Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 4 de setembro de 2012

Incentive nos seus filhos o hábito de estudar

Neste sábado, 8, o Portal Canção Nova preparou um podcast especial para reforçar aos nossos internautas a importância dos estudos na vida de uma criança  e como os pais devem incentivar os filhos a ter o hábito de estudar.
Participou, do bate-papo, a psicóloga da Fundação João Paulo II, Elaine Ribeiro, e a missionária da Comunidade Canção Nova Michelline Teixeira.
Ouça, na íntegra, o podcast da redação:
Para a psicóloga Elaine Ribeiro, é muito importante que os pais criem para os filhos um ambiente de estudo e os incentive a ter uma rotina de aprendizado diário.
“É muito importante que isso se torne parte do dia a dia deles, já que é muito difícil fazem com que eles realizem essa tarefa de forma espontânea. E, muitas vezes, os pais precisam estar próximos. Mesmos aqueles que têm uma rotina de trabalho precisam reservar um tempinho para fazer este acompanhamento”, orientou Elaine.
Michelline, mãe de três filhos, estabeleceu para eles uma rotina durante o dia. Assim, elas chegam do colégio, almoçam e, depois, reservam um tempo para fazer as tarefas da escola e estudar. Segundo a missionária, por ela trabalhar durante o dia,  quando chega em casa reserva um tempo para olhar os cadernos das filhas e brincar com elas.
“Eu penso que é importante ter rotina e que precisamos ser firmes na hora de estipular os horários. Eu utilizo, por exemplo, a regra da “sexta-feira livre”, pois é o dia em que elas vão brincar na casa de uma amiguinha ou vão para casa, mas não precisam fazer tarefa. No entanto, sábado é dia de fazer o dever”, contou Michelline.
É preciso reconhecer nos filhos as qualidades que eles têm e elogiar as notas boas, porque isto gera na criança um incentivo a mais para que ela melhore a cada dia e “pegue gosto” pelos estudos.
Fica a dica: Estamos no Mês da Bíblia, portanto aproveite este tempo para ler com seus filhos a ‘Bíblia para crianças’. Com lindas ilustrações e um texto simples, você incentiva as crianças a gostarem da leitura e, ao mesmo tempo, conhecer a Sagrada Escritura.










+++ 

FORMAÇÕES

Imagem de Destaque

Desceu à mansão dos mortos

É na esperança que fomos Salvos!

O Credo ensina que "Jesus desceu à mansão dos mortos". Isso significa que, de fato, Ele morreu e que, por Sua morte por nós, venceu a morte e o diabo, o dominador da morte (Hb 2,14). São João disse que Ele veio a nós para "destruir as obras do demônio" (1 Jo 3,8). "Ele foi eliminado da terra dos vivos" (Is 53,8). "Minha carne repousará na esperança, porque não abandonarás minha alma no Hades nem permitirás que teu Santo veja a corrupção" (At 2,26-27).

Jesus morreu, mas Sua alma, embora separada de Seu corpo, ficou unida à Sua Pessoa Divina, o Verbo, e desceu à morada dos mortos para abrir as portas do céu aos justos que o haviam precedido (cf. Cat. §637). Para lá foi como Salvador, proclamando a Boa Nova aos espíritos que ali estavam aprisionados. Os Santos Padres da igreja dos primeiros séculos explicaram bem isso. São Gregório de Nissa (†340) disse: "Deus [o Filho] não impediu a morte de separar a alma do corpo, segundo a ordem necessária à natureza, mas os reuniu novamente um ao outro pela Ressurreição, a fim de ser Ele mesmo, em Sua pessoa, o ponto de encontro da morte e da vida, e tornando-se, Ele mesmo, princípio de reunião para as partes separadas” (Or. Catech. , 16: PG: 45,52B).

São João Damasceno (†407), doutor da Igreja e patriarca de Constantinopla ensinou que: “Pelo fato de que, na morte de Cristo, a Sua alma tenha sido separada da carne, a única pessoa não foi dividida em duas pessoas, pois o corpo e alma de Jesus existiram da mesma forma desde o início na pessoa do Verbo; e na Morte, embora separados um do outro, ficaram cada um com a mesma e única pessoa do Verbo” (De fide orthodoxa, 3, 37: PG 94, 109 BA).

A Escritura chama de 'Morada dos Mortos', Inferno, Sheol ou Hades, o estado das almas privadas da visão de Deus; são todos os mortos, maus ou justos, à espera do Redentor. Mas o destino deles não é o mesmo como mostra Jesus na parábola do pobre Lázaro recebido no "seio de Abraão". Jesus não desceu aos infernos (= interior) para ali libertar os condenados nem para destruir o inferno da condenação, mas para libertar os justos, diz o Catecismo (§ 633).


Assista também: "É na esperança que fomos Salvos!", com padre Roger Luís



Assim, a Boa Nova foi anunciada também aos mortos, como fala São Pedro (1Pd 4,6). Esta descida de Jesus ao Hades é o cumprimento, até sua plenitude, do anúncio do Evangelho da salvação, e é a última fase da missão de Cristo, é a extensão da redenção a todos os homens de todos os tempos e de todos os lugares. São João disse que Cristo desceu ao seio da terra [um modo de falar], a fim de que "os mortos ouçam a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem vivam" (Jo 5,25). Assim, Jesus, "o Príncipe da vida", "destruiu  pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo, e libertou os que passaram toda a vida em estado de servidão, pelo temor da morte" (Hb 2,5). A partir de agora, Cristo ressuscitado "detém a chave da morte e do Hades" (Ap 1,18), e "ao nome de Jesus todo joelho se dobra no Céu, na Terra e nos Infernos" (Fl 2,10). Uma antiga homilia, de um autor grego desconhecido, e que a Igreja colocou na segunda leitura da Liturgia das Horas, no dia de Sábado Santo, diz:

“Um grande silêncio reina, hoje, na terra, um grande silêncio e uma grande solidão. Um grande silêncio, porque o Rei dorme. A terra tremeu e acalmou-se, porque Deus adormeceu na carne e foi acordar os que dormiam desde séculos. Ele vai procurar Adão, nosso primeiro Pai, a ovelha perdida. Quer visitar todos os que se assentaram nas trevas e à sombra da morte. Vai libertar de suas dores aqueles dos quais é filho e para os quais é Deus: Adão, acorrentado, e Eva com ele cativa. "Eu sou teu Deus e por causa de ti me tornei teu filho. Levanta-te, tu que dormes, pois não te criei para que fiques prisioneiro do Inferno: Levanta-te dentre os mortos, eu sou a Vida dos mortos."

O Papa beato João Paulo II, falando sobre este mistério, disse: “Depois da deposição de Jesus no sepulcro, Maria é a única que permanece a ter viva a chama da fé, preparando-se para acolher o anúncio jubiloso e surpreendente da ressurreição. A espera vivida no Sábado Santo constitui um dos momentos mais altos da fé da Mãe do Senhor. Na obscuridade que envolve o universo, Ela se entrega plenamente ao Deus da vida e, recordando as palavras do Filho, espera a realização plena das promessas divinas”. (L'Osservatore Romano, ed. port. n.21, 24/05/1997, pag. 12(240).
Este é o quarto artigo de uma série de outros doze, explicando, resumidamente, cada um dos artigos do 'Credo'.

Foto
Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino @pfelipeaquino, é casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de aprofundamentos no país e no exterior, escreveu mais de 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Pergunte e Responderemos". Saiba mais em Blog do Professor Felipe Site do autor: www.cleofas.com.br

05/09/2012 - 08h00

------------------------------------------------------------------------


7 de Setembro de 2012.





DEUS QUERIDO, ABENÇOAI O BRASIL!!!


PAI AMADO, ABENÇOAI E PROTEGEI NOSSA

PÁTRIA-MÃE!

VIRGEM APARECIDA,ROGAI AO SEU FILHO JESUS PELA PAZ E

 JUSTIÇA EM NOSSA NAÇÃO BRASILEIRA!!!

VIVA O BRASIL!


Setembro é o Mês da Bíblia.

 
Setembro -Semana da Pátria.


Assuntos publicados neste início do mês de Setembro:
 - Precisamos adquirir o hábito da leitura da Palavra de Deus!
- Pensamento da Semana 

- Que tudo em mim, seja amor (Oração)

- Intenções do Santo Padre confiadas ao Apostolado da Oração - Mês de Setembro - 2012.

- Veja o que a Igreja prepara para o Mês da Bíblia em 2012.

- A Festa de Nossa Senhora das Dores em Aracoiaba, terá início dia 06 de Setembro de 2012.

- Para ajudá-lo a refletir e conhecer um pouco mais sobre a Bíblia, 

- Não devemos ficar sem a oração do Terço...

- Perguntas e respostas sobre a informática:

- 1. Por que as pessoas abreviam a linguagem na web?
2. Onde e por quem essa linguagem abreviada é mais usada?
3. Por que essa linguagem tem mais adeptos entre os adolescentes?
4. Isso já acontecia antes em outros meios?
5. A escrita abreviada e simplificada prejudica a compreensão?
6. Há padrões de escrita para internet e celular?
7. Essa escrita vicia?
8. Essa linguagem pode modificar a língua que falamos?
9. A internet faz o adolescente ler menos?
10. Exemplos da linguagem da internet

----------------------------------------

Precisamos adquirir o hábito da leitura da Palavra de Deus! 
A Bíblia é a nossa cartilha da vida! 
É o nosso ABC da vida cristã. 
Deus nos fala pela Sua Palavra. 
Jesus se comunica conosco pelo Seu Evangelho.
Então,vamos lá, turma querida! Vamos ler, refletir, estudar, rezar, e pedir a Deus a graça de viver a Sua Palavra no cotidiano da vida. 
(Lusmar Paz) 


------------------------------  + + + ------------------------------  


Pensamento da Semana 






Intenções do Santo Padre confiadas ao Apostolado da Oração - Mês de Setembro - 2012.





Intenção geral: Os políticos.


Para que os políticos atuem sempre com honradez, 

integridade 



e amor à verdade.



Intenção Missionária: Ajuda às Igrejas Pobres.



Para que aumente nas comunidades cristãs a 

disponibilidade 



de enviar missionários e missionárias: presbíteros, 
religiosos e leigos, como também recursos materiais, a fim de ajudarem as Igrejas mais pobres.




Veja o que a Igreja prepara para o Mês da Bíblia em 2012.

Site Canção Nova / Divulgação: CNBB

Luciane Marins

Da Redação


Divulgação/CNBB
O cartaz de divulgação do mês da Bíblia 2012, que traz como tema "Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos"
A Igreja no Brasil celebra em setembro o Mês da Bíblia, uma tradição que começou na diocese de Belo Horizonte (MG) há 41 anos. Na época, a diocese celebrava seu jubileu de ouro e o bispo pediu que fossem incentivadas ações para que os fiéis conhecessem mais a Palavra de Deus. A iniciativa logo se espalhou pelo regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e depois por todo o país.
A celebração desse mês, que é um convite para cada católico conhecer mais a Palavra de Deus, é orientada pelos Bispos do Brasil. A Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, responsável pela temática do Mês da Bíblia, elabora textos-base para direcionar os fiéis, mas também muitas dioceses e paróquias desenvolvem atividades específicas, sempre em sintonia com o tema proposto pela Comissão.
O mês da Bíblia 2012 tem como tema "Discípulos Missionários a partir do Evangelho de Marcos", e como lema "Coragem, Levanta-te! Ele te chama!". Nos próximos anos, será feito um estudo dos evangelhos na sequência dos anos litúrgicos: Lucas (2013), Mateus (2014) e João (2015). 


Essa sequência, como explica a assessora da Comissão, Maria Cecília Rover, já foi feita na época do Jubileu do ano 2000, porém agora, será abordado um enfoque diferente. "O objetivo é reforçar a formação e a espiritualidade dos agentes e dos fiéis através do seguimento de Jesus propostos pelos evangelhos". A cada ano será destacado o que é específico de cada evangelho.

Na apresentação do subsídio, preparado pela CNBB para a ocasião, o presidente da Comissão, Dom Jacinto Bergmann, deixa claro o que o evangelista Marcos quer destacar. "No Mês da Bíblia deste ano de 2012, iniciamos com o Evangelho de Marcos (também porque é o Evangelho do Ano Litúrgico). Isso justifica o seu tema: 'Discípulos missionários a partir do Evangelho de Marcos'. Como lema ficou o versículo 49 do capítulo 10: 'Coragem, Levanta-te! Ele te chama!'. Ele mostra o que o próprio evangelista Marcos quer acentuar no nosso discipulado missionário de Cristo: é preciso a atitude da coragem para acolher Jesus Cristo, o “Messias e Filho de Deus”; é preciso a atitude da prontidão sem reservas para seguir o "Mestre"; é preciso a atitude de deixar-se cativar pelo “Cristo e o Reino de Deus irrompido Nele”.

Maria Cecília diz que o Evangelho de Marcos deve ser lido na perspectiva da formação e do seguimento, e deixa um apelo no início deste mês da Bíblia. "Que o católico se sinta assim, convocado para estar com Ele [Jesus], para ser então enviado e fazer o que Ele fez".





Conteúdo relacionado







---------------------------------- + + + ----------------------------------- 


A Festa de Nossa Senhora das Dores 

em 


Aracoiaba, terá início dia 06 de Setembro de 


2012.



Quem não conhece a Capelinha de Nossa Senhora das Dores - lugar das Aparições da Virgem Maria - portanto não conhece um pedacinho do céu, presente em
 Aracoiaba – CE.
 (Lusmar Paz)








Nenhum comentário: