Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quarta-feira, 23 de janeiro de 2013,- Canção Nova.

O que significa dizer "Eu creio em Deus"? Papa explica na catequese

Jéssica Marçal
Da Redação



Arquivo
Dizer acreditar em Deus significa, segundo o Papa, fundar a vida sobre Deus, deixar que Sua Palavra a oriente
Na catequese desta quarta-feira, 23, o Papa Bento XVI começou uma reflexão sobre o Credo, a profissão de fé, dando continuidade ao ciclo de catequeses dedicadas ao Ano da Fé. Enfatizando o exemplo de Abraão, que aceitou plenamente o chamado de Deus, Bento XVI explicou especificamente o significado da expressão “Eu creio em Deus", que inicia a oração cristã.

Acesse
.: NA ÍNTEGRA: Catequese de Bento XVI – 23/01/2013

.: Todas as notícias sobre o Ano da Fé

Essa afirmação, “Eu creio em Deus” é, segundo o Papa, fundamental, e embora aparentemente simples, abre ao infinito mundo do relacionamento com o Senhor e com o seu mistério. “Crer em Deus implica adesão a Ele, acolhimento da sua Palavra e obediência alegre à sua revelação”.

E para escutar o que Deus tem a dizer ao ser humano, Bento XVI indicou a Sagrada Escritura. Ele lembrou que toda a Bíblia fala de fé e ensina a fé narrando a história em que Deus se faz próximo do homem através de tantas figuras de pessoas que acreditam Nele e confiam Nele. Uma dessas pessoas é Abraão.

“E é propriamente sobre Abraão que gostaria de concentrar-me e concentrar a nossa atenção, porque é ele a primeira grande figura de referência para falar de fé em Deus: Abraão o grande patriarca, modelo exemplar, pai de todos os crentes (cfr Rm 4, 11-12)”

E o fato de Abraão ter tido uma fé inabalável, ao continuar aceitando a vontade de Deus mesmo quando os caminhos lhe pareciam misteriosos, tem um significado especial para todos os crentes. Conforme explicou o Santo Padre, quando se diz “Eu creio em Deus”, está-se dizendo da mesma forma que disse Abraão, que confiou em Deus.

“Dizer 'Eu creio em Deus' significa fundar sobre Ele a minha vida, deixar que a sua Palavra a oriente a cada dia, nas escolhas concretas, sem medo de perder algo de mim mesmo”, enfatizou o Pontífice.

Por fim, o Santo Padre destacou que a crença em Deus leva a uma contínua saída de si mesmo, da mesma forma que o fez Abraão, para levar à vida diária a certeza que vem da fé: “a certeza, isso é, da presença de Deus na história, também hoje; uma presença que leva vida e salvação, e nos abre a um futuro com Ele para uma plenitude de vida que não conhecerá nunca o pôr do sol”.

Leia mais
.: Por que os fiéis acreditam na Igreja?
.: Entenda a ação do Espírito Santo na vida da Igreja e do cristão
.: Crer em Jesus Cristo: verdadeiro Deus e verdadeiro homem
.: Professor explica o significado da crença em Deus Pai
.: Você entende o significado da oração do Credo?



Tags: Catequese Bento XVI Ano da Fé credo Profissão de Fé Igreja católica noticias cancaonova Canção Nova 


------------------------------------------------------------------------- 

CNBB prepara o lançamento nacional da Campanha Fraternidade 2013


CNBB



CNBB
Cerimônia de abertura da CF 2013 acontecerá no dia 13 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas –, a partir das 15h, no Auditório Dom Hélder Câmara.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realizará o lançamento nacional da Campanha da Fraternidade (CF) em sua sede, em Brasília. A programação da cerimônia de abertura da CF 2013 cuja temática será “Fraternidade e Juventude” e o lema “Eis-me aqui, envia-me Senhor”, acontecerá no dia 13 de fevereiro – Quarta-feira de cinzas –, a partir das 15h, no Auditório Dom Hélder Câmara.

O evento contará com as presenças do secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner e do ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República do Brasil, Gilberto Carvalho. De acordo com o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, também haverá grupos de jovens presentes na ocasião: “Nós teremos a presença dos jovens expondo a realidade que eles vivenciam”, revela.

“Aqui na sede da CNBB, teremos o lançamento oficial e nacional da Campanha da Fraternidade 2013, mas outros eventos de lançamento da CF ocorrem em várias arquidioceses e dioceses da Igreja no Brasil”, explica o padre. “Inclusive, na arquidiocese de Natal (RN), será celebrado os cinquenta anos da CF”, completa.

Após o lançamento, haverá um momento reservado para entrevistas com dom Leonardo Ulrich Steiner, com o ministro Gilberto Carvalho e demais participantes.


Tags: CF 2013 Brasília juventude JMJ noticias cancaonova Canção Nova
      Enviar para um amigo Enviar por E-mail    Imprimir Imprimir    Assinar mensagem Assinar RSS    Delicious Delicious    Comente
Conteúdo relacionado
» CNBB realiza Encontro Nacional de Responsáveis de Juventude
» Arquidiocese de Brasília promove formação sobre a CF 2013
» Cartaz da CF 2013 é apresentado na ExpoCatólica
» CNBB já trabalha no texto base da Campanha da Fraternidade de 2013
» Lançado concurso para letra do hino da CF 2013 



------------------------------------------ 

Comunicadores católicos podem colaborar com projeto do Vaticano


Da Redação, com Rádio Vaticano


Durante este Ano da Fé, o Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, órgão do Vaticano, está animando um novo projeto que inclui todos os comunicadores católicos do mundo.

Trata-se do portal www.intermirifica.net – uma plataforma que reúne os contatos das entidades de comunicação filiadas à Igreja Católica e que facilita o intercâmbio e o contato entre seus colaboradores. Intermirifica.net é um “wiki”; deste modo, os comunicadores católicos de todo o mundo podem criar um usuário, atualizar a página e cadastrar novas informações.

A iniciativa coincide com o 50° aniversário do documento conciliar “Intermirifica”, o primeiro e único do Concílio Vaticano II dedicado à Comunicação.



Conteúdo relacionado




--------------------------------------------- 


Dom Orani encontra-se com Bento XVI e fala sobre a JMJ Rio2013


Da Redação, com Rádio Vaticano


O Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude Rio2013 esteve presente no Vaticano durante a audiência geral desta quarta-feira, 23, com o Papa Bento XVI. O Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do COL, Dom Orani João Tempesta, encontrou-se com o Santo Padre para alinhar detalhes importantes da Jornada. Segundo o arcebispo, Bento XVI espera vir ao Brasil e está feliz com a realização do evento.


Durante o encontro, Dom Orani apresentou ao Pontífice as ações realizadas em preparação para a JMJ. “A visita foi uma apresentação dos trabalhos que fizemos aqui em Roma, tanto por parte da arquidiocese, como pelo Comitê Organizador Local, com os vários tipos de setores que estiveram aqui em reunião com o Pontifício Conselho para os leigos.”
Além do COL, estiveram no Vaticano, autoridades civis brasileiras ligadas ao evento. “Tivemos uma reunião com os responsáveis pelas viagens papais e com os representantes do governo brasileiro, federal, estadual e municipal que tivessem responsabilidade com as questões de segurança e logística, durante a Jornada Mundial da Juventude”, explicou o arcebispo.
Outro assunto durante o encontro com Bento XVI foi o processo de beatificação da menina Odetinha, iniciado no Rio de Janeiro na semana passada  e que, segundo Dom Orani, coincidirá com o Ano da Fé. Além disso, o arcebispo falou sobre o nome do local onde acontecerão alguns dos atos centrais da JMJ. “Queremos chamar o local onde será a Vigília e a Missa final da Jornada de Campus Fidei – Campo da Fé. Então, a partir de agora trateremos desse local com este nome."
De acordo com o Arcebispo, o próximo passo é colocar em prática tudo aquilo que foi decidido. “De forma especial, creio que o grande trabalho agora é preparar o terreno em Guaratiba que nos próximos cinco meses, precisa estar pronto, e depois poder anunciar oficial toda a programação da Jornada e da visita do Santo Padre.”

  
Conteúdo relacionado

Nenhum comentário: