Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 2 de janeiro de 2012


O Rosário é minha devoção predileta, oração maravilhosa!

(João Paulo II)


“QUEM DERA RENASCESSE o BELO COSTUME - OUTRORA TÃO DIFUNDIDO, HOJE AINDA PRESENTE em ALGUMAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS - de REZAR O TERÇO EM FAMÍLIA” (“João Paulo II em Aparecida do Norte-São Paulo”).

O Rosário é uma ORAÇÃO da MATURIDADE ESPIRITUAL porque É uma ORAÇÃO COMPLETA, BÍBLICA,CRISTOCÊNTRICA, RESUMO de toda a LITURGIA, aconselhada por 43 PAPAS, APONTADA pelo CONCÍLIO VATICANO II, RECOMENDADA EXPRESSAMENTE por PUEBLA, QUERIDA DOS SANTOS, PRATICADA por TODA CLASSE de PESSOAS e GERADORA de MUITÍSSIMOS BENS.


------------------------------ 

Domingo, 08 de Janeiro -2012
Solenidade da Epifania do Senhor!

+ + + 



A Epifania anuncia a vinda ao mundo Daquele que é a luz verdadeira. Os Reis Magos, se diferenciaram dos outros astrônomos da época porque somente eles seguiram a estrela reconhecida como a estrela da promessa, aquela (estrela) que indicava o caminho para o verdadeiro Rei e Salvador. (Canto da Paz)


Imagem de Destaque

Epifania do Senhor, onde a estrela parou

Que tenhamos atitudes benditas de humildade
(Canção Nova)

Com a festa de Epifania, a Igreja celebra a manifestação de Jesus ao mundo. Epifania, palavra de origem grega, significa "manifestação externa, aparecimento". No mundo helenista, a palavra era usada para exprimir a chegada de um imperador em visita aos territórios de seu domínio. O uso tradicional desta palavra, para indicar esta narrativa do nascimento de Jesus, em Mateus, induz a uma interpretação gloriosa deste nascimento.


Mateus apresenta Jesus como a luz e a glória de Deus para o povo de Israel, sendo a Ele que os povos vêm em adoração, em uma perspectiva universalista, a qual está presente também no pensamento de São Paulo, na segunda leitura do domingo da Epifania do Senhor.
A menção da estrela que guia os Reis Magos é uma alusão à estrela de Jacó, que, depois, se transformou na estrela de Davi, com seis pontas e doze lados, associando Jesus ao messianismo davídico. Assim também se dá com o nascimento em Belém, que era tida como a terra de origem de Davi. Todos estes acentos messiânicos o evangelista os fazia para convencer sua comunidade de cristãos originários do judaísmo que, em Jesus, se realizavam as suas expectativas messiânicas, conforme a tradição do Antigo Testamento.
A estrela que guiou os Reis Magos parou num humilde presépio, onde nascera o Menino Jesus e onde Maria e José permaneceram por algum tempo, cuidando, contemplando e adorando o Menino-Deus. A estrela leva a Jesus. O ambiente é rústico, simples e pobre, mas a estrela indica a grandeza do Filho de Deus, que se tornou humano para que nós pudéssemos nos tornar divinos.


Na nossa vida, o Espírito Santo também se faz estrela, conduzindo-nos a Jesus. Que cada um de nós, como os Reis Magos, aprenda a seguir, com admiração, interesse e amor essa estrela que sempre quer brilhar para nós.


Neste nosso primeiro artigo do ano da graça de 2012, quero expressar meu agradecimento a todos os que me acompanham, partilhando a Palavra de Deus, conforme nos exortou o Papa Bento XVI para que usássemos de todos os aeropágos para pregar o Evangelho de Jesus Cristo.
Que tenhamos, nesta solenidade, as atitudes benditas de humildade, solidariedade, alegria, serviço fraterno. Eis a lição que o Cristo do presépio, o Cristo da Epifania, vem trazer para nós. Somente colocando em prática a Sua mensagem é que saberemos construir e merecer a felicidade eterna, que pode ser vivida ainda aqui neste mundo. A estrela para em Jesus. Vamos, como os simples pastores ou como os Reis Magos, seguir essa estrela, que nos faz construir a paz e o amor.
Que no ano de 2012, sejamos mais fraternos, solidários vivendo sempre à luz de Cristo, o Redentor, que se manifesta ao mundo para que, no Seu seguimento, sejamos homens e mulheres mais gente.
Dom Eurico S. Veloso
Arcebispo Emérito de Juiz de Fora (MG)

 ----------------------------------------- 

Apesar de muitos acharem, o Tempo do Natal não começa e acaba no próprio dia 25 de dezembro. Outros acham que o Natal termina com a Festa do Reis Magos (Epifania). Mas, a verdade é que o Natal se prolonga até a Festa do Batismo do Senhor (Batismo de Jesus). Depois dela, começa o Tempo Comum.
No mundo inteiro, a Epifania é celebrada no dia 06 de janeiro e o Batismo de Jesus no domingo a seguir. Mas, no Brasil, a Epifania é celebrada no 1º Domingo após o dia 06 de janeiro e o Batismo do Senhor será, neste ano de 2012, na segunda-feira, dia 09/01/12. Isto acontece porque os Bispos do Brasil pediram autorização ao Vaticano, para que as grandes Solenidades e Festas acontecessem sempre nos Domingos, a fim de que o povo pudesse participar das Missas.
Bem, voltando ao assunto do Natal, quando pensamos no presépio, vemos o Menino Jesus deitado numa linda manjedoura forrada com palha e sobre ela uma belíssima renda ou pano bordado. No entanto, a realidade da Sagrada Família, no momento do nascimento de Jesus deve ter sido bem diferente. Você já parou para pensar o que é uma manjedoura? É simplesmente o local onde os animais comem. Provavelmente um recipiente sujo, velho e mal lavado.
Leia a seguir uma explicação bastante curiosa:
Manjedoura - Definição / Significado - s.f. Tabuleiro onde comem vacas, cavalos etc., nas estrebarias. / Cocho.


ORIGEM DA PALAVRA "MANJEDOURA"

Segundo o mestre Deonísio da Silva, manjedoura deve vir do italiano mangiatoia, cocho onde se põe comida para os animais. Pode ter derivado de manjar (comer), que tem formas semelhantes no francês manger e no italiano mangiare.
No latim, que deu origem ao português, ao francês e ao italiano, há o verbo manducare, que significa mastigar.
A manjedoura, por ter servido de berço ao Menino Jesus, tornou-se um símbolo cristão.
Manjedoura, portanto, é o lugar (douro) onde os animais comem (manjar).
É importante também observarmos o sufixo "-douro", que aparece em palavras como ancoradouro (lugar onde o navio ancora, põe a âncora para atracar), babadouro (tipo de protetor onde a criança baba) e bebedouro (onde se bebe água).
Com muita freqüência ouvimos "bebedor", em vez de bebedouro. Ora, bebedor é aquele que bebe, e não o lugar.
Por fim, é interessante lembrar que o sufixo "-douro" é variante de "-doiro". Isso significa que as formas ancoradoiro e bebedoiro também existem. E para o babadouro, o dicionário Aurélio também registra as formas babadoiro e babador.
(fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/manjedoura/ - Enviado por Marcus Gandier (RJ))
------------------------------------------------------


Dia 07 de Janeiro de 2012 - 1º sábado do Ano-Novo, 

 
consagarado a Mãe de Deus e nossa Mãe. 
Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Aracoiaba-CE., a Santa Missa será celebrada no Alto Santo - Arraial Santa Isabel (local das Aparições de N.Sra das Dores) às 19h.
Presidente da Celebração : Pe. Evando(Pároco)
---------------------------

Imagem de Destaque

O que será novo no ano novo?

A novidade começa a nascer de novos olhares


Será novo o ano em que mudarmos nosso olhar sobre a vida e sobre os problemas. Ao longo de nossa caminhada aprendemos a triste lição de ficarmos presos a somente um ponto de vista. Aprendemos a olhar a vida de maneira míope. O que será novo em nós começa a nascer de novos olhares que em nós se escondem. A luz de um novo tempo brilha silenciosamente nos jardins secretos que em nós habitam.

Talvez o poeta consiga enxergar o que muitos desejariam. Ele contempla o silêncio das palavras e nelas descobre a essência das palavras ainda não escritas. Ele dá vida a sementes que silenciosamente dormem nos canteiros da alma. Palavras germinam como as sementes: silenciosamente. No solo em que foram sepultadas as palavras brotam sob olhares de novas possibilidades.

Cada flor que nasce do silêncio é um olhar totalmente novo diante da vida. Cada esquina da alma revela o que antes nunca tínhamos visto. Caminhar entre os nossos sonhos, nas campinas verdes da esperança, é fazer do cotidiano a mais bela experiência de ser humano.

Olhar a vida com os olhos da bondade é acreditar que o mundo pode ser diferente se mudarmos o nosso olhar em relação a ele. A mudança não começa no outro, ela nasce em nós primeiro. O mundo quem em nós carregamos só começará a mudar quando mudarmos a nós mesmos. A mudança começa a cada nova manhã que se despede das trevas de uma noite que se tornou passado. Experiências de ressurreição nascem do que foi sepultado nas noites que não mais serão as mesmas.

Nem sempre é fácil mudar o olhar. É preciso que antes nasça o desejo em nosso coração. Muitos olham e não enxergam. Muitos enxergam e não conseguem olhar. Olhar é ir além do que vemos. É atravessar pontes e descobrir novos territórios em terras antigas.

A ponte que une é mais bonita que o muro que separa. O sertão que em nós habita pode ser tão bonito quanto o oásis com qual um dia sonhamos. Nos poentes da vida nosso olhar contemplará uma linda manhã que está para chegar.


Foto Padre Flávio Sobreiro

Bacharel em Filosofia pela PUCCAMP. Teólogo pela Faculdade Católica de Pouso Alegre - MG.
Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Cambuí-MG). Padre da Arquidiocese de Pouso Alegre - MG.
http://www.flaviosobreiro.com

----------------------------------------------------------------------
2012
Ontem é história.
Amanhã é mistério.
Hoje é dádiva.


Intenções do Papa Bento XVI 
 para o  mês de Janeiro de 2012.

Todos os meses o Papa confia suas
intenções ao
Apostolado da Oração.
Esta
iniciativa é seguida por milhões de
fiéis em todo mundo.
INTENÇÃO GERAL:

As vítimas dos desastres naturais
Para que as vítimas dos desastres naturais
recebam o conforto espiritual e material
necessário para reconstruir a sua vida.
INTENÇÃO MISSIONÁRIA:

Compromisso dos cristãos pela Paz
Para que o compromisso dos cristãos
em favor da paz seja ocasião para testemunhar
o nome de Cristo a todos os homens
de boa vontade.

----------------------------- 
Oferecimento Diário- Janeiro 2012

Deus nosso Pai, eu te ofereço todo dia de hoje: minhas orações e obras, meus pensamentos e palavras, minhas alegrias e sofrimentos, em reparação de nossas ofensas, em união com o Coração de teu Filho, Jesus, que continua a oferecer-se a Ti, na Eucaristia, pela salvação do mundo. Que o Espírito Santo que guiou a Jesus, seja meu guia e meu amparo neste dia para que eu possa ser testemunho do teu amor. Com Maria, Mãe de Jesus e da Igreja, rezo especialmente pelas intenções do Santo Padre para este mês:  

GERAL: Vitimas dos desastres naturais:-  Para que as vítimas dos desastres naturais, recebam o alivio espiritual e material de que necessitam para reconstruir suas vidas.
 MISSIONÁRIA: Empenho pela Paz:- E que o empenho dos cristãos em favor da paz seja ocasião de dar testemunho do Nome de Jesus, a todas as pessoas de boa vontade.
----------------------------------------------------
Quinta-feira, 05 de janeiro de 2012, 12h52

Santa Sé dá indicações sobre o Ano da Fé

Nicole Melhado
Da Redação /Canção Nova


Arquivo
Em comunicado a Santa Sé salienta que o Ano da Fé será uma ocasião oportuna para estudar o Concílio Vaticano II e o Catecismo da Igreja Católica
A Santa Sé divulgou nesta quinta-feira, 5, um comunicado que antecipa o conteúdo da Nota que dá indicações sobre Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI por meio da Carta Apostólica Porta fidei.

O Ano da Fé terá início em 11 de outubro de 2012, dia em que se comemora 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo.

“Com a promulgação de tal Ano, o Santo Padre tem a intenção de colocar ao centro das atenções eclesiais aquilo que desde o início de seu Pontificado, lhe está mais ao coração: o encontro com Jesus Cristo e a beleza da fé Nele. Por outro lado, a Igreja está bem ciente dos problemas que hoje a fé deve enfrentar e sente quanto é atual a pergunta que Jesus mesmo fez: ‘Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra?’ (Lc 18, 8)”, destaca o comunicado publicado nesta quinta-feira pela Santa Sé.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Comunicado sobre a nota com indicações para o Ano da Fé


Por isso, Bento XVI salientou a Cúria Roma, durante o encontro às vésperas do Natal deste ano, que “se a fé não retomar a vitalidade, tornando uma profunda convicção e uma força real graças ao encontro com Jesus Cristo, todas as outras formas permaneceram ineficazes”.
Em nome de Bento XVI, a Congregação para a Doutrina da Fé publicará então uma Nota com indicações pastorais para o Ano da fé. Tal Nota foi elaborada em acordo com alguns Dicastérios da Santa Sé e com a contribuição do Comitê para a preparação do Ano da Fé.  O Comitê, constituído junto à Congregação para a Doutrina da Fé, a mandato do Santo Padre, tem entre seus membros: os Cardeais William Levada, Francis Arinze, Angelo Bagnasco, Ivan Dias, Francis E. George, Zenon Grocholewski, Marc Ouellet, Mauro Piacenza, Jean-Pierre Ricard, Stanisław Ryłko e Christoph Schönborn; os Arcebispos Salvatore Fisichella e Luis F. Ladaria; os Bispos Mario Del Valle Moronta Rodríguez, Gerhard Ludwig Müller e Raffaello Martinelli.
A Nota será divulgada neste sábado, 7, e é composta por uma introdução e algumas indicações pastorais.

Redescoberta da fé


Em sua introdução, a Nota confirma que “o Ano da fé quer contribuir para uma conversão renovada ao Senhor Jesus e à redescoberta da fé, a fim que todos os membros da Igreja sejam testemunhas credíveis e alegres do Senhor ressuscitado, capazes de indicar a tantas pessoas que buscam a porta da fé”.

O comunicado lembra que o Ano da Fé coincide com o 50º aniversário do Concilio Vaticano II, que a partir da luz de Cristo quis aprofundar a íntima natureza da Igreja e o seu relacionamento com o mundo contemporâneo. Depois do Concílio, a Igreja se empenhou na recepção e aplicação do seu rico ensinamento, em continuidade com toda a tradição, sob a orientação segura do Magistério.

“Para facilitar a execução adequada do Concílio, os Sumos Pontífices convocaram várias vezes o Sínodo dos Bispos propondo à Igreja orientações claras por meio de diversas Exortações apostólicas pós-sinodais. A próxima Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, no mês de outubro de 2012, terá como tema: A nova evangelização para a transmissão da fé cristã, esclarece o comunicado da Santa Sé.

O Vaticano também salienta neste comunicado que desde o início de seu Pontificado, o Papa Bento XVI se empenhou decisivamente para uma correta compreensão do Concílio e do Catecismo da Igreja Católica, que é um “autentico fruto do Concílio Vaticano II” (Carta apostólica Porta fidei, n. 4) e “renovamento da continuidade”. Assim, o Ano da fé será uma ocasião privilegiada para promover o conhecimento e a difusão dos conteúdos do Concílio Vaticano II e do Catecismo da Igreja Católica.

Indicações pastorais

As indicações pastorais da Nota têm a intenção de favorecer “seja o encontro com Cristo por meio de autênticos testemunhos de fé, seja o conhecimento sempre maior dos seus conteúdos”.

O comunicado desta quinta-feira ressalta que estas indicações pastorais por sua vez não pretendem excluir outras propostas que o “Espírito Santo quiser suscitar” entre os membros do clero e os fiéis nas várias partes do mundo.
A Nota articula suas propostas em quatro níveis: 1) Igreja universal, 2) Conferência Episcopal, 3) Dioceses e 4) Paróquias, Comunidades, Associações e Movimentos.
Ela destaca que além da solene celebração para o início do Ano da Fé e vários outros eventos aos quais participará o Santo Padre, como a Assembleia do Sínodo dos Bispos e a Jornada Mundial da Juventude 2013, são definidas iniciativas ecumênicas para “invocar e favorecer o restabelecimento da unidade entre todos os cristãos”.

A nível de Conferência Episcopal, vem encorajada a qualidade da formação catequética eclesial e “uma revisão dos catecismos locais e dos vários subsídios catequéticos em uno nas Igrejas particulares para assegurar a eles a plena conformidade com o Catecismo da Igreja Católica. Para isso, a Santa Sé espera um amplo uso da comunicação e da arte, por meio de “transmissão televisiva ou radiofônica, filmes e publicações” podendo assim atingir um grande público.

A nível diocesano, o Ano da fé vem considerado, entre outros, como “renovada ocasião de diálogo criativo entre fé e razão por meio de simpósios, convenções, jornadas de estudo, especialmente nas universidades católicas”, e como tempo favorável para “celebrações penitenciais nas quais se requer o perdão a Deus, também, e especialmente, pelos pecados contra a fé”.

A nível paroquial, a proposta central permanece a celebração da fé na liturgia, em particular na Eucaristia, porque “na Eucaristia, mistério da fé e surgimento da nova evangelização, a fé da Igreja vem proclamada, celebrada e fortifica”.
 
Secretaria especial e site para o Ano da Fé

“Junto ao Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização será instituída uma especial Secretaria para o Ano da fé para coordenar as diversas iniciativas propostas pelos vários Dicastérios da Santa Sé ou qualquer evento de relevância para a Igreja”. O comunicado esclareque que esta secretaria “poderá também sugerir propostas para o Ano da fé e disporá de “um site especial a fim de oferecer cada informação útil” sob esse aspecto.
Por fim, a Santa Sé salienta que as indicações oferecidas na Nota têm o objetivo de convidar todos os membros da Igreja a empenharem-se no Ano da fé para redescobrir e “dividir aquilo que o cristão tem de mais precioso: Cristo Jesus, Redentor do homem, Rei do Universo, ‘autor e consumador da fé’ (Heb. 12: 2)”.

----------------------------------------------

Felizes os construtores da paz,
pois serão chamados filhos de Deus!

Estamos à procura de pessoas que possam ajudar a construir a união entre os povos e as culturas, que almejem essa reconciliação, que vivam em paz consigo mesmas e irradiem algo de pacificador. Pessoas que não julguem nem condenem, que irradiem harmonia e sejam capazes de espalhar a paz aos outros. Construir a paz é algo ativo, que exige um diálogo intenso e uma escuta carinhosa. A paz nasce dentro de nós e entre nós quando permitimos que Deus reine em nós. Ele é a verdadeira fonte de paz.


Dia 1º de Janeiro a Igreja celebra a Solenidade de Maria, Mãe de Deus e o Dia da Paz! Somos acolhidos por Maria, Mãe de Deus e mãe da Paz, e pedimos que Ela nos acompanhe ao longo de todo este ano. Neste Dia Mundial da Paz, queremos nos comprometer com a paz, para que ela faça parte do nosso dia a dia. Para isso precisamos – o papa nos alerta – “educar os jovens para a justiça e para a paz”.
-------------------------
ATENÇÃO !

Estamos vivendo o Tempo Comum na Liturgia da Igreja. O que é o Tempo Comum?
Para entendermos melhor o que é o "Tempo Comum", vamos procurar entender primeiro o que é o "Ano Litúrgico",OK?


+ + + + + + +

ANO LITÚRGICO

O que é Ano Litúrgico?


O que é Ano Litúrgico? 


Nos inícios da Igreja, todo domingo era dia de Páscoa. Os cristãos se reuniam para celebrar a ressurreição de Jesus. Desta forma obedeciam à ordem do mestre: “Fazei isto em memória de mim” (Lc 22, 19). Nesse encontro dominical, os cristãos relembravam tudo o que aconteceu durante a vida de Jesus. Estava muito viva a lembrança de sua morte na cruz. Muitos até perdiam a vida por dar testemunho da verdade. Eram os mártires. A certeza da ressurreição animava a vida daquela gente.
Nesta época foram escritos os evangelhos a partir da pregação dos apóstolos. Nas reuniões os cristãos liam aqueles escritos recordando que Jesus, o Filho de Deus, foi gente com a gente. Foi criança. Nasceu. Cresceu. Estudou. Viveu, e deu “vida em abundância a todos quantos dele se aproximaram. Curou doentes. Expulsou demônios e proclamou que o Reino de Deus já havia chegado.
Aos poucos, os cristãos foram percebendo que o Mistério Pascal de Jesus está presente no mistério da vida de todos os dias. Cristo continua nascendo, vivendo, morrendo e ressuscitando na vida da Igreja. Não era mais possível recordar tudo isso num só domingo. Foi por isso que surgiu o que hoje conhecemos por ANO LITÚRGICO.
A Igreja percebeu que era melhor celebrar os mistérios da vida de Cristo ao longo do ano. Este ano não coincide com o ano civil, que começa no dia primeira de janeiro e termina em trinta e um de dezembro.
O ano litúrgico começa no Advento, passa pelo Natal e pela Epifania, continua na Quaresma, Semana Santa e Páscoa, atravessa a Ascensão e Pentecostes e termina com o tempo comum, na festa de Cristo Rei. Ao longo deste ano são recordados os principais fatos e ensinamentos da vida de Cristo.
A Equipe de Liturgia precisa estar muito atenta ao Ano Litúrgico. Cada época tem a sua mensagem própria. Os comentários, canções, precisam estar em sintonia com esta mensagem. 


= = = = = = = = =

O que é Tempo Comum?

O que é Tempo Comum? 

O tempo decorrido nas 34 semanas fora dos ciclos de Advento e Natal e Quaresma e Páscoa, é chamado de Tempo Comum. Os domingos são Domingos do Tempo Comum ou Domingos durante o ano.
Esses domingos recebem sua força ou sua espiritualidade de duas fontes: dos tempos fortes (Páscoa, Natal) e dos próprios domingos. Assim, o Tempo Comum é vivido como continuação, como prolongamento do respectivo tempo forte. A primeira parte do Tempo Comum após a celebração da Epifania do Senhor e o Batismo do Senhor (em Janeiro), é continuação do tempo forte do NATAL. A segunda parte após a Solenidade de Pentecostes, é continuação do tempo forte da PÁSCOA. A vida renasce na Páscoa é fecundada pelo Espírito de Pentecostes, desenvolve-se através do Tempo Comum. No Tempo Comum, a Igreja faz amadurecer frutos de boas obras, preparando assim a vinda do Senhor.
Mas não basta pensar somente que o Tempo Comum aprofunda os tempos fortes do Ano Litúrgico. Precisamos também olhar com atenção para o Domingo. É o domingo que dá sentido ao Tempo Comum. A cada 8o dia, a Igreja celebra a Páscoa; o Domingo é a Páscoa Semanal. Se o centro do Ano Litúrgico é a Páscoa, o centro da semana é o Domingo.
Precisamos tomar cuidado com uma certa interpretação errônea: a palavra Tempo “comum” deixa a impressão de algo não importante, como se o Tempo Comum fosse aqueles dias do Ano Litúrgico que não tem festas nem solenidades. Não é assim!
O Tempo Comum nos convida a descobrir nas pequenas coisas do dia-a-dia, aparentemente comuns, a sua ligação com Jesus Cristo: a oração, o trabalho, as obras de misericórdia, a ação social. De segunda a sábado, devemos estar atentos para percebermos os grandes dons de Deus em nossas vidas. Se agirmos assim, os Domingos do Tempo Comum se tornarão momentos fortes em nossa vida de fé.

Pe. Emilson José Bento
Rua do Seminário, 2400 – Jardim Seminário
Campo Grande – Mato Grosso do Sul – Brasil
CEP. 79.118-051
Fone: (67) 365-3108
Celular: 9205-5144

E-mail: pe.emilson@terra.com.br
seminariocampogrande@terra.com.br 


---------------------------------------------------------------------------

Reflita neste pensamento e tire suas conclusões!...

"Se algum dia alguém lhe disser que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: AMADORES construíram a Arca de Noé, e PROFISSIONAIS, o Titanic."

 
--------------------------------

Terça-feira, 03 de janeiro de 2012, 15h37 - Canção Nova

"Deus não nos abandona em nossos sofrimentos", diz Papa

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Arquivo
''O momento do sofrimento pode transformar-se em um momento propício para entrarmos em nós mesmos''
A mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo foi publicada nesta terça-feira, 3, pelo Vaticano. A data será celebrada no próximo dia 11 de fevereiro, com o tema "Levanta-te e vai, tua fé te salvou", trecho extraído do episódio em que Jesus cura dez leprosos (Lc 17,19).

O Santo Padre faz uma vasta reflexão sobre os chamados Sacramentos da Cura - Reconciliação e Unção dos Enfermos. Além do conteúdo catequético da mensagem, o Pontífice dirige palavras de esperança a todos aqueles que "atravessam a escuridão do sofrimento"."No encontro com Ele, pode-se experimentar realmente que quem crê não está nunca sozinho. Deus, de fato, no seu Filho, não nos abandona em nossas angústias e sofrimentos, mas se faz próximo, nos ajuda a carregá-los e deseja curar profundamente o nosso coração", escreve.
O Bispo de Roma aborda o valor da Eucaristia, que deve ser concedida a todos os enfermos que não têm a possibilidade de acesso à comunhão sacramental, reforçando, assim, o papel do acompanhamento pastoral.
"Toda a comunidade eclesial e as comunidades paroquiais, em particular, prestem atenção em assegurar a proximidade com frequência da comunhão sacramental àqueles que, por motivos de saúde e de idade, não podem chegar aos locais de culto", exorta.


Acesse

.: Na ÍNTEGRA: Mensagem do Papa Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo

Detendo-se sobre a Paixão de Cristo, o Papa também salienta que Jesus, através da sua Paixão, uniu-se e assumiu a todos aqueles que encontram-se nas mais diversas situações de sofrimento.
"Naquela hora de prova, Ele é o mediador, transportando em si, assumindo em si, o sofrimento e a paixão do mundo, tranformando-a em grito em direção a Deus, levando-a diante dos olhos e nas mãos de Deus e, assim, levando-a realmente ao momento da redenção", destacou.

Ano da fé 

Acerca do tema escolhido para o Dia Mundial do Enfermo, o Papa também fez referências ao Ano da Fé
, que será celebrado a partir de 11 de outubro deste ano. De acordo com o Pontífice, esse tempo forte possui objetivos bem específicos.
"O tema desta mensagem para o 20ª Dia Mundial do Enfermo, 'Levanta-te e vai, a tua fé te salvou', olha também para o próximo 'Ano da Fé' que iniciará em 11 de outubro de 2012, ocasião propícia e preciosa para redescobrir a força e a beleza da fé, para aprofundar os seus conteúdos e para testemunhá-la na vida de cada dia", explica.

 = = = = = =  

Dias Importantes na Liturgia / Mês de Janeiro

Dia 1°- Domingo - Maria Mãe de Deus - Solenidade.
Dia 06 - 1ª Sexta-feira do Mês - Missa Votiva Sagrado Coração de Jesus - Apostolado da Oração.
Dia 08 - Domingo - Efifania do Senhor - Solenidade
Dia 09 - 2ª Feira - Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo - Festa
Dia 15 - 2ºDomingo do Tempo Comum
Dia 22 - 3º Domingo d Tempo Comum
Dia 25 - 4ª Feira - Conversão de São Paulo.
Dia 29 - 4º Domingo do Tempo Comum

Fonte Pesquisa: Liturgia Diária/Mês de Janeiro/2012 - Paulus.

 + + + + + 


Santos do mês de Janeiro de 2012


1. Solenidade da Santa Mãe de
Deus,
Maria. Dia da Paz.Santo Odilon, abade
(†1049). Quinto abade de Cluny
(França), promoveu a paz por meio
de medidas como a Trégua de Deus.
Instituiu nos mosteiros da ordem
a comemoração dos Fiéis Defuntos.

2. Santos Basílio Magno (†379) e
Gregório Nazianzeno (†cerca de
389), Bispos e Doutores da Igreja.
São João, o Bom, Bispo (†cerca
de 660). Restabeleceu na cidade
de Milão a sede episcopal ambrosiana,
que fora transferida a Gênova
por causa da invasão lombarda.

3. Santíssimo Nome de Jesus.
São Teógenes, mártir (†320). Preso,
torturado e atirado ao mar em Parium
(atual Turquia), após negar-se a
prestar serviço militar por causa
de sua Fé Cristã.

4. Beato Manuel González García,
Bispo (†1940). Conhecido como
O apóstolo dos Sacrários Abandonados,
promoveu a devoção à Sagrada
Eucaristia nas dioceses de Málaga e
de Palência, Espanha. Fundou a
Congregação das Irmãs Missionárias
Eucarísticas de Nazaré.

5. São João Nepomuceno Neumann,
Bispo (†1860). Religioso redentorista,
Bispo de Filadélfia (EUA). Empenhou-se
em dar assistência aos imigrantes
pobres e formação cristã às crianças.

6. Santa Rafaela Maria do Sagrado
Coração
, virgem (†1925). Fundou
a Congregação das Escravas do
Sagrado Coração de Jesus, em
Córdoba, Espanha. Vítima de
incompreensões, foi destituída
do cargo de Superiora e passou
32 anos como simples irmã, sem
ressentimentos, rezando pelo
desenvolvimento da Congregação.

7. São Raimundo de Penyafort,
presbítero (†1275). São Canuto
Lavard
, mártir (†1137). Duque de
Schleswig (Dinamarca), regeu com
justiça e prudência seu principado
e favoreceu o culto. Morreu
assassinado.

8. Epifania do Senhor (no Brasil,
transferida do dia 6). São Severino,
presbítero e monge (†cerca de 482).
Reorganizou a região da Nórica
(atual Áustria), devastada pelos
hunos. Reformou os costumes,
converteu infiéis, fundou mosteiros
e deu instrução religiosa aos que
necessitavam.

9. Batismo do Senhor. Beata Maria
Teresa de Jesus le Clerc
, virgem
(†1622). Fundou em Nancy (França),
junto com São Pedro Fourier, a
Congregação das Cônegas
Regulares de Nossa Senhora.

10. Beato Gregório X, Papa (†1276).
Lutou incansavelmente para restaurar
a unidade da Igreja e aplacar as
divergências entre os príncipes
cristãos.

11. Beato William Carter, mártir
(†1584). Leigo católico que, por
ter impresso em sua gráfica um
tratado sobre o cisma, foi preso,
torturado, enforcado e esquartejado
em Londres, no reinado de Elizabeth I.

12. Santa Margarida Bourgeoys, virgem
(†1700). Missionária francesa no Canadá.
Fundou em Quebec a Congregação das
Irmãs de Nossa Senhora.

13. Santo Hilário de Poitiers, Bispo
e Doutor da Igreja (†367). São Pedro
de Capitolias
, presbítero e mártir
(†713). Por ter pregado a Fé Cristã
na região de Capitolias (Síria), o
governador sarraceno mandou
cortar-lhe a língua, as mãos e
os pés. Foi, por fim, crucificado.

14. Beato Odorico de Pordenone,
presbítero (†1331). Missionário
franciscano, percorreu durante
33 anos vários países do Extremo
Oriente, conquistando incontáveis
almas para Cristo.

15. II Domingo do Tempo Comum.
Santo Arnaldo Janssen, presbítero
(†1909). Sacerdote alemão que se
destacou por sua devoção ao
Sagrado Coração de Jesus e ardor
missionário. Fundou três
Congregações: Sociedade do
Verbo Divino, Missionárias Servas

Fonte De Pesquisa: Arautos do Evangelho.

do Espírito Santo e Servas do
Espírito Santo da Adoração Perpétua.

16. Santo Honorato de Arles, Bispo
(†429). Fundou o célebre Mosteiro
de Lérins (França). Eleito Bispo de
Arles, faleceu após três anos de
extenuante atividade pastoral.

17. Santo Antão, abade (†356).
Beato Gamelberto, presbítero
(†cerca de 802). Jovem rico, ordenado
sacerdote, conciliou o ministério
pastoral com a vida eremítica.
Vendo aproximar-se a morte, deu
todos os seus bens para fundar
o mosteiro de Metten, Alemanha.

18. Beata Beatriz de Este, religiosa
(†cerca de 1262). Após a morte
do marido, retirou-se ao mosteiro
beneditino de Santo Estêvão, fundado
por ela mesma, em Ferrara, Itália.

19. Beato Marcelo Spínola y Maestre,
Bispo (†1906). Arcebispo de Sevilha,
Espanha, demonstrou ardente zelo
pela santificação das almas, nas
pregações, no  confessionário e na
direção espiritual. Insigne apóstolo
da caridade.

20. São Fabiano, Papa e mártir (†250).
São Sebastião
, mártir (†séc. IV). Santo
Ascla
, mártir (†séc. IV). Foi  submetido
a cruéis torturas e, por fim,  jogado no
Rio Nilo, em Antinoópolis,  Egito.

21. Santa Inês, virgem e mártir
(†séc. III/IV). Beatos Eduardo
Stransham e Nicolau Wheeler
,
presbíteros e mártires (†1586).
Decapitados em Londres, Inglaterra,
por serem sacerdotes.

22. III Domingo do Tempo Comum.
São Vicente, diácono e mártir
(†304). Beata Laura Vicuña, virgem
(†1904). Jovem chilena educada
pelas salesianas na Argentina.
De sólida Fé e ardente piedade,
suportou grandes sofrimentos
morais e faleceu aos 13 anos,
após oferecer-se como vítima pela
conversão de sua mãe.

23. Santo André Chong Hwa-gyong,
mártir (†1840). Catequista torturado
e estrangulado na prisão, durante a
perseguição na Coreia.

24. São Francisco de Sales, Bispo e
Doutor da Igreja (†1622). Beata Paula
Gambara Costa, viúva (†1515).
Terciária franciscana de Binaco,
Itália, suportou com paciência a
violência de seu esposo, levando-o
à conversão.

25. Conversão de São Paulo, Apóstolo.
Beato Henrique Suso, presbítero
(†1366). Sacerdote dominicano
alemão, insigne pregador do Santíssimo
Nome de Jesus. Suportou pacientemente
numerosas dificuldades e doenças.

26. São Timóteo e São Tito, Bispos.
Santo Alberico de Cister, abade (†1109).
Um dos fundadores do Mosteiro de
Cister, na França.

27. Santa Ângela de Meríci, virgem
(†1540). Beato Jorge Matulaitis, Bispo
(†1927). Bispo de Vilna (Lituânia),
nomeado Núncio Apostólico nesse
país. Fundou a Congregação dos
Clérigos Marianos e a das Irmãs
Pobres da Imaculada Conceição.

28. São Tomás de Aquino, presbítero
e Doutor da Igreja (†1274). Beata
Olímpia Bidà
, virgem (†1952).
Religiosa ucraniana da Congregação
das Irmãs de São José, enviada para
um campo de concentração na Sibéria,
onde suportou toda espécie de
sofrimentos por amor a Cristo.

29. IV Domingo do Tempo Comum.
São Sulpício Severo, Bispo (†591).
São Gregório de Tours elogiou sua
sabedoria, zelo pastoral e empenho
em restaurar a disciplina  na diocese
de Bourges, França.

30. Beata Carmela García Moyón,
mártir (†1937). Catequista queimada
viva em Torrent durante a perseguição
religiosa na Espanha.

31. São João Bosco, presbítero (†1888).
Santo Eusébio, religioso (†884). Monge
irlandês do mosteiro beneditino de São
Galo, na Suíça, retirou-se para o Monte
São Vítor de Voralberg, Áustria, onde
viveu 30 anos como eremita.



  = = = = = = = = = = = = = =



FERIADOS - ANO 2012


Data
Dia da Semana
Feriado
01/01/2012
Domingo
Confraternização Universal
20/02/2012
Segunda-Feira
Carnaval
21/02/2012
Terça-Feira
Carnaval
06/04/2012
Sexta-Feira
Paixão de Cristo
21/04/2012
Sábado
Tiradentes
01/05/2012
Terça-Feira
Dia do Trabalho
07/06/2012
Quinta-Feira
07/09/2012
Sexta-Feira
Independência do Brasil
12/10/2012
Sexta-Feira
Nossa Sra. Aparecida - Padroeira do Brasil
02/11/2012
Sexta-Feira
Finados
15/11/2012
Quinta-Feira
Proclamação da República
25/12/2012
Terça-Feira
Natal

= = = = = = = = = = = = =

Datas Comemorativas - Brasil escola




As datas comemorativas, ao longo dos tempos, se tornaram um marco da educação do Brasil. Isso aconteceu devido aos interesses implantados pelo comércio, através de anúncios televisivos que atraem o público, mostrando a importância das mesmas.


Porém, algumas datas não são significativas dentro da escola. Além do mais, seria impossível trabalhar com todas, já que em um mesmo dia comemoram-se diversos acontecimentos.

Essa prática, embora valorizada pela sociedade, não é de relevante importância dentro das instituições, pois prejudica o andamento dos projetos, dos conteúdos que devem ser abordados, onde o professor tem que dispor de grande parte do tempo das aulas para conversar sobre assuntos que não trazem tanto interesse para as crianças e adolescentes bem como não acrescentam muito ao seu potencial cognitivo.


A sociedade tem parte de culpa por isso acontecer, pois muitos pais ainda cobram que a criança se vista de índio, de soldado com chapéu e espada ou que leve a bandeirinha do Brasil para casa no dia da independência. Quando a escola não adota essas práticas, criticam o trabalho desenvolvido porque viram o filho do vizinho caracterizado por uma data comemorativa.


É interessante ressaltar que os pais, quando conhecem uma instituição, devem questionar sobre as práticas adotadas pela mesma, como a proposta pedagógica, as teorias adotadas e principalmente, se isso vai ao encontro do que lhes agrada, com o tipo de educação que acreditam ser o melhor para seus filhos.


Normalmente, as escolas que adotam as datas comemorativas em seus currículos são de caráter tradicional, como o modelo antigo de educação. Aquelas que adotam as práticas construtivistas e sociointeracionistas trabalham com projetos de aprendizagem, não valorizando esses modelos, mas constituindo em seu calendário anual apenas as mais importantes como dia do livro, dia do meio ambiente, páscoa, festa da família, festa junina, dia das crianças e natal.

Projetos escolares abrem espaço para pensar e refletir

Dentro da proposta pedagógica adotada, acreditam que existem outras necessidades fundamentais no cotidiano escolar, que ajudam na formação de cidadãos críticos, ativos, participativos, integrados ao meio social em que vivem. Através de projetos, ajudam os alunos a refletirem sobre vivências e experiências, dando a oportunidade de aprenderem conceitos que possam levar por toda a vida, como conviver em harmonia, respeitar o próximo, aprender trabalhar em grupo, ser criativo, ter uma linguagem bem desenvolvida, constituir uma leitura de mundo de forma inteligente e que lhe abra novas perspectivas, ser perceptivo aos fatores críticos, dentre outros.


Assim, estas instituições com visão mais contemporânea do aprendizado faz com que a educação sirva de instrumento de formação humana e deixa de servir como ferramenta para moldar crianças e jovens consumistas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Veja Mais!
Tarefa de Casa

Ajude seu filho a ser responsável
-----------------------------------------------

JANEIRO - 2012

1 Dia da Confraternização Universal
1 Dia Mundial da Paz
2 Dia da Abreugrafia
5 Criação da 1ª Tipografia no Brasil
6 Dia de Reis
6 Dia da Gratidão
7 Dia da Liberdade de Cultos
8 Dia do Fotógrafo
9 Dia do Fico (1822)
9 Dia do Astronauta
14 Dia do Enfermo
15 Dia dos Adultos
15 Dia Mundial do Compositor
20 Dia do Farmacêutico
20 Dia do Brinde
20 Dia do Museu de Arte Moderna do RJ
21 Dia Mundial da Religião
24 Dia do Aposentado
24 Dia da Previdência Social
24 Dia da Constituição
24 Instituição do Casamento civil no Brasil
25 Dia do Carteiro
25 Fundação de São Paulo
25 Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil  (11/maio  Integração do Telégrafo no Brasil )
27 Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
28 Dia da Abertura dos Portos (1808)
29 Dia do Jornalista
30 Dia da Saudade
30 Dia do Portuário
30 Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
30 Dia da Não violência
31 Dia Mundial do Mágico
31 Dia do lançamento do 1º Satélite  EUA (1958)


Nenhum comentário: