Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

ooooooooooooooooooooo



Amigos e amigas deste blog!

Curiosidades Natalinas 
com duas perguntas acompanhadas 
de respostas.
Vejam-nas nesta página!
 ------------------------


Aqui estão as duas perguntas com suas respectivas respostas:

(1ª) Jesus nasceu de fato no dia 25 de dezembro? Você acredita nisto? O que a Bíblia diz?...

JESUS NASCEU DE FATO NO DIA 25 DE DEZEMBRO?
O QUE A BÍBLIA DIZ A RESPEITO DO DIA DO NASCIMENTO DE JESUS?

Ninguém sabe o dia em que jesus nasceu, nem a estação do ano (inverno etc).
A primeira vez que o dia 25 de dezembro aparece como o dia do nascimento de Jesus está registrada num calendário romano do ano 354.Esse calendário foi preparado por um tal de Filocalo.

A escolha desse dia tem um motivo histórico. Mas, que motivo? Vamos conhecer, agora.

Na Roma antiga celebrava-se nesse dia a festa do Sol Invencível. De acordo com os
cálculos daquele tempo, o dia 25 de dezembro marcava o solstício de inverno. Ou seja,
no Hemisfério Norte, é o dia em que o sol parece mais fraco (isso não acontece em nosso hemisfério Sul.) O sol é fonte de calor. Nessa época, essa força parecia estar vencida e
a ponto de morrer. Mas, nos dias seguintes, pouco a pouco ia se tornando mais forte e brilhante. Isso demonstrava para o povo daquele tempo que o sol era forte e invencível.
No ano 274 da nossa era, o imperador romano Aureliano criou a festa do Sol Invencível.


Os cristãos daquele tempo aproveitaram essa idéia e a transformaram completamente.
O Natal do Sol Invencível passou a ser o NATAL DE CRISTO. Isso porque o simbolismo da
luz é muito importante na Bíblia. De fato, os primeiros cristãos gostavam de chamar Jesus de "SOL DA JUSTIÇA", "ESPLENDOR DO PAI", "LUZ DO MUNDO" e outros títulos ligados à luz.
Aliás, já os profetas do passado falavam desse "sol da justiça" (veja, por exemplo, Malaquias 3,20). Eles se perguntavam: "Quem é invencível como nosso Senhor, que venceu e conquistou a morte?" De fato, a morte de Jesus parecia ter sido o fim. Mas ele
ressuscitou e venceu a morte para sempre.


Detalhe importante: os primeiros cristãos associavam o nascimento de Jesus à sua ressurreição. O Evangelista Lucas ensinou esse caminho. Ele diz que, quando Jesus nasceu, Maria "o enfaixou, e o colocou na manjedoura" (2,7b). E, depois que Jesus morreu, José de Arimatéia enfaixou o corpo de Jesus num lençol e o colocou num túmulo escavado na rocha (23,53)
Com base na data de 25 de dezembro os cristãos criaram outras festas, como, por exemplo,a da Anunciação, celebrada no dia 25 de março (nove meses antes do nascimento de Jesus).

Espero que você tenha enriquecido mais ainda os seus conhecimentos.
Gostou?
Aguarde a próxima novidade? O que será?
É esta:
Por que comemorar o Natal se Jesus nunca pediu isso nem ordenou?
Fonte de Pesquisa: Tire suas dúvidas sobre Bíblia - José Bortolini.


-------------------------------------------------------------------------------


(2ª) POR QUE COMEMORAR 
O NATAL 

SE JESUS NUNCA 
PEDIU ISSO 

NEM ORDENOU?


Há pessoas e grupos religiosos que fazem da Bíblia um arquivo de soluções para todos os problemas e um depósito de respostas para todas as questões. De acordo com essas pessoas, tudo o que não se encontra nesse arquivo deve ser rejeitado como erro, contrário aos ensinamentos da Bíblia. Pode ser que essa pergunta tenha sido feita a partir dessa preocupação.

Para aprofundar essa questão,vamos fazer um exemplo. Todos nós costumamos celebrar nosso aniversário e o dos outros, não é mesmo? O que a Bíblia tem para dizer a esse respeito? Está certo ou está errado celebrar o aniversário? Com essa preocupação, algumas pessoas abrem o "arquivo das respostas", procurando uma solução definitiva. E acabam não encontrando, na Bíblia,nenhuma indicação se se deve ou não celebrar a data do nascimento. JESUS NÃO DISSE NADA. OS DISCÍPULOS DELE TAMBÉM NÃO.


Aí alguém se lembra de que o rei Herodes celebrou seu aniversário, e foi justamente nessa ocasião que a filha de Herodíades pediu num prato a cabeça de João Batista (Marcos 6,17-29; Mateus 14,3-12). Herodes celebra a própria vida matando aqueles que defendem o povo. Que pensar disso?
Se fizéssemos da Bíblia um "arquivo de respostas", provavelmente não deveríamos celebrar a data de nascimento. Por quê? Porque, de acordo com que vimos, a celebração do aniversário é coisa de gente poderosa que trama a morte dos que defendem os interesses do povo. E então, como ficamos?

Esse exemplo levanta a questão da inculturação da Palavra de Deus na vida de cada povo. Tudo leva a crer que o povo da Bíblia não costumava celebrar o aniversário, e isso por razões bem simples: na precariedade dos meios, como recordar o dia que alguém nasceu?

Hoje nós temos registro de nascimento e tantos outros documentos que comprovam o dia em que nascemos. Mas naquele tempo isso se tornava extremamente difícil.

O caminho, portanto, deve ser outro, e parece ser este: celebrar o aniversário significa celebrar a vida, louvar a Deus pelo dom da existência, festejar com amigos e vizinhois, amar a vida e querer viver. E disso a Bíblia fala abundantemente. Ela estimula a celebrar, festejar, louvar. Basta, por exemplo, ler alguns Salmos para perceber como neles está presente o louvor, a ação de graças, o desejo de viver, o pedido de libertação, o amor à vida etc.

Então podemos afirmar que, embora não mande nem proíba festejar o anoversário, a Bíblia, pelo fato de valorizar a vida, nos estimula a celebrar nossa data de nascimento e a dos outros, também a de Jesus. A Sagrada Escritura deixa de ser, dessa forma, um ' "arquivo de respostas" para se tornar uma iluminação, uma proposta, um caminho... Em outras palavras, é preciso orientar-se mais pelo espírito do que pela letra da Bíblia. Ela não tem respostas para tudo, mas, como luz, pode tudo iluminar, indicando um caminho...

Será que Jesus sabia o dia em que nasceu? Será que José e Maria guardaram na memória o dia exato do nascimento de Jesus? Provavelmente não, pelos motivos que já apresentamos. O povo daquele tempo tinha pouco conhecimento de anos, meses, semanas etc. Naquele tempo, o máximo que se podia fazer era associar o nascimento de alguém a um acontecimento externo, como uma colheita de cereal, ou plantio, ou guerra... Nem sequer nós sabemos o dia em que Jesus nasceu. Mas isso não é motivo para que não comemoremos seu nascimento. Aliás, se quisermos orientar nossa vida exclusivamente pelas ordens explícitas de Jesus, pouco conseguiremos fazer. A que horas devemos levantar? A que horas devemos comer? A que horas devemos ir dormir? Devemos ir à escola ou não? Devemos ir ao médico ou não? De que modo devemos nos vestir? Essas e tantas outras perguntas, aparentemente tolas, mostram que não podemos fazer da Bíblia um "arquivo de respostas" prontas para todas as questões que a vida nos apresenta.

Alguns grupos religiosos fundamentalistas, agarrados à letra e não ao espírito da Bíblia, condenam os que celebram o Natal de Jesus justamente por ele nunca ter pedido isso nem ordenado. Que dizer disso? Às vezes o simples bom senso é suficiente para clarear essas questões. Outras vezes é preciso ligar o desconfiômetro: desconfie sempre de quem faz da Bíblia um "arquivo de respostas" para todos os problemas; desconfie sempre das religiões que se impõem pelo medo; desconfie sempre das religiões que crescem à custa da crítica destrutiva das outras religiões.

Fonte / Pesquisa: Livro: "Tire suas dúvidas sobre Bíblia", José Bortolini , Editora Paulus págs. 107 e 108.

  * * * * * *

Oração ao Espírito Santo

para todos os momentos da nossa vida!



Ó Espírito Santo,
Amor do Pai e do Filho!
Inspirai-me sempre
o que devo pensar,
o que devo dizer,
como o devo dizer,
o que devo calar,
o que devo escrever,
como devo agir,
o que devo fazer,
para obter a vossa glória,
o bem das almas
e minha própria santificação!
Cardeal Verdier.
------------------------------ 

(Foto Antiga)
+   
Homenagem ao Sr. Santos, filho de Aracoiaba, falecido ontem, dia 17/12, em Fortaleza.

-------------------------------------------------------------------------------------------

Mais uma vez - um conterrâneo - um filho de Aracoiaba, nos deixa. Desta vez foi o Sr. Santos Lopes, esposo de D. Maria Lopes, com quem se manteve unido em sua vida matrimonial por mais de 70 anos. Sua árvore genealógica familiar ao lado de sua amada esposa, destacou-se com os seguintes frutos: Quincas (in memoriam), Santinho, Oliveira,Neném, Alberto, Flávio, Augusto, Lindemberg , Bazinha, Djanira, Cleide e Vera.

Sua vida fora marcada pela simplicidade e humildade. Na direção de um caminhão – como diz o amigo Blemar Silveira – transportava nossas riquezas do Maciço de Baturité e da nossa terrinha, varando nossas estradas empoeiradas com aquele  sorriso nos lábios, espírito otimista, mãos firmes e fortes, na direção do seu veículo;saía levando nossos produtos oriundos da agricultura, muitas vezes retornando da capital com seu caminhão repleto de produtos manufaturados e industrializados de Fortaleza, tudo isso nas décadas 45 a 70.

Homem trabalhador, porém sofredor, com as agruras da vida, realidade que sempre vem de encontro ao ser humano. Sua maior dor fora a perda do seu filho Quincas, falecido num desastre de caminhão próximo a acolhedora e vizinha cidade de Baturité. Naquele inesperado e trágico dia, ele se encontrava em viagem na Bahia, quando teve que retornar às pressas para comparecer ao funeral do seu filho amado. Esta dor lhe marcara a vida toda, como marcou também aos seus familares.

Seu Santos criou 12 filhos. No ditado popular, “muitas bocas para comer”, mas no ditado do coração, ele alimentou, distribuiu amor e criou a todos com heroísmo ao lado de sua esposa.

Sr. Santos e D. Maria formaram um casal unido, exemplar. Reuniram forças físicas e força na fé para alcançarem os 25 anos, Bodas de Prata, os 50 anos, Bodas de Ouro, os 60 anos, ultrapassando os 70 anos de vida conjugal. Vitória da união, vitória da fidelidade, vitória do amor aos filhos, vitória da vida, em plena vida.

Os filhos foram privilegiados por ter seus pais por mais de 70 anos de vida conjugal. Por ter tido seu genitor aos 98 anos de vida, enquanto tantos pais morrem ainda tão jovens. Vitória da longevidade, vitória do Alto, vitória da graça de Deus.

Sr. Santos dignificou a vida com seu trabalho honesto e prestativo, trabalho de um cidadão que serviu seu povo, serviu o povo do Maciço, homem que dignificou a cidade de Aracoiaba, que amou-a e defendeu-a a altura do seu amor que sentira por ela.

Todos, com certeza, gostariam de celebrar o seu centenário numa reunião fraterna dos filhos, netos , bisnetos e pessoas amigas, porém os designios de Deus são diferentes das nossas vontades e pensamentos. Deus sabe o que faz no tempo certo, na hora certa e sempre para o nosso bem.

Sr. Santos tinha 98 anos. Com esta idade avançada não perdera sua  clara lucidez... Amava sua cidade natal.Deixou a mesma por alguns dias para ser submetido a uma cirurgia na cidade de Fortaleza.Devido a complicações da mesma,  veio a falecer ontem .

É a  lei da vida, é a dinâmica do ser humano que vem, mas que também parte e parte para algo bem melhor, a "vida em Deus".

Sr. Santos ajudou a fazer história em Aracoiaba e nesse “fazer história”, ele passou para a história do povo aracoiabense.

Em nome de minha família, do Apostolado da Oração e do povo aracoiabense, deixamos para a família enlutada, nossos sentimentos e orações.
Sr. Santos, obrigado pelo que o Sr. fez por sua família e por nossa terra Aracoiaba.
Receba o nosso Adeus! Descanse em paz!
Lusmar Paz.


(Obs.: Estou adoentado... Fiz esta homenagem às pressas...Peço desculpas aos familiares e leitores deste humilde blog)
----------------------------------

 


 Esta foto foi retirada do Site da Superintendência do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba, sob a responsabilidade da Dra. Rosemary Santana Matos.
------------------------------
Turma amiga!
Recebi este e-mail da amiga Mila Marques . Urgentemente resolvi publicá-lo neste blog.
Lusmar Paz
----------------------------
Aqui está o e-mail, na íntegra:
URGENTÍSSIMO - ROUBO DE SEU ENDEREÇO HOTMAIL - NOVA FRAUDE NA INTERNET


Esta circulando na internet uma nova fraude: Roubam seu endereço Hotmail, mudam a senha e, através do messenger e e-mail entram em contato com todos os seus amigos, obviamente fazendo-se passar por você. Alterando, a senha você não terá como entrar nas suas mensagens para alertar os seus contatos. 

Fale com todos os seus amigos queNÃO ACEITEMo contato Sonia_cabrilis de Hotmail, porque é um virus que formata seu computador, e, se for aceito, por algum contato seu, automaticamente você estará infectado!
Copie e envie esta mensagem para todos os seus contatos !
PRESTE MUITA ATENÇÃO ! !!
Como se não bastasse, você pode receber um e-mail Power Point chamado 'la vida es bella' ('la vita è bella') que aparentemente é inofensivo, mas, NÃO ABRA DE MANEIRA NENHUMA E CANCELE-O IMEDIATAMENTE! !!! Se esse arquivo for aberto, seu monitor lhe mostrará uma mensagem que diz :'já é tarde demais, a vida não émais bela!'.Em seguida você perderá tudo o que tiver no computador e o remetente da mensagem terá acesso ao seu computador em seu lugar; acessará seu e-mail e tudo o mais!
 

Esse é um novo vírus que começou a circular na rede sábado passado.. Temos de fazer DE TUDO para bloquear este novo vírus! 
 
A UOL já confirmou sua periculosidade e os software antivírus não conseguem detê-lo. O vírus foi criado por um hacker que se auto-define o 'dono da vida', e o seu objetivo é o de destruir os computadores domésticos para lutar contra a Microsoft; por isso usa a extensão . pps.
ENVIE ESTA MENSAGEM A TODOS OS SEUS CONTATOS. ASSIM, PODEREMOS AJUDAR
UNS AOS OUTROS
 

Nenhum comentário: