Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sábado, 18 de fevereiro de 2012

Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Aracoiaba-CE., a Santa Missa da 4ª Feira de Cinzas, será celebrada às 7 horas da manhã. Sintam-se convidados! Uma Santa Quaresma para todos nós!!!

Atenção: Foi publicado hoje, dia 21/02/2012, o Resultado do Concurso Público Municipal de Aracoiaba-CE.

SITE - INEPAS
www.inepas.com.br

 --------------------------------------

Amanhã, 22 de fevereiro/2012.

 

 4ª FEIRA DE CINZAS, abertura da QUARESMA e da

Campanha da Fraternidade

 

 

 Na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Aracoiaba, a Santa Missa da 4ª Feira de Cinzas, será celebrada às 7 horas da manhã. Sintam-se convidados!

Uma Santa Quaresma para todos nós!!!

 

--------------------------------------------

Especial

Como está sua SAÚDE?

--------------------------------- 

Após o Carnaval este blog
fará uma cobertura com explanações sobre a "Quarta-feira de Cinzas "- "Quaresma" e a "Campanha da Fraternidade."
Um Carnaval de Alegria e Paz para todos!!!
-----------------------------------------------------

  Sete exageros do carnaval que detonam a sua saúde

Excessos durante a folia podem comprometer seu bem-estar e acabar com a sua festa


por Natalia do Vale 
 
Quem gosta de carnaval, em geral, aproveita os dias de folia até o último minuto. São noites sem dormir, alimentação inadequada, desgaste físico, gritos e muito barulho. Para enfrentar a maratona atrás do trio elétrico, nos blocos de rua, bailes e avenidas, os foliões cometem uma porção de exageros e não percebem que assim colocam a própria saúde em risco. "Tudo o que o nosso corpo perde em excesso, mesmo que seja em um determinado período, vai tentar repor depois. É uma resposta natural do organismo. Se você fica noites sem dormir, come pouco e se exercita muito, a tendência é que depois seu corpo peça nutrientes e descanso absoluto", explica o fisiologista da Unifesp, Paulo Zogaib.
  • Homem segurando copo de cerveja - Foto Getty Images
  • Homem com a mão atrás da orelha - Foto Getty Images
  • Mulher falando no megafone - Foto Getty Images
  • Amigos bebendo - Foto Getty Images
  • Mulher passando protetor solar - Foto Getty Images
  • Mulher sem os sapatos - Foto Getty Images
  • Mulher praticando exercícios - Foto Getty Images
1 de 7
Homem segurando copo de cerveja - Foto Getty Images
1. Ai que ressaca!
O consumo excessivo de álcool é a principal ameaça em dias de carnaval. O folião brinca, dança, transpira, come pouco e abusa das bebidas alcoólicas. O resultado da combinação, infelizmente pode ser embriaguez, acidentes, ressaca, coma alcoólico, entre outros perigos. O fisiologista explica que o álcool funciona como um depressor do sistema nervoso central e que por isso, tende a retardar reflexos e fazer o indivíduo perder os limites de si mesmo.

Outra combinação muito perigosa e típica do carnaval é a ingestão de álcool associado aos energéticos. Segundo Paulo Zogaib, a mistura leva a excessos de ingestão de ambas as substâncias. "O álcool é um depressor do sistema nervoso central, enquanto o energético é um estimulante, por isso, quando ingerimos álcool é preciso aumentar a dose de energéticos para se alcançar o efeito de euforia. Em geral, os energéticos quando consumidos em combinação com álcool provocam aumento da adrenalina, palpitações, suor e dependendo da quantidade ingerida, podem levar a desidratação".
------------------------------------------------------------------------

                                  ------------------------------------------------------------------                

Chulé: acabe com o mau cheiro nos pés

O mau cheiro é agravado pela transpiração em excesso e falta de higiene


Por Danilo Sala

Pra muita gente, é só tirar o sapato que vem aquele cheirinho inconveniente. O chulé é um problema que pode atingir qualquer pessoa, mas acabar com o mau cheiro pode ser possível com alguns cuidados simples e diários.

Quantas horas por dia você fica com sapatos fechados? Pois é, com tantos modelos de calçados, muita gente nem imagina o que pode estar acontecendo dentro deles. Esse tipo de ambiente, aliado à transpiração dos pés pode dar origem a uma situação bastante desagradável, a bromidrose nos pés, mais conhecida como chulé.

A dermatologista Isabel Martinez explica que o problema se desenvolve quando se tem facilitadores. Ou seja, pacientes que transpiram excessivamente pelos pés, seja por alterações endocrinológicas, problemas de saúde, ou que usam sapatos e meias que aumentam a umidade nos pés são mais suscetíveis.

Nossos pés, assim como o resto do corpo, produzem o suor, uma mistura que contém água e sais minerais. Ele, por si só não tem cheiro. Mas, algumas condições ideais, como o calor e a umidade acabam facilitando a proliferação de bactérias, provocando, assim, o odor tão inconveniente.

O quadro também pode ser agravado com a menopausa, problemas na tireoide, hiperidrose e com o estresse, já que todos eles podem aumentar a transpiração nos pés ou prejudicar a imunidade. Mas, se você não sofre de nenhum desses problemas, dar um pouco mais de atenção aos pés pode resolver. Isabel recomenda a higienização dos pés, secagem entre os dedos e que não se utilize sapatos sintéticos, ou de borracha.

Além de escolher melhor o tipo de calçado, outra medida importante é não repetir o mesmo todos os dias. Assim você deixa o sapato mais arejado e dificulta a presença das bactérias. Usar talco também pode ajudar bastante. Mas se você acha que já tentou de tudo e não conseguiu resolver, é melhor procurar um dermatologista, já que o mau cheiro pode indicar outros problemas mais sérios à saúde.

-------------------------------------------











Veja como prevenir o mau hálito

Determinados alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais provocam o problema


Por Colgate
5

Você tem mau hálito?

A maioria das pessoas não sabe que tem mau hálito, ou halitose, como dizem os dentistas. Alguns estudos mostram que o número de pessoas com mau hálito chega a 50% da população adulta (1). Estima-se que, só nos Estados Unidos, cerca de 60 milhões de pessoas sofrem de halitose crônica (2).

Entre as causas do mau hálito estão certos alimentos, condições de saúde e hábitos pessoais. Em muitos casos, uma higiene dentária apropriada pode resolver o problema. Se as técnicas simples de higiene bucal não derem resultado, é aconselhável que você consulte seu médico ou dentista para assegurar-se de que a causa do mau hálito não seja um problema mais sério. 
 
Mau hálito

Causa do mau hálito

O mau hálito pode ser causado por fatores externos e internos. Os fatores externos podem estar relacionados com o tipo de alimento que você come (como atum ou tacos) e os condimentos com que são preparados (como, por exemplo, alho, cebola e outros). Se achar que seu mau hálito é produzido pelos alimentos que você consome, faça uma lista do que você come para determinar se esta é a causa real. As pessoas que fumam ou ingerem bebidas alcoólicas também podem sofrer de mau hálito.

Entre os fatores internos estão aqueles ligados à higiene bucal, que podem afetar o corpo de forma sistêmica. A língua é um dos lugares nos quais as bactérias podem proliferar. A maioria das bactérias que causam o mau hálito produzem substâncias chamadas compostos sulfurados voláteis ou CSV. Os CSV causadores do mau hálito são representados, principalmente, pelo sulfeto de hidrogênio e o metil mercapatana. A maioria dessas bactérias acumulam-se na parte posterior da língua. 











Outras causas do mau hálito podem ser (3):

- Problemas dentários (má higiene bucal, gengivite e doenças periodontais);
- Próteses Totais (os alimentos e a placa bacteriana podem aderir a próteses totais);
- Boca ressecada (falta de fluxo salivar);
- Problemas na boca, nariz e garganta (infecções dos seios [maxilares/paranasais] e da garganta ou tonsilite críptica);
- Enfermidades sistêmicas (diabetes, infecção ou abscesso pulmonar, insuficiência renal/hepática, distúrbio gastrintestinal); - Pacientes em dietas regulares Por favor, consulte seu dentista para saber se você sofre de mau hálito e continue a usar creme dental antibacteriano com flúor, fio dental e limpador de língua.

Referências: 1. American Dental Association, Council on Scientific Affairs: Association report: Oral Malodor, J Am Dent Asso 134:209-214, 2003. 2. The American Breath Specialists. Causes and Treatment of Bad Breath. Reviewed information at www.breath-care.com 3. Bad Breath, Mayo Clinic, Reviewed information at www.mayoclinic.com. 
-------------------------------------------

Sete alimentos que ajudam a combater o mau hálito

Na impossibilidade de fazer a limpeza bucal, recorra a alguns truques

por Laura Tavares
 
Embora alguns alimentos, como alho e cebola, possam causar mau hálito, a razão mais comum para esse mal quando ele se torna frequente é a falta de higiene bucal, principalmente da língua. A dentista Michelle Davanço, especializada em estomatologia e profissional da Clínica Steticlin, conta que, muitas vezes, a halitose torna-se tão habitual que o portador nem a percebe mais. Nesse caso, fique atento ao alerta de colegas e procure um dentista. Mas, quando ela é resultado de um simples imprevisto que nos impede de escovar os dentes, você pode investir em alguns alimentos para deixar sua boca mais agradável. Confira:
  • Maçã - Foto Getty Images
  • Chá de boldo - Foto Getty Images
  • Gengibre - Foto Getty Images
  • Iogurte - Foto Getty Images
  • Limão - Foto Getty Images
  • Hortelã - Foto Getty Images
  • Água - Foto Getty Images
1 de 7
Maçã - Foto Getty Images
Maçã, cenoura e pepino

Quando comidos crus e com casca, a maçã, a cenoura e o pepino realizam uma espécie de raspagem dos dentes que complementa a ação de limpeza do fio dental. Dessa forma, impede o acúmulo de bactérias e livra de possíveis odores indesejados.

Para se ter noção de como é imediato o resultado dessa interação, experimente consumi-los quando sentir que os seus dentes estão um pouco ásperos, o que evidencia a formação da placa bacteriana. Após o consumo, passando a língua por eles novamente, você os sentirá lisinhos. Não é à toa que, como explica a dentista Michelle, esses alimentos são comumente chamados de "detergentes".
-------------------------------------------- 

Saiba diferenciar Alzheimer e envelhecimento

Esquecimentos, mudança brusca de humor e falta de iniciativa pedem atenção

por Minha Vida
 
O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que ataca o cérebro e provoca a perda das funções cognitivas, como memória, capacidade de orientação no tempo e/ou espaço e capacidade de planejamento. O problema se inicia com alterações na memória e avança progressivamente até a dependência total do paciente.

Porém, os sintomas do Alzheimer vão além do simples esquecimento do dia-a-dia. Portadores da doença têm dificuldade para se comunicar, aprender e raciocinar. Problemas impactam o trabalho e atividades sociais e familiares. Como a doença é difícil de diagnosticar, é fundamental que pessoas com mais de 60 anos procurem um médico para entender melhor os sintomas. O diagnóstico precoce é chave para uma melhor qualidade de vida e controle da doença.

A Alzheimer Association, nos Estados Unidos, desenvolveu um teste para ajudar a diferenciar sinais normais da idade com o mal de Alzheimer. Confira os sintomas:

  • barbante amarrado no dedo - Foto Getty Images
  • idosa cozinhando - Foto Getty Images
  • Idosa passeando na rua com um andador - Foto Getty Images
  • idosa com um escorredor de arroz na cabeça - Foto Getty Images
  • Senhor com cara de confuso - Foto Getty Images
  • sapatos guardados na geladeira - Foto Getty Images
  • idoso nervoso - Foto Getty Images
  • idoso sentado no sofá com uma caneca de café - Foto Getty Images
  • duas idosas convernsando - Foto Getty Images
1 de 9
barbante amarrado no dedo - Foto Getty Images
Perda de memória
Esquecer informações aprendidas recentemente é um dos primeiros sintomas da doença. Não se assuste, esquecer nomes e compromissos ocasionalmente é normal. Fique atento caso a pessoa comece a esquecer coisas com mais frequência e fique incapaz de relembrar o assunto posteriormente.
------------------------------------------- 

8 ideias para aliviar a dor de garganta

Sucos, chás e balas aliviam o incômodo causado por uma infecção ou inflamação

por Minha Vida
 
Quando a dor de garganta ataca, o desconforto é imediato. O problema pode ser decorrência de um processo inflamatório ou infeccioso e o ideal é consultar um médico para fazer o tratamento com antibióticos e analgésicos.

Há algumas alternativas práticas que também ajudam a amenizar a sensação ruim, mas que - vale lembrar - não servem para curar a irritação, e sim para amenizar por alguns minutos o incômodo. Saiba quais são:
  • Própolis
  • Gengibre
  • água
  • Chá de alho
  • Sucos cítricos
  • Maça
  • Menta
  • Gargarejo
1 de 8
Própolis

Própolis: também tem ação antibacteriana e anestésica. Ele tira a sensibilidade da região, deixando-a amortecida durante a ação da substância. A própolis para uso oral deve ser preparada sempre por laboratório e apresenta-se usualmente na forma de extratos, spray bucal, pastilhas, balas, suspensão, xaropes, comprimidos e em gotas. A substância jamais deve ser manipulada em casa.
---------------------------------------- 

10 maneiras de prevenir e controlar a hipertensão

Novos dados indicam que a doença atinge 23,3% dos brasileiros

por Minha Vida
 
Nesse Dia Nacional da Hipertensão, o Ministério da Saúde divulgou novos números sobre a doença: quase um quarto da população brasileira é hipertensa (23,3%). Esse dado diminuiu em relação ao ano passado (24,4%), mais ainda representa um aumento se comparado aos últimos cinco anos, já que em 2006 a proporção era de 21,6%.

A pesquisa, feita com 54.339 adultos, faz parte da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) e revela que o diagnóstico de hipertensão é maior em mulheres - 25,5% - do que em homens - 20,7%. A prevalência da doença também aumenta com a idade, afetando mais de 50% das pessoas com 55 anos ou mais.

A hipertensão, conhecida como pressão alta, é uma doença crônica que não tem cura, mas pode ser controlada. "Normalmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90mmHg é diagnosticado como hipertenso. Além disso, o paciente tem de permanecer com a pressão mais alta do que o normal", explica o cardiologista Enéas Rocco. Essa doença pode desencadear males que envolvem o sistema circulatório, desde um infarto até um derrame cerebral. Entretanto, há hábitos de vida que implicam em pequenas mudanças que estão totalmente ao alcance e podem blindar seu organismo. Confira 10 dicas para afastar essa doença silenciosa.
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
  • Pressão arterial - Foto: Getty Images
1 de 10
Pressão arterial - Foto: Getty Images
Um hábito prático e saudável: para afastar o perigo da hipertensão, aposte nas caminhadas. Uma pesquisa da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, comprovou que a caminhada reduz a pressão arterial na primeira hora e, o que é melhor ainda, essa queda se mantém nas 24 horas subsequentes. Atividades físicas regulares, principalmente as aeróbias, contribuem para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Só tome cuidado com os exageros: antes de começar qualquer treino, procure um especialista e faça uma avaliação geral.
 ----------------------------------------------------------------- 


Hepatite B pode não apresentar sintomas, mas causar câncer no fígado

Rede SUS adota teste rápido para identificar este tipo da doença

por Minha Vida
 
A hepatite B é uma infecção nas células do fígado causada por um vírus. Ela é transmitida através do contato com sangue ou fluidos corporais de alguém infectado. O vírus da hepatite é bastante resistente, podendo sobreviver sete dias em ambiente externo. A doença é misteriosa: é possível ter hepatite B e não saber. Se você não apresentar nenhum sintoma, vai achar que está apenas gripado. Enquanto isso, o vírus vai inflamando seu fígado e você pode ser um transmissor da doença sem saber.

A partir de agosto de 2011, a rede SUS (Sistema Único de Saúde) passará a oferecer testes rápidos para detectar as hepatites B e C. Os resultados devem ficar prontos em meia hora e, em caso positivo, os pacientes devem ser encaminhados para acompanhamento médico.

A princípio, os testes serão oferecidos nos CTAs (Centros de Testagem e Aconselhamento) - centros especializados em diagnosticar e prevenir DSTs, onde é possível fazer testes para sífilis, HIV e, agora, hepatites B e C - de algumas capitais do país.

  • Hepatite - Foto: Getty Images
  • Hepatite - Foto: Getty Images
  • Hepatite - Foto: Getty Images
  • Hepatite - Foto: Getty Images
  • Hepatite - Foto: Getty Images
1 de 5
Hepatite - Foto: Getty Images
Contágio: a transmissão do vírus, que sobrevive até sete dias em ambiente externo, pode ocorrer pelo sangue, sêmen ou fluidos vaginais (inclusive pelo sangue da menstruação). Assim, os meios de transmissão podem ser as transfusões de sangue, agulhas contaminadas, instrumentos cirúrgicos e odontológicos, relação sexual ou ser transmitido para o bebê, após o parto (a amamentação não apresenta riscos). 
------------------------------------------------

Sete problemas causados pelo uso de roupas apertadas

Solte seu corpo e previna-se de varizes, dores nas costas e até má digestão


por Minha Vida
 
Você vira de costas e olha o bumbum no espelho: perfeito, sem nenhuma sobra de tecido. Nas pernas, a mesma coisa, coxas e penas desenhadas dentro da sua calça jeans. Com ou sem strecht, o modelo ideal deve se ajustar perfeitamente ao corpo, como tivesse sido costurado nele. A vaidade, no entanto, pode custar mais caro do que você imagina.

Varizes, dificuldades de digestão, cansaço fora do normal e problemas ligados aos órgãos sexuais são alguns dos riscos que você corre ao privilegiar as peças justas no guarda-roupa. Atente-se às dicas do dermatologista Gilvan Alves, de Brasília, da nutricionista do Minha Vida Karina Gallerani, do ginecologista Odair Albano, do Hospital Maternidade de Campinas, e do angiologista Augustus César de Araújo, de Brasília..
  • mulher em cima da cama tentando vestir uma calça jeans - Foto Getty Images
  • mulher passando as mãos nas pernas - Foto Getty Images
  • mulher apertando a própria coxa - Foto Getty Images
  • mulher desconcentrada no trabalho - Foto Getty Images
  • homem com dor nas costas - Foto Getty Images
  • mulher com dor de estômago - Foto Getty Images
  • casal deitado na cama de costas um para o outro - Foto Getty Images
1 de 7
mulher em cima da cama tentando vestir uma calça jeans - Foto Getty Images
Circulação sob risco
As roupas apertadas podem dificultar o retorno do sangue venoso, que passa muito tempo nos membros inferiores. Essas roupas geram compressões, ao longo da perna e na região abdominal, sem uma graduação adequada.
--------------------------------------------------- 
 

Dengue: conheça maneiras simples de prevenir

O surto está ficando mais grave, mas prevenção está ao seu alcance

por Minha Vida
 
O verão costuma ser o período mais crítico para os surtos de dengue. O calor e o período de chuvas favorecem a transmissão da doença pelos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus. Principalmente nessa fase do ano, não dá para descuidar das pequenas atitudes que podem afastar de perto a doença, afinal a dengue mata.

Os principais sintomas da dengue são febre aguda que se caracteriza por um início repentino, permanecendo por cinco a sete dias. O paciente apresenta dor de cabeça intensa, dores nas articulações e dores musculares, seguidas de erupções cutâneas três a quatro dias depois. A seguir, veja como prevenir a reprodução do mosquito transmissor:
  • Garrafa - Foto: Getty Images
  • Planta - Foto: getty Images
  • Calha - Foto: Getty Images
  • Lixo - Foto: Getty Images
  • Ralo - Foto: Getty Images
1 de 5
Garrafa - Foto: Getty Images
Evite o acúmulo de água em embalagens vazias como garrafas e latas. O mosquito da dengue põe seus ovos em locais com água parada. Além disso, deixar depósitos como garrafas no seu quintal pode fazer com que, em dias de chuva, a água se acumule nesses locais e o mosquito comece a se criar.
-----------------------------------------------------

13 alimentos que controlam o colesterol alto

Esta turma equilibra as taxas e mantém longe as doenças do coração

por Minha Vida
 
A dupla hábitos alimentares saudáveis e prática regular de exercícios físicos é capaz de manter as taxas de colesterol bom (HDL) e ruim (LDL) em perfeito equilíbrio, afastando de perto o risco de infarto e derrame cerebral, além de outras doenças como o Mal de Alzheimer. Quem sofre com o problema sabe bem que a solução para este mal não está nas pílulas. Nem que você siga à risca os horários e as doses dos remédios, sem controlar a alimentação, as taxas de colesterol jamais entram nos eixos. Mas o contrário até pode acontecer: há quem aprenda a montar pratos saudáveis e, desta forma, passe longe da farmácia. A seguir, confira a lista de alimentos, para encampar uma batalha contra o colesterol alto e sair vencedor (sem, é claro, abrir mão de comer bem).

  • Salmão
  • Aveia
  •  Oleaginosas
  • Chocolate amargo
  • azeite
  • Alcachofra
  • Laranja:
  •  Vinho
  • Pão de linhaça
  • Canela
  • Soja
  • Açaí
  • Chá
1 de 13
Salmão

Peixes: Eles são excelente fonte de ácido graxo ômega 3, um tipo de gordura boa, do tipo insaturada, encontrada nos peixes de água fria, como salmão, atum e truta. "A gordura insaturada ajuda na redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol total do sangue; reduz o risco de formação de coágulos, além de tornar o sangue mais fluido; sendo, portanto, importante aliada na prevenção das doenças cardiovasculares", explica nutricionista da Unifesp Ana Maria Figueiredo Ramos.
----------------------------------------- 
Carnaval e Quaresma
                                                                                                Dom Demétrio Valentini
Bispo de Jales (SP) e Presidente da Cáritas Brasileira
Estes são dias de carnaval. Ele ocupa o final de semana, mas também o início da outra. Na verdade, o calendário assinala a terça-feira como seu limite. Mas já faz tempo que o carnaval ampliou seu espaço.
A antecipação do carnaval não causa tanto problema. Mas quando ele se prolonga além da terça-feira, então sim, se cria o impasse. A razão é evidente. De quarta-feira em diante, o espaço é destinado à quaresma. E se ela é invadida pelo carnaval, ele próprio começa a se desfigurar. Pois ele nasceu para servi de alerta quando o tempo da quaresma está chegando. E se ele próprio desrespeita este tempo, acaba perdendo sua fisionomia própria.
Sempre é bom recuperar as intenções originais das tradições que se firmam em nossa cultura. Pois nelas redescobrimos o sentido verdadeiro dos eventos tradicionais.
Pois bem, a história comprova com suficiente clareza que o carnaval foi suscitado pela própria quaresma. Foi a expectativa da quaresma despertou uma celebração secundária, que tomava sentido e recebia data a partir da quaresma.
Por isto, a contagem do carnaval é regressiva. Vamos "descontando” os dias que faltam para a quaresma.
Ao passo que a contagem da quaresma é progressiva, vamos "contando” os quarenta dias até entrarmos na Semana Santa.
Nesta perspectiva, havia uma estreita integração, entre carnaval e quaresma. A expectativa da quaresma, na medida de sua intensidade, justificava uma intensa celebração, feita em vista de entrar no tempo ansiosamente aguardado.
É fácil, então, compreender que na medida em que o carnaval foi se dissociando de sua intenção original, foi adquirindo outra identidade. Mesmo que no calendário as duas efemérides continuem próximas, elas foram se afastando progressivamente na sua índole e na sua fisionomia cultural.
Assim, o carnaval assumiu identidade própria, sem depender da quaresma. É preciso dar-se conta disto, para avaliar hoje a realidade do carnaval. Com a quaresma, ele só tem em comum a proximidade no calendário.
Mas sempre é possível reatar as referências entre as duas celebrações. Ainda mais agora, com um número mais extenso dos dias do carnaval, podemos colocar estes dias a serviço de uma boa programação, onde inclusive antecipar os apelos que a quaresma continua nos fazendo.
A recomendação da Sabedoria nos dá uma boa receita para estes dias: "É na oração e nos descanso que está a vossa força”.
Se olharmos não só a quaresma que vem chegando, mas o ano todo que temos pela frente, bendito o carnaval, se ele nos proporciona refazer nossas forças pela oração e o descanso, para enfrentar os compromissos e os desafios, que este ano de 2012 nos apresenta.
Na diocese, fizemos nossa reunião de reinício das atividades pastorais. Em nossos planos, entrou a quaresma, que vem sempre acompanhada da Campanha da Fraternidade. Mas entraram na agenda também os dias de carnaval. Garantindo que as celebrações aconteçam neste final de semana. Mas também programando estes dias para que nos proporcionem novas energias pelo descanso, pela oração e pela alegria do convívio fraterno. Nesta perspectiva, que venha o carnaval, que compareça a quaresma, e que 2012 seja, de fato, um "ano da graça do Senhor”!

Nenhum comentário: