Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Vejam as novas novidades!...

Jornada pela Paz em Assis

Dimensão espiritual é chave para construção da paz, diz Papa

Kelen Galvan
Da Redação


Paula Dizaró / CN Roma
Cerca de 300 representantes de diversas religiões participaram em Assis, na Itália, da Jornada pela Paz
Ao término da Jornada de reflexão, Diálogo e Oração pela Paz e Justiça no Mundo, realizada em Assis, nesta quinta-feira, 27, o Papa Bento XVI destacou que o evento é um sinal do quanto "a dimensão espiritual é o elemento-chave na construção da paz".

Durante todo o dia, cerca de 300 representantes de diversas religiões, de mais de 50 países, puderam vivenciar um "fraternal diálogo" e renovar o empenho de serem promotores da paz.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de despedida do Papa na Jornada pela Paz em Assis
.: FOTOS do encontro

"Nós não estamos sendo separados, vamos continuar nos encontrando, nós continuaremos a estar unidos nessa jornada, em diálogo, na construção diária da paz e no nosso compromisso para um mundo melhor, um mundo em que todo homem, toda mulher, todas as pessoas possam viver em harmonia com suas próprias e legítimas aspirações", afirmou Bento XVI.

Por fim, o Papa agradeceu "de coração" todos os que aceitaram o convite de ir a Assis "como peregrinos da verdade e da paz".

Leia mais
.: Discurso do Papa no início da Jornada pela Paz em Assis
.: Toda cobertura do Encontro do Papa com líderes religiosos em Assis 


---------------------------------- 
 
TIRE SUAS DÚVIDAS COM A IGREJA

Corpos Incorruptos - Santos - Igreja Católica

Corpos Incorruptos-Santos-Igreja Católica - Antes de analisarmos o que a nossa Igreja Católica pensa em relação aos Corpos Incorruptos, vejamos uma breve definição do que vem a ser um Corpo Incorrupto.

Corpo Incorrupto:

  • Corpo Humano que possui a propriedade, considerada miraculosa, de não se decompor após a morte, sem que tenham sido utilizados métodos de embalsamamento ou ocorrido processos naturais de mumificação, não havendo explicação científica para esse ocorrido.
  • Alguns desses corpos permanecem conservados mesmo depois de transcorrido um período de 1.500 anos desde a data do óbito.
  • O fenômeno da incorruptibilidade pode ocorrer com todo o corpo ou com apenas parte dele.
  • Uma outra característica importante é a de que os corpos incorruptos emanariam um odor agradável.
  • Não vamos confundir incorruptibilidade com mumificação. Os corpos mumificados são rígidos e secos, já os corpos incorruptíveis permanecem flexíveis em suas estruturas.

Agora que temos uma relativa idéia do que vem a ser um Corpo Incorrupto vamos começar a analisar mais intimamente alguns casos. Vale lembrar que a Igreja católica é sempre muito cautelosa perante fatos inusitados, inclusive perante incorrupção dos corpos de pessoas santas. Deixamos claro também que nenhum deles foi canonizado por ter sido preservado da corrupção, já que para a Igreja o simples fato da Incorrupção não é sinal de santidade.

A ciência através de pesquisas minuciosas e com toda sua evolução, com recursos que não existiam no passado até hoje não encontra um explicação para o fenômeno. Renomados médicos e cientistas já chegaram a declarar que “humanamente, a preservação do corpo era inexplicável”.

A Igreja por sua vez reconhece que venerar estes corpos é reconhecer a glória de Deus. "Os corpos dos mártires sagrados e outros que vivem agora com Cristo; corpos que eram seus membros e templos do Espírito Santo, que um dia subirão para Ele e serão glorificados na vida eterna, podem ser venerados pelos cristãos. Deus dá muitos benefícios aos homens através deles". (Concílio de Trento)

Agora vejamos um fato curioso que deixa muitos cientistas atordoados. Inúmeras pesquisar foram realizadas ao longo da historia e ficou constatado que Corpos Incorruptos só foram encontrados em ambiente religioso, ou seja, “exclusiva de pessoas que em vida, manifestaram uma santidade excepcional”. Somente na Igreja Católica existe este fenômeno inexplicável pela ciência.

O primeiro documento de autenticidade indiscutível que relata uma Incorrupção, data do século IV e é redigido por Paulino, secretário de Santo Ambrósio, Bispo de Milão: este documento é redigido em forma de carta dirigida ao Bispo de Hipona, Santo Agostinho.

Paulino descreve o descobrimento feito por Ambrósio: "Por este tempo, ele (Ambrósio) encontrou o corpo do mártir Nazário que se encontrava enterrado num jardim fora da cidade de Milão; recolheu o corpo e o transladou para a Basílica dos Apóstolos”. No túmulo foi encontrada a cabeça que fora decepada pelos inimigos, em perfeito estado, como se tivesse apenas sido colocada junto ao corpo, do qual emanava sangue vivo e uma fragrância que superava todos os perfumes. Tinham transcorrido 200 anos do martírio.

Mais preciso e mais digno de crédito é o relato de Eugippius acerca do corpo de São Severino, bispo de Noricum, morto em 482. Seis anos após sua morte, o corpo foi encontrado incorrupto. Embora existam muitos outros casos a partir do século IV até o século XVI, interessam-nos mais as preservações a partir do século XVI, por possuirmos fontes históricas mais comprovadas e mais fidedignas.

Em 19 de outubro de 1634, falecia a Madre Inês de Jesus, priora de Langeac. Seu corpo, sem sofrer qualquer processo de extração de entranhas ou de embalsamento, foi sepultado na sala capitular, ao lado de outros membros da comunidade. Passados alguns anos, o Sr. Bispo, em vista do processo de Beatificação, ordenou que seus restos fossem exumados. O corpo foi encontrado sem sinal de decomposição. Transladações e verificações foram realizadas até o ano de 1770. Em 1698 e 1770, cientistas, cirurgiões e médicos declararam que humanamente, a preservação do corpo era inexplicável.

São Vicente de Paula faleceu em 1660, para atender aos pedidos de canonização a exumação do corpo foi feita em 1712, depois de mais de 50 anos de sua morte. Aberto o túmulo, na expressão de uma testemunha ocular "tudo estava como quando foi enterrado". Quantos puderam vê-lo, observaram que seu corpo estava em perfeitas condições e os médicos atestaram que o corpo não podia ter sido preservado por meio natural algum, durante tanto tempo.

A beata Maria Ana de Jesus, terciária da ordem de Nossa Senhora da Redenção, nascida em Madrid e falecida na mesma cidade em 1642; teve o corpo preservado da decomposição. Pouco depois de sua morte, o Cardeal Treso, Bispo de Málaga e presidente da Castela; que a conhecera pessoalmente em vida, no processo de beatificação, declara Ter estado presente na primeira exumação e afirma: "Eu vi e me assombrei ao presenciar que o corpo morto há anos, sem que tivessem sido retiradas as vísceras ou embalsamado, pudesse estar tão perfeitamente conservado que nem sequer o abdômen e nem as faces oferecessem sinal de deteriorização, com exceção de uma mancha nos lábios, embora esta já a tivesse em vida".

Em 1731, tendo já transcorridos 107 anos da morte da Serva de Deus, teve lugar uma inspeção oficial e mais completa, por ordem das autoridades eclesiásticas interessadas na causa da Beatificação. Os restos mortais se apresentavam suaves, flexíveis e elásticos ao tacto. Esta investigação teve lugar em Madrid, tendo sido fácil reunir médicos e peritos. Nove professores de medicina e cirurgia tomaram parte nas investigações e depuseram como testemunhas. Foram feitas incisões na parte carnosa e no peito; foram estudados os orifícios naturais por onde poderiam ter sido introduzidos preservativos contra a putrefação. Foi uma verdadeira dissecação. Após completar as investigações, os médicos declararam: "Os órgãos internos, as vísceras e os tecidos carnosos, estavam todos eles intactos, sãos, úmidos e elásticos".

Baseada nesse testemunho, a Congregação dos Ritos aceitou a preservação como fato milagroso, apesar de 35 anos mais tarde, antes que fosse publicado o decreto de beatificação, uma terceira inspeção revelasse que na oportunidade, o corpo já não era mais flexível e brando. Os tecidos tinham endurecido, mas não estavam decompostos. Do relato aparece claramente que o corpo da Beata fora preservado da corrupção, não devido a um processo de saponificação ou de mumificação.

São muitos os santos cujos corpos ficaram incorruptos por anos depois da morte. Muitos deles continuam incorruptos; alguns também têm desprendido cheiro de rosas e tiveram outras manifestações milagrosas. Muitos estão totalmente incorruptos até hoje, outros são durante algum tempo, outros vão secando muito lentamente, mas sem as propriedades da corrupção. Por isso alguns estão recobertos de cera para preservá-los da característica de negridão do tecido externo.

Fonte: pt.wikipedia.org/ - incorruptos.cjb.net/ - servidomini.com.br/ - slideshare.net/
Fonte: Site: 33 Católico  


---------------------------


Sinal da Cruz 

É quase que automático a maneira como fazemos o sinal da Cruz, de tão acostumados que estamos já não lembramos a real dimensão do gesto. Fazemos esse sinal ao passamos diante de uma Igreja, em alguns momentos da liturgia, quando nos deparamos com um fato que indica perigo e por ai vai. Vamos parar um pouco e refletir o que realmente significa o Sinal da Cruz. O texto a seguir foi escrito por Márcio Carvalho e postado no site movimentoliturgico.com.br em agosto de 2009.

O SIGNIFICADO DO SINAL DA CRUZ

O Sinal da Cruz bem feito é riquíssimo em significado. Por Ele expressamos três verdades ou dogmas fundamentais da nossa fé:
·         o Dogma da Santíssima Trindade,
·         da Encarnação
·         e da Morte de Jesus Cristo.

1.    Quando se diz: "em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo", você está proclamando o Mistério da Santíssima Trindade.
2.    Quando você leva à testa a mão direita, dizendo: "Em nome do Pai" e desce com a mão na vertical e toca na altura do estômago continuando: "e do Filho", você está indicando o mistério da Encarnação: o Filho de Deus desceu ao seio da virgem Maria.
3.    Depois, levando a mão direita para o ombro esquerdo completando a cruz tocando o ombro direito, está se indicando a morte de Jesus na Cruz.

Na proclamação do Evangelho, aquele que proclama faz uma cruz com o polegar no livro dos evangelhos e três cruzes sobre si, na testa, na boca e no peito. A assembléia também faz as três cruzes sobre si.
·         A cruz na testa lembra que o Evangelho deve ser entendido, estudado, conhecido;
·         a cruz nos lábios lembra que o Evangelho deve ser proclamado, anunciado (missão de todo cristão);
·         e a cruz no peito, à altura do coração, nos indica que o Evangelho, acima de tudo, deve ser vivido, pregado e testemunhado.

A piedade popular também explica que:
·         a cruz na testa é para nos livrar dos maus pensamentos;
·         na boca, para nos livrar das más palavras;
·         e, no peito, para nos livrar das más ações.

Texto: Márcio Carvalho
Fonte: movimentoliturgico.com.br

33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo 
--------------------------------------------------------------------------------------

Biblioteca Vaticana se digitaliza com tecnologia da NASA


ACI Digital


Os recursos do patrimônio da Biblioteca Vaticana serão digitalizados para sua preservação e modernização com uma tecnologia realizada pela NASA, conforme informa o jornal italiano Il Corriere della Sera.

O Prefeito da Biblioteca Vaticana, Dom Cesare Pasini, à frente da instituição desde 2007, explicou ao jornal que o projeto de conservação "não tem precedentes no mundo por suas dimensões".

Padre Pasini explicou que o projeto acontece para evitar "a deterioração dos manuscritos devido à prolongada consulta direta" dos peritos.

A digitalização do patrimônio vaticano será realizada por etapas e implicará o traslado das peças a serem conservadas a uma zona especial a temperaturas adequadas no qual trabalharão "entre 120 e 150 pessoas".

A agência EFE assinala que para realizar este projeto empregarão a tecnologia Fits (Sistema de Transporte Flexível de Imagens, por suas siglas em inglês), criada há 40 anos pela NASA para conservar as imagens de suas missões espaciais, e "atualizada continuamente pela comunidade científica internacional".

Dom Pasini disse também ao diário italiano que a fase de testes sobre um padrão de 23 manuscritos aleatórios concluiu-se satisfatoriamente.

"Agora sabemos que todo o conjunto funciona: sabemos como fazer as fotos, capturar os manuscritos, conservar os dados. Já temos um ponto de partida", sustentou.

O projeto poderia durar dez anos, mas Pasini conta com "inserir na rede as primeiras imagens durante o próximo ano". "Os manuscritos são um patrimônio da humanidade que queremos fazê-los acessíveis a toda a humanidade, e que, ante a humanidade, temos a responsabilidade de conservar", assegurou.

Os recursos da Biblioteca só podem ser consultados por 250 especialistas, em câmaras subterrâneas de temperatura e umidade controladas, devido à fragilidade de muitas das peças contidas na coleção, a mais importante humanístico-renascentista do mundo.

A Biblioteca Vaticano contém 1.6 milhões de volumes impressos, 80 mil manuscritos, 74 mil documentos de arquivo, 100 mil incisões e 300 mil moedas e medalhas.

Entre suas jóias se inclui o "Codex Vaticanus", o primeiro testemunho da Bíblia grega de que se tem notícias, o "papiro Bodmer", a transcrição mais antiga, datada entre 175 e 225 depois de Cristo, dos Evangelhos de São Lucas e São João, e a "Geographia" de Ptolomeu. 

  

------------------------- 

Você sabia Que:

A pressão produzida pelo coração humano ao bater é suficiente para espirrar sangue a uma distância de 9 metros.
A formiga consegue levantar 50 vezes o seu peso, puxar 30 vezes o seu peso e sempre cai para o lado direito quando intoxicada.

A pulga consegue pular a uma distância correspondente a 350 vezes o comprimento do seu corpo. É como se um ser humano pulasse a distância de um campo de futebol.
Se alguém encher o teu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa. Mas, só precisa de 4 músculos para esticar o braço e dar um soco na cabeça desse chato! (hahahahaha....sem violência).
O crocodilo não consegue mostrar a língua.
Cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer são ocasionadas pelo uso de cigarros.


Para se fabricar apenas 300 cigarros, se destrói uma árvore. No Brasil, são consumidos anualmente 128 bilhões de cigarros, o que corresponde à destruição de 426 milhões de árvores!
Se tentar impedir que um espirro seja expelido pode morrer ao causar a ruptura de uma veia no cérebro ou na nuca. Se mantiver, à força, os olhos abertos durante um espirro é possível que eles saiam das órbitas.


A cera do ouvido é uma coleção de gorduras e óleos que são produzidos pelo ouvido para criar uma espécie de armadilha. Pó e partículas ficam presos na cera e não conseguem penetrar no interior do ouvido, protegendo contra qualquer tipo de infecção.
A bandeira que balança na Praça dos Três Poderes em Brasília é a maior bandeira hasteada do planeta. Ela mede cerca de comprimento e 14,30 metros de altura.

Conhecendo os símbolos nacionais.
  • Bandeira Nacional
Cada cor da bandeira tem um significado.
O verde representa as nossas matas; o amarelo o nosso ouro (representando as riquezas nacionais); o azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul e o branco representa a paz.
  • Brasão Nacional
O Brasão Nacional representa a glória, a honra e a nobreza do Brasil.
Ele apresenta no centro o cruzeiro do sul rodeado por 21 estrelas de prata que repousam sobre uma espada, a qual representa a intervenção militar que proclamou a república.
O ramo florido do lado direito do brasão representa a vocação agrícola do Brasil.
  • Selo Nacional
O selo nacional é representado por um círculo igual ao da bandeira Nacional, com as palavras “República Federativa do Brasil”. Este selo é usado para autenticar os atos do governo, bem como os diplomas e certificados emitidos por escolas oficiais.

-----------------------------------------

Pe. Zezinho: Seu filho - guia para os pais (49)



Comunicação em família é mais ou menos o seguinte:
Você fala,
ele fala,
ela fala,
cada um fala e ouve na hora oportuna.
Agressão e caos é o seguinte:
só você fala,
só ele fala,
só ela fala,
todos falam ao mesmo tempo e ninguém ouve ninguém.
Quando você diz ao seu filho:
"Isso não é da sua conta. É coisa para gente grande"..., dependendo da idade dele você lhe dá o direito de amanhã responder:
"Ninguém te nada com isso. Eu sei o que quero"...
É que seu filho também tem um orgulhozinho dentro de si, que dói quando é desvalorizado. Se acha que seu filho não entende alguma coisa por ser jovem, diga-lhe com delicadeza e não com agressão. Quando for a vez dele, também não vai haver agressão nenhuma. Ele terá aprendido a comunicar-se.
Fonte: CatolicaNet
                                                                -----------------------------------------------------------------


CONDENADO POR MORTE DE DOROTHY STANG TERÁ REGIME SEMIABERTO
                 
                               
Um dos condenados pela morte da missionária norte-americana Dorothy Stang, o fazendeiro Vitalmiro Bastos Moura, o Bida, obteve na Justiça o direito a cumprir pena em regime semiaberto.
Bida foi condenado, em 2005, a 30 anos de prisão sob acusação de ser um dos mandantes do assassinato de Dorothy. Ele está preso em uma penitenciária em Belém.
                                 
                                Fonte: Blog da Sagrada Família
-----------------------------------

HUMOR CATÓLICO

Deus, o burro, o macaco, o cachorro e o homem

Deus criou o burro e disse: "Você deve, diariamente, ir ao campo com o fazendeiro, ficar sob o sol, trabalhar arando a terra, carregar mantimento para alimentar o fazendeiro. - Eu lhe dou 60 anos de vida". O burro respondeu: "É uma vida muito sacrificada para mim durante 60 anos. Aceito 20.

Deus criou o macaco e disse: "Divirta as pessoas, faça-as rir. Eu lhe concedo 20 anos." O macaco disse: "Fazer macaquice por 20 anos é muito chato. Que tal 10 anos.





Deus criou o cachorro e disse: "Fique sentado todos os dias sob o sol, na frente da casa e lata para qualquer um que passar. Eu lhe dou uma vida de 20 anos." O cachorro disse: "É uma vida muito longa para ficar latindo. Dê-me 10 anos.

Deus criou o homem e disse: "Coma, durma, brinque, e não se preocupe com nada. Você viverá 20 anos. O homem respondeu: "O quê? Só 20 anos? Que miséria. Veja, eu pego os meus 20, os 40 do burro, os 10 do macaco e os 10 do cachorro. Isso faz 80 anos.

É Por isso que durante os 20 primeiros anos de nossa vida nós comemos, dormimos, brincamos, e não fazemos mais nada. Nos 40 anos seguintes nós trabalhamos como um burro de sol a sol para manter a família. Nos outros 10 anos fazemos macaquices para distrair os netos. E nos últimos dez anos ficamos sentados na frente da casa cuidando da vida de todo mundo.

Enviado por Ana Cristina
Site: 33 Católico
----------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Você sabia que o Português... É a quinta língua mais falada do planeta e a terceira mais falada entre as línguas ocidentais, atrás do inglês e do castelhano?  
------------------------------ 
"Rio-grandense" ou "Riograndense"?
Em se tratando de nomes compostos designativos de povos, utiliza-se o hífen quando não há perda de letras na formação das palavras. Exemplos: rio + grandense = rio-grandense/ mato + grossense = mato-grossense Quando houver perda de letras, não se utiliza o hífen. Exemplo: estado + unidense = estadunidense 
----------------

De trás ou detrás?

De trás e detrás, apesar das semelhanças gráficas e sonoras, divergem quanto ao significado
De trás e detrás, apesar das semelhanças gráficas e sonoras, divergem quanto ao significado 

De trás e detrás... estamos diante daqueles “famosos” pares de vocábulos que nos surpreendem ao apresentarem características semelhantes, sejam estas no tocante à grafia, seja no tocante ao som. Contudo, mesmo apresentando tais pormenores – fato que às vezes nos coloca em xeque –, divergem quanto ao significado, razão pela qual devemos ter pleno conhecimento da semântica das palavras, no sentido de sabermos utilizá-las corretamente.
Eis que o objetivo do artigo em questão se define por abordar as características desses vocábulos. Dessa forma, passemos a conhecê-los de uma forma mais aprofundada:
A expressão “de trás” representa uma locução adverbial designativa de lugar e/ou espaço, a qual faz referência à “de onde”, com verbos expressando sempre movimento. Perceba os exemplos:
O objeto foi retirado de trás do armário. (de onde o objeto foi retirado?)
Ela saiu de trás da porta. (de onde ela saiu?)
As crianças surgiram de trás dos brinquedos antigos. (de onde as crianças surgiram?)
Já o vocábulo “detrás” se classifica como um advérbio, fazendo referência a “lugar onde”, representando o sinônimo de “atrás”. Constatemos, pois, alguns exemplos:
O garoto se escondeu detrás da porta. (onde o garoto se escondeu?)
As crianças devem viajar no banco detrás. (onde as crianças devem viajar?)
O motociclista bateu na parte detrás do carro. (onde o motociclista bateu?)
Eis a diferença que demarca ambas as expressões, das quais fazemos recorrente uso!!!
----------------------------------------------- 

Aja ou Haja?

Aja se refere ao verbo agir; e haja, ao verbo haver

Aja se refere ao verbo agir; e haja, ao verbo haver
Você, por certo, já ouviu alguém dizer por aí:

- Aja (ou seria haja?) paciência! 

Percebeu que um grande número de vocábulos, os quais apresentam semelhanças gráficas e sonoras, tendem a nos acompanhar mediante distintas circunstâncias comunicativas? Sem dúvida! Por esta razão é que muitos usuários se sentem acometidos por alguns questionamentos no momento de optar pela forma correta.

Assim, mediante tal realidade, dispomo-nos a discorrer acerca dos pontos que demarcam duas corriqueiras formas verbais, expressas por “aja” e “haja”, as quais integram nosso linguajar rotineiro. Assim sendo, voltemos ao exemplo anterior, atendo-nos agora, à forma adequada:

Haja paciência! 

Ora, de forma simples, devemos constatar que “haja” representa o presente do modo subjuntivo, fazendo referência à primeira ou terceira pessoa, bem como a forma afirmativa ou negativa do modo imperativo do verbo “haver”, assim expressas:

Presente do modo subjuntivo
Que eu haja
Que ele haja 


Forma afirmativa e/ ou negativa
Haja você
Não haja você


Outros sentidos que podemos atribuir à forma verbal em questão são ocorrer, acontecer, existir. Dessa forma, temos:

Que exista, que ocorra paciência. 

A outra forma, representada por “aja”, nada mais é do que a forma flexionada, demarcada também pela primeira ou terceira pessoa do presente do modo subjuntivo, como também das formas imperativa e negativa, só que desta vez se referindo ao verbo “agir”. Assim, constatemo-las:

Presente do modo subjuntivo
Que eu aja
Que ele aja 


Forma formativa e/ou negativa (modo imperativo)
Aja você
Não aja você 


Podemos, por conseguinte, atribuir à tal forma o sentido de atuar, proceder. Assim, materializando a afirmativa, temos:
Aja sempre com cautela. (atue)
Desejo que você aja de forma consciente, mediante a tantas intempéries. (proceda)
-------------------------------------------------------------------




SANTA CATARINA DE SENA: CONGRESSO CELEBRA 550 ANOS DE CANONIZAÇÃO
                               
                 
Um Congresso Internacional comemorará os 550 anos da Canonização de Santa Catarina de Sena, Doutora da Igreja e copadroeira da Itália e da Europa. O evento acontecerá nas cidades de Roma e Sena entre os dias 27 e 29 de outubro. Uma coletiva foi realizada na Sala de Imprensa da Santa Sé na manhã desta sexta-feira, 21, para oferecer melhores detalhes sobre programação e objetivos da iniciativa.
O Congresso intitula-se “Virgo digna Coelo. Catarina e sua herança no 550º aniversário da Canonização de Santa Catarina de Sena” e é organizado pelo Pontifício Comitê das Ciências Histórias em colaboração com a Ordem Dominicana, a Arquidiocese de Sena e o Centro Internacional de Estudos Catarinenses.
O Congresso será articulado em quatro sessões, que permitirão aprofundar sobre a vida da santa e em sua influência, levando em conta que era quase analfabeta e que, portanto, seus escritos são ditados em sua maior parte. Foi tida em grande consideração no plano da teologia, ao ponto de o Papa Paulo VI declará-la Doutora da Igreja em 4 de outubro de 1970, devido à sua alta teologia e sua influência na renovação dessa ciência.
Participaram da coletiva o presidente do Pontifício Comitê das Ciências Históricas, padre Bernard Ardura; o chefe da seção de Antiguidades Cristãs dos Museus Vaticanos, Umberto Utro; e o Assistente para a Itália e Malta do Mestre da Ordem dos Frades Pregadores, Frei Bernardino Prella, O.P.

"A figura de Catarina supera amplamente sua existência terrena e assume um forte valor simbólico, que, na véspera do Ano da Fé, recorda-nos a fé indestrutível da qual foi portadora e que a fez mãe espiritual de tantos cristãos", destacou padre Ardura.
"Em seus escritos, Catarina utiliza expressões e imagens vivas e audazes para comunicar a Verdade - Jesus Cristo -, dirigindo-se com suma liberdade a todos, aos simples e aos grandes da Terra e da Igreja, sabendo denunciar com firmeza os pecados dos leigos e, mais ainda, dos frades, do clero e dos prelados, mas oferecendo sempre a todos a esperança da infinita misericórdia divina”, ressaltou frei Bernardino Prella.

Programação
Na sessão introdutória, intervirá o prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato. A segunda sessão será dedicada ao processo de canonização da santa, o que permitirá revisar os modelos de santidade feminina entre 1300 e 1400 e a documentação do processo. A terceira sessão versará sobre a relação entre Catarina e as ordens religiosas de seu tempo. Enfim, a quarta sessão ressaltará que também hoje é possível estudar e celebrar a Santa Catarina, pois sua memória e sua influência permanecem vivas no povo cristão e nunca cessaram de enriquecer a Igreja, principalmente através da hagiografia e da cultura literária, graças a seus magníficos escritos”.
O último dia do Congresso será em Sena, onde será inaugurada a mostra documental "Catarina de Sena e o processo de canonização" e também a última sessão, dedicada a Catarina na arte.
                                 
                                Fonte: Blog da Sagrada Família                  
                               
                                -------------------------------------------------------------------

CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
...COMO COISA E PROPRIEDADE VOSSA  



Este é o texto da Consagração a Nossa Senhora escrito pelo padre jesuíta italiano Nicola Zuchi, no século XIX.
Ó minha Senhora, ó minha Mãe, eu me ofereço todo a Vós, e em prova de minha devoção para convosco, eu vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e inteiramente todo o meu ser. E como assim sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
Fátima Gabrielli em 1975 (cf.www.fatimagabrielli.com.br) musicou este texto de forma primorosa, respeitando o mais possível as palavras e o sentido do texto original.

Ó minha Senhora e também minha mãe
Eu me ofereço inteiramente todo a vós ,
E em prova de minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.
Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca.
Tudo o que sou desejo que a vós pertença.
Incomparável mãe, guardai-me, defendei-me,
Como coisa e propriedade vossa. Amém.(bis)

Ninguém tem, pois, o direito de modificar o texto original, substituindo como coisa e propriedade vossa, por como filho e propriedade vossa. Além do desrespeito ao texto original há a incoerência de dizer filho e propriedade, porque todos nós sabemos que filho não é propriedade.
Todos nós já sabemos que somos filhos de Maria Santíssima, porque Nosso Senhor Jesus Cristo assim o quis (cf. Jo 19, 26-27). Sabemos também que muitos filhos desobedecem aos pais e não fazem o que os pais gostariam que eles fizessem para o seu próprio bem. Nós não podemos impor o que queremos para o bem de nossos filhos, mas com as coisas que nos pertencem podemos fazer o que quisermos.
Portanto, se nós confiarmos em Maria, mais do que um filho qualquer, como queria o Padre Zuchi, autor do texto, e nos colocarmos nas mãos dela,  como uma coisa de sua propriedade, como coisa e propriedade vossa,  então  nós estaremos confiando nela, mais do que um filho comum. Estaremos realmente nos consagrando a ela, como filhos que escutam e realizam as palavras de sua mãe. Como filhos de Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, que escutam e procuram realizar em suas vidas o que Ela disse no episódio das Bodas de Caná: Fazei tudo o que o Ele vos disser (Jo 2,5).
CONCLUSÃO: Rezemos e cantemos com a confiança de filhos consagrados:  guardai-me e  defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.
Fonte: Horácio Dídimo
Pastoral da Comunicação
----------------------------------
Tereza de Calcutá, o mundo sente saudades de você!!!!
Fonte de Pesquisa:
Madre Tereza de Calcutá
33catolico a serviço da Igreja
Comunidade São Paulo Apóstolo

Madre Tereza de Calcutá: Sobre o trabalho da sua vida

Madre Tereza de Calcutá: Sobre o trabalho da sua vida

“Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.”

“Outro dia sonhei que estava nos portões do Paraíso.
E São Pedro disse, ‘Volte para a Terra.
Não existem favelas aqui.”

“O milagre não é realizarmos esse trabalho,
mas que sejamos felizes fazendo-o.”


Madre Tereza de Calcutá: Sobre a Guerra


Madre Tereza de Calcutá: Sobre a Pobreza


Madre Teresa de Calcutá: Alguém para amar


Madre Teresa de Calcutá: Falando sobre o amor

O amor começa em casa; o amor habita nos lares e é por isso que existe tanto sofrimento e tanta infelicidade no mundo. Todos, hoje em dia, parecem estar com tanta pressa, ansiosos por grandes desenvolvimentos e grandes riquezas e assim por diante, de modo que as crianças não têm tempo para os pais. Os pais têm pouco tempo para darem-se uns aos outros, e no próprio lar começa a destruição da paz do mundo.

Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor. Não sei ao certo como é o Paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntará, quantas coisas boas você fez em sua vida, antes ele perguntará, quanto amor você colocou naquilo que fez.

Não ser desejado, não ser amado, não ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que a de uma pessoa que não tenha nada para comer. Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraordinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo. Cada vez que você sorri para alguém, é uma ação de amor, um presente a essa pessoa, uma coisa linda. O trabalho de Deus são laços que formam uma corrente de amor. Lembre-se que se você julga as pessoas, não tem tempo de amá-las.

Madre Tereza de Calcutá


Madre Teresa de Calcutá: Oração do Pobre


Madre Teresa de Calcutá: Enquanto estiver vivo, sinta-se vivo.


Simplesmente amar – Madre Teresa de Calcutá – Igreja Católica


Palavras que frutificam – Madre Teresa – Igreja Católica


Simples lições para a vida – Igreja Católica


Sobre o Aborto – Igreja Católica


O mundo pode mudar - Madre Teresa de Calcutá - Igreja Católica

Acredito que o mundo hoje está de ponta cabeça
e sofre muito porque existe tão pouco amor
no lar e na vida familiar.

Não temos tempo para nossas crianças,
não temos tempo para nos darmos uns aos outros,
não temos tempo para apreciarmos uns aos outros.

Madre Teresa de Calcutá
Obrigado ao Site: 33 Católico pelas reportagens belíssimas sobre a Santa Madre Tereza de Calcutá.
------------------------------------------

Nenhum comentário: