Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cristo Redentor no Rio de Janeiro - 80 Anos de Existência. Vamos comemorar este aniversário!!!!

  12 de Outubro - 80 Anos do Cristo Redentor

Conheça história do Cristo Redentor no Rio de Janeiro

Renata Igrejas
Canção Nova Notícias, RJ


Ele fica em um dos pontos mais altos da capital fluminense. Sofreu a ação do tempo e passou por várias reformas. Em 2006 foi transformado em Santuário e, no ano seguinte, eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

O monumento do Cristo Redentor, que acolhe e abraça milhões de pessoas, completa nesta quarta-feira, 12, oitenta anos.


.: Outras reportagens do CN Noticias




Conteúdo relacionado



História do Cristo Redentor no Rio de Janeiro
12 de Outubro - 80 Anos do Cristo Redentor
Fotos de Nilo Lima e Starnews 2001
Cristo Redentor
De Braços Abertos Para o Mundo
Rio de Janeiro – Segunda-feira, 10 de Outubro de 2011 – Ano XV



A estátua do Cristo Redentor começou a ser planejada em 1921, quando foi organizada a "Semana do Monumento" — uma campanha para recolher contribuições dos católicos. No entanto, as doações só começaram 10 anos depois quando o Arcebispo Dom Sebastião Leme passou a coordená-la. Os primeiros esboços do Cristo foram feitos pelo pintor Carlos Oswaldo, que o imaginou carregando uma cruz, com um globo terrestre nas mãos, sobre um pedestal que simbolizaria o mundo. Mas foi a população carioca que optou pela forma da imagem do Redentor de braços abertos, como ela é hoje conhecida no mundo inteiro.

O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro Heitor da Silva Costa e levou quase cinco anos para ser concluído.

Foram estudados vários materiais para o revestimento da estátua, mas por fim foi escolhida a pedra-sabão, utilizada por Aleijadinho para esculpir os Profetas em Congonhas do Campo, Minas Gerais. Embora seja um material fraco, que pode ser riscado até com uma unha, é extremamente resistente ao tempo e não deforma nem racha com as variações de temperatura.

Construir o monumento não foi fácil. Como a execução da obra era impossível no Brasil, os desenhos foram levados para a França, aos cuidados do escultor polonês Paul Landowski. De volta ao país, as peças foram transportadas nos trens da Estrada de Ferro do Corcovado e montadas no alto do morro.

O Cristo Redentor, uma homenagem à religiosidade, tornou-se um símbolo do Rio de Janeiro e do encanto mundial, que recebe a todos de braços abertos.



O Cristo é reaberto e passará por modernização


RIO DE JANEIRO (Starnews 2001) – Depois de 4 meses coberto por andaimes, o monumento do Cristo Redentor foi reaberto nesta quarta-feira, 30 de junho de 2010, pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que já prevê novas obras de modernização no local e maior segurança.

A estátua do Cristo, eleita uma das sete maravilhas do mundo moderno, passou por um processo ao longo desses 4 meses de limpeza, restauração e colocação de pedras-sabão, material usado na construção do monumento em 1931.

Turistas nacionais e estrangeiros se deliciaram com a vista do alto das Paineiras e com o Cristo totalmente remodelado. "Eles estão maravilhados e encantados com o monumento e a cidade", declarou um guia que acompanhava um grupo de turistas norte-americanos.

Para evitar novos ataques de vândalos ao monumento, como o que aconteceu durante as obras de reparo, a direção do Parque Nacional da Tijuca, onde está a estátua, prometeu instalar em breve câmeras de segurança no local e ampliar o número de seguranças que circulam pela região.

Estão previstas outras novidades, como a construção de um platô de acesso ao Cristo. Também existe a possibilidade da construção de um hotel na região para abrigar turistas nacionais e estrangeiros.

"Ano que vem vamos comemorar com muito orgulho os oitenta anos do Cristo", disse o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, presente ao evento de reinauguração.

As obras de reparo custaram 7 milhões de reais, e há previsão de que as novas obras custem no mínimo 20 milhões de reais. Assim como na etapa de restauração, a Arquidiocese do Rio e a direção do Parque Nacional vão buscar apoio na iniciativa privada.



O Cristo de volta à paisagem do Rio
Por Por mais que as dimensões do Cristo Redentor sejam grandiosas, devolver as características originais ao monumento de 38 metros e mais de mil toneladas foi um trabalho de minuciosa recuperação de detalhes. O restaurador argentino Pablo Romero Cardozo, pensava, enquanto recolocava, com argamassa, os pequenos triângulos de pedra-sabão na ponta do dedo médio da mão direita do Cristo: “Não posso errar a mão. Tenho que esquecer essa vista e quase não olharei para trás”, dando as costas, ao mesmo tempo, para toda a orla da zona sul, o Pão de Açúcar, a Lagoa e o verde intenso da Floresta da Tijuca.

Foi de Pablo a responsabilidade de remodelar, com uma mistura de cimento e areia, partes do Cristo que, expostas a chuvas, vento, raios e variações de temperatura, foram danificadas desde a última reforma, em 2000. As pedrinhas, chamadas tesselas, foram todas inspecionadas e, quando necessário, substituídas.

“A cabeça e as extremidades eram as partes mais danificadas”, diz a arquiteta Márcia Braga, que coordenou o mapeamento de danos e comandou as equipes envolvidas na restauração. Ao todo, 30% da parte externa da estátua tinham algum tipo de dano físico. Na cabeça, por exemplo, foram reparadas rachaduras causadas por raios. Por todo o corpo, havia pedras que se soltaram, partes desgastadas ou deformadas pela erosão.

A boa notícia é que a estrutura de concreto armado, que sustenta as 1.145 toneladas do Cristo, está em boa forma. “O engenheiro Heitor da Silva Costa calculou a estrutura para suportar 20 vezes os ventos fortíssimos do alto do Corcovado. É uma obra absolutamente sólida”, diz Márcia.

A análise química e a investigação detalhada do corpo da estátua elucidaram mistérios. “Descobrimos a origem de algumas manchas pelo corpo do Cristo. Na década de 80, foram recolocadas tesselas feitas com uma pedra-sabão de composição ligeiramente diferente da original. O resultado era uma coloração mais puxada para o azul, destoando da cor esverdeada do Cristo”, detalha a arquiteta Letícia Pimentel, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As equipes envolvidas diretamente na restauração trabalharam quatro meses de sol a sol, enfrentando os ventos inclementes no alto dos 710 metros do Corcovado. Mas a visão que os operários, arquitetos e restauradores tiveram nesse período é invejável. Há minúcias que parecem reservadas aos escolhidos que, de tempos em tempos, vão se aproximar do Cristo. De longe, não são notadas, por exemplo, as chagas representadas por cavidades em forma de losango nas palmas das duas mãos. A parte mais funda das duas cavidades têm o tamanho da mão de um adulto. Só do último patamar de andaimes — ao todo foram 13 — vê-se, em detalhes, os contornos que moldam os cabelos do Cristo, divididos ao meio e com quatro camadas sobre a face.


Fonte: Estação Veja



Cristo Redentor é uma das 'Novas 7 Maravilhas do Mundo'


RIO — Após uma intensa campanha, o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, foi anunciado como uma das "Novas 7 Maravilhas do Mundo", durante a cerimônia que aconteceu na noite deste sábado (7/7/2007), no Estádio da Luz, sede do clube Benfica, em Lisboa, Portugal. A eleição, considerada a maior já realizada pela internet e por mensagens de telefones celulares, contou com mais de 100 milhões de votos do mundo todo. O monumento brasileiro ficou na terceira posição, atrás apenas da Grande Muralha da China e das ruínas de Petra, na Jordânia.


As outras maravilhas


A primeira maravilha a ser anunciada foi a Muralha da China, seguida pela cidade de Petra, na Jordânia, toda construída em pedra.

Em seguida, veio o Cristo Redentor. Logo depois, foram anunciados como maravilhas Machu Picchu, no Peru, o templo de Chichén Itzá, no México, o Coliseu, de Roma, e o Taj Mahal, na Índia.

Vários monumentos dos 21 pré-selecionados para obter o título que, semanas atrás, estavam entre os favoritos não chegaram aos primeiros lugares, como as estátuas da ilha de Páscoa, no Chile, a Acrópole de Atenas, na Grécia, e a Alhambra de Granada, na Espanha.

Entre os finalistas, também ficaram de fora a torre Eiffel, em Paris; a Estátua da Liberdade, nos Estados Unidos; a Igreja de Santa Sofia, na Turquia; a Ópera de Sydney, na Austrália; o templo Kiyomizu, no Japão; o Kremlin, na Rússia; o Angkor, no Camboja; o Castelo de Neuschwanstein, na Alemanha; Stonehenge, no Reino Unido e o Timbuktu, em Mali.

Ao fim da cerimônia, a organização do concurso anunciou a criação de uma nova votação, desta vez para escolher as 7 maravilhas da natureza. Será que o Pão de Açúcar vai entrar na lista?


Antiguidade


As sete maravilhas da Antiguidade, uma lista elaborada por Filon de Bizâncio em 200 antes de Cristo, incluíam os Jardins Suspensos da Babilônia, a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Helicarnassus, o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, além das Pirâmides de Gizé.


As medidas da estátua do Cristo Redentor
  • Localização – Cume do Morro do Corcovado, 710m acima do nível do mar
  • Visibilidade – 360º
  • Altura total do monumento – 38m
  • Altura da estátua – 30m
  • Altura do pedestal – 8m
  • Altura da cabeça – 3,75m
  • Comprimento da mão – 3,20m
  • Distância entre os extremos dos dedos – 28m
  • Peso da estátua – 1,145 toneladas
  • Peso da cabeça – 30 toneladas
  • Peso de cada mão – 8 toneladas
  • Peso de cada braço – 57 toneladas
  • Distância entre os extremos dos dedos – 30 m

    Trem do Corcovado

     
  • Mais de 600 mil pessoas fazem por ano esse passeio inesquecível. Na viagem o visitante aprecia uma das mais belas paisagens do Rio. Passear no trem é fazer uma viagem pela história do Brasil e uma chance de ver bem de perto as belezas da Mata Atlântica.

    Localização
     
    O morro do Corcovado está situado na Serra da Carioca e faz parte do
    Parque Nacional da Tijuca.

    Acessos
     
    Trem da Estação do Corcovado, em Laranjeiras, é possível pegar os
    trens que saem a cada meia hora e levam vinte minutos para atravessar
    a floresta e chegar ao topo.

    Carro
     
    Da Zona Sul – melhores opções pelos bairros:
    • Cosme Velho – pelas Ladeiras dos Guararapes ou Ascurra
    • Santa Teresa – pela Rua Almirante Alexandrino
    • Alto da Boa Vista – pela Estrada das Paineiras


    Estacionamento
     
    No estacionamento das Paineiras (o restante do trajeto deverá ser feito de trem).
    Ônibus ficam estacionados na Praça do Pedágio, em local próprio.


    Horário de Funcionamento
     
    das 8:30h às 20:00h, saídas a cada meia hora. Segunda a Domingo.

    Duração da viagem
     
    cerca de 20 minutos.

    Preço da Passagem
     
    Inteira – R$43,00 (ida e volta, a partir de 1/10/2011)
    Meia, crianças de 6 a 12 anos – R$ 21,00 (ida e volta, a partir de 1/10/2011)
    Crianças até 5 anos não pagam.

    Cartões de Crédito
     
    American Express, Mastercard, Visa, Visa eletron


    Capacidade
     
    360 passageiros por hora

    Velocidade da subida
     
    15 km/h

    Velocidade da descida
    12 km/h

    Peso do Trem
     
    máquina + carro = 36,8t

    Endereço
     
    Rua Cosme Velho 513 Cosme Velho RJ,


    Transporte
     
    Indo de metrô, descer na estação do Largo do Machado, ônibus 422 ou 498.
    Saindo da Praça 15, sentido zona sul, ônibus 422 ou 498, descer em frente
    à Igreja de São Judas Tadeu.

    Maiores informações ligar para (21) 2558-1329
    Obs.: Periodicamente o preço da passagem do trem é reajustado, por isso
    sugerimos entrar em contato com a empresa para confirmação do valor cobrado,
    através do telefone (21) 2558-1329


    Bem-Vindo a Bordo do Trem Vip

    O Trem Vip é a combinação perfeita de um passeio inesquecível através da Floresta da Tijuca com a exclusividade de um transporte fretado, mais confortável, com a disponibilidade de serviço de bordo, música ambiente e guia turístico (opcionais).
    O percurso até o monumento do Cristo Redentor pode ser aproveitado para discussão de negócios, apresentação de produtos, demonstrações ou apenas um bate-papo descontraído, acompanhado de um agradável café da manhã ou um pequeno coquetel.
    Não perca a oportunidade de oferecer a seus clientes um passeio de primeira classe. O trem Vip é a melhor recepção para os convidados em passagem pelo Rio de Janeiro e que não podem deixar de visitar seu ponto turístico mais importante.
    Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (21) 2558-1329
    ou pelo e-mail:
    trem@corcovado.com.br


    An unique journey. Unforgettable!
    Welcome Aboard the Vip Train

    The Vip train is the perfect combination of an unforgettable ride through the Tijuca National Forest and the exclusive confort of a chartered vehicle with optional board service, background music and a tour guide. The ride up to the statue of Christ the Redeemer is the perfect setting to talk business, make a product presentation/demonstration or just have an informal chat. A delicious breakfast or small cocktail can be served.
    Don’t miss the opportunity to offer your clients a first class trip. The VIP train is the best reception for the guests who are visiting Rio de janeiro and can’t miss the city’s most important tourist attraction.
    For more information please contact us (21) 2558-1329
    or email: trem@corcovado.com.br



    Entardecer no Rio de Janeiro, emoldurado pelo morro do Corcovado, e a Pedra da
    Gávea à esquerda. (Foto tirada da Praia de Icaraí, em Niterói)

    O Espaço Cultural do Trem do Corcovado tem a finalidade de tornar agradável e didática a estada dos passageiros do Trem.
    Através de murais e vídeos é contada a história da construção da linha que atravessa a Floresta da Tijuca e é um dos passeios preferidos dos cariocas.
    O visitante irá saber que, idealizado pelos engenheiros Francisco Pereira Passos e João Teixeira Soares, o Trem do Corcovado teve a sua inauguração realizada no dia 9 de outubro de 1884 por Dom Pedro II. Que o caminho nasceu da paixão do Imperador pela paisagem local e da fantástica visão que se podia apreciar do alto do morro. Desta forma, tornou-se a primeira Estrada de Ferro construída no Brasil exclusivamente para fins turísticos, transportando no ano seguinte ao início de seu funcionamento 31.885 pessoas, mesmo operando na época com apenas duas máquinas.
    Faz parte do Espaço Cultural o Café do Trem onde o visitante enquanto aguarda a partida pode saborear um lanche ou tomar alguma coisa
    Para maiores informações entre em contato conosco pelo telefone (21) 2558-1329
    ou pelo e-mail:
    trem@corcovado.com.br

    Here is a short history of the Christ
    Rio de Janeiro's Christ Redeemer Statue stands atop the peak Corcovado. Its name is derived from its form, which resembles a hunchback.
    Inaugurated in 1884 by Emperor Dom Pedro II, the Corcovado train — which takes you up to a height of 710 meters — goes through the largest urban forest in the world, the Tijuca National Park. The train, at that time driven by steam, was considered an engineering miracle by traveling 3,824 meters of railroad, at an extremely steep angle.
    The statue of Christ Redeemer, 38 meters high, came later. Planning started in 1921, and in the first sketches, engineer Heitor da Silva Costa imagined Christ carrying a cross, with a globe in his hands, on a pedestal that would symbolize the world. It was the people of Rio who chose the image of the Redeemer with arms outspread, as He appears today. This concept came from Costa and from the painter Carlos Oswald; it was sculpted by Paul Landowski (sculptor of Polish origin). Various materials were studied for the surface of the statue, and finally soapstone was chosen. Although it is not mechanically strong, and can be scratched with a fingernail, it is extremely resistant to the weather, and does not deform or crack with the variations of temperature.
    The statue, a monument to the religiousness of the Carioca, was inaugurated on October 12, 1931. In 1973, it was listed by the Institute for National Historical Heritage (IPHAN) as a national monument, and in 1980, the statue was restored for the visit of Pope John Paul II. Ten years later, Christ Redeemer was listed by the Rio de Janeiro City Hall. Since the year 2000, when new illumination was installed, the monument and its accesses went through a process of revitalization. The high point of this project were the inauguration of the panoramic elevators and the escalators, in 2003.
    Christ Redeemer was named one of the The New 7 Wonders of the World during the Official Declaration ceremony in Lisbon, Portugal on Saturday, July 7, 2007.
    Galeria de Imagens













     
    Copyright © Ricardo Zerrenner
     

    Cristo Redentor - Clique para ampliar    Cristo Redentor - Clique para ampliar
     


     
    Um lindo entardecer, com o Cristo entre nuvens. Foto comentada pelo jornal "Le Monde", de Paris, França.


    Cidade Maravilhosa

    O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil. Historicamente, nos seus quase 500 anos, é o lugar por onde acontecem as principais manifestações culturais que o país exporta, e porta de entrada obrigatória das grandes mostras internacionais de artes plásticas ou de grandes nomes da música clássica ou do mais moderno rock, dança e ópera. Sua arquitetura guarda ícones dos séculos XVI, XVII, XVIII, XIX e, agora, do recém encerrado século XX. Abrigo da família imperial logo após sua chegada de Portugal, a cidade recebeu influências da arquitetura portuguesa, inglesa e francesa em prédios que continuam adornando principalmente o Centro da cidade. Hoje, contrastam com lâminas modernas de prédios inteligentes, retratos da modernidade da metrópole que sabe preservar seu passado.
    Na Lapa, bairro boêmio vizinho ao Centro, antigas casas de dança convivem com antiquários, preservando importantes hábitos culturais da cidade. No campo da música, o Rio é o berço do samba, que tem sua data máxima em fevereiro, no Carnaval. O desfile das escolas de samba do primeiro grupo é um espetáculo único, inigualável. Na Zona Sul, à beira mar, a cidade preserva alguns dos locais onde nomes como Tom Jobim e João Gilberto afinaram os primeiros acordes da bossa nova. Por suas características generosas, foi no Rio que se estabeleceram os maiores nomes da música brasileira, fossem baianos ou mineiros, atraídos pelo número de casas com música ao vivo — seja para ouvir, seja para dançar, pelas sedes das gravadoras com selos mundiais aqui instaladas e por ser berço da maior rede de TV do país.
    A natureza também tem peso cultural. Basta visitar o Jardim Botânico — com uma das mais importantes coleções de plantas do mundo — ou a Floresta da Tijuca, o coração verde da cidade maravilhosa.
    ______
    Fonte: Trem do Corcovado

    ~ Patrimônio do mundo ~
    Starnews 2001

    Rio de Janeiro oficializa candidatura ao título de 'paisagem cultural' pela UNESCO. Comissão irá preparar um dossiê justificando a proposta, que será avaliada até julho de 2010.
    No último dia 4 de maio de 2009, a cidade do Rio de Janeiro formalizou a intenção de receber da UNESCO o título de Patrimônio Mundial. A cerimônia de lançamento contou com a presença do governador Sérgio Cabral, o prefeito Eduardo Paes, o ministro da Cultura Juca Ferreira e Luis Fernando Almeida, presidente do IPHAN. Mesmo com a recente polêmica sobre construção de muros nas favelas para preservação da área verde, o Rio de Janeiro se candidatará na categoria ‘paisagem cultural’, que privilegia uma relação harmoniosa entre ocupação humana e meio ambiente. Não há cidade no mundo com este título. "A paisagem construída, transformada é um exemplo único, um monumento à qualidade de vida, ao senso estético e ao prazer de viver na cidade. Não existe nenhuma cidade patrimônio enquadrada na categoria paisagem cultural, também não existe nenhuma cidade no mundo igual ao Rio de Janeiro”, disse Luis Fernando.
    A integração entre os vários níveis de poder é fundamental para a concretização do projeto, que reúne sítios resguardados por órgãos de preservação sob gestão federal, estadual e municipal. A Lagoa Rodrigo de Freitas, a orla de Copacabana, a Floresta da Tijuca, o Jardim Botânico e o Pão de Açúcar estão entre locais que concorrem à premiação.
    Agora, o próximo passo é a formação de uma comissão que preparará um dossiê justificando a candidatura da cidade até setembro. Comemorando os 50 anos da construção de Brasília, a UNESCO fará uma reunião internacional na capital do país em meados de 2010. Nela, a entidade anunciará a decisão sobre a candidatura do Rio de Janeiro, que tenta este título há oito anos.
    Segundo o IPHAN, caso alcançada, a conquista trará um aumento no número de turistas e potencializará a captação de recursos e investimentos na preservação do patrimônio da cidade. Juca Ferreira destacou a importância nacional da candidatura: “O Rio é tido, no mundo inteiro, como referência de uma cidade idílica apesar de todos os seus problemas. A sua candidatura representa um gesto de generosidade porque, com o reconhecimento, ela passa a ser parte da humanidade, podendo ser apropriada por todos e trará efeitos práticos em todos os sentidos. Por isso, a candidatura tem que ser encarada como brasileira”, afirmou.
    Com informações da Agência Brasil – Revista de História da Biblioteca Nacional

    Estado vai instalar estátua de Nossa Senhora Aparecida em Niterói
     
    Imagem vai ficar de frente para a estátua do Cristo Redentor.
    Projeto depende de liberação de verbas para sair do papel.

    Os moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, ganharão um monumento religioso nos moldes do que têm os vizinhos cariocas — o Cristo Redentor. Com apenas 13 metros de altura a menos que a estátua no Corcovado, uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida será erguida no bairro de Charitas.
    A escultura tem 25 metros e ficará no Morro da Viração, na direção do Cristo Redentor. Segundo o governo do estado, a ideia é que as estátuas fiquem uma de frente para a outra.
    A estrutura será de metal revestida de concreto. A estátua será instalada a 310 metros de altura, no topo do morro, em frente à estação das barcas de Charitas. O projeto de construção prevê uma base giratória, para permitir que a santa fique virada para o público quando houver missas na capela que também será construída no local. O espaço de quatro mil metros quadrados terá capacidade para dez mil pessoas.
    O projeto da imagem da padroeira do Brasil foi orçado em R$ 50 milhões e prevê também teleférico, lojas e restaurantes. Além do teleférico, será possível subir de carro, por meio de uma estrada no Parque da Cidade, com dois quilômetros de extensão.
    A obra depende da liberação de recursos para ser executada. Segundo o governo, o projeto foi solicitado pelo próprio governador Sérgio Cabral. A construção será de responsabilidade da Empresa de Obras Públicas do Estado.
    ______
    Fonte: O Globo/Emop – 9 de março de 2010.


    Polônia inaugura Cristo Redentor

    Ao som de sinos, uma procissão atravessou a pequena cidade de Swibodzin, na Polônia, no domingo para a inauguração da estátua que seria a maior de um Cristo Redentor em todo o mundo.
    A altura da estátua é simbólica: 33 metros, um para cada ano que Jesus teria passado na Terra.
    Pesquisas de opinião feitas na Polônia indicam que muitos no país consideraram o monumento vulgar e grandioso demais e duvidam que ele possa competir com o primo famoso do Rio de Janeiro.

    ~ Rio de Janeiro ~
    Click for Rio de Janeiro, Brasil Forecast
    Não deixe de ver:

  • O Corcovado, antes e depois
  • Bondinho do Pão de Açúcar
  • Rio ontem e hoje
  • Trem do Corcovado
  • Projeto Cristo Redentor
  • Nenhum comentário: