Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 6 de maio de 2011

Explicação da Oração Ave Maria / Língua Portuguesa: A Virgula e os Sete pecados mortais da CRASE.

MAIO - MÊS DE MARIA
Mãe de Deus e nossa Mãe!!! 
 
Já no início da Idade Média, durante o mês de maio, a Igreja começou a venerar Nossa Senhora e passou a homenagear Aquela que é estrela de nossas noites e travessias. E por que a Igreja dedicou à Virgem Mãe de Deus o quinto mês do ano?

A Ladainha de Nossa Senhora contém várias invocações que ajudam a compreender esta devoção. Ali invocamos a Mãe de Cristo com alguns títulos importantes: Rosa Mística e Estrela Matutina. A estrela da manhã é o sol, o dia, a aurora. Do Céu, Maria é a luz que brilha e ilumina nossos caminhos. Nas horas do Ofício Divino, diversas vezes saudamos Maria como Aurora de nossas vidas.

No hemisfério norte, maio situa-se em plena primavera, estação das flores e rosas, da beleza e da graça. No entanto, vale conhecer as origens desse mês para se compreender melhor a simbologia religiosa. A incursão pela mitologia ajudar-nos-á a reconhecer outras razões da consagração do mês de maio a Nossa Senhora.

Segundo alguns pesquisadores, o calendário romano reformado por Júlio César em 45 A.C. (modificado posteriormente pelo Papa Gregório XIII, daí o nome de calendário gregoriano), dedicava o quinto mês do ano ao deus Apolo (irmão gêmeo de Ártemis), o qual recebeu de Hipérion o sol, a lua e a aurora. São famosos os versos de Lord Byron que lhe são dedicados: deus da vida, da luz e da poesia, o sol em forma humana apresentado. A lenda conta ainda que Apolo matou uma grande serpente, chamada Píton, que atemorizava o povo.

Consoante outros estudiosos, o mês de maio era dedicado à deusa Maia, mãe de Hermes, da qual se originaria a palavra maio. De acordo com relatos mitológicos, Maia era a deusa dos campos e das rosas e flores.

A Igreja, desde as suas origens, em sua sabedoria milenar, parte de símbolos e da cultura dos povos para revelar sua mensagem. Já o apóstolo Paulo, no Areópago de Atenas, referindo-se ao altar consagrado ao deus desconhecido, assim se expressou: aquele a quem venerais sem conhecer, é esse que vos anuncio (At 17, 23). Maria é a rosa por excelência, a flor mais bela e mais pura. É a nova Eva, vencedora do pecado e do demônio simbolizados pela serpente. Convém lembrar que a iconografia católica representa a Virgem Maria (Nossa Senhora da Conceição) pisando a cabeça da serpente. Foi Ela quem gerou a luz, o dia, o sol da justiça, que é Cristo. Desta forma, o contexto e o pretexto lendário serviram para revelar virtudes de Nossa Senhora. Atribuiu-se, assim, novo sentido às comemorações de maio, que no catolicismo passa a ser dedicado à Mãe de Deus.

Padre JOão Medeiros Filho - Da Academia Norte-Riograndense de Letras  
-------------------------------- 
 
Explicação da Oração da Ave Maria
(Segundo orientação do Catecismo da Igreja Católica) 

"Ave, Maria (alegra-te, Maria).

" A saudação do anjo Gabriel abre a oração da Ave-Maria. E o próprio Deus que, por intermédio de seu anjo, saúda Maria. Nossa oração ousa retomar a saudação de Maria com o olhar que Deus lançou sobre sua humilde serva , alegrando-nos com a mesma alegria que Deus encontra nela .

Cheia de graça, o Senhor é convosco."

"Cheia de graça, o Senhor é convosco." As duas palavras de saudação do anjo se esclarecem mutuamente. Maria é cheia de graça porque o Senhor está com ela. A graça com que ela é cumulada é a presença daquele que é a fonte de toda graça. "Alegra-te, filha de Jerusalém... o Senhor está no meio de ti" (Sf 3,14.17a). Maria, em quem vem habitar o próprio Senhor, é em pessoa a filha de Sião, a Arca da Aliança, o lugar onde reside a glória do Senhor: ela é "a morada de Deus entre os homens" (Ap 21,3). "Cheia de graça", e toda dedicada àquele que nela vem habitar e que ela vai dar ao mundo.

"Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus."
 
Depois da saudação do anjo, tornamos nossa a palavra de Isabel. "Repleta do Espírito Santo" (Lc 1,41), Isabel é a primeira na longa série das gerações que declaram Maria bem-aventurada': "Feliz aquela que creu..." (Lc 1,45): Maria é "bendita entre as mulheres" porque acreditou na realização da palavra do Senhor. Abraão, por sua fé, se tomou uma bênção para "todas as nações da terra" (Gn 12,3). Por sua fé, Maria se tomou a mãe dos que crêem, porque, graças a ela, todas as nações da terra recebem Aquele que é a própria bênção de Deus: "Bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus".

 "Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós..."

Com Isabel também nós nos admiramos: "Donde me vem que a mãe de meu Senhor me visite?" (Lc 1,43). Porque nos dá Jesus, seu filho, Maria é Mãe de Deus e nossa Mãe; podemos lhe confiar todos os nossos cuidados e pedidos: ela reza por nós como rezou por si mesma: "Faça-se em mim segundo a tua palavra" (Lc 1,38). Confiando-nos à sua oração, abandonamo-nos com ela à vontade de Deus: "Seja feita a vossa vontade".
 
"Rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte."

Pedindo a Maria que reze por nós, reconhecemo-nos como pobres pecadores e nos dirigimos à "Mãe de misericórdia", à Toda Santa. Entregamo-nos a ela "agora", no hoje de nossas vidas. E nossa confiança aumenta para desde já entregar em suas mãos "a hora de nossa morte". Que ela esteja então presente, como na morte na Cruz de seu Filho, e que na hora de nossa passagem ela nos acolha como nossa Mãe , para nos conduzir a seu Filho, Jesus, no Paraíso.

 A piedade medieval do Ocidente desenvolveu a oração do Rosário como alternativa popular à Oração das Horas. No Oriente, a forma litânica da oração "Acatisto" e da Paráclise ficou mais próxima do ofício coral nas Igrejas bizantinas, ao passo que as tradições armênia, copta e siríaca preferiram os hinos e os cânticos populares à Mãe de Deus. Mas na Ave-Maria, nos "theotokia", nos hinos de Sto. Efrém ou de S. Gregório de Narek, a tradição da oração é fundamentalmente a mesma.

 Maria é a Orante perfeita, figura da Igreja. Quando rezamos a ela, aderimos com ela ao plano do Pai, que envia seu Filho para salvar todos os homens. Como o discípulo bem-amado, acolhemos em nossa casa a Mãe de Jesus, que se tornou a mãe de todos os vivos. Podemos rezar com ela e a ela. A oração da Igreja é acompanhada pela oração de Maria, que lhe está unida na esperança.

----------------------------- 
 
Lema do Papado de João Paulo II: 

totus tuus
 Todo teu sou, ó Maria!


O lema que o Cardeal Woytila, de Cracóvia na Polônia, tinha escolhido era composto de duas palavras “totus tuus”, início de um hino de louvor e súplica a Santíssima Virgem Maria, a quem o Papa dedicara sua vida e a consagrou.
Todo teu sou, ó Maria! Assim ele viveu e, quando sofreu o atentado que quase o matou na Praça São Pedro, era 13 de maio,  dia de Nossa Senhora de Fátima, a quem o Pontífice atribuiu “a mão que desviou o projétil” para que ele não morresse.
------------------------- 

Santa Missa abre 49ª Assembleia Geral da CNBB


A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) teve início na manhã desta quarta-feira, 4, com uma Santa Missa presidida pelo Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri. A Celebração Eucarística aconteceu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), às 7h30. Mais de 300 bispos, incluindo 40 eméritos, participam do evento.

Durante a homília, Dom Lorenzo explicou a frase “Deus amou tanto o mundo que deu o Seu Filho unigênito para que não morra todo o que n'Ele crer, mas tenha a vida eterna” (Jo. 3, 16-18), presente no Evangelho de hoje, resumindo-a em duas palavras: amor e vida.

“O amor infinito de Deus é claramente expresso pelo advérbio 'tanto': 'Deus amou tanto'. E pelo verbo 'entregou': 'entregou Seu filho'. Dois termos carregados de profundo significado. 'Tanto' para indicar que o amor de Deus não tem limite, que se compromete até a entrega do Filho único. 'Entregou' para evidenciar que o dom é radical e total, pois o que está em jogo é o resgate do homem”, exemplificou o prelado.


Para explicar o termo 'vida', o núncio apostólico recorreu às palavras do Papa Bento XVI, no seu livro 'Jesus de Nazaré – Segunda Parte', que afirmou que vida eterna significa a vida verdadeira que supera a morte física. “A vida é fruto do amor. Exige atenção, cuidado, seguimento, por isso, o amor visa a eternidade. Jesus deu um testemunho eloquente dessa estratégia divina de assegurar a vida eterna a partir de Sua figura, que triunfou a morte com a ressurreição”.

Dom Lorenzo falou ainda sobre um dos temas centrais da Assembleia, que são as diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Segundo ele, a Boa Nova da ressurreição convida a Igreja a avançar para águas mais profundas em todos os âmbitos da evangelização a fim de valorizar a dignidade humana.

“O semblante da humanidade está preso por ideologias, contra-valores, homens ou grupos guiados por interesses pessoais que facilitam comportamentos que desvirtuam o bem primeiro que é a vida. Vemos conflitos bélicos, atos violentos, crescimento da prostituição, corrupção, desprezo pela vida humana. A Páscoa ressoa hoje e proclama a vitória radical da vida sobre a morte e estimula a privilegiar o bem maior, que é a vida, dom de Deus para nós”, conclui.


Após a Missa, a partir das 9h15, os bispos se reúnem no Centro de Eventos Padre Vitor Coelho, que fica no pátio do Santuário, para começar a discussão das pautas da Assembleia. O presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha, fará a saudação inicial e declarará aberto o evento.

Além do presidente, fará parte da mesa o vice-presidente e arcebispo de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira; o secretário geral e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa; o Arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno Assis; o núncio apostólico, dom Lorenzo Baldisseri; o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli, e o prefeito da cidade, Antonio Márcio de Siqueira.

Programação de hoje:

7h30 – Missa com Laudes
9h15 – 1ª Sessão – Instalação da assembleia, pró-memória e comissões de trabalho 10h45 – Intervalo
11h15 – 2ª Sessão – Aprovação da pauta, acréscimos de pauta, relatório do presidente e apresentação dos novos bispos
12h45 – Intervalo
15h30 – Oração da Hora Media
15h40 – 3ª Sessão – Análise da Conjuntura Social, com o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Márcio Pochmann
17h10 – Intervalo
17h40 – Oração das Vésperas
18h00 – Análise da Conjuntura Eclesial, com padre Mário de França Miranda
19h30 – Encerramento
20h45 – Reunião do Consep (Conselho Episcopal Pastoral)
 
Sobre a Assembleia

A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece de hoje, 4, até o próximo dia 13, no Santuário Nacional de Aparecida. Um dos temas centrais do evento são as eleições da nova Presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. As eleições deverão começar somente na segunda-feira, 9, após o retiro espiritual dos bispos, que será nos dias 7 e 8. Outro tema discutido será as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.
---------------------------------
SOS MARIA,Sandra Regina e  George Castro são os  mais novos seguidores deste blog. 
Sejam bem-vindos a nossa família! (Lusmar Paz)
--------------------------------

LÍNGUA PORTUGUESA


A VÍRGULA

Saída das profundezas do inferno, hoje, com vocês, a maldita: a vírgula.

Prof. Sérgio Nogueira – Formado em Letras pela UFRGS com mestrado em Língua Portuguesa pela PUC-Rio.

Sem dúvida, o uso da vírgula é uma das nossas maiores desgraças. Pontuação é coisa séria. Um erro de pontuação é muito pior que um acento indicativo da crase mal usado, que uma preposição esquecida ou um hífen usado indevidamente.
Uma vírgula esquecida ou mal usada afeta o sentido da frase. A maldita pode mudar o sentido ou deixar a frase sem sentido. 

Observe a importância da vírgula no exemplo abaixo:

"Os técnicos foram à reunião acompanhados da secretária do diretor e de um coordenador."
Sem vírgula, entendemos que os técnicos foram à reunião com mais duas pessoas: a secretária do diretor e um coordenador.

Se usarmos uma vírgula, mudaremos o sentido da frase:

"Os técnicos foram à reunião acompanhados da secretária, do diretor e de um coordenador."
Agora, os técnicos foram à reunião com três pessoas: a secretária (que não deve ser a do diretor), o diretor e um coordenador. A presença do diretor na reunião é uma novidade. Vejam como a vírgula é poderosa: é capaz de fazer o diretor ir à reunião.

Muitos me perguntam: a vírgula, afinal, é ou não uma pausa?

Todos nós, quando fomos alfabetizados, aprendemos que a vírgula é uma pausa e que sua presença significa que devemos "dar uma paradinha" (para respirar, para tomar fôlego).

Até aqui, tudo bem. Espertinho é o adulto que deu outra interpretação: "eu só ponho vírgula quando respiro".
Ora, se isso fosse verdade, seria uma desgraça. Imagine o cara que sofre de dispneia: seria uma vírgula atrás de outra. Ou, então, um mergulhador, com um fôlego extraordinário. Bem, nesse caso, seriam dez linhas sem uma vírgula sequer.

Estou exagerando, eu sei. Mas vamos aos fatos. Já deve ter acontecido com você. Veja se não é verdade. Você começa a escrever. Se chegar ao fim da segunda linha, ao início da terceira e, até ali, não aparecer nenhuma vírgula, cria-se uma angústia interior, uma coceira irresistível na mão, que você não resiste. Joga umas duas vírgulas para cima e que Deus ajude.

Bem, apesar das brincadeiras, a vírgula merece muito respeito. Ao estudarmos o uso da vírgula, o mais difícil está no fato de a maioria das regras não ser rígida. Não é um simples caso de certo ou errado: aqui a vírgula é proibida, ali é obrigatória.

Em muitos casos, o professor é obrigado a responder: "depende do sentido" ou "é facultativo" ou "pode usar, mas não é obrigatório" ou "depende do estilo" ou outras respostas que geralmente deixam o aluno insatisfeito, inseguro ou até irritado. É muito difícil ensinar o "depende".

Vejamos alguns casos.

Todo aposto explicativo deve ficar entre vírgulas:
"O prefeito de Campos, Asdrúbal da Silva, rejeitou o projeto."
Não esqueça que as vírgulas são obrigatórias sempre que o cargo for exclusivo.

As vírgulas não devem ser usadas se o cargo pode ser ocupado por mais de uma pessoa:
"O professor Asdrúbal da Silva rejeitou a minha ideia."

Guarde a "dica":

a)    Entre vírgulas: cargo exclusivo de uma pessoa;

b)    Sem vírgulas: cargo que pode ser ocupado por várias pessoas.

Observe os exemplos:

"O governador do Estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, declarou…"
"O atual técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, disse…
"O síndico do edifício assaltado, o aposentado Jarbas de Sousa, afirmou…"
"O governador Sérgio Cabral declarou…
"O ex-técnico da seleção brasileira Telê Santana disse…"
"O general da reserva Astolfo Antunes afirmou…"

Em "Os empregados desta empresa QUE SE DEDICARAM MUITO AO TRABALHO deverão receber um abono salarial", a oração em destaque deve ou não ficar entre vírgulas?

Se a ideia for restritiva ( = só aqueles que se dedicaram muito ao trabalho deverão receber um abono salarial), não devemos usar as vírgulas.

Se a ideia for explicativa ( = todos os empregados se dedicaram ao trabalho, por isso deverão receber um abono salarial), as vírgulas são obrigatórias.

Portanto:

a)    "Os empregados desta empresa que se dedicaram muito ao trabalho
deverão receber um abono salarial."  (oração subordinada adjetiva restritiva = somente os empregados que se dedicaram muito ao trabalho receberão um abono salarial);

b)    "Os empregados desta empresa, que se dedicaram muito ao trabalho,
deverão receber um abono salarial." (oração subordinada adjetiva explicativa = todos os empregados se dedicaram ao trabalho e receberão um abono salarial).
 ---------------------------------
OS SETE PECADOS MORTAIS DA CRASE

Causa pior impressão indicar crase, quando não existe, do que não indicá-la, quando existe.
A prática nos tem mostrado que há sete casos em que a crase não pode acontecer, de modo algum, tornando-se a indicação da mesma não só absurda, mas até ridícula.
Para facilitar a memorização desses sete casos, resolvemos chamá-los, liberalmente, de “Os Sete Pecados Mortais da Crase”.
Parta sempre do fato de que só pode haver crase se pudermos provar que a preposição “A” e o Artigo “A(S)” se encontraram e se subrepuseram.

 I PECADO – ANTES DE PALAVRA MASCULINA

Ex.: Ele está no Rio a serviço.
Esse “a” é apenas uma preposição.
Não existe o artigo “a” sobreposto a ela, porque é absurdo admitirmos um artigo feminino diante de uma palavra masculina.

II PECADO – ANTES DE ARTIGO INDEFINIDO

Ex.: Chegamos a uma boa conclusão.
Esse “a” é apenas uma preposição.
Não existe o artigo “a” sobreposto a ela, porque é absurdo admitirmos que se usem um artigo definido e um artigo indefinido ao mesmo tempo e diante de uma mesma palavra.

III PECADO – ANTES DE VERBO

Ex.: Fomos obrigados a trabalhar.
Esse “a” é apenas uma preposição.
Não existe artigo sobreposto a ela, porque não se emprega artigo antes de verbo.

IV PECADO – ANTES DE EXPRESSÃO DE TRATAMENTO

Ex.: Trouxe uma mensagem a vossa majestade.
Esse “a” é apenas uma preposição.
Não existe artigo sobreposto a ela, porque, em português, não se emprega artigo antes de expressão de tratamento.

Nota:
Quando falamos em expressão de tratamento, referimo-nos, exclusivamente, às formas diante das quais se costuma usar o possessivo “sua” ou o possessivo “vossa”.
Ex.:
Majestade: Sua Majestade, Vossa Majestade.

V PECADO – ANTES DE PRONOMES PESSOAIS, INDEFINIDOS E DEMONSTRATIVOS.

Exs.: Não rebelarei a ela.
Direi isso a qualquer pessoa.
Não me refiro a esta carta.
Os três “as” anteriormente propostos são apenas preposições.
Não existe artigo sobreposto a elas, porque, em português, não se emprega artigo antes de pronomes demonstrativos, indefinidos ou pessoais.

VI PECADO – QUANDO O “A” NO SINGULAR E A PALAVRA SEGUINTE ESTÁ NO PLURAL.

Ex.: Referimo-nos a moças bonitas!
Esse “a” é apenas preposição.
Não existe artigo sobreposto a ela, pois se existisse, estaria no plural (para concordar com o substantivo “moças”) e o “s” final dele ficaria aparecendo.

VII PECADO – QUANDO, ANTES DO “A”, EXISTIR PREPOSIÇÃO.

Ex.:Compareceram perante a justiça.
Esse “a” é apenas artigo.
Não existe a preposição “a” sobreposta a ele, visto que a presença da preposição “perante” repele a presença da preposição “a”: seria absurdo empregarmos duas preposições ao mesmo tempo e diante da mesma palavra!
Nota:
A preposição “até” admite, facultativamente, a presença do artigo: “Fomos até a margem” ou “Fomos até à margem”.

Autor: Prof. Edson de Oliveira.
--------------------------------

Beatificação:

saiba como funciona o processo 

de  beatificação.

João Paulo II foi beatificado neste domingo em um dos processos mais rápidos já registrados

Neste domingo, o Vaticano reconheceu o papa João Paulo II como beato. A beatificação, uma das mais rápidas já registradas, ocorre seis anos após a sua morte. O próximo passo é a canonização, que pode levar o pontífice à condição de santo da Igreja Católica.

Antes de ser considerado santo, um candidato passa por três estágios. Primeiro, é reconhecido como "Servo de Deus", quando o Vaticano aceita abrir o processo de beatificação encaminhado por alguma diocese.

Assim que for reconhecido que o candidato cumpriu de forma heroica as 11 virtudes exigidas ou sofreu martírio em defesa da fé, ele passa à condição de "Venerável". Quando há a comprovação do milagre, o candidato é considerado "Beato" e sua imagem pode, então, ser cultuada no país onde morreu. No caso de martírio reconhecido, o milagre é dispensado.

Somente a comprovação de mais de um milagre eleva o candidato à condição de "Santo" e sua imagem pode ser venerada em todas as igrejas do mundo. Para que os milagres sejam reconhecidos, médicos especialistas de fora da Igreja precisam atestar que a cura em questão não tem explicação na ciência.

Nenhum comentário: