento da Igreja sobre a sexualidade.

Tags: Aborto defesa da vida vida Estados Unidos noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado
» Diretora de clínica de aborto deixa trabalho, após conversão
» Marcha contra aborto reúne três mil pessoas em Brasília
» Em vídeo, cantor elogia escolha de sua mãe de não abortá-lo
» Conheça histórias de mulheres que disseram não ao aborto
» Brasília sedia 3ª Marcha Nacional pela Vida 

--------------------------------------------

Dilma agradece carta de deputada iraniana

Notícias Canção Nova!
Reuters


A Presidência da República divulgou afirmou nesta terça-feira, 18, que a presidente Dilma Rousseff tomou conhecimento da carta enviada pela parlamentar iraniana Zohreh Elahian sem, no entanto, mencionar o caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada a morte no Irã após ser acusada de adultério e de participar no assassinato de seu marido. "Agradece os cumprimentos que a parlamentar lhe dirigiu por sua eleição à Presidência do Brasil, as informações que constam da carta e o interesse em contribuir para um diálogo construtivo entre os dois países sobre temas bilaterais e multilaterais", afirma nota divulgada pela Presidência.
Na segunda-feira, a agência de notícias estudantil do Irã, a Isna, informou que a parlamentar, que é presidente da comissão de direitos humanos do Parlamento iraniano, enviou carta a Dilma afirmando que a sentença de Sakineh foi suspensa. Uma outra autoridade, entretanto, negou a informação.
A nota divulgada nesta terça pela Palácio do Planalto não cita o caso de Sakineh, que atraiu atenção internacional quando foi condenada a morte por apedrejamento sob acusação de adultério.
Posteriormente, a sentença de apedrejamento foi suspensa, mas ela ainda corria o risco de ser enforcada sob acusação de ter sido cúmplice do assassinato do marido.
"Embora a sentença de apedrejamento não tenha sido finalizada ainda, a sentença de enforcamento foi suspensa devido ao perdão (dos filhos dela)", teria escrito a parlamentar na carta endereçada a Dilma, de acordo com a Isna.
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a oferecer asilo à iraniana, que está presa, mas a proposta foi rejeitada pelo Irã, que elogiou a sensibilidade de Lula, mas disse que ela não dispunha de todas as informações sobre o caso.
Logo após ser eleita, Dilma, que foi presa e torturada durante o regime militar no Brasil, se declarou "radicalmente contra" a execução de Sakineh.
Na nota desta terça, a Presidência da República reitera que o respeito aos direitos humanos será peça-chave em sua política externa "sem seletividade e tratamento discriminatório".
O comunicado elogia ainda a disposição de Elahian de "realizar um amplo intercâmbio de opiniões por meio dos canais adequados" e sugere um diálogo da parlamentar iraniana com as comissões de Direitos Humanos do Congresso Nacional.
--------------------------------------------------

Terça-feira, 18 de janeiro de 2011, 16h42

Pagamento do Bolsa Família é antecipado para vítimas das chuva

Notícias Canção Nova.
Agência Brasil


Os moradores dos três municípios fluminenses mais afetados pelas enchentes poderão receber a partir de hoje (18), sem escalonamento de datas, o benefício do Programa Bolsa Família, informou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Quem tiver perdido o cartão deverá procurar a prefeitura de sua cidade para receber uma declaração especial e fazer o saque. O Bolsa Família vai pagar de hoje até o dia 31 de janeiro R$ 1,2 bilhão a 12,8 milhões de famílias distribuídas em todos os municípios brasileiros.Segundo o MDS, a liberação de pagamentos antecipados para os municípios do estado do Rio de Janeiro vai injetar R$ 1,9 milhão nas cidades da região serrana (Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis). Mais de 84,8 mil pessoas de 21,2 mil famílias têm direito ao benefício.
Os demais beneficiários vão ter a liberação do Bolsa Família normalmente, de acordo com o escalonamento de datas, baseado no número final de identificação do cartão.
Bahia, São Paulo e Pernambuco são os estados que têm maior número de beneficiários e volume de recursos do Bolsa Família. As famílias recebem entre R$ 22 a R$ 200 de acordo com o perfil econômico e a quantidade de filhos que têm de até 17 anos de idade. As famílias que têm renda mensal per capita de até R$ 140 podem requerer o benefício.
Quando uma família se inscreve no programa, ela passa a ter acompanhamento de saúde e a presença das crianças na escola é condição obrigatória para que o benefício seja pago. O acompanhamento é feito pelos ministérios da Educação e da Saúde, em parceria com estados, municípios e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Tags: chuvas Rio de Janeiro vítimas enchentes Bolsa Família noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    
Conteúdo relacionado
» Cerca de 160 casas serão demolidas em Nova Friburgo
» Cerca de 5 mil famílias serão removidas
» Governo libera R$ 8,9 milhões para municípios fluminense
» SOS Rio: Saiba como ajudar as vítimas das chuvas
» Igrejas em Petrópolis servem de abrigo às vitimas das chuvas
________________________________

Vítimas das chuvas têm seguro desemprego ampliado

Notícias Canção Nova
Agência Brasil


Está publicada na edição desta terça-feira, 18, do Diário Oficial da União a resolução que amplia o benefício do seguro desemprego para trabalhadores que vivem em municípios em estado de calamidade diante das chuvas registradas em vários estados do país.O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu prolongar por até dois meses, em caráter excepcional, a concessão do seguro desemprego a trabalhadores demitidos por empregadores com domicílio em cidades reconhecidas pelo Ministério da Integração Nacional como em estado de calamidade pública.
Terão direito ao benefício trabalhadores com a última parcela do seguro desemprego vencendo nos meses de janeiro e fevereiro de 2011 e trabalhadores demitidos nesse mesmo período.
O pagamento da parcela adicional ocorrerá apenas após a declaração de estado de calamidade pública nos municípios atingidos. A resolução entra em vigor na data de sua publicação.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone - iphone.cancaonova.com
Tags: seguro desemprego benefícios vítimas enchentes chuvas trabalhadores pagamento noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    
Conteúdo relacionado
» INSS paga benefícios com final 1
» Ministro quer incluir trabalhador informal na previdência
» Senado prepara aprovação de pacote tributário de Obama
» Obama anuncia acordo tributário com republicanos
» Portaria estabelece valor mínimo dos benefícios pagos pelo INSS 
------------------------------ 

Brasil cria 2,5 milhões de vagas em 2010 e cumpre meta

Notícias Canção Nova!
Reuters


A economia brasileira criou mais de 2,5 milhões de vagas formais em 2010, apesar de ter cortado quase meio milhão de postos no último mês do ano passado, mostraram dados do Ministério do Trabalho nesta terça-feira, 18. Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostraram criação de 2,524 milhões de vagas em 2010, atendendo à meta do governo de abertura de 2,5 milhões de empregos. Em dezembro, o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, havia garantido que a meta seria cumprida.
Apenas no mês passado, porém, foram cortados 407.510 postos de trabalho com carteira assinada.
Para este ano, a previsão é de que o país crie cerca de 3 milhões de vagas formais de emprego, afirmou Lupi. Ele acrescentou que a expectativa para janeiro "é positiva", mas não deu números.

Tags: Ministério do Trabalho Emprego desemprego vagas governo noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    
Conteúdo relacionado
» Ministro garante que governo manterá reajuste de R$540,00
» País atinge em novembro meta de 2,5 milhões de empregos
» Recursos para habitação e infraestrutura aumentaram R$ 26bi
» Ministro do Trabalho anuncia dados do Caged
» Congresso é soberano para decidir sobre reajuste de mínimo 
--------------------------------

João Paulo II vai ser beatificado 

no Dia 1º de Maio de 2011, Dia da Festa da Divina Misericórdia e do Trabalhador.

Nós, do Blog lusmarpazleite, nos alegramos pelo anúncio do Vaticano,  da tão  esperada data da Cerimônia de Beatificação do nosso querido e saudoso Papa João Paulo II.
-------------------------- 

João Paulo II  vai ser beatificado no Dia do Trabalhador

 Reconhecido primeiro milagre do papa polaco. O processo foi rápido, mas foram observadas todas as regras, garante a Santa Sé.


Bento XVI promulgou ontem o decreto em que se reconhece um milagre sucedido por intercessão de João Paulo II, tendo sido marcada a cerimónia de beatificação para o primeiro domingo após a Páscoa, 1 de Maio, que coincide este ano com o Dia do Trabalhador e com o Domingo da Divina Misericórdia, celebração instituída pelo papa polaco em 2000.
O próximo passo será a canonização quando for atribuído um segundo milagre a João Paulo II.
A cerimónia será presidida por Bento XVI e realiza-se na Basílica de São Pedro, em Roma. Na ocasião, o caixão de Karol Wojtyla será transferido da cripta para a basílica, onde permanecerá sob uma laje de mármore com a inscrição "Beatus Ioannes Paulus II".
Ao contrário do sucedido em 2000 com João XXIII, não se procederá nem à exumação nem à exposição dos restos mortais de João Paulo II, escrevia ontem no seu blogue o vaticanólogo de Il Giornale, Andrea Tornielli.
A beatificação sucede após a Congregação para as Causas dos Santos ter reconhecido como "milagrosa" a cura da irmã francesa Marie Simon-Pierre , hoje com 50 anos, afectada pela doença de Parkinson desde 2001, a mesma doença que marcou os últimos anos de vida de João Paulo II.
Culmina assim um trajecto iniciado quando Bento XVI autorizou uma excepção às regras de beati-ficação (ver caixa). A decisão do papa alemão traduziu a convicção de muitos católicos que desde o dia do funeral pediam a canonização de João Paulo II. A 7 de Abril de 2005, durante as exéquias na Praça de São Pedro, eram visíveis cartazes com a frase "Santo Subito!" ("Santo Já!"), que foi também entoada por numerosos fiéis.
A importância desta atmosfera foi reconhecida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, numa nota ontem divulgada. A aceleração do processo foi "resultado da imponente fama de santidade do papa João Paulo II em vida, na morte e depois da morte". Mas, "em tudo o mais foram observa-das na íntegra as disposições canónicas respeitantes às causas da beatificação e da canonização", lê--se na nota.
A irmã Simon-Pierre, numa entrevista realizada em 2009 mas só ontem transmitida pela RAI, revelou que, ao saber em 2001 que sofria da doença de Parkinson, se lhe tornou "difícil" ver João Paulo II na televisão, "pois era a imagem daquilo porque eu teria de passar".
Após a morte daquele, a religiosa da congregação das Maternidades Católicas, apercebeu-se que a sua saúde se degradou de forma acentuada. Mas, em Maio, ao ser conhecida a dispensa papal que permitia a abertura do processo de beatificação, os elementos da congregação iniciaram uma novena ao papa polaco, pedindo a sua intercessão para a cura de Marie.
"Passados precisamente dois meses desde que João Paulo II regressara à Casa do Pai, acordei às 4.30 da manhã, surpreendida por ter conseguido dormir tanto tempo. Não tinha dores nem rigidez no corpo e sentia, no meu interior, que já não era a mesma". Estava-se a 2 de Junho de 2005, e a irmã Marie recorda que teve a certeza de estar curada ao conseguir segurar, sem tremer, uma caneta e escrever o seu nome.
Iniciou-se então o processo, que incluiu o estudo do caso por diferentes painéis médicos, que veio a culminar ontem com a assinatura do documento da Congregação para as Causas dos Santos pelo Papa Bento XVI. 

----------------------------- 

 GRANDES RECORDAÇÕES!!!

(Como eu gostaria de  estar na Praça de São Pedro, no Vaticano, para assistir esta tão marcante e significante cerimônia de Beatificação do Papa João Paulo II.
Eu recebi Jesus Hóstia Santa das mãos  sagradas de João Paulo II, na Celebração da Santa Missa em São Luis-Maranhão, no dia 14 de Outubro de 1991.Sou muitíssimo grato a Deus por este grande e inesquecível presente.

Vocês poderão encontrar  minhas fotos deste dia marcante neste blog 
- na Festa da Gratidão - consultando as páginas nas datas de 19 de julho a 20 de agosto de 2009.)
Lusmar Paz - Aracoiaba -Ce.
E-mail: lusmarpazleite2@hotmail.com
Fone Residencial: (085) 3337.14.25
-----------------------------------------------------------

- ANIVERSÁRIO -
- 12 de Janeiro -
Geraldina Leite do Nascimento.
(87 Anos)
Cidade: Aracoiaba-CE.

Obrigado Deus bondoso, pelo Dom da Vida de Geraldina Leite do Nascimento!
Nossa querida Tia-Mãe!
Nossa Mãe!
Nossa Vida!
(Foto: LUSMAR, ESTELINHA E GERALDINA LEITE. )
Tia Dadina - como costumamos chamá-la- , nossa verdadeira mãe, amiga e mestra em nossa vida,
o beijo filial , sss
o beijo da gratidão
dos seus sobrinhos-filhos: Lúcia, Luciano e Lusmar.
----------------------------
Lindo dia!...
Somos  gratos a Deus pelo dom da vida da nossa Tia-mãe. 
87 anos de doação e amor a Deus e aos seus três sobrinhos-filhos: Lúcia, Luciano e Lusmar.

--------------------------- 

NOVIDADE!


FOTO OFICIAL DA PRESIDENTA
DO BRASIL,
DILMA ROUSSEFF 
É DIVULGADA




Foi divulgada nesta sexta-feira a primeira foto oficial da presidente da República, Dilma Rousseff.
Segundo a Presidência, a foto foi tirada no dia 9 de janeiro, na área externa do Palácio da Alvorada.
O material foi produzido pelo fotógrafo oficial da Presidência da República, Roberto Stuckert Filho.
A própria Dilma fez a escolha final da imagem, que será colocada na galeria e em todos as salas da administração federal.

+++++++++++++++++

Dicas de  Português

Prof. Sérgio Nogueira

Eis a dúvida:

A PRESIDENTE 

ou 

A PRESIDENTA

seg, 01/11/10
por Sérgio Nogueira |
categoria Dicas
Obs.: Recebi essa pesquisa por e-mail através do amigo Ivan Pereira que é colaborador e leitor assíduo  deste blog.
Ivan é  filho de Aracoiaba-CE., atualmente reside  na cidade de Fortaleza-CE.
Obrigado, Ivan amigo!
------------------------------------ 


Tanto faz. As duas formas, linguisticamente, são corretas e plenamente aceitáveis.

A forma PRESIDENTA segue a tendência natural de criarmos a forma feminina com o uso da desinência “a”: menino e menina, árbitro e árbitra, brasileiro e brasileira, elefante e elefanta, pintor e pintora, espanhol e espanhola, português e portuguesa.
Na língua portuguesa, temos também a opção da forma comum aos dois gêneros: o artista e a artista, o jornalista e a jornalista, o atleta e a atleta, o jovem e a jovem, o estudante e a estudante, o gerente e a gerente, o tenente e a tenente.
Há palavras que aceitam as duas possibilidades: o chefe e A CHEFE ou o chefe e A CHEFA; o parente e A PARENTE ou o parente e A PARENTA; o presidente e A PRESIDENTE ou o presidente e A PRESIDENTA…
O problema deixa, portanto, de ser uma dúvida simplista de certo ou errado, e passa a ser uma questão de preferência ou de padronização. No Brasil, é fácil constatar a preferência pela forma comum aos dois gêneros: a parente, a chefe e a presidente. É bom lembrar que a acadêmica Nélida Piñon, quando eleita, sempre se apresentou como a primeira PRESIDENTE da Academia Brasileira de Letras. Patrícia Amorim, desde sua eleição, sempre foi tratada como a presidente do Flamengo.
É interessante observar também que formas como CHEFA e PARENTA ganharam no português do Brasil uma carga pejorativa.
É possível, porém, que a nossa Dilma prefira ser chamada de PRESIDENTA seguindo nossa vizinha Cristina, que gosta de chamada na Argentina de LA PRESIDENTA.
Hoje ou amanhã teremos uma resposta definitiva. Espero.
---------------------------------

Continuação: Dicas de Português.
JORNAL DIÁRIO CATARINENSE

O que é correto: presidenta ou presidente?

Eleição de Dilma Rousseff suscita controvérsia sobre como chamá-la

Maicon Bock | maicon.bock@zerohora.com.brEleita para a Presidência da República, Dilma Rousseff suscita uma dúvida. A partir de 1° de janeiro, ela será chamada de presidente ou presidenta do Brasil? Embora as duas formas sejam aceitas pelos dicionários de língua portuguesa para definir a mulher que ocupa o cargo máximo de um país, há controvérsia entre gramáticos.

Durante a campanha, o PT usou a palavra presidenta como estratégia para reforçar Dilma como a primeira mulher na Presidência. O termo feminino foi uma forma de apresentar um diferencial à candidata, que no primeiro turno teve uma mulher como oponente, Marina Silva (PV).

Autor dos livros Português Prático e Guia Prático da Nova Ortografia, o professor Paulo Flávio Ledur avalia que seria importante ouvir a opinião de Dilma sobre a questão. Para ele, a forma presidenta é a mais adequada:

— A mulher está assumindo posições novas na sociedade. Embora se aceite a forma feminina em professora, doutora, juíza, e em outras não, eu defendo uma forma única. É claro que num primeiro momento, nós estranhamos porque é novo, mas é uma questão de hábito. A língua se faz pelo uso. Na medida em que o uso se consagra, a estranheza desaparece.

Na Argentina, houve discussão semelhante quando Cristina Kirchner se apresentou como candidata. Com a resistência ao uso da palavra presidenta pelos meios de comunicação, ela bradou em um discurso como queria ser chamada se eleita.

— Presidenta! Comecem a se acostumar. Presidentaaa... e não presidente! — disse, esticando a letra a.

Após a posse, Cristina rejeitou documentos da Casa Rosada que continham a palavra presidente ao invés de presidenta, exigindo correção e nova impressão. Atualmente, jornais como La Nación e Clarín usam a versão pedida pela presidenta. No Chile, a primeira mulher a chegar ao cargo máximo do país, Michelle Bachelet, era chamada de presidenta nos jornais El Mercurio e La Tercera, entre os mais importantes.

O professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, defende o uso da forma comum aos dois gêneros: presidente. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra presidenta tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.

Famoso pelos programas de TV sobre língua portuguesa, o professor Pasquale Cipro Neto explica que normalmente as palavras que terminam 'nte' não tem variação. O que identifica o gênero, destaca ele, é o artigo que o precede, como por exemplo, o gerente, a gerente, o pedinte, a pedinte. O sufixo é originário do latim, do particípio presente, e segue a mesma regra atualmente no português, italiano e espanhol.

— Algumas, pelo uso, acabam se impondo também na forma feminina, como presidenta, que está em todos os dicionários e que pode perfeitamente ser usada. Se Dilma fizer questão de ser presidenta, ninguém vai poder contrariá-la. Se ela quiser ser chamada assim, terá todo o direito.

Coordenador executivo da campanha de Dilma no Estado, Ary Vanazzi diz que o debate tende a ficar mais forte agora, a partir da eleição da petista:

— Em alguns discursos, ela usou a palavra presidenta, mas depois voltou a falar presidente. Mas a campanha é uma coisa diferente. Pode haver outra definição depois da eleição, já que existirá a função de presidenta.

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/9616947.jpg

Especial: Dilma Rousseff, uma mulher na Presidência

ZERO HORA
Uma ou outra forma?
Como dirigir-se a Dilma Rousseff: presidente ou presidenta? As duas formas são admitidas na língua portuguesa. Veja o que dizem dois especialistas em gramática:
Presidente: é a forma preferida pelo professor Adalberto J. Kaspary, autor de Português Para Profissionais, já que a palavra serve tanto para o feminino quanto para o masculino. Para ele, respaldado pela Academia das Ciências de Lisboa, a palavra "presidenta" tem uma carga pejorativa. Kaspary, inclusive, aconselhou Ellen Gracie Northfleet, primeira mulher a presidir o Supremo Tribunal Federal, a adotar a forma "agenérica" presidente, isto é, adequada para os dois gêneros e mais formal.
Presidenta: esta seria a forma adotada se dependesse do professor Cláudio Moreno. Ele observa que os dicionários admitem presidente ou presidenta e aposta que adotar o segundo é só questão de tempo. Lembra o caso da indiana Indira Ghandi (1966-1977 e 1980-1984), que começou a ser chamada de "o primeiro-ministro", passou a ser "a primeiro-ministro" e, por fim, "a primeira-ministra".
Do Dicionário Aurélio:
Presidente S. 2 g. 1. Pessoa que preside. 2. Pessoa que dirige os trabalhos duma assembleia ou corporação deliberativa.
Presidenta S.f. 1. Mulher que preside. 2. Mulher de um presidente.
Colaboração: Ivan Pereira - Fortaleza-CE.
_______________________ 

CURIOSIDADE
Veja:

BÁRBARA DE ALENCAR
A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE NO BRASIL!

Coluna de sábado (25), de Cesar Maia, na Folha de SP.

1. Em 2010, cumpriram-se os 250 anos do nascimento da primeira mulher presidente no Brasil, Bárbara de Alencar. Ela nasceu em Exu (PE), em 1760. Mudou-se para o Crato (CE) depois do casamento, em 1782, com José Gonçalves dos Santos, comerciante de tecidos naquela vila, com quem teve quatro filhos. Foi a primeira mulher a se envolver, para valer, em política no Brasil -durante a revolução pernambucana de 1817, com vistas à independência e à República. O Ceará e outras províncias limítrofes aderiram -no Ceará, especialmente na região do Cariri.

2. Bárbara de Alencar liderou esse movimento no Crato, ampliando a revolução em Pernambuco. Ela declara a independência e proclama a República do Crato, assumindo a presidência. Com a derrota em Pernambuco, a rebeldia nas demais províncias foi sendo desmontada pelas forças do Conde dos Arcos, governador da Bahia, a mando de dom João 6º. Bárbara foi presa em Fortaleza. Por quatro anos, foi mantida presa em Fortaleza, Recife e Salvador. Ganha a liberdade no ato de anistia geral de novembro de 1821. Teve quatro filhos, três homens.

3. Em 1824, outra revolução em Pernambuco: a Confederação do Equador, liderada por Frei Caneca. No âmbito desse movimento, no Ceará, Crato, Icó e Quixeramobim aderiram. Seus três filhos homens se envolveram. Em 26 de agosto de 1824, foi declarada a República do Ceará e designado presidente Tristão de Alencar, um dos filhos de Bárbara. A repressão das forças imperiais culminou com a morte de dois de seus filhos: Tristão e Carlos. José Martiniano de Alencar sobreviveu e, mais tarde, terminou se credenciando como deputado às cortes constitucionais de Lisboa.

4. Foi governador do Ceará e senador. Seu filho José de Alencar foi escritor, poeta e fundador do indianismo com seu "O Guarani". A força da memória de Bárbara de Alencar ressurgiu em 1869, na escolha de senador em uma lista tríplice. Os conselheiros de dom Pedro 2º sugeriram o veto a José de Alencar, apesar de ele ter sido ministro da Justiça pouco tempo antes. O temor era que as ideias republicanas que começavam a ser reativadas pudessem coincidir com o DNA de José de Alencar.

5. Neste ano de 2010, em que o Brasil registra e comemora a assunção de uma mulher ao cargo de presidente da República, faltaram as comemorações em memória de Bárbara de Alencar, primeira mulher política brasileira, primeira presidente de República, do Crato, e mãe de outro presidente de República, do Ceará. E, quem sabe, ancestral de outro cearense Alencar presidente: Humberto. A conferir.

* * *

A DESCENDÊNCIA DE BÁRBARA DE ALENCAR!
Nota encaminhada a este Ex-Blog por Virgilio Arraes.

Li há pouco seu interessante registro sobre a pouca conhecida no ‘Sul’ dona Bárbara – como é familiarmente chamada no Ceará – e, em decorrência do último parágrafo, tomo a liberdade de registrar que Castelo Branco descendia de uma irmã dela, Inácia. As duas, apesar de alguns anos de diferença de idade, eram muito próximas politicamente – sinceras republicanas, influenciadas tardiamente na família pelo espírito da França de 1789. Em 1824, a influência já seria dos Estados Unidos e, em menor escala, da então Grã-Colômbia (federalismo relativo e abolição gradativa da escravidão). De Inácia, descendem, entre outros, Miguel Arraes de Alencar, Marcelo Nunes de Alencar e provavelmente Otto de Alencar. No RJ, Chico de Alencar é possivelmente descendente dela também. Por curiosidade, Raquel (de Alencar) Queiroz, Heloneida Studart e Paulo Coelho têm Bárbara como ascendente.

E até no Paraná. Lá, mais dois se destacaram: (José) de Alencar Furtado, cearense de Araripe como Miguel Arraes, é descendente de Inácia, ao passo que Alencar Guimarães, senador por longo período, de Bárbara, através de uma filha do Senador Martiniano. Por coincidência, tanto ele como o avô paterno assumiram de modo interino o governo do Paraná.
(Colaboração: Ivan Pereira - Fortaleza-CE.)
---------------------------------------

Como lidar com a rejeição

22/09/2010 por Fran Christy  
Arquivado em Superação de Medos
Um dos pontos de maior dificuldade de compreensão no campo de desenvolvimento pessoal é por que motivo é tão difícil sair do lugar, superar as dificuldades e crescer em busca de um “eu” mais equilibrado e satisfeito com a vida e as próprias conquistas. A resposta está no âmago da personalidade de cada um de nós: nosso maior problema é a vaidade, o orgulho.
A maioria das pessoas consegue identificar pontos fracos a serem trabalhados e superados até o ponto em que esses problemas chegam no limite do ego. Daí pra frente, os traços mais difíceis e verdadeiros vilões em nossa vida ficam escondidos em nosso ponto cego. Somos incapazes de vê-los e se por ventura outra pessoa os identificar e os expor a nós, reagimos como um bicho ferido, com agressividade e negação. Negamos ter tal problema ou defeito e reagimos com descrença e raiva, fechando-nos contra maiores ataques ao nosso ego ferido.
Essa postura imatura é o que mais dificulta nosso crescimento e amadurecimento. De fato, a maior diferença entre uma pessoa verdadeiramente madura e outra imatura é o nível de orgulho de cada uma. A pessoa madura não tem medo de se machucar, pois seu ego já está exposto, ela não tem vergonha de mostrar quem é e do que é (e não é) capaz, não tem receios de que os outros vejam suas limitações e dificuldades. A pessoa imatura falha justamente ao tentar esconder seus defeitos do mundo, tentando passar uma imagem de perfeição.
A timidez nasce exatamente nesse ponto. A pessoa acha que “deveria” ser perfeita, mas sabe que não é. Por isso ela tem vergonha que os outros vejam sua realidade, ela só se expõe quando acredita que a imagem que está passando é a mais perfeita possível – do contrário, ela se esconde, ansiosa de que alguém possa descobrir que ela é uma farsa, que está muito longe de ser perfeita.
Um dos maiores medos que as pessoas têm é de falar em público – pesquisas mostram que esse medo supera o medo da morte em muitas pessoas. Por que as pessoas têm tanto medo de falar frente a uma audiência? Porque nessas situações a pessoa está se expondo ao máximo, todos os olhos estão voltados para ela, ela sabe que está sendo julgada, observada, analisada. Quanto mais orgulhosa a pessoa, mais medo de falar em público ela tem! A mera possibilidade de rejeição mina qualquer motivação ou vontade que a pessoa tenha de superar seus medos, pois, no final das contas, o ego vence.
Mas qual seria a solução para tal problema? Se o orgulho é uma das mais poderosas forças que regem nossa sociedade, como podemos superar esse medo da rejeição e amadurecermos mais rápido?
Uma das mais infalíveis técnicas é criar uma casca grossa, expor-se tanto e ser rejeitado tantas vezes que você aprende na marra, através da experiência própria, que esse orgulho todo é pura tolice. O segredo é se expor sem se importar com a rejeição em situações em que a rejeição é quase certa. O truque é ser rejeitado mesmo, diversas vezes! Quanto mais rejeição embaixo do braço você tiver, menos você se importará com seu próprio orgulho e mais você aprenderá que o medo é maior do que a rejeição em si.
Participe da discussão deixando seu comentário!
Fran Christy é formada em administração de empresas com especialização em planejamento estratégico. Fran vive em Seattle, EUA e escreve sobre desenvolvimento pessoal, produtividade e estratégias de vida.
















































************
ESPECIAL

 ANO-NOVO!


Bem-vindo ,2011!

Deus nos presenteia com mais um ano de vida, portanto,
"A vida é um cenário de muitas belezas!"
Obrigado Deus querido !
Obrigado pelo dom da nossa VIDA!
Obrigado pela VIDA que vem de Ti! 

++++++++++++

Ano-Novo !!!
Mulheres e Homens novos também!
"Felizes mulheres e homens novos em 2011!!! 
 
O mundo  foi e será sempre novo! Nós é que precisamos a cada dia
mudar,renovar nossas energias, 
pensar nossas atitudes,rejuvenescer! ...
Devemos dizer desta maneira:
"Feliz Homem Novo neste Novo Ano!", 
"Feliz Mulher Nova neste Ano Novo",   

"Feliz Humanidade Nova", 
"Feliz Humanidade Renovada!
 Renovada no amor e na esperança em dias melhores. 
Somos nós
que moldamos nossa vida, que criamos nosso destino!
O mundo não mudará.
Ele  será sempre novo! 
Nós, sim, temos que mudar e mudar muito!...
Pensemos nas coisas que não mudamos e que precisamos mudar...
Agradeçamos a Deus o bem que fizemos...
E peçamos perdão pelo bem que deixamos de fazer ao nosso irmão e  à mãe natureza. 
Precisamos de conversão...
Deus vai nos ajudar... 
Não PERCAMOS a esperança! 
Sejamos otimistas.
Então, desejo: Felizes mulheres e homens novos em 2011!!!
(Lusmar Paz) 
Aracoiaba-Ceará, 31 de Dezembro de 2010.  
 
++++++++++++

O BRASIL COMEMORA O
MUNDO NOVO
DA MULHER


Homenagem do Blog LUSMARPAZLEITE e seus colaboradores à primeira mulher PRESIDENTE DO BRASIL 
e a todas as mulheres que fazem um MUNDO NOVO.
---------------------

Missa de beatificação de Irmã Dulce

será no dia 22 de maio de 2011!!!

Rito será realizado no Parque de Exposição de Salvador

Irmã Dulce
Irmã Dulce (Luizinho Coruja)
A Arquidiocese de Salvador anunciou que a missa de beatificação de irmã Dulce será realizada no dia 22 de maio, na capital baiana. O decreto de beatificação da religiosa brasileira foi assinado pelo papa Bento XVI no último dia 10 - é o último passo antes da canonização.
Designado pelo cardeal arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Geraldo Majella Agnelo, o padre Manoel Filho vai coordenar a missa na qual será realizado o rito de beatificação, no Parque de Exposição de Salvador. O padre também foi responsável pela organização da cerimônia de beatificação de irmã Lindalva, em 2007.
A abertura do processo de beatificação de irmã Dulce ocorreu em 17 de janeiro de 2000 e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano. Em 2003, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico sobre a veracidade do milagre atribuído a irmã Dulce – ocorrido há dez anos.
Uma mulher, no interior da Bahia, teve um filho, sofreu hemorragia e agonizou por 18 horas. Segundo o processo de canonização, a família chegou a ser avisada que a paciente não resistiria. A família chamou o padre e ele pediu ajuda a irmã Dulce. Quando os médicos voltaram ao hospital, a mulher estava curada.
Irmã Dulce morreu em 13 de março de 1992, aos 77 anos. Seu nome de batismo era Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes – a adoção do nome Dulce foi uma homenagem à mãe, depois de entrar para a congregação Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
____________________ 
A NOVA CARTEIRA DE IDENTIDADE
DOS BRASILEIROS

A lei 12.058 que autoriza o registro civil único foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2009. Com a unificação, o cidadão terá o número único de registro de identidade civil, válido para os brasileiros natos e naturalizados.

Com a implantação do Afis (sigla em inglês do Sistema Automático de Identificação de Impressões Digitais) no Instituto Nacional de Identificação (INI) da Polícia Federal, a intenção é gerar um número nacional para todos os brasileiros. Cada pessoa terá um só número de identificação, não importa onde e nem quantas vezes ela tirar a identidade.

A nova identidade é um cartão magnético com impressão digital e chip eletrônico, incluirá nome, sexo, data de nascimento, foto, filiação, naturalidade, assinatura, impressão digital do indicador direito, órgão emissor, local e data de expedição e de validade.

Obrigatoriamente, o documento deve registrar RG e CPF, mas dados como carteira de habilitação e título de eleitor são opcionais.
Clique em cima das figuras...


O primeiro modelo foi apresentado em 2009, os itens de segurança descritos serão implementados da mesma forma no segundo modelo que é o definitivo.
Hoje, cada órgão que cuida do assunto nos estados produz um número diferente de carteira de identidade, o que possibilita uma pessoa a emitir o documento em diferentes regiões. Agora, as impressões digitais serão encaminhadas para o INI, que fará um único banco de dados.

O novo documento de identidade vai ter o tamanho de um cartão de crédito. A maior novidade é o chip, que armazena todas as informações da pessoa e também as impressões digitais.

A informação não é uma tinta, então nenhum reagente químico pode alterá-la, todos os dados são gravados a laser no corpo do documento.

Em 2011, serão produzidos 2 milhões de cartões, a ser distribuídos em Brasília, Rio, Salvador, Hidrolândia (GO), Ilha de Itamaracá (PE), Nísia Floresta (RN) e Rio Sono (TO).

A proposta é que, em nove anos todos os brasileiros tenham o novo registro, que vai acabar com o problema de homônimos (pessoas que têm o mesmo nome e números de registro diferentes), e principalmente com as fraudes.
Acesse www.mj.gov.br/ric e saiba mais
___________________________________________

Diabetes: 

mais um risco para o coração 

"Os riscos de um diabético sofrer infarto ao longo da vida chegam a 40% nos homens e 50% nas mulheres." 

Quando mal-controlado, o diabetes aumenta – e muito – a possibilidade de infarto ou doença cardíaca. 



O risco de um diabético sofrer um infarto chega a 40% nos homens e 50% nas mulheres. Quando a doença se instala, potencializa outras condições de risco, como a pressão alta e o colesterol elevado. O diabetes é uma espécie de combustível perverso, difícil de ser removido e pronto para causar muitos problemas.

A doença ocorre quando a glicose, principal forma de energia das células, aumenta sua concentração no sangue. Isso pode ocorrer durante a digestão de carboidratos contidos em alimentos como farinhas, massas, pães, batata, mandioca, doces e açúcares. Após o processo digestivo, a glicose circula no interior dos vasos, sendo distribuída por todas as células do corpo para se transformar em energia. Para entrar nas células, ela depende da insulina, hormônio fabricado no pâncreas. Quando uma pessoa tem aumento da gordura abdominal, libera substâncias inflamatórias tóxicas prejudiciais à ação da insulina, causando o diabetes tipo 2. Essa é a forma mais frequente da doença em adultos. Mais raros são e continuarão sendo os casos de diabetes tipo 1, causados pela redução da fabricação de insulina pelo pâncreas após uma agressão do sistema imunológico.

Os riscos de um diabético sofrer infarto ao longo da vida chegam a 40% nos homens e 50% nas mulheres.
Ao se instalar no organismo, o diabetes segue uma lógica: as células não absorvem a glicose como deveriam, pois a insulina não está agindo corretamente. Resultado: a glicose e a insulina excedentes sobram nos vasos. Esse acúmulo provoca danos, pois aumenta a formação de placas de gordura que geram coágulos que, por sua vez, podem entupir vasos ligados a órgãos como coração, cérebro e membros inferiores, causando infarto ou AVC (acidente vascular cerebral, popularmente chamado de derrame). Muitas vezes o infarto ocorre antes do diabetes apresentar sintomas ou ser diagnosticado.

As doenças cardiovasculares estão entre as causas mais frequentes de morte no Brasil. Evitar o diabetes significa afastar essa ameaça. E não é difícil seguir esse caminho. Primeiro, é necessário avaliar a presença de fatores de risco, como tabagismo, excesso de gordura abdominal, hipertensão, sedentarismo, dieta pobre em fibras e história de diabetes na família. Quando esses fatores existem, o acompanhamento com um profissional de saúde promove uma melhora gradual no estilo de vida e reduz o risco de desenvolver a doença em cerca de 60%. Em pessoas com diabetes, a orientação ajuda a reduzir a gordura abdominal e a controlar melhor os níveis de pressão, colesterol e glicose, diminuindo os riscos de infarto e de AVC. Já os que não desenvolveram nenhum fator de risco sabem: boa alimentação e exercício físico regular podem manter o diabetes bem longe.

-----------------------------------


 --------------------------------------------------
PRIMEIROS SOCORROS

Engasgo

Engasgos por corpos estranhos

Em casos de engasgos ocasionados por corpos estranhos - que pode ser moeda, pedra ou qualquer objeto - ingeridos pela vítima, utiliza-se a Manobra de Heimlich, que tem por objetivo desobstruir a passagem do ar pelas vias aéreas.

O que fazer

  • Enlaçar a vítima com os braços em volta do abdome.
    • Em adultos: posicionar-se atrás da vítima, se ela ainda está consciente.
    • Em crianças: posicionar-se atrás da vítima, de joelhos.
  • Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão, comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a "boca do estômago" para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
  • Efetuar movimentos de compressão para dentro e para cima, até que a vítima elimine o corpo estranho.

Engasgos em bebês

Bebê consciente

  • Posicionar o bebê de bruços em cima de seu braço e efetuar 5 compressões entre as escápulas (no meio das costas).
  • Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar 5 compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
  • Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo delicadamente.
  • Se não conseguir, repetir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).

Bebê inconsciente

  • Deitar o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz).
  • Verificar se o bebê respira.
  • Se o bebê não respira, efetuar 2 respirações boca-a-boca.
  • Observar expansão torácica; se não visualizar movimentos respiratórios, repetir a liberação das vias aéreas e as 2 respirações.
Atenção
Sempre que a vítima perder a consciência, pedir ajuda ou ligar para o Serviço de Emergência (192 ou 193).
Atualizada em abril/2010
-------------------------------------------- 

Choque

Choque hemodinâmico (ou hipovolêmico) é a falência do sistema cardiocirculatório, causada pela perda de sangue (hemorragia), que pode ser interna ou externa.

Sinais e sintomas

  • Pele pálida, úmida e fria
  • Pulso fraco e rápido:
    • Adultos: pulso maior que 100 batimentos por minuto
    • Bebês e crianças: pulso maior que 120 batimentos por minuto
  • Respiração rápida e superficial.
  • Sede e tremores.
  • Agitação.
  • Tontura e perda de consciência.

O que fazer

  • Deitar a vítima com as pernas para cima (elevadas aproximadamente 30 cm da superfície em que estiver deitada).
  • Manter as vias aéreas (nariz, boca e garganta) livres e desobstruídas.
  • Manter a estabilidade da coluna cervical, essencialmente se a vítima sofreu queda ou foi vítima de acidente automobilístico.
  • Afrouxar roupas, retirar joias, óculos e outros objetos.
  • Manter a vítima aquecida.
  • Verificar o pulso a cada 5 minutos, inclusive durante o percurso até o serviço de saúde (pronto socorro ou hospital) mais próximo.
Atualizado abril/2010
--------------------------------------------------- 

Queimadura

Queimadura é toda lesão causada por agentes externos sobre o revestimento do corpo, podendo destruir desde a pele até tecidos mais profundos, como ossos e órgãos.

Causas

Agentes físicos

  • Térmicos: líquidos quentes, gordura quente, ferro quente, vapor e através do fogo;
  • Elétricas: corrente de baixa voltagem (eletrodomésticos), alta tensão e raio;
  • Radiantes: resultam da exposição à luz solar ou fontes nucleares.

Agentes químicos

  • Substâncias químicas industriais, produtos de uso doméstico, como solventes, soda cáustica, alvejantes ou qualquer ácido ou álcalis.

Agentes biológicos

  • Seres vivos: como por exemplos, taturanas, “água viva”, urtiga.

Classificação

Quanto à profundidade:

  • 1º grau: atinge a epiderme (camada superficial da pele). Apresentação com vermelhidão sem bolhas e discreto inchaço local. A dor está presente.
  • 2º grau: atinge a epiderme e parte da derme (2ª camada da pele). Há presença de bolhas e a dor é acentuada.
  • 3º grau: atinge todas as camadas da pele, músculos e ossos. Ocorre necrose da pele (morte do tecido), que se apresenta com cor esbranquiçada ou escura. A dor é ausente, devido à profundidade da queimadura, que lesa todas as terminações nervosas responsáveis pela condução da sensação de dor.

Quanto à extensão:

A extensão de uma queimadura é representada em percentagem da área corporal queimada.
  • Leves (ou "pequeno queimado"): atingem menos de 10% da superfície corporal.
  • Médias (ou "médio queimado"): atingem de 10% a 20% da superfície corporal.
  • Graves (ou "grande queimado"): atingem mais de 20% da área corporal.
Duas regras podem ser utilizadas para 'medir' a extensão da queimadura:
  • Regra dos nove: é atribuído, a cada segmento corporal, o valor nove (ou múltiplo dele):
    • cabeça - 9%
    • tronco frente - 18%
    • tronco costas - 18%
    • membros superiores - 9% cada
    • membros inferiores - 18% cada
    • genitais - 1%
  • Regra da palma da mão: geralmente a palma da mão de um indivíduo representa 1% de sua superfície corporal. Assim pode ser estimada a extensão de uma queimadura, calculando-se o “número de palmas”.
As queimaduras de mãos, pés, face, períneo, pescoço e olhos, quaisquer que sejam a profundidade e a extensão, necessitam de tratamento hospitalar. A gravidade da queimadura será determinada pela profundidade, extensão e a área afetada.

O que fazer

Queimaduras térmicas

Causadas por líquidos e objetos quentes, vapor e fogo:
  • Esfrie a área queimada com água fria (não use gelo, pois pode agravar a queimadura).
  • Cubra a área com um pano limpo.
  • Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.

Queimaduras químicas

Causada por contato com produtos químicos, como ácidos:
  • Enxágue o local por, pelo menos, 20 minutos em água corrente.
  • Remova imediatamente: anéis, pulseiras, relógios, colares, cintos, sapatos e roupas, antes que a área afetada comece a inchar.
  • Remova resíduo de roupa contaminada pelo produto, prevenindo queimadura em outras áreas.
  • No caso dos olhos terem sido afetados: enxágue abundantemente em água corrente até ajuda médica. Se usar lentes de contato, removê-las imediatamente.

Queimaduras elétricas

Causadas por corrente de baixa voltagem, como eletrodomésticos, alta tensão e raio:
  • Não toque na vítima.
  • Desligue a corrente elétrica.
Em todos os casos de queimaduras, encaminhar para o serviço médico (pronto socorro ou hospital) mais próximo.

O que não fazer

  • Não use nunca: pasta da dentes, pomadas, clara de ovo, manteiga, óleo de cozinha ou qualquer outro ingrediente sobre a área queimada.
  • Não remova tecidos grudados: corte cuidadosamente e retire o que estiver solto.
  • Não estoure bolhas.
Para outras informações acesse www.institutoproqueimados.com.br
Atualizado em abril/2010
----------------------------------------------------------- 

Picadas ou mordeduras

por animais peçonhentos

Acidentes por animais peçonhentos são aqueles provocados por picadas ou mordeduras de animais dotados de glândulas secretoras e aparelhos inoculadores de veneno.
Nos acidentes por mordidas de cobras, devemos sempre considerar como sendo de cobras venosas.

Sinais e sintomas

  • Pequena mordida na pele: pode parecer um ponto pequeno e descolorido.
  • Dor e inchaço, pode ser de desenvolvimento lento, na área da mordida.
  • Pulso rápido e respiração difícil.
  • Fraqueza.
  • Dificuldade visual.
  • Náusea e vômitos.

O que fazer

  • Manter a vítima calma e deitada.
  • Localizar a marca da mordedura e limpar o local com água e sabão.
  • Cobrir com um pano limpo.
  • Remover anéis, pulseiras e outros objetos que possam garrotear, em caso de inchaço do membro afetado.
  • Evitar que a vítima se movimente para não favorecer a absorção do veneno.
  • Tentar manter a área afetada no mesmo nível do coração ou, se possível, abaixo dele.
  • Levar a vítima imediatamente ao serviço de saúde mais próximo, para receber o soro anti-ofídico.
  • Se possível, levar o animal para que seja identificado e para que a vítima receba o soro específico.

O que não fazer

  • Não fazer torniquete, isto impede a circulação do sangue e pode causar gangrena ou necrose local.
  • Não cortar o local da ferida, para fazer 'sangria'.
  • Não aplicar folhas, pó de café ou terra sobre a ferida, poderá provocar infecção.

Características

A ação do veneno pode provocar as seguintes reações:
  • Proteolítica: necrose tecidual (morte do tecido lesado) devido à decomposição das proteínas.
  • Neurotóxica: ação no sistema nervoso causando queda palpebral; formigamento no local afetado, alterações de consciência e perturbações visuais.
  • Hemolítica: destruição das hemáceas no sangue.
  • Coagulante: causa deficiência na coagulação sangüínea.

Como evitar acidentes

  • Usar botas. Isto evita até 80% dos acidentes, pois as cobras picam do joelho para baixo. Mas antes de calçá-las verificar se dentro não há cobras, aranhas e outros animais peçonhentos.
  • Proteger as mãos. Não enfiar as mãos em tocas, cupinzeiros, ocos de troncos etc. Usar um pedaço de madeira para verificar se não há animais.
  • Acabar com os ratos. A maioria das cobras alimentam-se de roedores. Manter sempre limpos os terrenos, quintais e plantações evita atrais estes predadores.
  • Conservar o meio ambiente. O desmatamentos e queimadas, além de destruir a natureza, provocam mudanças de hábitos dos animais que se refugiam em celeiros ou mesmo dentro de casas. Também não se deve matar as cobras, pois elas contribuem com o equilíbrio ecológico.

Importante

O Instituto Butantan, no Brasil, fabrica soros específicos, usados na terapia de várias doenças causadas por animais peçonhentos. Esses soros são distribuídos nos Centros de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e, eventualmente, para todo o país.

Telefones Úteis

Hospital Vital Brasil – (0xx11) 3726-7962
Instituto Butantan – (0xx11) 3726-7222
--------------------------------------------------------



Nova cirurgia de hemorroidas: sem corte e sem dor

Einstein disponibiliza técnica italiana com pós-operatório indolor e sem complicações

Nova cirurgia de hemorroida: sem corte e sem dor O Hospital Israelita Albert Einstein é o primeiro hospital do País a contar com a mais inovadora técnica de cirurgia de hemorroidas do mundo, muito menos agressiva do que as técnicas tradicionais.
Chamada Dearterialização Hemorroidária Transanal guiada por Doppler (THD), a técnica foi desenvolvida por uma empresa italiana que produz o equipamento utilizado na cirurgia - realizada sem corte, sem dor, com rápida recuperação e mínimo risco de complicações pós-operatórias.
Caracterizada por um inchaço das veias e artérias do canal anal - com possível inflamação, hemorragia ou trombose - a doença hemorroidária atinge mais de 15 milhões de pessoas anualmente nos EUA e cria um desconforto muitas vezes curável somente com cirurgia.
A prevalência é igual entre homens e mulheres, mas homens tendem a procurar tratamento com mais frequência. Apesar disso, de acordo com estudos americanos, um terço dos pacientes com queixas consistentes de hemorroidas nunca foi ao médico. Talvez por medo da dor no pós-operatório e das complicações cirúrgicas. Agora, com a nova técnica, esse medo está com os dias contados.

O procedimento

As tradicionais cirurgias de hemorroidas contam com corte dos tecidos internos e remoção da veia desde o ponto onde nasce, ou com a remoção das hemorroidas internas por meio da utilização de um grampeador. No geral, essas técnicas são invasivas e provocam muita dor no pós-operatório, além de sangramento, risco de trombose das veias internas e externas e até rompimento de músculos.
No caso do grampeador – técnica considerada não invasiva – o risco de reincidência do problema e de um novo prolapso (exteriorização do reto através do ânus) continuam latentes e o pós-operatório ainda permanece com algum grau de dor e desconforto.
Já a nova técnica THD, que é realizada sem corte, não tem risco de sangramento e de trombose e nem chances de rompimento de músculos, e permite ao paciente voltar para casa até no mesmo dia, com baixíssimo risco de complicações.
O Doppler é um equipamento de ultrassom que mede o fluxo sanguíneo pelo som. Durante a cirurgia, ele é inserido no canal anal do paciente para identificar o pulso. Com uma agulha que passa pelo seu interior (sem oferecer risco de lesão de tecidos), o cirurgião costura a veia em um ponto específico, cessando a causa da doença.
"Fazemos uma ligadura das artérias principais, reduzindo o fluxo e, consequentemente, curando a doença hemorroidária", explica o médico-cirurgião do Einstein, Dr. Sidney Klajner, o primeiro a realizar uma cirurgia de THD no país.
"Após a ligadura, o fluxo arterial na região cai e a diminuição da tensão facilita a redução das hemorroidas e de seu prolapso", afirma. "O primeiro procedimento no Brasil foi realizado em junho, aqui no Einstein", conta o médico.

Pós-operatório

No pós-operatório das técnicas tradicionais, que são bem mais agressivas, muitas vezes os pacientes reclamam de dor por até 14 dias depois da cirurgia. "Agora, podem voltar às suas atividades normais no dia seguinte, sem nenhuma dor ou risco de reincidência", afirma o médico.

Anestesia

Além de poder deixar o hospital mais cedo e de contar com um pós-operatório bem menos doloroso, a TDH pode ser realizada com anestesia simples, apenas com analgesia e sedação. É seguro, eficaz, tem baixo risco e alta aprovação dos pacientes.

Vantagens

"A maior vantagem da técnica realmente é oferecer um pós-operatório tranquilo, sem dor. Além disso, oferece mínimo trauma tecidual, pouca chance de complicações pós-operatórias, é indicada para a maioria dos casos e requer apenas anestesia local e sedação, com internação de apenas um dia", conclui o médico-cirurgião do Einstein.
A THD já é utilizada na Itália, Reino Unido, Alemanha, Espanha, França, Portugal, Polônia, EUA e México, entre outros países e, no Brasil, está disponível para os pacientes do Einstein.
____________________________

Senhor, dai-nos a paz!!!
O novo ano é iniciado com duas importantes festas. A Igreja celebra Santa Maria, mãe de Deus, e a sociedade comemora o Dia Mundial da Paz. São belas motivações para quem deseja marcar o novo tempo com esperança e otimismo. Maria, Mãe de Deus, acolhe-nos no seu imenso coração materno. Jesus, que se comprometeu a permanecer conosco até o fim, confirma esse propósito e presenteia-nos com o dom da sua paz.

De fato, a humanidade vive aflita e apreensiva com tantas manifestações de violência, que vão de comportamentos pessoais desumanos e cruéis aos protestos da natureza contra os maus-tratos que vem recebendo. Em tal situação, o anseio da paz é o sentimento mais forte que domina os seres humanos. Quantos tratados já foram assinados com a finalidade de as nações viverem em maior harmonia! Quantos apelos já foram formulados para que os homens se desarmem, sejam pacíficos diante de represálias, transformando as ofensas recebidas em pedras para alicerçar a civilização da paz e da fraternidade!  Para isso contamos, sem dúvida, com a força de Deus e o auxílio da Mãe, que é louvada na madrugada de 2011. Mas, para que a paz floresça, é indispensável fazermos a nossa parte. A paz não cai do céu por acaso, porque não é fruto apenas da providência divina. Na sua preparação, as mediações das pessoas que desejam fazer o bem também são imprescindíveis.

Peçamos ao Espírito Santo que nos dê discernimento para identificarmos o caminho da reconciliação universal e seguirmos por ele, lançando as sementes da paz, porque um canto muito entoado em algumas regiões do Brasil ensina que “a paz se faz com as mãos; a paz se faz com os pés; a paz se faz com o coração”.

D. Geraldo Majella Agnelo
Cardeal Arcebispo de Salvador
----------------------------------------------------------

INTENÇÕES DE ORAÇÔES DO PAPA BENTO XVI PARA O MUNDO, NESTE MÊS DE JANEIRO DE 2011.

Intenção Geral: Para que as riquezas da criação sejam conservadas, valorizadas e postas à disposição de todos, como dom precioso de Deus à humanidade. 

Intenção Geral:  Para que os cristãos possam alcançar a plena unidade, tetemunhando a todo o mundo a paternidade universal de Deus.
______________________________ 

  1º de Janeiro - 2011, Solenidade da Santa Mãe de Deus,Maria!!!
Liturgia de hoje: 1ª Leitura: Nm 6,22-27 / 2ª Leitura: Gl 4,4-7 / Evangelho: Lc 2,16-21
 
A comemoração de um ano-novo mobiliza  multidões que se confraternizam e se alegram. É uma festa universal animada pela esperança de renovação. Nesse clima de alegria,na liturgia celebramos o oitavo dia do grande acontecimento que transformou céus e terra: o nascimento de Jesus, comemorado através de sua mãe, Maria, invocada como Mãe de Deus.

O evangelho de hoje é o de Lucas, o evangelho da misericórdia e dos pobres. São os humildes pastores, movidos pela esperança da salvação, os primeiros a ir ao encontro do recém nascido: Jesus, Emanuel, Deus-conosco. Eles narram o que lhes foi anunciado e, depois, retiram-se, louvando e glorificando a Deus. Maria, em quem Deus operou maravilhas, não fecha o coração diante do novo que surge, mas acolhe-o e, em oração, medita sobre o seu sifnificado. Ela e José deram ao filho o nome de Jesus, comum em sua época, de acordo com o projeto de Deus de nos comunicar a vida eterna através da humildade da encarnação.
Fonte de Pesquisa: Bíblia dia a dia - Paulinas -2011
------------------------- 
Homenagem à primeira mulher 
presidente do Brasil , 
Dilma Rousseff!!! 


Foto acima: 
Homenagem - Ediçaõ Extra da Revista Veja, 
logo que Dilma Rousseff 
foi eleita Presidente do Brasil.
----------------------- 

"Meu compromisso com o país: valorizar a democracia em toda a sua dimensão." 
Dilma Rousseff, depois de eleita a primeira mulher presidente do Brasil. 
---------------------------------------- 



FOTO HISTÓRICA!!!
  Presidenta Dilma, já empossada, trazendo sobre seus ombros a faixa presidencial,sobe a rampa do Palácio do Planalto.

O grande abraço ao seu amigo ex-presidente do Brasil, Lula! 
--------------------------------------

 Dia 02 - Domingo - Solenidade da Epifania do Senhor.
1 Janeiro 2011 - por cantodapaz

Amanhã, 02/01/2011, celebraremos a Epifania do Senhor, ou seja, a Solenidade dos Reis Magos. Esta celebração acontecerá este ano no dia 02 de janeiro apenas no Brasil, que possui uma licença especial da Santa Sé desde o ano de 1984 para celebrar tal Solenidade no primeiro domingo após o domingo da Sagrada Família. Nos outros Países, a Solenidade dos Santos Reis é celebrada no dia 06 de janeiro. Por este motivo, o comentário do Evangelho do Frei Gilson nos fala do II Domingo do Natal e não da Epifania do Senhor, uma vez que o frade se encontra fora do Brasil. Mesmo assim, nunca é demais ouvi-lo falar da Boa Nova de Jesus.
Epifania - "A humanidade é constituída de grande variedade de povos. Entretanto, há algo fundamental que permanece: a unidade de raiz na família humana. A Epifania vai ressaltar que, vindo ao mundo, o menino Deus se deixa encontrar e é apresentado a todas as gentes, no simbolismo dos Magos. A Igreja tem essa missão, de mostrar que o Salvador veio para todas as nações."

   LEIA MAIS SOBRE O NATAL NA BARRA LATERAL DIREITA DO SITE
(fonte do texto: www.basilicadocarmocampinas.org.br/liturgia_06a.htm  -  autor do vídeo: Frei Gilson Frede, capuchinho de Cabo Verde)
___======___
Em 2011, Deus continua nos chamando...

Cristo continua nos chamando ... Ele nos quer caminhando com Ele!...
A humanidade precisa  urgentemente se voltar para  Deus! 
Ela precisa de Deus!
Nós precisamos de Deus!
Sem Deus não somos e não temos nada!
Portanto,
um Ano-Novo cheio de Deus para todos nós sob as Bênças Maternais de Nossa Mãe e Rainha do Céu!! 
Um  ano repleto de Paz e Saúde nas "águas da vida em nosso cotidiano! "
Um Ano-Novo cheio de amor, pois o amor não tem idade, está sempre a nascer!!!
Fraternalmente,
Lusmar Paz
Aracoiaba-CE.
(Responsável pelo Blog http://lusmarpazleite2@hotmail.com)

* * * * * * * * * *


A gratidão
tem mil modos de dizer 
“muito obrigado!”
Somos gratos a todos os leitores e seguidores que fazem parte da grande família deste Blog.
De fato, somos uma verdadeira família, uma família unida pela riqueza das idéias e criatividades no mundo da comunicação;pela partilha dos conhecimentos e novos saberes; unida pelo aprendizado colhido e acolhido neste blog; unida pelos laços da amizade e, acima de tudo, unida pela fé em Deus e na Sua e nossa Mãe Maria Santíssima!
Crescemos juntos no ano de 2010!
Deus lhes pague!!!
Lusmar Paz.
Aracoiaba_CE 
 
 * * * * * * * ** * * *

PENSAMENTO

Persevera na oração. - Persevera, ainda que o teu esforço pareça estéril. A oração é sempre  fecunda!


* * * * * * * * *
ORAÇÃO DE ANO NOVO!

Senhor Deus, dono do tempo e da eternidade,
teu é o hoje e o amanhã, o passado e o futuro.
Ao acabar mais um ano, quero te dizer obrigado
por tudo aquilo que recebi de Ti. 


Obrigado pela vida e pelo amor, pelas flores, pelo ar
e pelo sol, pela alegria e pela dor,
pelo que é possível e pelo que não foi.
Ofereço-te tudo o que fiz neste ano, o trabalho
que pude realizar, as coisas que passaram pelas minhas mãos
e o que com elas pude construir. 


Apresento-te as pessoas que ao longo destes meses amei,
as amizades novas e os antigos amores,
os que estão perto de mim e os que estão mais longe,
os que me deram sua mão e aqueles que pude ajudar,
os com quem compartilhei a vida, o trabalho, a dor e a alegria. 


Mas também, Senhor, hoje quero Te pedir perdão.
Perdão pelo tempo perdido, pelo dinheiro mal gasto,
pela palavra inútil e o amor desperdiçado.
Perdão pelas obras vazias e pelo trabalho mal feito,
perdão por viver sem entusiasmo. 


Também pela oração que aos poucos fui adiando
e que agora venho apresentar-te, por todos meus olvidos,
descuidos e silêncios, novamente te peço perdão.
Nos próximos dias começaremos um novo ano. Paro
a minha vida diante do novo calendário que ainda não se iniciou
e Te apresento estes dias,
que somente Tu sabes se chegarei a vivê-los. 


Hoje, Te peço para mim, meus parentes e amigos, a paz e a alegria,
a fortaleza e a prudência, a lucidez e a sabedoria.
Quero viver cada dia com otimismo e bondade,
levando a toda parte um coração cheio de compreensão e paz.
Fecha meus ouvidos a toda falsidade e meus lábios a palavras
mentirosas, egoístas ou que magoem.
Abre, sim, meu ser a tudo o que é bom. 


Que meu espírito seja repleto somente de bênçãos
para que as derrame por onde eu passar.
Senhor, a meus amigos que lêem esta mensagem,
enche-os de sabedoria, paz e amor. E que nossa amizade dure
para sempre em nossos corações. 


Enche-me, também, de bondade e alegria, para que
todas as pessoas que eu encontrar no meu caminho
possam descobrir em mim um pouquinho de Ti.
Dá-nos um ano feliz, e ensina-nos a repartir felicidade.
Amém.


PENSAMENTO

Coloca um motivo sobrenatural na tua atividade profissional de cada dia, e terás santificado o trabalho.

* * * * * * * * * *
Aracoiaba, terra onde as aves cantam !
Aracoiaba, minha terra querida!

Neste Ano-Novo , saúdo  todos os meus conterrâneos, fihos e filhas aracoiabenses, guerreiros e guerreiras de minha querida terra natal! 
A todos desejo as grandes bênçãos de Deus e a materna proteção de Nossa Senhora.
Saúde e paz pra todos!!!
FELIZ ANO-NOVO ARACOIABENSES DO MEU CORAÇÃO!!!


Aracoiaba minha terra querida!
No mapa geográfico tu és pequena, mas no mapa do meu coração és grande demais!
A ti, meu berço natal, dedico toda minha gratidão e carinho!!!

* * * * * * * * * * * * *  
Ceará, terra do sol e da luz, 

terra hospitaleira 

acolhedora,meu querido estado!
 

 A todos que habitam no Estado do Ceará, a nossa gratidão,  nosso carinho e, acima de tudo, nossas orações!
Feliz Ano-Novo irmãos cearenses , irmãos  conterrâneos !

*  * * * * * * * * 
Brasil, um gigante pela própria natureza! 
 

 Brasil, terra-mãe abençoada por Deus e protegida por Nossa Senhora Aparecida!!!
Pátria-Mãe!!!
Pátria querida!!!
Precisamos de um Brasil com mais trabalho, com mais justiça social, com educação e saúde de  qualidade .
Vamos rezar e trabalhar por um Brasil melhor.
 Feliz Ano-Novo meus irmãos brasileiros!!!

 * * * * * * * * *

Aos seguidores deste blog, saúde e paz!!!

------------------------
Origem do nome "JANEIRO"

Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos - como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano.

----------------------------


Datas Comemorativas -MÊS DE JANEIRO - 2011
Veja também algumas importantes datas comemorativas em janeiro de 2011, religiosas ou não, nacionais, estaduais e internacionais.

1 – Confraternização Universal e Dai Mundial da Paz
4 – Criação do estado de Rondônia
6 – Dia de Reis
6 – Dia da Gratidão
7 – Dia da Liberdade de Culto
8 – Dia do Fotógrafo
9 – Dia do Fico (1822)
14 – Dia do Enfermo
15 – Dia Mundial do Compositor
20 – Dia do Farmacêutico
21 – Dia Mundial da Religião
24 – Dia da Constituição
24 – Instituição do Casamento Civil no Brasil
25 – Dia do Carteiro e Criação dos Correios
25 – Dia do Aniversário de São Paulo
30 – Dia da Saudade
30 – Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 – Dia da Não-violência
31 – Dia Mundial do Mágico
-------------------------
Calendário Litúrgico - MÊS DE JANEIRO - 2011

01. Mãe de Deus e Dia da Paz
02. Efifania do Senhor
03. Santo Nome de Deus.
07.São Raimundo de Penyafort e Beata Lindalva J. de Oliveira
09. Batismo de Jesus.
13. Santo Hilário.
16. Domingo Comum 2
17. Santo Antão
20. Santos Fabiano e Sebastião.
21. Santa Inês.
22. Santos Vicente (Diácono) e Vicente Pallotti
23. Domingo Comum 3.
24. São Fco. de Sales.
25. Conversão de São Paulo
26. Santos Timóteo e Tito
27. Santa Ângela Mérici
28.  Santo Tomás de Aquino.
30. Domingo Comum 4 
31 São João Bosco.

 * * * * * * * * * * * *



ORIGEM DOS DIAS DA SEMANA
DOMINGO
A palavra é originária do latim dies Dominicus, que significa "dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em castelhano (Domingo), italiano (Domenica), francês (Dimanche) e em todas as línguas de origem latina.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Sol o que originou outras denominações para este dia, em inglês diz-se Sunday, e no alemão Sonntag, com o significado de "Dia do Sol".
O domingo, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro[1],[2] dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira, é um dia de oração e de descanso para a maioria dos cristãos e povos de todo o mundo.
 SEGUNDA
 A segunda-feira, é considerada o segundo dia da semana, seguindo o domingo e precedendo a terça-feira
.
A palavra é originária do latim Secunda Feria, que significa "segunda feira", e de mesma acepção existe em galego (segunda feira), mirandês (segunda) e tétum (loron-segunda) .
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Lua o que originou outras denominações, em espanhol diz-se lunes e no italiano lunedì, com o significado de Lua e dia da Lua. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se monday e em alemão montag, que significam dia da Lua.
Na cultura popular, é considerado o dia mais "chato" da semana pois é o primeiro dia de trabalho após o fim de semana. Para a Igreja Católica, a segunda-feira é o dia para se rezar por todos os defuntos.


TERÇA
A palavra é originária do latim Tertia Feria, que significa "terça feira", e de mesma acepção existe em galego (terza feira), mirandês (terça) e tétum (loron-tersa).
 Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Marte o que originou outras denominações, em espanhol diz-se martes e no italiano martedì, com os significado de Marte e dia de Marte. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se tuesday, dia de Tiw, e em alemão dienstag, dia de Tiwaz.
 QUARTA
A palavra é originária do latim Quarta Feria, que significa "quarta feira", e de mesma acepção existe em galego (cuarta feira), mirandês (quarta) e tétum (loron-kuarta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Mercúrio o que originou outras denominações, em espanhol diz-se miércoles e no italiano mercoledì, com o significado de Mercúrio e dia de Mercúrio. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se wednesday, dia de Woden e em sueco onsdag, dia de Odin.
Para a Igreja Católica, a quarta-feira é o dia para se rezar pelos enfermos.
QUINTA
A palavra é originária do latim Quinta Feria, que significa "quinta feira", e de mesma acepção existe em galego (quinta feira), mirandês (quinta) e tétum (loron-kinta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Júpiter o que originou outras denominações, em espanhol diz-se jueves e no italiano gioverdi, com o significado de Júpiter e dia de Júpiter. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se thursday, dia de Thor e em alemão donnertag, dia de Donner.
Para a Igreja Católica, a quinta-feira é o dia de devoção ao Santíssimo Sacramento, em memória à Última Ceia de Jesus Cristo.

 SEXTA
A palavra é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Vênus o que originou outras denominações, em espanhol diz-se viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vênus e dia de Vênus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão freitag, dia de Freiia.
No dito popular, é considerado o melhor dia da semana pois é o último dia de trabalho.

 SÁBADO
A palavra sábado deriva do latim sabbatum, que por sua vez deriva do Sabá hebraico (שבת, transliterado como shabāt), que designa o dia de oração e de descanso entre os judeus.
Povos pagãos antigos reverenciavam seus deuses, dedicando este dia ao astro Saturno, o que originou outras denominações, em inglês diz-se Saturday, e no holandês Zaterdag, com o significado de "Dia de Saturno".
Entre os romanos, por exemplo, este dia dedicado a Saturno, deus da agricultura, representava um dia de descanso pela boa colheita.
---------------------------------------------------

Dias da Semana em Inglês

Dias da semana em inglês devem inciar com letra maiúscula em inglês, os dias da semana são chamados de "weekdays", final de semana "weekend", e dia útil de "business day".
Saturday
Sabado
Sunday
Domingo
Monday
Segunda-feira
Tuesday
Terça-feira
Wednesday
Quarta-feira
Thursday
Quinta-feira
Friday
Sexta-feira

**************

Dias da Semana em Espanhol

 Dentre as várias línguas faladas, o espanhol se destaca, é a segunda língua nativa mais falada no mundo e a primeira mais falada nas Américas.
A língua espanhola, também conhecida como “castelhano”, sofreu variações ao longo do tempo e de região para região, os chamados dialetos oriundos do espanhol. O espanhol é muito parecido com o português e ao mesmo tempo é muito diferente, o que na maioria das vezes causa confusão durante a tradução.

Muitas pessoas pensam que por serem parecidas a compreensão da língua espanhola é muito fácil - se você sabe o português conseqüentemente sabe traduzir a língua espanhola -, é essa familiaridade entre as línguas que gera a maioria dos erros de tradução. Pois há palavras em espanhol que são escritas exatamente como algumas palavras em português, mas apresentam significados distintos.

Aprender esse idioma é mais fácil do que pensamos, basta ter atenção e dedicação.
Espanhol Português
Lunes Segunda
Martes Terça
Miércoles Quarta
Jueves Quinta
Viernes Sexta
Sábado Sábado
Domingo Domingo

















Qual é a origem dos nomes dos meses?

Tudo começou na Roma Antiga, alguns séculos antes da Era Cristã. No primeiro calendário romano, estabelecido no século VII a.C., o ano tinha 304 dias e era dividido em dez meses - a contagem começava em março e terminava em dezembro. Com o passar do tempo, porém, o sistema foi criando uma defasagem porque o ano solar tem, na verdade, 365,25 dias. Na época do imperador Numa Pompílio, ainda no século VII a.C., a contagem estava 51 dias atrasada em relação ao início das estações. Pompílio criou, então, mais dois meses - janeiro e fevereiro - e o ano passou a ter 354 dias, mas não demorou para ocorrer outro desajuste. Em uma nova tentativa de acertar o calendário, o imperador Júlio César (100-44 a.C.) introduziu, em 46 a.C., o ano de 365 dias, baseado em um modelo utilizado pelos egípcios, sem alterar os nomes dos meses.
Os primeiros seis haviam sido nomeados em homenagem a deuses e festividades romanas e os seguintes, de acordo com sua ordem numérica - mas julho e agosto foram posteriormente rebatizados em homenagem a Júlio César e seu sucessor, César Augusto (63 a.C.-14 d.C.).

Matemática mística

Deuses e números batizaram as divisões do ano
JANEIRO
Homenagem a Jano, deus de duas faces, uma voltada para a frente e outra para trás. Protetor das entradas e saídas, ele era considerado também deus dos princípios e começos - como a primeira hora do dia e o primeiro mês do ano
FEVEREIRO
Referência ao festival celebrado nessa época do ano, em Roma, chamado Februália, ou Purificação - ocasião em que eram oferecidos sacrifícios aos mortos, para apaziguá-los
MARÇO
Dedicado a Marte, deus da guerra. Nesse mês - o primeiro do ano antes da reforma feita por Pompílio -, escudos sagrados eram levados pelos sacerdotes em volta da cidade, em homenagem à divindade
ABRIL
Existem duas hipóteses. A primeira diz que o nome seria uma homenagem a Afrodite, deusa do amor, a quem o mês é consagrado. A segunda afirma que ele seria derivado da palavra latina aperire, referência à abertura das flores, já que, nesse período, é primavera no hemisfério norte
MAIO
Deusa responsável pelo crescimento das plantas e mãe de Mercúrio, Maia era a divindade celebrada nessa época do ano
JUNHO
Deusa do casamento e do parto, Juno era considerada a protetora das mulheres, especialmente das esposas legítimas
JULHO
Inicialmente chamado de Quintilis, por ser o quinto mês, foi rebatizado em homenagem ao imperador Júlio César, em 44 a.C.
AGOSTO
O nome original Sextilis foi substituído, em 8 d.C., para homenagear o imperador César Augusto, que reformou a estrutura de governo do Império Romano, além de somar a ele novos territórios
SETEMBRO
O nome vem do latim septem, ou sete. Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio
OUTUBRO
Vem do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio
NOVEMBRO
Vem do latim novem
DEZEMBRO
Vem do latim decem, ou dez. Era o décimo e último mês do primeiro calendário romano

**********************

 Origem dos nomes dos meses de maneira sintética.

- Janeiro: homenagem ao Deus Janus, protetor dos lares;
- Fevereiro: mês do festival de Februália (purificação dos pecados), em Roma;
- Março: em homenagem a Marte, Deus guerreiro;
- Abril: derivado do latim Aperire (o que abre). Possível referência à primavera no Hemisfério Norte;
- Maio: acredita-se que se origine de maia, deusa do crescimento das plantas;
- Junho: mês que homenageia Juno, protetora das mulheres;
- Julho: no primeiro calendário romano, que era de 10 meses, era chamado de quintilis (5º mês). Foi rebatizado por Júlio César;
- Agosto: inicialmente nomeado de sextilis (6º mês), mudou em homenagem a César Augusto;
- Setembro: era o sétimo mês no primeiro calendário romano. Vem do latim septem;
- Outubro: na contagem dos romanos, era o oitavo mês;
- Novembro: vem do latim novem (nove);
- Dezembro: era o décimo mês do primeiro calendário romano;
====================

É SEMPRE BOM SABER MAIS
Aprenda COM AS Curiosidades...
Fonte de Pesquisa: Livreto: Ir. Marcela Calíope – Salesiana.

Obs.: Esta religiosa salesiana  falecideu há poucos anos; não a conheci pessoalmente, mas sou admirador das obras que ela escreveu nos campo da Língua Portuguesa e no Campo do mundo das curiosidades. (Lusmar Paz)

  • O menor livro do mundo tem 18 milímetros de comprimento, por 12 de largura. É o Novo Testamento, impresso nos Estados Unidos, em 1895. Tem 860 páginas.
  • A Casa da Moeda no Brasil foi criada por D. Pedro II, de Portugal, em 1694. Começou a funcionar no Rio de Janeiro, em 1699.
  • O Rio São Francisco foi descoberto por Américo Vespúcio, a 4 de outubro de 1501.
  • La Paz é a mais alta capital do mundo. Ergue-se a 6.400 metros de altitude.
  • A Suíça é o país mais montanhoso.
  • A Groelândia é a maior ilha do mundo, no reino da Dinamarca.
  • Na língua Portuguesa há cerca de 80% de elementos latinos; 16% gregos e 4% de outras línguas.
  • A abreugrafia foi descoberta pelo professor Manuel de Abreu, brasileiro.
  • A primeira mulher funcionária pública no Brasil foi Joana França, em 1891.
  • A Academia Brasileira de Letras foi criada em 1896, por iniciativa de Lúcio Mendonça.
                                                    ***********************

Conhecendo a Bíblia
 
Introdução

Através deste pequeno trabalho elaborado por mim, você poderá conhecer um pouco mais sobre este livro, que desperta o interesse de tantas pessoas: a Bíblia.
Tenho toda certeza, que ao final deste estudo, você saberá a importância que tem a Bíblia. Vamos "decolar" neste assunto tão interessante que é a Palavra de Deus. Boa leitura!!!

O que é a Bíblia?

A palavra Bíblia vem do grego, ela significa "coleção de livros". Nela contém a história da Salvação, desde a criação do mundo feita por Deus até as profecias da Segunda vinda gloriosa de Jesus, o Filho de Deus. Podemos, para um melhor entendimento, caracterizá-la como uma "grande carta" enviada por Deus à todos os seus filhos. Nesta carta contém o Plano que Deus preparou para cada um de nós.

Quando começou a ser escrita?

A Bíblia foi escrita durante muitíssimo tempo (aproximadamente 1.300 anos). Seu início ocorreu antes da vinda de Cristo, com as chamadas "traduções orais", que vem a ser as histórias que uns contavam a outros. Por volta de muito tempo atrás, os chamados escribas decidiram "passar para o papel" essas histórias. Com isso, pouco a pouco, a Bíblia foi sendo formada.

Quando terminou de ser escrita a Bíblia?
A Bíblia terminou de ser escrita por volta do ano 100 d.C., com o Apóstolo João Evangelista (que escreveu o Apocalipse).

Quem escreveu a Bíblia?

A Bíblia foi escrita por várias pessoas, mas foi inspirada unicamente por Deus. O Pai usou de pessoas como instrumentos seus para transmitir a sua mensagem.

Como a Bíblia é formada?

A Bíblia é formada por livros sagrados. São 73 os livros contidos na Bíblia. Desses 73 livros sagrados, 46 constituem o conjunto de livros do Antigo Testamento e 27 constituem o conjunto dos livros do Novo Testamento. Podemos afirmar então, que a Bíblia é dividida em duas grandes partes: Antigo Testamento e Novo Testamento. A palavra testamento significa aliança.

O que contém no Antigo Testamento?

O Antigo Testamento nos revela a Criação do mundo, as alianças que Deus fez com os homens, as profecias que anunciavam a vinda do Messias, a fidelidade e infidelidade do povo de Deus, e principalmente, a preparação do povo escolhido de onde viria o Verbo Encarnado.

O que contém no Novo Testamento?

O Novo Testamento possui quatro livros (Mateus, Marcos, Lucas e João) que contam toda a vida de Jesus Cristo, desde o seu nascimento até a sua ascensão ao céu. Esses quatro livros formam um conjunto denominado evangelho. O Novo Testamento é também constituído por várias cartas (também chamadas epístolas), que foram escritas pelos apóstolos com o objetivo de direcionar a Igreja fundada por Cristo. Além do evangelho e das cartas, o Novo Testamento possui um livro que conta os primórdios da Igreja de Cristo e outro livro profético que revela a Segunda vinda gloriosa de Jesus, respectivamente, são eles: os Atos dos Apóstolos e o Apocalipse.

Quais foram os idiomas usados para escrever a Bíblia?

Os idiomas bíblicos são três: o hebraico, o aramaico e o grego.
O Antigo Testamento, foi totalmente escrito em hebraico. Já, o Novo Testamento, foi escrito a maior parte em grego e uma pequena parte em aramaico (que vem a ser um dialeto do hebraico). Por curiosidade, o idioma que Cristo falava era o aramaico.

Quem traduziu a Bíblia?

Como já vimos, a Bíblia possui três idiomas de origem: o hebraico, o aramaico e o grego. Com o tempo, foram surgindo as traduções. Hoje em dia, a Bíblia é o livro mais traduzido no mundo inteiro. Isso foi graças ao esforço de muitos estudiosos da época. São Jerônimo é um grande exemplo disso, ele foi quem traduziu a Bíblia para o latim. Pouco a pouco, logo após a tradução para o latim, a Bíblia foi sendo traduzida em mais e mais línguas. Até chegar ao que temos hoje: o livro mais lido mundialmente.

Por acaso, podemos interpretar a Bíblia de qualquer modo?

A interpretação bíblia é algo muito importante, e NÃO devemos interpretá-la de qualquer modo. A Igreja Católica que vem a ser a Igreja fundada por Jesus Cristo, vem desde os seus primórdios adotando a tradição apostólica, ou seja, os ensinamentos de Jesus não foram deturpados e muito menos interpretados de modo diferente desde sua origem. Ao ler a Bíblia, devemos Ter bastante cuidado, pois muitos são as palavras estranhas, os exemplos difíceis de ser entendidos, e principalmente, muitos são os equívocos que cansamos de cometer ao tentarmos interpretar a Bíblia sem a ajuda de um padre, um catequista , ou seja, um conhecedor do assunto.
O mundo é repleto de seitas e religiões que pregam a livre interpretação. Essa atitude desregrada causa o que vemos ao nosso redor: o nascimento de seitas e mais seitas que pregam aquilo que der na telha do pastor ou daquele que fundou a seita. Por isso, vamos tomar cuidado!

Qual é a diferença entre a Bíblia Protestante e a Bíblia Católica?

Muitas são as pessoas que desprezam a Bíblia Protestante, dizendo não ser a Palavra de Deus. Isso é uma atitude erradíssima, pois tanto a Bíblia Católica como a Bíblia Protestante deve ser considerada Palavra de Deus! A única diferença que há entre elas, é em relação ao número de livros, ou seja, a Bíblia Protestante possui sete livros a menos do que a Bíblia Católica. Esses livros são os seguintes: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Eclesiástico, Sabedoria e Baruc. A Bíblia Protestante também não contém as seguintes citações do Antigo Testamento: Dn 13-14 ; Est 10,4-16,24.

Como podemos manusear a Bíblia?

Para aprender a manusear a Bíblia, devemos antes de tudo, saber o que são capítulos e versículos. Os capítulos são as divisões que encontramos nos livros sagrados, os capítulos são denominados por algarismos. Normalmente, os capítulos aparecem em números grandes. Os versículos são as divisões que encontramos dentro dos capítulos, sua função é de auxiliarmos na localização das frases bíblicas. Normalmente, os versículos aparecem em números pequenos, que estão obrigatoriamente no meio do texto bíblico.

O que significa Pontuação Bíblica?

A Pontuação Bíblia vem a ser a forma que encontramos para manusear a Bíblia com maior facilidade. As principais pontuações bíblicas são as seguintes:

vírgula à separa capítulo de versículo. Exemplo: Dn 3,5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 5)

hífen à equivale ao "até". Exemplo: Dn 3,1-5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo de 1 até 5)

ponto à mostra versículos alternados. Exemplo: Dn 3,1.3.5 (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, versículo 3 e o versículo 5)

"s" à mostra a continuação de um versículo. Exemplo: Dn 3,1s (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1 e 2).

"ss" à mostra a continuação de dois versículos. Exemplo: Dn 3,1ss (Livro de Daniel, capítulo 3, versículo 1, 2 e 3).
Essas são as principais pontuações bíblicas, que normalmente usamos para manusear mais facilmente a Bíblia.

O que são abreviações bíblicas?

As abreviações bíblicas tem como finalidade, facilitar na hora de especificar o livro sagrado. A maioria das Bíblias, para não dizer todas, possui uma página com todas as abreviações bíblicas, para a consulta de todos os leitores.

Exercícios
1. Quem escreveu a Bíblia?
2. A Bíblia é dividida em quantas e quais partes?
3. O que vem a ser o hífen da pontuação bíblica?
4. Quais são os idiomas originais que foram escritos a Bíblia?
5. Quem foi São Jerônimo?
Conclusão

Logo, chegamos ao conhecimento do que vem a ser a Bíblia e a sua importância para todos nós.
Basta agora, desfrutarmos daquilo que Ela pode nos proporcionar, e principalmente, praticarmos os ensinamentos daquele cujo é o seu centro: Jesus Cristo.
"Portanto, quem ignora as Escrituras, ignora Cristo"

         * * * * * * * * * * * *                                 
Abreviaturas Bíblicas Imprimir
Autoria / Fonte: José Silva   
A falta de "intimidade" com as Escrituras pode contribuir em muito para o não entendimento do contexto das publicações que são disponibilizadas aos cristãos (Livros, Periódicos, Revistas, etc.) que, em geral, têm o conteúdo recheado com citações em suas diversas formas de abreviações. A relação entre o cristão e a sua Bíblia não pode ser deficiente, mas deve manifestar certa "perícia" do leitor com a sua "espada" (II Tm 2:15). É básico "aprender" a identificar as abreviaturas comumente usadas para "mapear" os textos sagrados para que a leitura não se torne infrutífera. Desejamos que a "simplicidade" dos exemplos apresentados a seguir possam auxiliar no sentido de promover um melhor manuseio das Escrituras e de qualquer publicação abordando as mesmas.

Entendendo o Método

Para auxiliar de uma maneira simples e prática publicamos as seguintes orientações quanto às abreviaturas. Vejamos:

É comum o uso de abreviaturas para se referir aos índices e citações bíblicas. Geralmente os formatos convencionados seguem o padrão abaixo:

[:] Os "dois pontos" — Separam o capítulo dos versos;
[-] O "hífen" — Indica uma faixa contínua de versos;
[,] A "vírgula" — Indica uma sequência não contínua de versos;
[;] O "ponto-e-vírgula" — Inicia um novo capítulo do mesmo livro, ou não, caso seguido de abreviação de outro Livro.

Exemplos:
  • Gn 3:1-15 — Gênesis, Capítulo 3, Versículos 1 a 15
  • Dn 9:25, 27; 11:3-43 — Daniel, Capítulo 9, Versículos 25 e 27 e Capítulo 11, Versículos 3 a 43
  • Mt 24-26 / Ap 1:1-8 — Mateus, Capítulos 24 a 26 e Apocalipse, Capítulo 1, Versículos 1 a 8
  • Rm 11:18 — Romanos, Capítulo 11, Versículo 18
  • II Ts 2:2-12 — Segunda Tessalonicenses, Capítulo 2, Versículos 2 a 12
Quando quisermos citar a "Segunda Epístola aos Tessalonicenses", basta escrevermos "2Ts". Caso deseje um capítulo mais específico nesta Epístola, siga o exemplo de "2Ts 2". Entende-se desta maneira: "Segunda Epístola aos Tessalonicenses, Capítulo dois".

Para fazermos citações mais completas, usamos alguns sinais de pontuação:
  • A vírgula separa os versículos do capítulo:
    Mt 16:18 [ Evangelho segundo Mateus, capítulo 16, versículo 18 ]
  • O hifen apresenta uma sequência de capítulos ou versículos:
    At 1-2 [ Atos dos Apóstolos, capítulos 1 e 2 ]
    Ex 15:2-5 [ Livro do Êxodo, capítulo 15, versículos 2 à 5 ]
  • O ponto apresenta capítulos e/ou versículos citados isoladamente.
    I Cr 1:3 [ Primeiro Livro das Crônicas, capítulos 1 e 3 ]
    Is 32:1, 4, 6 [ Livro do Profeta Isaías, capítulo 32, versículos 1, 4 e 6 ]

  • O ponto e vírgula dispõe capítulos e versículos isolados, mas pertencentes ao mesmo livro.
    Jo 3:23-25; 6:1-4 [ Evangelho Segundo João, capítulo 3, versículos de 23 à 25 e capítulo 6, versículos de 1 à 4 ]
Algumas Bíblias podem usar "s" e "ss" após o número do capítulo e / ou versículo ("s" significa seguinte e "ss", seguintes). São usados para simplificar um pouco mais a citação, respectivamente, de dois ou três capítulos e / ou versículos. Exemplos:
  • Rm 2:5s - Significa: Epístola aos Romanos, capítulo 2, versículos 5 e 6 (o versículo 5 e o seguinte);
  • Tg 1s - Significa: Epístola de Tiago, capítulos 1 e 2 (isto é, o capítulo 1 e o seguinte);
  • Ap 6:7ss - Significa: Livro do Apocalipse, capítulo 6, versículos de 7 à 9 (isto é, o versículo 7 e os dois seguintes).
  •  
Com todas essas abreviações e sinais podemos montar e citar, de forma bem resumida, qualquer passagem Bíblica. Exemplo:

Lv 1:12-15, 20; 3:2s; Mc 1:3ss, 10; 2 Cor 3-5
Significa, respectivamente:
  • Livro do Levítico, capítulo 1, versículos de 12 à 15 e o versículo 20; no mesmo Livro do Levítico, capítulo 3, versículos 2 e 3;
  • Evangelho Segundo Marcos, capítulo 1, versículos de 3 à 5 e o versículo 10;
  • Segunda Epístola aos Coríntios, capítulos de 3 à 5.

TABELA DE ABREVIATURAS E CAPÍTULOS
AT ABREV CAP NT ABREV CAP
Gênesis
Êxodo
Levítico
Números
Deuteronômio
Josué
Juízes
Rute
I Samuel
II Samuel
I Reis
II Reis
I Crônicas
II Crônicas
Esdras
Neemias
Ester

Salmos
Provérbios
Eclesiastes
Cantares
Isaías
Jeremias
Lamentações
Ezequiel
Daniel
Oséias
Joel
Amós
Obadias
Jonas
Miquéias
Naum
Habacuque
Sofonias
Ageu
Zacarias
Malaquias
Gn
Ex
Lv
Nm
Dt
Js
Jz
Rt I
I Sm
II Sm
I Rs
II Rs
I Cr
II Cr
Ed
Ne
Et

Sl
Pv
Ec
Ct
Is
Jr
Lm
Ez
Dn
Os
Jl
Am
Ob
Jn
Mq
Na
Hc
Sf
Ag
Zc
Ml
50
40
27
36
34
24
21
4
31
24
22
25
29
36
10
13
10
42
150
31
12
8
66
52
5
48
12
14
3
9
1
4
7
3
3
3
2
14
4
Mateus
Marcos
Lucas
João
Atos
Romanos
I Coríntios
II Coríntios
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
I Tessalonicenses
II Tessalonicenses
I Timóteo
II Timóteo
Tito
Filemon
Hebreus
Tiago
I Pedro
II Pedro
I João
II João
III João
Judas
Apocalipse
Mt
Mc
Lc
Jo
At
Rm
I Co
II Co
Gl
Ef
Fp
Cl
I Ts
II Ts
I Tm
II Tm
Tt
Fm
Hb
Tg
I Pe
II Pe
I Jo
II Jo
III Jo
Jd
Ap
28
16
24
21
28
16
16
13
6
6
4
4
5
3
6
4
3
1
13
5
5
3
5
1
1
1
22

Manuseio das Escrituras
Procure familiarizar-se com as páginas da Bíblia evitando o hábito de abrir algo tão importante para o crescimento espiritual somente durante as reuniões da Igreja. O devocional diário deve ser tratado como as principais refeições diárias [ Café da Manhã - Almoço - Janta ]. Essa atitude vai contribuir para o melhor manuseio das Escrituras.
As Escrituras podem ser tratados como um conjunto de "mapas". É necessário entender as "coordenadas" que o Espírito Santo revela com o propósito de orientar o caminhar diário do cristão. Tão essencial quanto memorizar versículos [ tê-lo em mente ], é saber onde se encontra e, com destreza, localizá-lo e aplicá-lo apropriadamente, sempre respeitando o contexto onde está inserido. Textos isolados não devem ser usados como pretexto para justificarem pontos de vista próprios. Atente para o conselho que foi dado a um jovem:
"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." [II Tm 2:15].

José Silva [ Gama - DF ]
                    
PORTUGUÊs sem obstáculos

Fonte de Pesquisa: Livreto: Edições Escola
“Errar é humano, mas acertar é mais humano ainda”

ACERCA DE – significa a respeito de.
Ex.: Desejo falar acerca de negócios.
CERCA DE – Significa mais ou menos, aproximadamente.
Ex.: Estou lhe esperando cerca de uma hora.
Cerca de mil pessoas estavam lá.

A FAVOR DE – Significa em benefício de.
Ex.: Lutamos a favor dos pobres.
EM FAVOR DE – Significa em prol de ou defesa de.
Ex.: Eu trabalho em favor de uma instituição séria.

ESTADA- É a permanência de uma pessoa em determinado lugar.
ESTADIA- É a permanência de um navio no porto.

À CUSTA DE ou ÀS CUSTAS DE?
A expressão À CUSTA DE só se usa no singular, nunca no plural.
Ex.: Consegui o emprego à custa de muito esforço.

JANTA ou JANTAR?
Na linguagem padrão não existe a palavra Janta.
Devemos, portanto, dizer na linguagem culta o jantar e não janta.

POR ISSO ou PORISSO?
Nunca escreva a expressão “por isso” junta.
A mesma deve ser grafada em duas palavras “ POR ISSO

DESPERCEBIDO e DESAPERCEBIDO
Despercebido – Significa sem ser notado.
Ex.: O ladrão passou despercebido diante dos policiais.
Desapercebido – significa despreparado, desprovido.
Ex.: O ladrão desapercebido andava pelas ruas.

GÊNEROS DUVIDOSOS

Masculinos

O Milhar
O trema
O estigma
O champanha – Vinho espumante
O cônjuge – Cada um dos casados.
O eclipse – Oclusão do sol ou da lua.
O sofisma – Argumento falso.
O tracoma – Doença da vista.
O lança-perfume – Cloreto de etila perfumado.
O picape – trocadiscos ou veículo
O telefonema:  ligação telefônica.

Femininos 

A omoplata
A cal
A comichão
A elipse
A faringe
A dinamite
A alface – Planta hortense
A apendicite – inflamação do apêndice.
A bacanal – Orgia , bebedeiras
A libido – Instinto sexual
A entorse – Distensão, torcedura.
A chaminé – Vesperal, espetáculo realizado a tarde.
A soja – Leguminosa, tipo de feijão.
A sentinela – Soldado armado que guarda um posto.

Obs.: São femininos os nomes em –gem, excetuando personagem, que pode ser masculino ou feminino.
 Fonte de Pesquisa:Gramática: Faraco & Moura.

Podem ser Masculinos ou Femininos os seguintes substantivos:

O diabetes ou a diabetes
O hélice ou a hélice
O íris ou a íris
O laringe ou a laringe
O personagem ou a personagem
O preá ou a preá
O soprano ou a soprano
O tapa ou a tapa
O usocapião ou a usocapião.
Fonte de Pesquisa: Gramática: Faraaco&Moura

             * * * * * * * * * * *

Assunto: S A Ú D E 


Água de coco: melhor não arriscar!

Professor Cláudio Lima


Você já deve ter ouvido o grito no sinal: ``Olha a água de coco geladinha``. Realmente beber água de coco geladinha, no forte calor do meio-dia, em Fortaleza, é uma excelente pedida. Alivia o calor, hidrata e revigora as forças. Muitas pessoas são abordadas em seus veículos, por vendedores ambulantes, nos semáforos da cidade, e se rendem ao visual daquela garrafinha ``suando`` de tão geladinha. Com tanta sede, dá até para sentir o sabor da água de coco docinha, antes mesmo de provar.

Dia desses, estava voltando do mercado São Sebastião onde fora gravar uma matéria para o quadro Inspetor Saúde na TV e, ao passar pela rua Padre Mororó esquina com a avenida Duque de Caxias, vi um homem de cócoras numa calçada, cercado por garrafinhas plásticas com tampas verdes. Ao me aproximar, vi que o homem enchia as garrafinhas - centenas delas - ali mesmo na calçada, sob o forte calor da manhã, bem ao lado de muito lixo e lama. O homem correu quando percebeu a minha presença e abandonou as garrafas ali no chão.

Eu fiz as gravações e sai. Eu e a equipe da TV ficamos esperando que o cidadão voltasse para tomar seu posto de ``manipulador de alimentos``. Ele voltou e terminou o ``serviço``. Vedou as garrafinhas e as colocou numa caixa que era amarrada a uma bicicleta. De carro e de longe, tentamos seguir o rapaz em sua bicicleta, mas o perdemos de vista. Fomos avistá-lo novamente na avenida do Imperador. Nessa avenida, muitos ambulantes vendiam água de coco nos sinais e calçadas e, pasmem, bem em frente à Célula de Vigilância Sanitária Municipal.

Conversei com os ambulantes.Muitos afirmaram que enchiam as garrafinhas nos comércios da redondeza. Garantiram, claro, que tudo é feito com muito cuidado e higiene. Já os transeuntes, em sua maioria, disseram que não se arriscam beber dessa água por acharem que é de procedência duvidosa e que sofrem misturas com água comum, não sendo, portanto, pura.

Eu não pude constatar que a água sofria misturas. Mas pude observar que aquele rapaz encheu as garrafas na calçada, sem qualquer tipo de proteção e de higiene, expostas ao calor, poluição, lixo e lama. Será que alguns outros não enchem garrafas na rua? Será que não fazem realmente misturas como muitos desconfiam?

O risco de se contrair uma doença transmitida por alimentos (DTA) é muito alto e o baixo preço pago por essa água não paga os prejuízos causados por essas doenças. Mas alguém, como sempre, vai dizer: ``Professor, o ``coitado`` tá ``ganhando a vida!``. Mas, o ``coitado`` não pode ganhar a vida sem arriscar a vida alheia? Ele não pode trabalhar com higiene para não prejudicar a pessoa que compra o seu produto e o ajuda? Eu sou contra esse tipo de comércio. Os riscos são enormes.

Estamos falando sobre o risco de contrair doenças e, também, do risco de morte. Sim, as DTAs podem matar, claro. A comercialização dessa água de coco ocorre em vários semáforos da cidade. O risco está diante dos pedrestres, dos motoristas, dos trabalhadores que circulam pelo centro da cidade, diante da próprio orgão responsável por cuidar da prevenção das DTAs. Todo mundo sabe, tudo mundo vê. Ninguém faz nada. A água docinha de um coquinho ``inocente`` pode amargar a vida de muita gente. Melhor não arriscar.

>> Cláudio Lima é engenheiro de alimentos do Instituto Centec, especialista em alimentos e saúde pública, mestre em tecnologia de alimentos, autor de quatro livros na área de higiene e qualidade de alimentos. www.professorclaudiolima.blogspot.com . claudiolima@opovo.com.br.
_______________________________________

 R e f r i g e r a n t e ?
Professor Cláudio Lima


Fico impressionado com a quantidade de refrigerantes que é consumido hoje em dia.As pessoas consomem no almoço, no lanche, no jantar. Conheço uma pessoa que bebe logo de manhã cedo. Em qualquer hora do dia tem sempre alguém consumindo a bebida.

Um artigo científico (Levy-Costa et al. 2005) relata que no período de 1974-2003 o consumo de refrigerante aumentou 400 %. Enquanto que a participação de leite e derivados na dieta aumentou apenas 36%.

Alguns nutricionistas dizem que a bebida pode gerar problemas ósseos mas a indústria desmente.Mas é fato que atualmente as pessoas substituem bebidas à base de leite pelos refrigerantes e isso gera diminuição na ingestão de cálcio.

Festinhas de aniversário na maioria das escolas são regadas a refrigerante. Muitas escolas chegam a enviar bilhetes aos pais informando que terá alguma festividade e que cada criança deve levar uma garrafa. Os pais que tentam resistir não conseguem êxito e ainda são taxados de chatos, neuróticos e exagerados.

O apelo da mídia é muito forte a ponto de uma mãe cometer o ato, impensado e cruel, de colocar refrigerante na mamadeira do seu filho, menor que um ano de idade, e dar para o “infeliz” beber. Um refrigerante nada mais é do que água, açúcar e um monte de aditivos.

Podemos incluí-lo no grupo dos Junk food (“comida lixo” - tradução literal do inglês) por possuir alto teor calórico, devido ao açúcar, e mais nada que se aproveite.. Você já leu o a lista de ingredientes num rótulo de um refrigerante?

Agua gaseificada, açúcar, corante caramelo, acidulante Ácido fosfórico e aroma natural. Quer que eu seja mais técnico? Então anote aí: água gaseificada, açúcar, Amarelo ocaso FCF (INS 110), acidulante ácido orto-fosfórico (INS 338), Esatabilizante Dioctil Sulfosuccinato de sódio (INS 480) e aromatizante sintético artificial.

Peço desculpas, afinal, quase cometi uma injustiça. Existem os refrigerantes que possuem suco de frutas. Sério mesmo! Estou lendo aqui o rótulo de um que tem 2,5 % de suco de limão. Isto significa que em cada 200ml da bebida 5ml é de suco ou 25ml de suco (2 colheres de sopa aproximadamente) por litro de refrigerante.

Alguém pode pensar: - sendo assim vou fazer em casa. É só pegar um litro de água com gás e acrescentar 2 colheres de sopa de suco de limão, açúcar e pronto!Como vou beber logo, então nem precisa de conservantes.

Tem gente que me fala assim:- Ah, professor Cláudio, mas eu tomo o diet.Ótimo. você acabou de trocar o único ingrediente que, pelo menos, servia para fornecer alguma caloria, pelo adoçante. Agora só temos água e um monte de produto químico.

Atenção hipertensos! Alguns refrigerantes dietéticos possuem 50 mg de sódio (isso pode significar cinco vezes mais sódio que o refrigerante comum). Além de tudo isso, todo mundo sabe também que não é legal consumir líquidos na hora da refeição.

Achando que era pouco não fabricar produtos alimentícios que acrescentassem algo de benéfico para as saúde das pessoas, a indústria de refrigerantes resolveu substituir a garrafa de vidro pela de plástico e contribuir para a poluição do planeta.

A embalagem plástica pesa menos que a de vidro e isso significa frete mais barato, mais lucro.

Quem quiser que invente uma forma de reciclar as embalagens. Acho que essas embalagens nem deveriam ser fabricadas. Mas como estamos falando em refrigerante, lembrei-me que um amigo, certa vez, me perguntou a razão pela qual batizaram a bebida com esse nome, arrematei: - Pensa comigo rapaz. Se contém acidulANTE, conservANTE, estabilizANTE, antioxidANTE, corANTE, aromatizANTE e edulcorANTE, poderia ter outro nome, senão, refrigerANTE?

Cláudio Lima é engenheiro de alimentos do Instituto Centec, especialista em alimentos e saúde pública, mestre em tecnologia de alimentos, autor de quatro livros na área de higiene e qualidade de alimentos. www.professorclaudiolima.blogspot.com
_____________________________________________________________
_________________________________________________________

D O R   DE  C A B E Ç A

pode ser caso para dentista

O ranger de dentes ou a excessiva pressão da mandíbula é sinal de que algo não está certo nos hábitos do paciente

Dores de cabeça durante o sono, ao acordar ou durante o período da manhã somadas à sonolência diurna são sintomas comuns em muitas pessoas. Remédios e soluções imediatas não resolvem, e o que muitos não sabem é que pode ser um problema tratado pelo dentista.

O bruxismo – ou ranger os dentes durante o sono – é um distúrbio que atinge homens e mulheres, e que pode ser uma das causas das dores de cabeça. Além da dor de cabeça, o bruxismo causa desgaste dos dentes decorrente da pressão que eles sofrem.

O ranger de dentes ou a excessiva pressão da mandíbula é sinal de que algo não está certo nos hábitos do paciente.

O tratamento pode ser feito através de medicação, placa dental ou ainda fisioterapia orofacial. Esta fisioterapia pode ser feita pelo próprio dentista do sono. Não existe um tempo estimado para a duração do tratamento, isso varia de pessoa para pessoa.

O que leva ao bruxismo:

- Ansiedade e stress;
- Fumo;
- Causas psicológicas – podem ser traumas ou acidentes;
- Distúrbios do sono como ronco e apneia;
- Fatores neurológicos – aumento da adrenalina;
- Fatores externos – medicação como antidepressivos;
- Drogas;
- Consumo exacerbado de álcool e cafeína.
__________________

2 comentários:

André disse...

Querido Lusmar, FELIZ 2011. E obrigado por nos presentear com textos tão maravilhosos e informativos. Abraço, fé em Deus e muito sucesso.

Lusmar Paz Leite disse...

Grande André!!!
Deus lhe abençoe!
Obrigado pelas leituras assíduas ao meu blog e ao incentivo e estímulo que você me oferece.
Seu blog também está muito rico de grandes curiosidades e surpresas.Parabéns! Vá em frente!!!
Desejo-lhe sucesso nos estudos e na vida profissional!
Saúde e paz, meu irmão!!!
Um abençoado Ano-Novo!!!