Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 18 de setembro de 2011

Domingo, 18 de setembro de 2011, 11h51

Evangelho transformou e ainda transforma 

 o mundo, diz Bento XVI


Da Redação, com Rádio Vaticano


AP
Fieis participam do Angelus com Bento XVI neste domingo, em Castel Gandolfo
“O Evangelho transformou o mundo e ainda o está transformando, como um rio que irriga um grande campo”. Foi o que afirmou o Papa Bento XVI, neste domingo, 18, aos mais de quatro mil fiéis que foram à sua residência de verão, em Castel Gandolfo, para participar da oração dominical do Angelus.

“A Boa Nova destina-se a todos os homens e povos, e transforma a partir de dentro todas as culturas, abrindo-as à verdade fundamental: Deus é amor, se fez homem em Jesus e com o seu sacrifício resgatou a humanidade da escravidão do mal, oferecendo-lhe uma esperança concreta”, disse.

Hoje, vivemos ainda uma época de Nova Evangelização. Amplos horizontes estão se abrindo ao anúncio do Evangelho, enquanto regiões de antiga tradição cristã são chamadas a redescobrir a beleza da fé. Os protagonistas desta missão são os homens e mulheres que como São Paulo, podem dizer: “Para mim, viver é Cristo”.

Citando as pessoas, famílias e comunidades que aceitam trabalhar na vinha do Senhor, Bento XVI explicou que são trabalhadores humildes e generosos que não pedem recompensas senão participar da missão de Jesus e da Igreja.

Após recordar todas estas pessoas, o Papa convidou a rezarmos para que amadureçam em toda a Igreja vocações sacerdotais, religiosas e leigas, para o serviço da Nova Evangelização.

Em sua reflexão de hoje, Bento XVI se inspirou num trecho da Carta aos Filipenses em que se reitera que “Cristo não é apenas um personagem histórico, um mestre de sabedoria ou um líder religioso, mas um homem que Deus habita pessoalmente”.

Após rezar a oração mariana, o Papa agradeceu o grupo de agricultores italianos que lhe levaram de presente uma colmeia com meio milhão de abelhas a serem colocadas na fazenda de Castel Gandolfo. Esta iniciativa faz parte de uma ‘Campanha Amiga’, promovida pelos cultivadores no âmbito do mês de Salvaguarda da Criação para tutelar espécies salvas da extinção.

O Papa saudou os fiéis em várias línguas, e em alemão, pediu a seus conterrâneos que rezem pelo êxito de sua iminente viagem à Alemanha, a partir da próxima quinta-feira.

 ----------------------------

"Bote Fé" dá início à JMJ 2013 no Brasil

Leonardo Meira
Enviado especial a São Paulo


Leonardo Meira / CN
''Bote Fé'' reúne jovens em São Paulo neste domingo
A cidade de São Paulo amanheceu com ares de Jornada Mundial da Juventude 2013 em plena manhã deste domingo, 18 de setembro. Não aconteceu nenhum problema com a contagem do tempo. O motivo é que o Aeroporto Militar de Campo de Marte, na capital paulista, foi o local escolhido para dar início à peregrinação oficial da Cruz da JMJ e do ícone de Maria por todas as dioceses brasileiras, pelos próximos dois anos.

Milhares de jovens vindos de todos os cantos do país participam do Bote Fé, a grande festa de acolhida dos dois símbolos máximos do maior evento mundial da juventude católica, enviados com antecedência pelo Vaticano ao país que receberá o encontro. O evento na capital paulista reúne evangelização, música e arte ao longo de todo o dia e é organizado pela Arquidiocese de São Paulo e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, e o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB, Dom Eduardo Pinheiro, falaram com a juventude reunida.

"Bote fé no Evangelho, na JMJ, na nossa juventude toda! Alegramo-nos por São Paulo ter a graça de acolher esse início de peregrinação. É também uma grande responsabilidade de acolher bem. É Jesus quem visita os jovens, e com Ele vem sua Mãe", disse Dom Odilo.

"Iniciamos essa grande peregrinação, que terá seu ponto alto em 2013. Mas a Jornada Mundial no Brasil começa agora. Queremos levar a um encantamento maior por Jesus e Seu Evangelho. Parabéns a vocês, jovens, por serem essa comunidade que abre as portas para a JMJ", destacou Dom Eduardo.

Acesse
.: Todas as notícias sobre o Bote Fé
.: Assista o Bote Fé ao vivo
.: Site oficial do Bote Fé
.: Confira itinerário da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora
.: Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI

A Cruz e o Ícone vão percorrer 275 dioceses no Brasil até a vinda do Papa Bento XVI, em julho de 2013, para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Os símbolos da Jornada devem passar por todos os 17 regionais da CNBB. Também estão previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".


Em dezembro de 2012, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina; retornam em janeiro de 2013 para o sul do Brasil. A etapa final acontecerá no sul de Minas Gerais, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no Estado do Rio de Janeiro, onde chegam em abril de 2013.



Manhã


A abertura do evento contou com a presença de Zé Vicente, padre Joãozinho e Grupo Cantores de Deus. Logo após, houve apresentação musical de diversos padres e  diversos nomes da música católica.


À tarde, também serão lançados o site e as redes sociais oficiais da JMJ.


O Bote Fé continua até as 21h, com testemunhos de jovens que já participaram de outras JMJ, espetáculo teatral, lançamento oficial do site JMJ Rio 2013 e das redes sociais atreladas, além de mais shows com cantores católicos de todo o país.


Leia mais




.: Rio de Janeiro será a próxima sede da JMJ, anuncia Bento XVI 


--------------------------------- 

Todos devem ter consciência das ameaças à família

Nicole Melhado
Enviada especial a Lorena


Nicole Melhado / Canção Nova
Especialistas debatem sobre os desafios enfrentados pela família na sociedade atual, durante 2ª Jornada de Bioética
 
Pluracidade familiar, eutanásia, aborto, manipulação da vida, controle de natalidade, sexo sem consequências, estupro, prostituição, insegurança, desemprego... São muitas as ameaças que atinguem a família, questões que foram abordadas neste sábado, 17, na 2ª Jornada de Bioética realida na cidade de Lorena (SP).

Com o tema "Família, Satuário da Vida", a Associação de Médicos Católicos da Diocese de Lorena e o Grupo de Pesquisa em Ética do Centro Universitário Salesiano de Lorena (UNISAL) fomentou o debate entre estudiosos, profissionais da saúde e agentes de pastoral sobre os diversos riscos aos quais a família está vulnerável.

“Tudo que fere a bioética fere a família. O Papa João Paulo II, na Cartas às Famílias, salientou que as pessoas estão subvertidas por uma cultura que não admite a transcendência do homem criado a imagem e semelhança de Deus”, reforçou professor Felipe Aquino.

Para o especialista uma das maiores ameaças à família está justamente na ideia de desagregação, uma ideologia “anti-família”.

“Estão destruindo o conceito de família, casamento e maternidade”, enfatizou professor Aquino. Um dos grandes perigos que a sociedade corre é nas chamadas “famílias alternativas” que distorcem o real significado da família.


Pluralismo familiar

Mas o que é uma instituição familiar hoje? Quem faz parte dela? A Constituição Federal apresenta a família como uma instituição composta pela união de um homem e uma mulher, um conceito que vem sendo amplamente discutido.

O especialista em Direito e Família, professor mestre Marcius Nahur, destaca que o conceito de união está sendo relativizado. “Uma família poder ser uma união estável, até mesmo uma união extraconjulgal ou sestuosa. O casamento é visto apenas como um contrato onde a maior preocupação são os bens e que pode ser desfeito a qualquer hora", ressalta ele.

Para o professor Felipe Aquino essas chamadas "famílias alternativas" destroem o sentido verdadeiro de família. "A disseminação do 'sexo livre' deixou muitas crianças órfãs de pais vivos, muitas crianças não sabem quem são seus pais", destaca o professor.

Tais desestruturações geram consequências sobre os indivíduos que formam, por sua vez, a sociedade. "A família é um patrimônio da humanidade inteira. Em nossa sociedade o que é fomentado é que o que importa é estar feliz. Mas o que é felicidade? A família é um espaço para a construção da felicidade. Como o Papa Bento XVI destacou, é preciso enfrentar a crise internacional, mas é preciso também enfrentar os perigos que rondam a família.


Mídia e família

Neste domingo, 18, a televisão brasileira completa 60 anos, meio de comunicação que faz parte praticamente de todos os lares brasileiros. Programas e novelas têm grande influência sobre a vida das pessoas. A título de exemplo, padre Hamilton Nascimento, recordou uma reportagem da revista Isto É sobre o novo retrato da fé no Brasil.

"A pesquisa mostra que a fé está em movimento, ela mostra que  ¼ das pessoas já mudaram de religião. Os católicos ainda são maioria. Mas um dado interessante foi a imigração para o islamismo, que saltou de 15% em 1997 para 85% em 2009. O maior insentivador foi a novela O Clone [da Rede Globo],  pois ela mostrou uma imagem alegre, devota e protetora da família", conta.

Para padre Hamilton, tal dado mostra que a influência que tais programas têm no comportamento e no imaginário das pessoas, bem como, a atração por valores como a família.

Os mais influenciados pela televisão são as crianças que tendem a imitar tudo aquilo que vêem, lembra padre Hamilton. "A maioria das crianças passam em média quatro horas diárias na frente da tv, quase o mesmo tempo que passa na escola", salienta.


Perigos da rede

A internet começou a se popularizar na década de 1990, até o fim de 2010 foram contabilizados cinco bilhões de usuários em todo mundo e atualmente a telefonia movel está tornando mais acessível o uso da internet, que por sua vez, promove a interatividade. Mas o sacerdote ressalta que é preciso tormar cuidado com o uso da internet.

"A internet é a grande inimiga da família. Antes diziamos que era a tv, mas hoje é a internet, por ela entra a pornografia, pedofilia, maus hábitos, etc. As salas de bate-papo são as maiores causas de separação dos casais nos Estados Unidos", destaca o padre.

A mídia pode sim ser uma auxiliar da família, para o sacerdote, a mídia precisa mostrar valores como valores e contravalores como contravalores, separando realmente o joio do trigo.

"A família, por sua vez, deve fomentar a construção de valores. Não vale tudo. Deve-se valorizar o ideal de família mesmo como santuário da vida", reforça padre Hamilton.


Fomentando diálogos

Para os especislistas momentos de diálogo, como este promovido em Lorena, têm o objetivo de orientar e instruir as pessoas.

"É preciso orientar as pessoas a estar nesses fóruns, os cristãos devem estar presentes nos meios de comunicação e fazer a diferença. É preciso amadurecer o senso crítico da população, gastar tempo na busca de debates e dar oportunidades para abrir esse diálogo", enfatiza professor Felipe Aquino.

Os diálogos começam nos centros universitários, mas para professor Aquino, eles devem estar nos grandes meios, especialmente na Tv, para atinguir a grande população. "O programa Escola da Fé completa 12 anos, mostrando que as pessoas querem sim uma formação", destaca.


Leia mais
.: Igreja quer proteger a família para o bem da sociedade


Nenhum comentário: