Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



domingo, 5 de fevereiro de 2012

Mais novidades:Carnaval e Quaresma / 35 Anos - Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba!11 DE FEVEREIRO,DIA DE NOSSA SENHORA DE LOURDES / / 11 de Fevereiro, Aniversário de minha mana, Lúcia Paz. / O cotidiano da Língua Portuguesa /Dorothy Stang continua viva, símbolo de luta e resistência / O Papa Bento XVI, em sua Audiência de Quarta-feira,nos diz:A Oração de Jesus - na Cruz - não é o grito de um desesperado / 2ª Parte: Diante do nosso grito de dor, Deus está sempre presente. / Outras novidades como: Parte de Notícias e a Parte de Formação, com assuntos concernentes ao social e ao religioso. / Logomarca da JMJ brasileira é lançada oficialmente.


-------------------------------------------- 
Duas matérias importantes:

- 35 Anos - Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba!
- Restauração da pintura daNossa Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição
-------------------------------
 1ª Matéria:
35 Anos - Bênção da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes em Aracoiaba!
Obrigado, Irmã Ignês!
Obrigado, Irmãs Josefinas!

1977 – 2012
35 Anos
Esta gruta – construída ao lado do antigo Patronato Nossa Senhora de Lourdes - foi inaugurada  no ano de 1977.
Não sabemos ao certo o dia e o mês de sua inauguração, porém , achamos que a mesma fora inaugurada no dia 11 de fevereiro, dia que a Igreja comemora a memória de Nossa Senhora de Lourdes.
Naquela época a diretora do Patronato era a Irmã Ignês Farias, (in memoriam) religiosa Josefina.
A bênção da gruta fora oficiada pelo bispo auxiliar de Fortaleza, filho lnatural de Aracoiaba,Dom Raimundo de Castro e Silva (in memoriam). Estavam presentes naquela tarde inesquecível, além do bispo, o pároco Pe. Hugo Eduardo Furtado, Irmãs Josefinas, Prefeito Dr. Francisco Ary Ribeiro Teixeira, Sr. Castrinho e sua esposa D. Maria de Castro Falcão, Sr. Aristides de Castro (ex-prefeito de Aracoiaba), Dr. Salomão, várias autoridades, as Filhas de Maria, as Mães Critãs, a Banda de Música Municipal e o povo querido de nossa terra.
Esta gruta fora construída pelo Sr. José Leite do Nascimento(in memoriam) , casado com Nazaré Leite e irmão da Srta. Geraldina Leite do Nascimento.
As pedras da gruta foram transportadas da localidade da Pedra Aguda – Aracoiaba, numa caçamba pertencente ao DAER  , dirigido pelo Sr. Filemom Bento de Almeida.
As queridas Irmãs Josefinas fizeram um grande trabalho de evangelização durante um longo período de 30 anos. A estas abnegáveis religiosas, mulheres guerreiras e heróicas, a gratidão e o reconhecimento do povo aracoiabense.
As religiosas Josefinas foram trazidas a Aracoiaba através do esforço e das orações do Pe. Domingos Vasconcelos (in memoriam).
Mais detalhes sobre a gruta e a vinda das Irmãs Josefinas a nossa cidade, vocês encontrarão no livro que está sendo escrito pelo prof.Lusmar Paz, cujo título  poderá ser “Centenário da Paróquia de N. Sra. da Conceição – Aracoiaba-Ce.
Preciso de novidades históricas sobre a nossa Paróquia. Conto com a ajuda dos paroquianos de minha terra natal.
Deus lhes pague!!!
Lusmar Paz
--------------------------------------------------------------
 2ª Matéria:

Parabéns, povo generoso de Aracoiaba!
Parabéns,Pe.Evando!


Nossa Igreja Matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, depois da restauração,ficou assim:

(Foto: http:// paroquiadearacoiaba.blogspot.com)

Depois de quase um mês de trabalho,  a Paróquia de Aracoiaba recebe um grande presente: a Igreja Matriz pintada e bonita. A pintura da Matriz é um claro sinal de que a partilha sustenta a Igreja de Cristo. Os recursos   para a execução da obra vieram exclusivamente da contribuição dos fiéis (dízimo e ofertas). Aos paroquianos o nosso muito obrigado. Em breve estaremos trabalhando na reforma do telhado. Continuamos contando com a generosidade de todos. (Pe. Evando: Pároco de Aracoiaba)
 

Fotos - Igreja à noite  (Lusmar Paz) - http://lusmarpazleite.blogspot.com 

O milagre da partilha aconteceu: Deus abençoou a dedicação e a generosidade dos seus filhos aracoiabenses, de maneira especial os dizimistas. Parabéns, povo de Deus!!! 
Avante, dizimistas! A fidelidade de vocês é digna de aplausos!
(Foto: http:// paroquiadearacoiaba.blogspot.com)

Quando o povo quer, esse mesmo povo consegue o que quer!Adágio popular? Não! É pura verdade mesmo. Deus ajuda, quando o povo se ajuda. Deus opera milagre, quando seus filhos colaboram na ação de Deus.
 
(Foto: http:// paroquiadearacoiaba.blogspot.com)

O milagre está aí a olho nu. Nossa Igreja-Matriz está linda. Linda porque nosso povo tem fé e vivenciou essa fé. Esse mesmo povo arregaçou as mangas,tornou-se solidário aos apelos do seu pároco e, confiando em Deus, fez-se  mais generoso ainda contribuindo com seu dízimo mensal.
 
Atenção,fotógrafos,é chegada a hora de preparar novas fotos com a nova pintura da nossa Casa-Mãe! Não percam tempo! Mãos à obra!
Um abração!
Lusmar Paz


Comentário feito - na íntegra - feito por Lusmar Paz no blog http://paroquiadearacoiaba.blogspot.com
Quando o povo quer, esse mesmo povo consegue o que quer!Adágio popular? Não! É pura verdade mesmo. Deus ajuda, quando o povo se ajuda. Deus opera milagre, quando seus filhos colaboram na ação de Deus.
O milagre está aí a olho nu. Nossa Igreja-Matriz está linda. Linda porque nosso povo tem fé e vivenciou essa fé. Esse mesmo povo arregaçou as mangas,tornou-se solidário aos apelos do seu pároco e, confiando em Deus, fez-se  mais generoso ainda contribuindo com seu dízimo mensal. O milagre da partilha aconteceu: Deus abençoou a dedicação e a generosidade dos seus filhos aracoiabenses, de maneira especial os dizimistas. Parabéns, povo de Deus!!! Avante, dizimistas! a fidelidade de vocês é digna de aplausos.
Atenção,fotógrafos,é chegada a hora de preparar novas fotos com a nova pintura da nossa Casa-Mãe! Não percam tempo! Mãos à obra!
Um abração!
Lusmar Paz
---------------- 

-----------------------------


11 de Fevereiro
Dia de Nossa Senhora de Lourdes
 Fonte de Pesquisa: Site Boletim Pe. Pelágio
  Hoje celebra-se mais um aniversário da aparição de Nossa Senhora em Lurdes, na França, em 1858. Entre os muitos milagres ocorridos naquele santuário famoso, narremos este, bastante singular:
Foi em 1926 no momento da bênção dos enfermos. Centenas e centenas estão deitados em macas na praça do Santuário, após a procissão com o Ssmo. Sacramento. Entre eles, um jovem, do qual se esperava o desenlace fatal a qualquer momento. Momentos antes recebeu a unção dos enfermos.
O celebrante começou a percorrer os enfermos, um por um, dando-lhes a bênção com o Ssmo. Sacramento. Chegou a vez daquele rapaz. Todo esperançoso recebeu a bênção. Mas... nada aconteceu. Reunindo todas as forças, disse em voz alta:
- Jesus, tu não me curaste. Vou contar para tua mãe.
Comovido, o sacerdote se voltou e, pela segunda vez, traçou uma cruz sobre ele com a custódia. Saiu uma virtude do Filho de Deus. O milagre aconteceu. Saltando da maca, ele gritou jubiloso:
- Jesus, filho de Maria, tu me curaste. Vou contar para tua mãe, para que ela me ajude a te agradecer.
----------------------------------------------------------

Nossa Senhora de Lourdes

11 de Fevereiro




Nossa Senhora de Lourdes Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.

“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.

Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.

Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.

Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Bento XVI para nos alertar sobre este chamado.

Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós! 
------------------------------- 


Hoje, 11 de Fevereiro, Aniversário de minha mana Lúcia Paz.
 
Saúde , paz e vida longa pra você, minha querida!
Um abração do seu pai,tias-mães, irmãos e de todos os seus familiares!
 -----------------------------------------------------------------------------------------------


  Dia 3 de janeiro, foi publicada a Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial do Enfermo, data em que a Igreja celebra Nossa Senhora de Lourdes. O documento tem como tema: "Levanta-te e vai; a tua fé te salvou!" (Lc17, 19). Os doentes e os que sofrem encontrem na fé "uma âncora segura" é o encorajamento do Papa: "quem crê jamais está sozinho".
O Papa dirige-se com palavras de particular proximidade aos doentes e aos sacerdotes que dão assistência espiritual nos hospitais, chamados a se sentirem "verdadeiros ministros dos enfermos". E reitera que, a exemplo de Cristo, os fiéis são chamados a acolher toda vida humana, particularmente se
frágil e enferma", e a curvar-se "sobre os sofrimentos materiais e espirituais do homem para curá-los".
Quem na doença "invoca o Senhor", escreve o Papa, está "certo de que o Seu amor jamais o abandona" e de que também jamais falta "o amor da Igreja". No Sacramento da Penitência, na "medicina da confissão", observa, "a experiência do pecado não degenera em desespero, mas encontra o amor que perdoa e transforma".  
-----------------------------------
Atenção
Apostolado da Oração  (AO) e Movimento Eucarístico Jovem(MEJ) de Aracoiaba-CE.

orkut e hi5, Religiosos, Imagem de Jesus Cristo, siga-me, graficos biblicos, recado religioso

 animado

Dia 14/02, terça-feira, às 19h, na Escola Cel. Pedro  Guedes,(antiga CNEC) haverá reunião .
Sintam-se  convidados!

Fraternalmente,
Coordenadores do AO e do MEJ

========================== 

 ============================

Sta. Tereza D'Ávila

Nada te perturbe,
Nada te espante.
Tudo passa,
Só Deus não muda.
A paciência
Tudo alcança.
Quem tem a Deus,
Nada lhe falta.
Só Deus basta! 
-------------------------------

O COTIDIANO DA LÍNGUA

Se o Governo manter as medidas...

==========================

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012
Tema: Fraternidade e saúde pública
Lema: “Que a saúde se difunda sobre a terra!” (Cf. Eclo, 38,8).
 -----------------------------------------------------

Dorothy Stang continua viva, símbolo de luta e resistência

Natasha Pitts
Jornalista da Adital
Adital
"Eis a minha alma”. Foi com esta frase que a irmã Dorothy Stang deixou a vida terrena, após ser assassinada em 12 de fevereiro de 2005, em Anapu, estado do Pará, Norte do Brasil. A missionária de 73 anos, que lutava pelos direitos dos/as agricultores/as da região e contra as ações dos grileiros no Estado, incomodou os grandes proprietários de terra e sofreu a penalidade máxima por trabalhar junto aos menos favorecidos e em defesa da floresta Amazônica.
Quase sete anos após sua partida, os frutos de seu trabalho continuam a germinar. De acordo com Dinailson Benassuly, coordenador do Comitê Dorothy, o trabalho que era feito pela missionária continua sendo realizado pelas irmãs da Congregação das Irmãs de Notre Dame e tem dado resultado.
"O trabalho continua a ser realizado e está gerando bons frutos. Os agricultores estão progredindo, muitos já estão construindo suas casas e cuidando dos cultivos de cacau nos PDS [Projetos de Desenvolvimento Sustentáveis] Virola e Esperança, que no futuro vão ser bem grandes. Estamos jogando as sementes para que surjam novas pessoas dispostas e lutar”, revela.
Dinailson afirmou que irmã Dorothy continua presente no coração das pessoas que a conheciam, conviviam e admiravam. "A memória dela ainda é muito viva”, disse.
Para relembrar sua vida e trabalhão, no dia em que se completam sete anos de sua morte, diversas atividades serão realizadas. Em Belém (PA), será realizado, um ato político, cultural e interreligioso na Praça da República, a partir da 9h. Em Anapu, acontecerão atividades em São Rafael, onde o corpo de Dorothy foi sepultado. Durante a manhã e a tarde acontecerão atividades com agricultores/as e entidades parceiras. Já em Fortaleza, Ceará, região Nordeste do Brasil, uma missa será rezada às 18h do domingo (12), na Paróquia de Santo Afonso (Igreja Redonda).
De acordo com Dinailson, nas atividades realizadas no Pará, haverá espaço para debates sobre temas ambientais como a hidrelétrica de Belo Monte, planejada para ser construída no Rio Xingu. Dorothy também militava contra a construção do mega-projeto, que segundo o coordenador do Comitê, só trará problemas para a população do Estado.
Entenda o caso
Irmã Dorothy era uma missionária norte-americana que atuava com projetos de reflorestamento e proteção à floresta Amazônica. Também trabalhava junto aos agricultores/as e lutava pela redução dos conflitos fundiários, muito comuns nesta parte do Brasil. Em 12 de fevereiro de 2005, após receber várias ameaças de morte em decorrência de seus trabalhos, a missionária foi assassinada com seis tiros, em Anapu.
Sete anos depois, os julgamentos ainda não chegaram ao fim, mas os culpados já estão pagando suas penas. Regivaldo Pereira Galvão, um dos principais envolvidos, apontado como mandante, teve, nesta semana, o pedido de liminar para ser posto em liberdade, negado. O Superior Tribunal de Justiça (STJ), na pessoa do relator do caso, o desembargador Adilson Vieira Macabu, considerou não haver elementos que justificassem a libertação do réu antes da análise do mérito do habeas corpus que sua defesa impetrou no STJ.
Regivaldo foi condenado a 30 anos de reclusão. O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), após rejeitar a apelação da defesa, decretou a prisão cautelar do acusado, apesar de o advogado de Regivaldo assegurar que não havia risco de fuga.
Papa Bento XVI e sua Audiência Geral de 4ª Feira. 


A oração de Jesus não é o grito de um desesperado

As palavras de Bento XVI na Audiência Geral desta quarta-feira

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012(ZENIT.org) -Apresentamos as palavras do Papa Bento XVI aos fiéis e peregrinos reunidos na Sala Paulo VI para a Audiência Geral desta quarta-feira.
***
Queridos irmãos e irmãs,
Pregado na cruz, Jesus lança este grito: «Meu Deus, meu Deus, porque Me abandonaste?» No momento extremo da sua rejeição pelos homens, Ele reza, deixando transparecer tanto a solidão do seu coração como a certeza da presença do Pai, a quem reafirma plena adesão aos seus desígnios de salvação da humanidade. Mas, como é possível que Deus não intervenha para libertar o seu Filho desta prova terrível? É importante compreender que a oração de Jesus não é o grito de um desesperado, que se sente abandonado. Mas, ao rezar um salmo de Israel - as palavras referidas são o início do salmo 22, Jesus toma sobre Si o sofrimento do seu povo e de todos os homens oprimidos pelo mal e leva-o até ao próprio coração de Deus, seguro de que o seu grito será atendido na ressurreição. Enfim Jesus vive o seu sofrimento em comunhão connosco e por nós; é um sofrimento que brota do amor e, por isso, já contém em si a redenção, a vitória do amor.
Diante do nosso grito de dor, Deus está sempre presente
Na audiência geral, a catequese de Bento XVI sobre a oração de Jesus na Cruz
CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012 (ZENIT.org) - O ciclo de catequeses do Papa Bento XVI sobre a oração de Jesus culminou nesta manhã, durante a Audiência Geral, com uma reflexão sobre a oração de Cristo antes da morte iminente.
O Santo Padre se serviu dos Evangelhos de São Mateus e São Marcos, que fornecem detalhes importantes na reconstrução das fases da crucifixão de Nosso Senhor. Marcos, em particular, explica que "eram as nove da manhã quando o crucificaram" (Mc 15:25).
Durante as primeiras três horas após a crucificação, observou o Papa, "vem o escárnio dos diferentes grupos de pessoas que mostram seu ceticismo, dizem não acreditar." Há quem o insulta (cf. Mc 15, 29), e entre estes há também os dois ladrões crucificados ao lado dele (cf. Mc 15, 32), enquanto sacerdotes e escribas zombam dele (cf. Mc 15, 31).
Do meio-dia até as três, a escuridão cai sobre toda a terra. "Também o universo toma parte deste evento: a escuridão envolve pessoas e coisas, mas mesmo nesta hora de trevas, Deus está presente, não abandona", continuou o Santo Padre.
A escuridão é tanto "sinal da presença e da ação do mal", quanto sinal "de uma misteriosa presença e ação de Deus que é capaz de superar todas as trevas", como já testemunha a experiência de Moisés no Antigo Testamento (cfr. Ex 19,9/20,21; Dt 4,11/5,23).
É justamente naquela escuridão que Jesus moribundo conserva ainda a força para gritar o seu próprio sofrimento ao Pai "que aprova este ato supremo de amor, de dom total de Si, ainda que não se ouça, como em outros momentos, a voz do alto.”
Ao contrário de outros episódios como o batismo no Jordão (Mc 1,11) ou a Transfiguração (Mc 9,7), a voz do Pai cala, enquanto que o seu "olhar de amor" está "fixo sobre o dom de amor do Filho."
Jesus grita ao Pai "por que me abandonaste?", lembrando a tensão do salmista (cf. Sl 22,3-4) "entre o sentir-se abandonado e a consciência certa da presença de Deus no meio do seu povo”.
Não só nas situações mais difíceis e dolorosas “não devemos ter medo de confiar a Ele todo o peso que levamos no nosso coração” mas não devemos nem sequer “ter medo de gritar a Ele nosso sofrimento, temos de estar convencidos de que Deus está próximo, mesmo se aparentemente se cala", disse Bento XVI.
O grito de Jesus crucificado "não é o grito de quem vai ao encontro da morte com o desespero, e nem é o grito de quem sabe que foi abandonado." É sim o grito de quem está tomando sobre si "não só a pena do seu povo, mas também a de todos os homens que sofrem pela opressão do mal e, ao mesmo tempo, leva tudo isso ao coração do próprio Deus" , na certeza da Ressurreição.
Jesus invoca o Pai, mesmo se ele pareça ausente e a sua afirmação de abandono de Deus é, na realidade, a manifestação da dor pela separação da humanidade de Deus por causa do pecado, como se Cristo gritasse ao Pai no nosso lugar (Catecismo da Igreja Católica, n º 603).
No clímax da Paixão, Jesus deixa emergir não só a sua dor, mas também "o sentido da presença do Pai e do consentimento ao seu plano de salvação pela humanidade."
Nós mesmos, observou o Papa, "nos encontramos sempre e de novo diante do "hoje" do sofrimento, do silêncio de Deus", mas, ao mesmo tempo, podemos encontrar-nos "diante do "hoje"da Ressurreição, da resposta de Deus que tomou sobre si os nossos sofrimentos."
A oração de Jesus moribundo deve nos ensinar a "superar as barreiras do nosso" eu "e dos nossos problemas e abrir-nos às necessidades e aos sofrimentos dos outros" e de "rezar com amor por tantos irmãos e irmãs que sentem o peso da vida cotidiana, vivendo momentos difíceis, que estão na dor, sem uma palavra de conforto ", concluiu o Santo Padre.
Lucas Marcolivio
Fonte de Pesquisa: Zenit – O mundo visto de Roma.
----------------------------------------- 

Logomarca da JMJ brasileira é lançada oficialmente

Mirticeli Medeiros
Da Redação


Logomarca da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013
“Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Cidade maravilhosa, coração do meu Brasil”! Este trecho da canção “Cidade Maravilhosa”, de André Filho, que é tão conhecida pelos brasileiros, representou bem o que a logomarca da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro quis transmitir: em 2013, o Cristo Redentor com os braços abertos receberá uma multidão de jovens que estarão unidos em um só coração, em uma só fé de 23 a 28 julho de 2013.

A logo, em formato de coração, o coração do discípulo, traz na parte superior, em verde, o Pão de açúcar, um dos cartões postais do Rio de Janeiro. Na parte inferior, em azul, o litoral brasileiro. No centro, em amarelo, o Cristo Redentor.

A cruz à esquerda é uma demonstração de que o Brasil desde suas origens nunca deixou de ser a ‘Terra de Santa Cruz’ e representa ainda a cruz peregrina que percorre todas as dioceses do Brasil.
Além de referências à cidade do Rio de Janeiro, a logomarca representa Jesus que no alto da montanha se dirige aos seus discípulos, episódio narrado em Mateus 28,19: "Ide e fazeis discípulos entre todas as nações", o tema da Jornada Mundial da Juventude 2013.

Autor da logomarca


Foi um jovem de 25 anos o criador da logomarca vencedora da Jornada Mundial da Juventude do Rio. Gustavo Huguenin, que é formado em Design Gráfico, é natural do município de Cantagalo, região serrana do Rio de Janeiro e faz parte da paróquia do Santíssimo Sacramento, da diocese de Nova Friburgo.

Evento de lançamento

O evento de lançamento da logomarca oficial aconteceu nesta terça-feira, 07, às 20h, no auditório do edifício João Paulo II, no Rio de Janeiro, onde fica a sede do comitê oficial. A cerimônia reuniu mais de 100 bispos e membros da equipe organizadora da Jornada Mundial da Juventude do Rio de Janeiro 2013, além de autoridades e representantes da sociedade.

“Nós estaremos ajudando o mundo a ter valores novos. Nós também estaremos fazendo um trabalho importantíssimo para a sociedade amanhã. Temos a grata alegria, mas uma grande responsabilidade também”, enfatizou o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta.
 --------------------------------------------

Notícias

Fonte: Canção Nova

--------------------------------------------------

NOTÍCIAS VARIADAS
BLOG PARÓQUIA SANTO AFONSO 
 FORTALEZA-CEARÁ
Publicadas: 09.02.2012
09/02/2012 Pesar de Bento XVI pelas vítimas do desabamento no Rio
09/02/2012 Memória Histórica: a visita não-oficial de João Paulo II ao ...
09/02/2012 Instituto Teológico Bento XVI inicia atividades
09/02/2012 COMEÇA AMANHÃ A ASSEMBLEIA DIOCESANA DE LIMOEIRO DO NORTE
09/02/2012 JOVENS DA REGIÃO BOM JESUS DOS AFLITOS PREPARAM CHEGA DA CRU...
09/02/2012 Missionário em voluntariado
09/02/2012 A saúde nossa de cada dia...
09/02/2012 Abusos Sexuais: ''Nunca mais'', exige prefeito da Congregaçã...
09/02/2012 Dom Braz de Aviz: "Volto da África com o coração admirado"
09/02/2012 Projeto São Francisco vai levar água para 12 milhões de pess...
09/02/2012 FIEC propõe política industrial focada na competitividade su...
09/02/2012 Papa apela à ''solidariedade'' para vítimas de onda de frio
08/02/2012 A formação dos seminaristas, a melhor inversão para as Dioce...
08/02/2012 Cristo Redentor recebe iluminação especial para saudar a JMJ...
08/02/2012 Santuário de Santa Rita na França

Mensagem do dia:
Deus nos usa como luz!

Domingo, 05 de fevereiro 2012

Deus nos usa como luz. 
Profeta não é aquele que adivinha o futuro, mas aquele por meio de quem Deus fala. 
Somos os meios que Deus usa para falar
Exatamente por causa disso, aqueles que não aceitaram Jesus e o Evangelho acabam nos agredindo. Na verdade, eles investem contra Aquele que fala e faz em nós. Mas somos nós que acabamos sendo atingidos.

Deus nos usa como luz
Por isso incomodamos os que não são d'Ele. E por os incomodarmos, eles vêm contra nós. Somos motivo de questionamento para as pessoas que não se importam com Deus.

Uma pessoa muito próxima a mim contava que aqueles que viviam em sua casa lhe diziam: “Você é como nossa ‘consciência’, vive nos acusando. Sua presença, seu jeito, suas palavras nos acusam”. Essa pessoa não fazia nada disso, mas os outros se sentiam acusados e agredidos só porque ela lutava para ser de Deus e testemunhar isso com a vida.

Portanto, não se iluda! Se somos de Deus, se vivamos de modo cristão, acabamos por incomodar. E é esse incômodo que pode salvar. Na verdade, não somos nós que incomodamos, é o Evangelho que vivemos, a luz de Deus que está em nós.

Deus o abençoe!

Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

(Trecho do livro "Combatentes na provação" de monsenhor Jonas Abib)

------------------------------------------------- 
NOTÍCIAS VARIADAS
BLOG PARÓQUIA SANTO AFONSO 
 FORTALEZA-CEARÁ
06/02/2012 O aborto destrói as pessoas
06/02/2012 UMA MULTIDÃO DE FIÉIS CATÓLICOS NO QUEREMOS DEUS
06/02/2012 CONGRESSO EUCARÍSTICO EM IGUATU SE ENCERRA COM MISSA
06/02/2012 Dom Eurico dos Santos Veloso - O poder sobre a doença
06/02/2012 Colabore com documentário inédito do Papa no Brasil
06/02/2012 Simpósio em Roma sobre combate à Pedofilia
06/02/2012 Secretário geral da CNBB fala sobre as DGAE em Ipameri
06/02/2012 Itaipu foi reduto de militares e policiais torturadores
06/02/2012 Jovens são quase 24% dos trabalhadores pobres do mundo, most...
06/02/2012 O caminho do despertar do Feminino Sagrado
06/02/2012 Orquestras abrem oportunidades para músicos do Ceará
06/02/2012 ABN mostra como encontrar Boas Notícias
06/02/2012 Associação forma multiplicadores de coleta seletiva em Forta...
06/02/2012 Comunidade RAHAMIM realizou retiro na Paróquia de Rodolfo Te...
06/02/2012 FILME: E agora, para onde vamos? 
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

--------------------------------------------------------

Evangelho (Marcos 1,29-39)

Domingo, 5 de Fevereiro de 2012
5º Domingo Comum

Naquele tempo, 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André.
30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus.
31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los.
32À tarde, depois do pôr do sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio.
33A cidade inteira se reuniu em frente da casa.
34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era.
35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto.
36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus.
37Quando o encontraram, disseram: “Todos estão te procurando”.
38Jesus respondeu: “Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim”.
39E andava por toda a Galileia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios.

Explicação do Evangelho do dia:

A salvação de Deus é para todos sem exceção

O Evangelho deste 5º Domingo do Tempo Comum resume a missão de Nosso Jesus Cristo: Ele veio para levantar os homens feridos no corpo e espírito. Ao pegar na mão da sogra de Pedro e ao levantá-la, o Senhor quis também atingir a minha e a sua mão, bem como a de todos os da minha e da sua família, as quais, muitas vezes, no nosso dia a dia, se atrofiam por causa do pecado.
Ele veio, com o Seu exemplo, dizer-nos que somos chamados a entrar numa relação com Deus: “A glória de Deus é o homem vivo, a vida do homem é a visão de Deus”, dizia Santo Irineu. Se Jesus retira-se para um lugar deserto, não é para fugir do mundo, mas para falar do mundo a Seu Pai. Ele proclama a Boa Nova.
Ora, qual é esta Boa Nova senão a libertação da humanidade e a glória de Deus? Não é um exemplo que Jesus nos dá: estender as mãos aos nossos irmãos e, ao mesmo tempo, erguer os olhos para Deus na oração? Missão e contemplação não se opõem, pelo contrário: completam-se e enriquecem-se mutuamente.
As ações de Cristo em favor dos homens – que o Evangelho de hoje nos apresenta – mostram a eterna preocupação de Deus com a vida e a felicidade dos Seus filhos. O projeto de Deus para os homens e para o mundo não é um projeto de morte, mas de vida. O objetivo do Todo-poderoso é conduzir os homens ao encontro desse mundo novo, no qual não haverá mais sofrimento, maldição e exclusão, simbolizados pela expressão: “Vamos a outros lugares; às aldeias da redondeza”, onde cada pessoa terá acesso à vida verdadeira, à felicidade definitiva, à salvação.
Talvez nem sempre entendamos o sentido do sofrimento que nos espera em cada “favela”, em cada “curva apertada” da nossa vida. Talvez nem sempre sejam claros, para nós, os caminhos por onde se desenrolam os projetos de Deus. Mas Jesus veio garantir-nos verdadeiramente o empenho de Deus na felicidade e na libertação do homem. Resta-nos confiar em Deus Pai e nos entregarmos ao Seu amor. Ele convidou os Seus discípulos a saírem da sinagoga, a saírem da casa de Simão e a tomarem o rumo que vai para a minha e para a sua casa.
Assim, para mim e para você, o encontro com Jesus deve significar sempre uma experiência libertadora. E depois que o Senhor entrou na nossa casa devemos aceitar o Seu convite. E aceitar o convite de Cristo para segui-Lo e para se tornar Seu discípulo significa a ruptura com as cadeias do egoísmo, do orgulho, do comodismo, da autossuficiência, da injustiça e do pecado, que impedem a nossa felicidade e que geram sofrimento, opressão e morte na nossa vida e na vida dos nossos irmãos.
Quem se encontra com Jesus, escuta e acolhe a Sua mensagem e adere ao Reino. Assume o compromisso de conduzir a sua vida pelos valores do Evangelho e passa a viver no amor, no perdão, na tolerância, no serviço aos irmãos. É – na perspectiva da catequese que o Evangelho de hoje nos apresenta – um “levantar-se”, um ressuscitar para a vida nova e eterna.
Perguntemo-nos: O meu encontro com Jesus constitui, verdadeiramente, uma experiência de libertação e me leva a optar pelos valores do Evangelho?
As curas milagrosas de Jesus evidenciam o poder salvador do Reino de Deus, inaugurado e presente n’Ele [Jesus]. Mas como assinala a seguir o evangelista, Jesus tem esse poder devido à Sua comunhão com o Pai, com quem se mantém unido em oração. Por isso, “levantou-se de madrugada, retirou-se para um descampado e ali se pôs a orar”. É onde O encontram Pedro e os seus companheiros na manhã seguinte. E, ao encontrá-Lo, disseram-lhe: “Todos te procuram”.
A atitude do Senhor ao retirar-se para o isolamento, sem se aproveitar da popularidade conseguida, vem arrefecer o entusiasmo ambíguo do povo e de Seus discípulos. Ele sabe que a multidão não está em condições de entender ainda o mistério da Sua pessoa. Nem mesmo os Seus discípulos o entendem! O povo procura-O por interesse, para O “instrumentalizar” como curandeiro, do mesmo modo que O procurarão entusiasmados depois de se saciarem com a multiplicação dos pães.
A resposta de Jesus não deixa lugar a dúvidas. Ele tem o assunto muito claro: “Vamos a outros lugares, às aldeias próximas, para pregar também ali; pois para isso vim. Assim percorreu toda a Galileia pregando nas sinagogas e expulsando demônios”. A salvação de Deus, trazida por Cristo, não tem fronteiras. É para todos sem exceção.
Jesus não se deixa reter por uma comunidade particular. Seu ministério missionário é dirigido amplamente a toda a Galileia e aos territórios vizinhos. Por isso, Sua fama se espalhava por toda a região da Síria. Todo povo levava até Jesus pessoas que sofriam de várias doenças e de todos os tipos de males, isto é, epiléticos, paralíticos e pessoas dominadas por demônios e Ele curava a todas.
Grandes multidões O seguiam. Era gente da Galileia, das dez cidades vizinhas, de Jerusalém, da Judeia e das regiões que ficam no lado leste do Rio Jordão. O tempo para alcançar a cura, a libertação e a graça da salvação chega também hoje até a sua casa. Basta que você abra as portas do seu coração e dê livre acesso para Jesus lhe dizer: “A salvação entrou hoje em sua casa!”
Padre Bantu Mendonça
---------------------------------------- 













































Nenhum comentário: