Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Começa o itinerário da Cruz e do Ícone mariano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil.
                               
                                Pela primeira vez, os dois símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) vão peregrinar pelo Brasil. Serão meses num itinerário que percorrerá todo o país e também passará pelos vizinhos do Cone Sul. Ao longo desse trajeto, os jovens terão a oportunidade de reavivar a fé e de preparar-se para a JMJ 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.
A Cruz da JMJ e o Ícone de Maria chegam ao Brasil no dia 18 de setembro e serão recebidos em São Paulo com uma grande festa, o Bote Fé. A partir daí iniciam a peregrinação, que será concluída no Rio de Janeiro. A ideia é que os dois símbolos passem por todos os 17 regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Estão também previstas 19 grandes festas nas capitais brasileiras, todas com o nome "Bote Fé".
Depois do dia 18 de setembro, a Cruz e o Ícone vão peregrinar, até o dia 30 de outubro, pelas sete províncias eclesiásticas do Regional Sul 1 da CNBB, que corresponde ao estado de São Paulo - o mais populoso do país e o que tem o maior número de dioceses, 50. Daí os símbolos seguem para o Regional Leste 2, composto por Minas Gerais e Espírito Santo, onde ficarão ao longo de todo o mês de novembro. No mês seguinte, será a vez do Regional Nordeste 3, composto pelos estados da Bahia e de Sergipe.
A peregrinação seguirá ao longo de todo o ano de 2012. Em dezembro, a Cruz e o Ícone deixam o Brasil e visitam Paraguai, Uruguai, Chile e Argentina. Já em Janeiro de 2013 retornam para concluir o itinerário no Sul do Brasil. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba (SP) e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, onde os símbolos chegam em abril de 2013.
Os roteiros específicos da peregrinação dentro de cada regional serão divulgados à medida em que eles forem definidos.
                                 
                                Fonte: Revista Missões
                               
-----------------------------------------------------------
 Oração à Nossa Senhora das Dores - (15 de setembro)
 
Ó Mãe das Dores. Rainha dos mártires, que tanto chorastes vosso Filho, morto para me salvar, alcançai-me uma verdadeira contrição dos meus pecados e uma sincera mudança de vida.
Mãe pela dor que experimentastes quando vosso divino Filho, no meio de tantos tormentos, inclinando a cabeça expirou à vossa vista sobre a cruz, eu vos suplico que me alcanceis uma boa morte. Por piedade, ó advogada dos pecadores, não deixeis de amparar a minha alma na aflição e no combate da terrível passagem desta vida a eternidade.
E, como é possível que, neste momento, a palavra e a voz me faltem para pronunciar o vosso nome e o de Jesus, rogo-vos, desde já, a vós e a vosso divino Filho, que me socorrais nessa hora extrema e assim direi: Jesus e Maria, entrego-Vos a minha alma.
Amém. 
Domingo, 11 de setembro de 2011, 10h51

Papa recorda 11 de setembro e pede rejeição à violência

Mirticeli Medeiros
Da Redação


AP
Bento XVI durante a oração do Angelus, em Ancona
O Papa Bento XVI recordou os atentados de 11 de setembro de 2001 e fez um apelo às autoridades civis para que cultivem a paz no seio da sociedade. As indicações aconteceram durante o discurso que antecedeu a oração mariana do Angelus, após a Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona.

"Ao recomendar ao Senhor da Vida as vítimas dos atentados executados naquele dia e os seus familiares, convido os responsáveis pelas Nações e os homens de boa vontade a rejeitar sempre a violência como solução dos problemas, a resistir à tentação do ódio e a operar na sociedade, inspirando-se nos princípios da justiça e da paz", ressaltou.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Angelus de Bento XVI
O Santo Padre enfatizou que a região de Marche, da qual a cidade de Ancona faz parte, é iluminada pela presença espiritual de Maria. Ao final, ele fez uma prece por todo o povo italiano.

"Para que no povo italiano seja sempre viva a fé no Mistério Eucarístico, que em cada cidade e em cada país, dos Alpes à Sicilia, se torne presente o Cristo ressuscitado, fonte de esperança e de conforto para a vida cotidiana, especialmente nos momentos difíces", disse.


O encontro

Após o Angelus, o Papa dirigiu-se ao Centro Pastoral de Colle Ameno, onde almoçou com os bispos, uma representação de operários e de pobres assistidos pela Cáritas. À tarde, o Pontífice encontrou-se com os casais e sacerdotes na Catedral de São Ciríaco.

 ---------------------------------

"Eucaristia nos arranca do individualismo", destaca Bento XVI

Leonardo Meira
Da Redação


AP
Bento XVI: ''Só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres''
O Papa Bento XVI presidiu a Santa Missa de encerramento do XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, na cidade de Ancona, neste domingo, 11. A celebração aconteceu no Estaleiro do Porto da cidade, banhada pelo Mar Adriático. O encontro começou no último dia 3, sob o lema "Senhor a quem iremos? A Eucaristia na vida cotidiana".

Na homilia, o Pontífice afirmou que é preciso recuperar
o primado de Deus no mundo e na vida, porque é isso que permite reencontrar a verdade sobre o homem e conhecer e seguir a vontade de Deus, único meio para encontrar o verdadeiro bem.

A Eucaristia é o ponto de partida para recuperar esse primado, indicou. "Mas o que comporta para a nossa vida cotidiana esse partir da Eucaristia para reafirmar o primado de Deus? A comunhão eucarística, queridos amigos, arranca-nos do nosso individualismo, comunica-nos o espírito do Cristo morto e ressuscitado, conforma-nos a Ele".
Acesse.: NA ÍNTEGRA: Homilia de Bento XVI

"Uma espiritualidade eucarística, portanto, é o verdadeiro antídoto ao individualismo e ao egoísmo que frequentemente caracterizam a vida cotidiana. [...] É alma de uma comunidade eclesial que supera divisões e contraposições e valoriza a diversidade de carismas e ministérios, colocando-os a serviço da unidade da Igreja, da sua vitalidade e da sua missão. [...] É caminho para restituir dignidade aos dias do homem. [...] Ajudará também a abordar as diferentes formas de fragilidade humana, conscientes de que não ofuscam o valor da pessoa, mas requerem proximidade, acolhida e auxílio", apontou Bento XVI.

O Santo Padre destacou que não há nada de autenticamente humano que não encontre na Eucaristia a forma adequada para ser vivido em plenitude. É a relação com Deus que dá consistência à nossa humanidade e torna boa e justa a nossa vida. No entanto, acolher verdadeiramente esse dom significa perder-se, deixar-se envolver e transformar, até ao ponto de viver d'Ele.

"Muitas vezes confundimos a liberdade com a ausência de vínculos, com a convicção de podermos agir sozinhos, sem Deus, visto como um limite à liberdade. Na verdade, só na abertura a Deus, no acolhimento de seu dom, nos tornamos verdadeiramente livres, livres da escravidão do pecado, que desfigura o rosto do homem, e capazes de servir ao verdadeiro bem dos irmãos".

O Papa também ressaltou que o Sacramento da Eucaristia é via de acesso ao dom da entrega do Senhor por livre ato de amor. "Deus se dá a nós, para abrir a nossa existência a Ele, para envolvê-la no mistério de amor da Cruz, para torná-la participante do mistério eterno do qual provimos e para antecipar a nova condição da vida plena em Deus, na expectativa da qual vivemos. [...] A Eucaristia sustenta e transforma toda a vida cotidiana".

Por fim, Bento XVI ressaltou que nutrir-se de Cristo é o caminho para não permanecer estranhos ou indiferentes às sortes dos irmãos, "mas entrar na mesma lógica do amor e de dom do sacrifício da Cruz". E pediu: "Como a Virgem Maria, tornemo-nos também nós 'ventre' disponível para oferecer Jesus ao homem do nosso tempo, revelando o desejo profundo daquela salvação que vem somente d'Ele.


O encontro

O Papa partiu de helicóptero da residência pontifícia de Castel Gandolfo às 8h30min. Na chegada ao Cais Wojtyła do Porto de Ancona, foi acolhido pelo Seu Enviado Especial ao Congresso, Cardeal Giovanni Battista Re; pelo Arcebispo de Gênova e presidente da Conferência Episcopal Italiana, Cardeal Angelo Bagnasco; pelo Arcebispo Metropolitano de Ancona-Osimo, Dom Edoardo Menichelli; pelo Núncio Apostólico na Itália, Dom Giuseppe Bertello; e por autoridades civis da região e do país.

A Missa de encerramento do Congresso iniciou às 10h. Após a cerimônia, o Papa recitou com os fiéis a oração mariana do Angelus, na qual recordou os atentados de 11 de setembro de 2001.


----------------------------- 

Papa a jovens namorados: "Queimar etapas leva a queimar o amor"

Leonardo Meira
Da Redação


Montagem sobre fotos / CTV
''O verdadeiro amor promete o infinito!'', destaca Bento XVI. Abaixo, o casal de namorados Massimiliano e Fabiana
O Papa Bento XVI encontrou-se com os jovens namorados na Piazza del Plebiscito, em Ancona, durante o XXV Congresso Eucarístico Nacional da Itália, às 18h (horário de Roma - 13h no horário de Brasília). O tema do encontro foi "Desposar-te-ei" (Os 2,22) e contou com o testemunho de um casal de namorados, Massimiliano e Fabiana, que também fizeram algumas perguntas ao Papa.

O Pontífice destacou que o amor vive de gratuidade, sacrifício de si, perdão e respeito pelo outro. E aí o Sacramento do Matrimônio aparece com toda a sua força e importância.

"E não pensais, segundo uma mentalidade difusa, que a convivência seja garantia para o futuro. Queimar as etapas leva a 'queimar' o amor, que, ao contrário, tem necessidade de respeitar os tempos e a gradualidade nas expressões; tem necessidade de dar espaço a Cristo, que é capaz de tornar um amor humano fiel, feliz e indissolúvel", disse.

Acesse.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos jovens namorados

Bento XVI ressaltou que o atual não é um tempo fácil, sobretudo para os jovens. "A mesa está preparada com tantas coisas deliciosas, mas, como no episódio evangélico das bodas de Caná, parece que veio a faltar o vinho da festa", comparou. Aí encontra-se a dificuldade de encontrar um trabalho estável, contribui para adiar a tomada de decisões definitivas e alimenta um relativismo que mina os valores essenciais. Também falta o vinho da festa em uma cultura que tende a prescindir de claros critérios morais e há uma aparente exaltação do corpo, que, na realidade, banaliza a sexualidade e tende a fazê-la viver fora de um contexto de comunhão de vida e de amor.

"Queridos jovens, não tenhais medo de afrontar esses desafios! Não percais nunca a esperança. Tendes coragem, também nas dificuldades, permanecendo firmes na fé. Estais certos de que, em cada circunstância, sois amados e protegidos pelo amor de Deus, que é a nossa força. [...] Nada nos pode separar do amor de Deus! Estejais certos, pois, que também a Igreja vos é próxima, vos sustenta, não cessa de olhar para vós com grande confiança. [...] Não vos desencorajeis diante das carências que parecem tirar a alegria da mesa da vida. Nas núpcias de Caná, quando vem a faltar o vinho, Maria convidou os servos a dirigir-se a Jesus e deu-lhes uma indicação preciosa: "Fazei o que ele vos disser" (Jo 2,5). Tenhais como um tesouro a essas palavras, as últimas de Maria reportadas no Evangelho, quase o seu testamento espiritual, e tereis sempre a alegria da festa: Jesus é o vinho da festa!", exclamou.

Como viver essa fase da vida, testemunhar o amor na comunidade? "Gostaria de dizer-vos, antes de tudo, que eviteis vos trancar em relacionamentos íntimos, falsamente tranquilizadores; façais, mais que tudo, que a vossa relação torne-se levedo de uma presença ativa e responsável na comunidade. Não esqueçais, pois, que, para ser autêntico, também o amor exige um caminho de amadurecimento: a partir da atração da inicial e do 'sentir-se bem' com o outro, educai-vos a 'querer bem' ao outro", aconselhou.
Bento XVI indicou que a fidelidade, a indissolubilidade e a transmissão da vida são os pilares de cada família, verdadeiro bem comum, patrimônio precioso para toda a sociedade. É sobre isso que se deve fundar o caminho rumo ao matrimônio

"
O verdadeiro amor promete o infinito! Fazei, portanto, deste vosso tempo de preparação ao matrimônio um itinerário de fé: redescubrais para a vossa vida de casal a centralidade de Jesus Cristo e do caminhar na Igreja. Não tenhais, então, medo de assumir a comprometedora responsabilidade da escolha conjugal; não temais em entrar neste "grande mistério", no qual duas pessoas tornam-se uma só carne".

Por fim, disse:

"Seguindo o convite da Virgem Mãe – 'Fazei o que ele vos disser' – não vos faltará o sabor da verdadeira festa e sabereis levar o 'vinho' melhor, aquele que Cristo dá para a Igreja e para o mundo. Gostaria de dizer-vos que também eu sou próximo a vós e a todos aqueles que, como vós, vivem esse maravilhoso caminho do amor. Abençoo-vos de todo o coração!
".



O encontro

Após o encontro com os jovens namorados, o Santo Padre chegou ao Cais Wojtyła do Porto de Ancona, despediu-se das Autoridades e, às 18h45, embarcou no helicóptero em retorno a Castel Gandolfo.

------------------------------------------ 

FESTAS MAIS COMUNS DE NOSSA SENHORA

Santa Mãe de Deus = 01 de janeiro
Nossa Senhora da Candelária= 2 de fevereiro
Nossa Senhora de Copacabada=2 de fevereiro
Nossa Senhora da Luz=2 de fevereiro
Nossa Senhora da Purificação=2 de fevereiro
Nossa Senhora das Candeias=2 de fevereiro
Nossa Senhora dso Navegantes=2 de fevereiro
Nossa  Senhora de Lourdes= 11 de fevereiro

Anunciação de Nossa Senhora= 25 de março

N Senhora doDesterro=2 de abril
N Senhora da Penha=8 de abril
N Senhora do Bom Conselho=26 de abril
N Senhora das Dores =primeiro Domingo de setembro

N Senhora de Fátima = 13 de maio
N Senhora Auxiliadora=24 de maio
Visitação de N.Senhora=31 de maio
 

Imaculado Coração de Maria=7 de junho
Nossa Senhora Rainha da Paz=25 de junho
N Senhora do Pérpetuo Socorro = 27 de junho
 

N Senhora da Conceição=16 de julho
N Senhora do Carmo= 16 de julho
N Senhora da Rosa Mistica=13 de julho

N Senhora dos Anjos=2 de agosto
N Senhora das Neves=5 de agosto
N Senhora do Assunção=15 de agosto
N Senhora dos Prazeres=15 de agosto
N Senhora da Abadia =15 de agosto
N Senhora da Glória=15 de agosto
N Senhora Desatadora dos Nós =15 de agosto
N Senhora dos Impossiveis=15 de agosto
N Senhora da Saúde=15 de agosto
N Senhora do Calvário=15 de agosto
N Senhora doAmparo=16 de agosto
N Senhora Rainha=22 de agosto
N Senhora de Czestochowa=26 de agosto


Natividade de Nossa Senhora=8 de setembro

N Senhora Menina=8 de setembro
N Senhora do Monte Serrat=8 de setembro
N Senhora dos Remedios=8 de setembro
N Senhora de Campanha=8 de setembro
N Senhora das Merces =15 de setembro
N Senhora da Guia=15 de setembro
N Senhora da Piedade=15 de setembro
N Senhora da Defesa=18 de setembro
N Senhora de la Salette=19 de setembro

N Senhora do Rosário =7 de outubro
N Senhora do Bom Parto=8 de outubro
N Senhora Aparecida=12 de outubro

N Senhora do Bom Sucesso=1 de novembro
N Senhora Medianeira= 8 de novembro
N Senhora de Róccio =15 de novembro
N Senhora da Apresentação=21 de novembro
N Senhora dos Impossiveis=21 de novembro
N Senhora das Graças=27 de novembro
Apresentação de N. Senhora ao Templo= 21 de novembro
 

N Senhora Imaculada Conceiçao=8 de dezembro
N Senhora de Guadalupe= 12 de dezembro

N Senhora da Boa Viagem= 12 de dezembro

Festa do Sagrado Coração de Maria= No sabado apos a sexta da festa do Sagrado Coração de Jesus.
Festa do Sagrado Coração de Jesus= festa móvel, na primeira sexta após a oitava do Corpus Cristie.

FESTAS MOVEIS DE NOSSA SENHORA:

N Senhora do Divino Amor=Véspera de Pentecostes
N Senhora da Lapa=Segundo Domingo de de Julho
N Senhora da Rocha=Primeiro Domingo de Agosto
N Senhora dos Navegantes=Segundo Domingo de Agosto
N Senhora da Encarnação=Ultimo Domingo de Agosto
N Senhora de Nazaré=Ultimo Domingo de Setembro
N Senhora dos Aflitos=Ultimo Domingo de Setembro
 


Nenhum comentário: