Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 25 de fevereiro de 2012

CONTAGEM REGRESSIVA: Aracoiaba vai receber hoje, a CRUZ da Jornada Mundial da Juventude no dia 02 de Março. Vamos fazer uma grande FESTA, povo de minha terra natal!!!

 
Contagem Regressiva!

Povo Cristão Católico de Aracoiaba e da Região do Maciço de Baturité!!!

HOJE, dia 02 de Março, a cidade de Aracoiaba-CE., receberá a CRUZ PEREGRINA, a CRUZ DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE.

PROGRAMAÇÃO:
16h – Concentração e Acolhida da Cruz Peregrina na Praça da Concórdia.
- Recitação do Terço da Misericórdia.
– Caminhada com a CRUZ para a Praça da Matriz.
- Celebração da Santa Missa – Campal – ao lado da Igreja Matriz.

 ----------------------------------- 
------------------------------------

 Novidade URGENTE, povo de Deus em Aracoiaba!!!
Atenção, jovens de minha terra natal!!!

Aracoiaba vai receber a Cruz da Jornada Mundial da Juventude

Dia 02 de Março, a partir das 16h na Igreja-Matriz. 


A paróquia de Aracoiaba recebeu uma grande graça: A Cruz Peregrina vai passar por aqui. A cruz da JMJ ficou conhecida por diversos nomes: Cruz do Ano Santo, Cruz do Jubileu, Cruz da JMJ, Cruz Peregrina, e muitos a chamam de Cruz dos Jovens porque ela foi entregue pelo Papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo.
Estas foram as palavras do Papa naquela ocasião: “Meus queridos jovens, na conclusão do Ano Santo, eu confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Carreguem-na pelo mundo como um símbolo do amor de Cristo pela humanidade, e anunciem a todos que somente na morte e ressurreição de Cristo podemos encontrar a salvação e a redenção” (Sua Santidade João Paulo II, Roma, 22 de abril de 2004).
Os jovens acolheram o desejo do Santo Padre. Desde 1984, a cruz da JMJ peregrinou pelo mundo. Agora é a vez de Aracoiaba receber essa grande bênção. Vamos acolher a Cruz Peregrina com uma grande festa da Paróquia de Aracoiaba e das paróquias vizinhas. Participe!!!

Campanha da Fraternidade - 2012 


A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.
Neste ano, o tema da Campanha é: 
"Fraternidade e saúde pública"
e lema:  
"Que a saúde se difunda sobre a terra" (cf.Eclo 38.8)
----------------------------------------------------- 
------------------------------------------- 
---------------------------  

Campanha da Fraternidade 2012 será lançada oficialmente pela CNBB

Nicole Melhado
Da Redação, com colaboração de Kelen Galvan


Divulgação / CNBB
A 49ª edição da Campanha da Fraternidade destaca a saúde pública e suas variantes
O lançamento Oficial da Campanha da Fraternidade 2012 será feito na sede da CNBB em Brasília, nesta quarta-feira, 22 (Quarta-feira de Cinzas), às 14h.

Esta 49ª edição destaca a saúde pública e suas variantes, com o tema “Fraternidade e Saúde Pública”, e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra” (cf. Eclo 38,8).

Segundo a CNBB, a CF de 2012 refletirá o cenário da saúde no Brasil, conscientizando o Governo da precariedade dos hospitais e mobilizando a sociedade civil para reivindicar melhorias.

O ministro da saúde, Alexandre Padilha, agentes da pastoral da saúde e profissionais da saúde estarão presentes no lançamento que será feito pelo secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Na quarta-feira, será apresentado um vídeo breve sobre a Campanha e ainda a prestação de contas da Campanha da Fraternidade de 2011 mostrando onde foram aplicados os recursos recolhidos.

“Nós pedimos que os projetos fomentem ações transformadoras segundo o tema da Campanha. Neste ano, queremos dar voz ao povo que tem tido muita dificuldade no atendimento na saúde pública”, explica o secretário-executivo da CF, padre Luis Carlos Dias.

Além de um atendimento de saúde mais humanizado e melhor atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS) a Campanha deste ano quer chamar a atenção da população para a adoção de hábitos de vida mais saudáveis e ainda valorizar os agentes das pastorais da saúde que com dedicação trabalham voluntariamente.

“Esperamos que a Campanha fomente o espírito fraterno para com as pessoas doentes e idosos, pensando que o Brasil está num processo de transição demográfica onde a população está envelhecimento”, salienta o secretário.

Nas diversas dioceses do Brasil, o lançamento será feito a partir da quarta-feira até o domingo, 26. O texto de apresentação da CF 2012 e outros materiais referentes à Campanha estão disponíveis no site da CNBB.
Como começou a Campanha da Fraternidade?

  Em 1961, três padres responsáveis pela Cáritas Brasileira idealizaram uma campanha para arrecadar fundos para as atividades assistenciais e promocionais da instituição e torná-la autônoma financeiramente. A atividade foi chamada Campanha da Fraternidade e realizada pela primeira vez na quaresma de 1962, em Natal-RN, com adesão de outras três Dioceses e apoio financeiro dos Bispos norte-americanos. No ano seguinte, 16 Dioceses do Nordeste realizaram a campanha. Não teve êxito financeiro, mas foi o embrião de um projeto anual dos Organismos Nacionais da CNBB e das Igrejas Particulares no Brasil, realizado à luz e na perspectiva das Diretrizes Gerais da Ação Pastoral (Evangelizadora) da Igreja em nosso País.
        Este projeto se tornou nacional no dia 26 de dezembro de 1963, com uma resolução do Concílio Vaticano II, a maior e mais importante reunião da igreja católica. O projeto realizou-se pela primeira vez na quaresma de 1964. Ao longo de quatro anos seguidos, por um período extenso em cada um, os Bispos ficaram hospedados na mesma casa, em Roma, participando das sessões do Concílio e de diversos momentos de reunião, estudo, troca de experiências. Nesse contexto, nasceu e cresceu a Campanha da Fraternidade.
Qual é a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma?
      
  A Campanha da Fraternidade é um instrumento para desenvolver o espírito quaresmal de conversão e renovação interior a partir da realização da ação comunitária, que para os católicos, é a verdadeira penitência que Deus quer em preparação da Páscoa. Ela ajuda na tarefa de colocar em prática a caridade e ajuda ao próximo. É um modo criativo de concretizar o exercício pastoral de conjunto, visando a transformação das injustiças sociais.
        Desta forma, a Campanha da Fraternidade é maneira que a Igreja no Brasil celebra a quaresma em preparação à Páscoa. Ela dá ao tempo quaresmal uma dimensão histórica, humana, encarnada e principalmente comprometida com as questões específicas de nosso povo, como atividade essencial ligada à Páscoa do Senhor.
 ----------------------------------------------------------
-----------------------------------------
-----------------------

Quaresma: penitência ou regime?

Foto: rakratchada torsap/freedigitalphotos.net


Qual a diferença? Durante a Quaresma a Igreja nos propõe um momento de reflexão. É o tempo para oferecermos algo que nos é importante como um sacrifício para que nos tornemos melhores cristãos. O que decidirmos oferecer deverá fazer com que, após esse tempo, tenhamos nos tornado melhores.

Muitas pessoas, durante esse período, decidem não comer chocolate durante 40 dias como uma forma de “penitência” e no Domingo de Páscoa quase morrem de indigestão de tantos ovos de chocolate que consomem. Muitos dizem aproveitar essa época para fazer um “regime”, pois somente assim conseguem ficar longe dessa tentação [chocolate].

Mas vamos refletir melhor sobre qual o sentido da penitência quaresmal: fazer com que, depois desse período de abstinência, tenha ocorrido alguma mudança no seu interior. De que adianta ficar 40 dias sem comer um alimento se depois ele for consumido em dobro? O que mudou em você? Apenas a contagem regressiva para chegar ao Domingo de Páscoa e poder comer os famosos ovos de Páscoa, certo? Que tal mudarmos o foco da penitência e fazer com que uma mudança de comportamento alimentar, durante a Quaresma, traga não apenas benefícios para nossa saúde física como também para a psíquica e espiritual?

Todos sabem que durante esse tempo, às sextas-feiras, devemos comer peixe, mas você já pensou em aumentar o consumo desse tipo de proteína como uma forma de penitência? Que tal colocá-lo no cardápio da família pelo menos 3 vezes durante a semana? Incrível como nos esquecemos de comer esse tipo de carne. Todas as vezes em que pergunto aos meus pacientes se eles comem carne de peixe eles respondem que até gostam, mas não têm o hábito de consumir esse alimento mais vezes na semana. Pois aqui está uma ótima oportunidade para uma mudança de comportamento alimentar e você vai notar que, após o tempo quaresmal, sentirá falta dessa importante fonte de proteína e a incluirá mais vezes no cardápio de sua casa.

Foto: Arquivo pessoal

Dra. Gisela Savioli
Nutricionista clínica, escritora
Apresentadora do programa “Mais saúde” na TV Canção Nova
Blog Mais Saúde 
------------------------------------------------------------------------------------------------- 
MAIS ABAIXO VOCÊ VERÁ OUTROS ASSUNTOS DA CF.

Hoje, Quarta-feira de Cinzas, você vai saber: O significado das Cinzas / Bênçao e Imposição das Cinzas no início da Quaresma / O que quer dizer Quaresma / Qual o significado destes 40 dias? / O que os cristãos devem fazer no tempo de Quaresma? / Ainda é costume jejuar durante este tempo? / O que é a Campanha da Fraternidade? / Como começou a Campanha da Fraternidade? / Qual a relação entre Campanha da Fraternidade e a Quaresma ? / Quais são os rituais e tradições associados com este tempo? Brevemente estaremos explicando Domingo de Ramos e os dias da Semana Santa. // / Veja nesta postagem as Leituras, o Salmo, o Evangelho e a Explicação do Evangelho nesta Quarta-Feira de Cinzas. / Boa pesquisa! Uma santa quaresma para todos nós!

Nenhum comentário: