Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Publicações neste blog: Como lidar com as mentiras contra a Igreja Católica? -Já estamos na QUARESMA. - Bento XVI anuncia renúncia – Eis o texto, na íntegra! - Papa não renunciou porque está doente, confirma Pe. Lombardi - Cardeal Odilo Cherer comenta renúncia do Papa Bento XVI: um ato de desapego - Quem lidera o Vaticano enquanto se escolhe um novo Papa? - Emocionado, Cardeal Bertone homenageia Bento XVI durante a Missa da Quarta-feira de Cinzas - Homilia de Bento XVI na 4ª feira de Cinzas...




Olá, turma amiga!!!
Estamos vivendo o Tempo da Quaresma.
Quaresma é tempo de Oração!
Tempo de Revisão de Vida!
Tempo da Campanha da Fraternidade!
Tempo de Conversão!
Uma proveitosa QUARESMA para todos nós!!!



 A Canção Nova está unida em oração, ao Papa Bento XVI, até o dia 28 de fevereiro. Rezamos pedindo pelo Santo Padre e pelas suas intenções.
Por isso, convidamos você também a se unir a nós neste momento tão importante para a Igreja, pois a palavra neste momento deve ser "unidade"
.

Una-se à Canção Nova em oração pelo Papa Bento XVI: http://bit.ly/Yw6zXl


Atenção turmas 
do Apostolado da Oração e MEJ de Aracoiaba!
A reunião de vocês acontecerá dia 19/02,terça-feira,às19h, na Igreja Matriz.
------------------

Como lidar com as mentiras sobre a Igreja Católica? 16/02/2013

Como lidar com as mentiras sobre a Igreja Católica?

Não se deixe levar por mentiras lançadas sobre a Igreja fundada por Cristo. Ame-a!

De forma bem simples. Se você é católico de verdade, e não católico de batismo apenas, católico de gogó, que não é daqueles vira folha que pulam para o outro lado, para outras religiões, que depois enche a boca para dizer "eu me converti" como se para se converter é preciso aderir ao protestantismo, se você tem a consciência tranquila e uma fé convicta que a Igreja Católica é a Igreja fundada por nosso Senhor Jesus Cristo, assentada sobre Pedro, o primeiro Papa, você não pode se deixar levar por qualquer palavreado, por meia dúzia de palavras, por articulista e jornalista tendenciosos, por pastores maldosos, que querem ver a destruição da Igreja e para isso inventam todo tipo de mentira contra ela.
Desculpe-me a maneira que estou me dirigindo a você; mas ou você aceita a Igreja Católica como a Igreja verdadeira ou você pula do barco. Cristo não obrigou ninguém a segui-lo, Ele fazia o convite, "vem e segue-me" e livremente pessoas, apóstolos e discípulos, largavam tudo para seguir o Cristo.
A Igreja Católica é Santa! A Igreja é assistida pelo Espírito Santo de Deus e o Espírito Santo não erra! Portanto, em termos de fé e moral a Igreja não tem um erro sequer! Os filhos dessa Igreja, papas, bispos, padres, enfim, leigos e consagrados, a pessoa humana, sim, esses são pecadores e necessitados da graça para não pecarem! Nós pecamos, os filhos da Igreja pecam, mas a Igreja é imaculada, infalível. É isso que você precisa entender de uma vez por todos.
Sobre a renúncia do Papa Bento XVI a imprensa mundial e articulistas maldosos estão inventando mentiras: que foi devido a quebra de sigilo das correspondências papais - a demissão do mordomo do papa -, a corrupção no Banco do Vaticano enfim.
Parece que a mídia mundial, pastores protestantes que nutrem um ódio contra a Igreja, ex-católicos que caluniam a Igreja em que foram formados, fizeram um curso intensivo na escola ilusionista de  Dan Brown, que misturou algumas verdades misturadas a ficção e mentira para denegrir a imagem da Igreja Católica. E o resultado? Ele está rico só com a venda dos seus livros. Quer ganhar dinheiro de forma fácil? Escreva livros que falam mal de Igreja Católica, de preferência com títulos bem vendáveis como "Cai a máscara: as verdades da Igreja Católica", "Mentiras que o Papa não te contou" etc. Se paute em alguns fatos reais, em alguns erros dos filhos da Igreja, crie uma boa ficção em cima disse e pronto! Você ficará rico com a vendagem de livros. Ou faça como a bispa, venda um perfume com o cheiro de Jesus! Quanta hipocrisia!
E você querido católico não pode ficar como se estivesse em cima da corda bamba, indo de uma lado para outro. Seja firme, seja católico, ame esta Igreja.
O primeiro interessado na destruição da Igreja Católica é o demônio. Infelizmente, ele usará de religiosos para a partir de dentro da Igreja tentar destruí-la. Uma marola de mal-estar pode até acontecer, mas a profecia nos garante: "as forças do Inferno não poderão vencê-la" (Mt 16,18).
Como diz Santo Agostinho: “Prefiro errar com a Igreja do que acertar sem ela". Sabendo que a Igreja não erra jamais e sim os servos que estão nela.
Eu amo esta Igreja, e morro por ela se preciso for. Porque não morrerei por obra construída ou inventada pelo homem - como dezenas de dezenas de falsas religiões espalhadas pelo mundo à fora -, mas vou me consumir por uma Igreja que é de Cristo, fundada por Ele.
Chegou a hora de você como católico declarar este amor a esta Igreja! Não quer dizer fechar os olhos sobre os erros dos seus filhos, não. Devemos reconhecer quando erramos, corrigir e erro e tocar a diante.
Não vos chamo a uma fé cega, mas para se aprofundar na história da Igreja, conhecer seus dogmas. Como diz o prof. Felipe Aquino, os filhos a Igreja Católica a abandonam por falta de conhecimento sobre ela.
Se você está afastado da Igreja, volte. Deus não está te perguntando por onde você andou ou o que foi que você fez. Mas de braços abertos, Nossa Senhora e seu Filho Jesus, te esperam.
Vou concluir com mais uma frase de Santo Agostinho: “Ame e faça o que você quiser, pois nada do que você fizer por amor será pecado”.
Ame a Igreja Católica e depois faça o que quiser!
Thiago Zanetti (Jornalista)

-------------------------------------------------------------
 
Turma amiga, já estamos na 

QUARESMA!

 

QUARESMA 
é tempo de ORAÇÃO, 
tempo de REVISÃO DE VIDA!...
-------------------------- 

Emocionado, Cardeal Bertone 

homenageia 

Bento XVI durante Missa - Quarta-feira

de Cinzas


Agência Ecclesia


Arquivo
"Esta tarde queremos dar graças a Deus pelo caminho que toda a Igreja fez sob a orientação de vossa santidade....", disse Cardeal Bertone.
O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, prestou homenagem a Bento XVI, nesta quarta-feira, 13, no encerramento da Missa de imposição das cinzas, na Basílica de São Pedro, confessando “tristeza” pela renúncia ao pontificado, apresentada pelo Papa nesta segunda-feira, 11.

Acesse
.: Na íntegra, discurso de homenagem do Cardeal Tarcísio Bertone, ao Papa Bento XVI 
.: Todas as notícias sobre a renúncia de Bento XVI

“Com sentimentos de grande comoção e de profundo respeito, a Igreja, bem como todo o mundo, tomaram conhecimento da notícia da sua decisão de renunciar ao ministério de bispo de Roma, sucessor do Apóstolo Pedro”, disse o cardeal Bertone, no final da missa de Quarta-feira de Cinzas, numa intervenção sublinhada com as palmas dos fiéis presentes na celebração.

O mais direto colaborador do Papa falou num “véu de tristeza” por causa da resignação de Bento XVI, apresentada nesta segunda-feira, elogiando o atual pontificado, que comparou a “uma janela aberta sobre a Igreja e sobre o mundo que filtrou os raios da verdade e do amor de Deus”, sobretudo “nos momentos em que as nuvens eram densas no céu”.

“Todos nós compreendemos que é o amor profundo que vossa santidade tem por Deus e pela Igreja que o levou a este ato, revelando a pureza de alma, a fé robusta e exigente, a força da humildade e a mansidão, juntamente com uma grande coragem, que marcaram cada passo da sua vida”, prosseguiu.

Dom Tarcisio Bertone destacou que a Igreja “se renova sempre, renasce sempre” e que a decisão “sofrida” do Papa é um “grande ensinamento” para todos os católicos.

“Esta tarde queremos dar graças a Deus pelo caminho que toda a Igreja fez sob a orientação de vossa santidade e queremos dizer-lhe do mais fundo do nosso coração, com grande afeto, comoção e admiração: obrigado por ter-nos dado o luminoso exemplo de simples e humilde trabalhador na vinha do Senhor”, concluiu.

O Papa alemão, eleito em abril de 2005, vai concluir o seu pontificado a 28 de fevereiro, abrindo caminho à eleição de um sucessor.

Leia mais
.: Quarta-feira de Cinzas: Bento XVI preside última Missa solene


Conteúdo relacionado



A Paróquia de Aracoiaba-CE., na pessoa do seu Pároco Pe. Evando, está enviando em missão os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, para celebrar a Palavra de Deus, ministrar a imposição das Cinzas e a Sagrada Comunhão nas Capelas pertencentes a nossa Paróquia.
 Parabéns ao Pe. Evando pela feliz iniciativa e criatividade



 A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.

Este ano a Campanha da Fraternidade 


tem como

   


Tema: Fraternidade e Juventude
Lema: Eis-me aqui, envia-me!
(Is 6,8)
Fraternidade e Juventude - CF 2013

Objetivo Geral

Acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Objetivos específicos

1 - Propiciar aos jovens um encontro pessoal com Jesus Cristo a fim de contribuir para sua vocação de discípulo missionário e para a
elaboração de seu projeto pessoal de vida;

2 - Possibilitar aos jovens uma participação ativa na comunidade eclesial, que lhes seja apoio e sustento em sua caminhada, para que eles possam contribuir com seus dons e talentos;

3 - Sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum.




-----------------




Oração da Campanha da Fraternidade – 2013

Pai santo, vosso Filho Jesus, conduzido pelo Espíritoe obediente à vossa vontade, aceitou a cruzcomo prova de amor à humanidade.Convertei-nos e, nos desafios deste mundo,tornai-nos missionários a serviço da juventude.Para anunciar o Evangelho como projeto de vida,enviai-nos, Senhor; para ser presença geradora de fraternidade,enviai-nos, Senhor;para ser profetas em tempo de mudança, enviai-nos, Senhor;para promover a sociedade da não violência,enviai-nos, Senhor;para salvar a quem perdeu a esperança, enviai-nos, Senhor.

---------------------------------------



Hoje é dia de Jejum e Abstinência! 


Jejum e abstinência

O jejum consiste em fazer uma só refeição forte ao dia. A abstinênica consiste em não comer carne. A Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa são dias de abstinência e jejum. A abstinência é obrigatória a partir dos quatorze anos e o jejum dos dezoito aos cinqüenta e nove anos de idade.
Com estes sacrifícios, trata-se de que todo nosso ser (alma e corpo) participe em um ato onde reoconheça a necessidade de fazer obras com as quais reparemos o dano causado com nossos pecados e para o bem da Igreja.
O jejum e a abstinênica podem ser trocados por outro sacrifício, dependendo do que ditem as Conferências Episcopais de cada país, pois elas têm autoridade para determinar as diversas formas de penitência cristã.

Por que o Jejum?

É necessário dar uma profunda resposta a esta pergunta, para que fique clara a relação entre o jejum e a conversão, isto é, a transformação espiritual que aproxima o homem a Deus.
O abster-se de comida e bebida tem com como fim introduzir na existência do homem não somente o eqüilíbrio necessário, mas também o desprendimento do que se poderia definir como "atitude consumística".
Tal atitude veio a ser em nosso tempo uma das características da civilização ocidental. O homem, orientado aos bens materiais, muito freqüentemente abusa deles. A civilização se mede então segundo quantidade e a qualidade das coisas que estão em condições de prover ao homem e não se mede com a medida adequada ao homem.
Esta civilização de comumo fornece os bens materiais não somente para que sirvam ao homem em ordem a desenvolver as atividades criativas e úteis, mas cada vez mais para satisfazer os sentidos, a excitação que deriva deles, o prazer, uma multiplicação de sensações cada vez maior.
O homem de hoje deve abster-se de muitos meios de consumo, de estímulos, de satisfação dos sentidos, jejuar significa abster-se de algo. O homem é ele mesmo quando consegue dizer a si mesmo: Não.
Não é uma renúncia pela renúncia: mas para melhor e mais equilibrado desenvolvimento de si mesmo, para viver melhor os valores superiores, para o domínio de si mesmo.


-----------------


  Uma Santa Quaresma para todos nós!!!


A Igreja Católica inicia hoje a
  quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. 


 



Explicação de maneira sintética sobre a Quaresma, Quarta-feira de Cinzas e a Campanha da Fraternidade



A Igreja Católica inicia nesta quarta-feira, dia 13 de fevereiro de 2013, o Tempo da Quaresma, período de preparação para a festa da Páscoa que, com a morte e ressurreição de Jesus, tornou-se o grande referencial da nossa fé, o dia da vitória da Vida sobre a morte. A Quarta-feira de Cinzas marca, também, no Brasil, o início da Campanha da Fraternidade.
--------

QUARESMA

1. A Quaresma é o período de 40 dias que começa na quarta-feira de Cinzas e termina na véspera do Domingo de Ramos, este ano no dia 1º de abril, quando tem início a Semana Santa. Nesses 40 dias, somos convidados a reviver a experiência dos 40 anos de travessia do deserto pelo povo de Israel e os 40 dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar a sua Missão. Somos convidados a três atitudes que são os pilares da vida cristã: a Oração, relação do homem com Deus;
 o Jejum, relação do homem consigo mesmo; 
e a Caridade, relação do homem com o próximo. É um tempo rico de reflexão sobre a nossa vida, buscando valorizar o que temos feito de bom e dar um novo caminho ao que temos feito de ruim ou deixado de fazer. É o convite à conversão.

2. O nosso calendário civil é definido a partir da Festa da Páscoa, por isso a Quaresma varia de ano para ano. A festa da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia do início do outono. Neste ano de 2013 o outono começa no dia 20 de março e a primeira lua cheia acontece no dia 27 de março. Assim, a Festa da Páscoa acontece no domingo seguinte, dia 31 de março. A partir desta data são definidas a Semana Santa, a Quarta-feira de Cinzas e, também, o Carnaval. A festa da Páscoa era primitivamente um ritual realizado por pastores que, para proteger as suas famílias e seus rebanhos dos espíritos maus, matavam um cordeiro e tingiam a entrada das tendas com o seu sangue. Por volta de 1250 anos antes de Cristo, esse ritual adquiriu um novo sentido, com a libertação do povo de Israel da escravidão do Egito. Depois, com a ressurreição de Jesus, a Páscoa se tornou a principal festa dos cristãos, lembrando que Deus liberta seu povo através de Jesus Cristo, o novo cordeiro pascal.

Quarta-feira de Cinzas

3. Na Quarta-feira de Cinzas, nas missas celebradas nas Paróquias e Comunidades, se benzem e impõem as cinzas feitas de ramos de oliveiras ou palmeiras, bentos no Domingo de Ramos do ano anterior. Em procissão, os cristãos e cristãs recebem na fronte um pouco dessas cinzas para expressar o desejo e votos de assumir o processo de conversão que se iniciou no Batismo, por uma vida de oração, esmola e jejum. As cinzas nos lembram que todo orgulho, prepotência, bens materiais não são nada mais do que cinzas após a morte. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação de uma sociedade injusta, desigual e violenta, através de obras, ações, do amor que entrega a própria vida pela vida do outro.

Campanha da Fraternidade

4. A Quarta-feira de Cinzas abre a Campanha da Fraternidade, promovida pela CNBB desde 1964, destacando uma situação da realidade social para a reflexão das comunidades e de toda a sociedade. O tema deste ano é Fraternidade e Juventude e o lemaEis-me aqui, envia-me!” (Cf, Is 6,8), querendo propiciar caminhos para o protagonismo dos jovens no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, por meio de um encontro pessoal com Jesus Cristo, do fomento à participação ativa na comunidade eclesial e da sensibilização para que sejam agentes transformadores da sociedade e protagonistas do bem comum.

.


------------------------------------ 

Bento XVI anuncia renúncia – Eis o texto, na íntegra!...




Bento XVI anunciou esta segunda-feira, 11, que fará a renúncia ao pontificado no dia 28 de fevereiro. Eis o texto integral do anúncio, publicado na Radio Vaticana:

--------

Caríssimos Irmãos,

convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idóneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor quer do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste acto, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a sua bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.

Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.



------------------------------------------------------ 




Papa não renunciou porque está doente, confirma padre Lombardi


"O Papa Bento XVI está bem e muito sereno, não renunciou porque está doente, mas somente pela fragilidade devido ao envelhecimento", disse o porta-voz do Vaticano.

O Papa Bento XVI está bem e muito sereno, não renunciou porque está doente, mas somente pela fragilidade devido ao envelhecimento. Essa foi a informação dada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, em coletiva concedida nesta terça-feira, 12, um dia após a apresentação da renúncia do Papa Bento XVI.
Na coletiva, foi confirmado todo o calendário de compromissos do Pontífice até 28 de fevereiro, último dia de seu pontificado: encontros com os bispos italianos em visita ad limina, com os presidentes de Romênia e Guatemala, os Angelus e as audiências gerais. Não haverá Encíclica sobre a fé.

O diretor da sala de imprensa Vaticana convidou a prestar atenção para o que o Papa vai dizer nos próximos dias, a partir de amanhã, seja na audiência geral, seja na celebração das cinzas na praça São Pedro.
Padre Lombardi também explicou que a viagem a Cuba e ao México, realizada no ano passado, devido ao cansaço, constituiu para Bento XVI uma etapa de maturação para pensar na renúncia ao ministério, mas não foi uma decisão definitiva neste sentido.
Aos jornalistas não foi dado algum detalhe sobre como chamará ou se vestirá o Pontífice uma vez de volta ao Vaticano, depois da permanência em Castel Gandolfo: trata-se de questões ainda a definir.
O Papa deixará, conforme foi dito, as suas funções às 20hs do dia 28 de fevereiro, que é geralmente quando o Papa termina suas atividades antes de se retirar em oração, e depois irá repousar: será um último dia de Pontífice vivido de forma comum.
Padre Lombardi agradeceu aos jornalistas pelo trabalho desenvolvido, por tantos comentários respeitosos e reflexivos que apreenderam a coragem e humildade, o seu sentido de responsabilidade, de lucidez desta decisão histórica e deram um sentido de participação e compreensão do mundo no qual o Papa vive esta decisão, tomada com consciência diante de Deus, e propriamente por isto é serena.
Fonte: Canção Nova Notícias

Da redação do Portal Ecclesia.
--------------------------------------------------- 

Cardeal Odilo Scherer comenta renúncia do Papa Bento XVI: um ato de desapego


Dom Odilo destacou que o Papa deu sinal daquilo que deve ser todo aquele que está colocado a serviço da Igreja: não está para seu beneficio, está em função de servir.


A renúncia do Papa Bento XVI repercutiu em todo o mundo, que se assustou diante de tal ato de coragem e humildade demonstrado pelo Pontífice. Em sua carta, Bento XVI alega que chegou à certeza de que suas forças, devido sua idade avançada, já não são aptas para exercer adequadamente o ministério petrino.

O cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, um dos participantes do conclave que elegerá o sucessor do Papa Bento XVI, disse que neste momento tem um sentimento de profundo respeito e admiração pelo Santo Padre.

Segundo ele, em conversa com jornalistas da Rádio Vaticano, esses sentimentos se devem pela decisão própria, tomada por Bento XVI ao manifestar-se publicamente com plena liberdade, com plena consciência, demonstrando sua condição humana. "Sabendo que a idade, a fragilidade que está sentindo, não lhe permite mais desempenhar plenamente todas as atividades que o ministério petrino hoje requer, como por exemplo muita mobilidade, muita presença em vários lugares e portanto um volume grande de trabalho".
"Por isso esse sentimento de respeito, de grande admiração e de compreensão diante dessa atitude e por essa grandeza de alma que ele teve diante da Igreja que precisa continuar sendo servida, como ele mesmo disse, com plena disposições", destacou dom Odilo.

Para o cardeal Scherer este foi "um ato de coragem, de humildade e, diria mais, de grande lucidez, de grande generosidade em relação à Igreja, de desapego". O Papa deu sinal exatamente daquilo que deve ser todo aquele que está colocado a serviço da Igreja: não está para a sua honra, seu beneficio, está em função de servir bem a Igreja.

Da redação do Portal Ecclesia.

----------------------------------- 

Quem lidera o Vaticano enquanto se escolhe um novo Papa?.




"Depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais me escolheram, a mim, um singelo e humilde operário da vinha do Senhor", disse Bento XVI após ser eleito.





------------------------------------------------------------






O Papa Bento XVI anunciou na manhã de ontem, 11, que no próximo dia 28 de fevereiro renunciará seu cargo de bispo de Roma. Durante a ausência do sucessor de Pedro, o cardeal Tarcisio Bertone, atual secretário de Estado do Vaticano exercerá a função de chefe de Estado nas funções básicas da Santa Sé.



Este cargo é de sua competência por ser carmelengo do Vaticano desde abril de 2007. Durante tal período, o carmelengo não se responsabiliza do governo espiritual da Igreja Católica nem das decisões definitivas ou nomeações. Tais faculdades só podem ser exercidas pelo Papa.



O novo conclave dará a conhecer 266º sucessor do Pedro e será regulado pelo Ordo Rituum Conclavis, o rito estabelecido pela Constituição Apostólica do Papa João Paulo II Universi Dominici Gregis de 22 de fevereiro de 1996.



Durante o período do conclave os cardeais eleitores se alojarão na residência vaticana Casa Santa Marta, um lugar independente da Capela Sistina, lugar onde será escolhido o novo Papa.

Os cardeais eleitores devem permanecer no Vaticano durante todo o período de duração do conclave e ninguém pode aproximar-se deles em seus traslados dentro do estado, e qualquer tipo de comunicação com o mundo exterior está proibida.

Como tem sido feito ao longo da história, a estufa da Capela Sistina será usada para queimar as cédulas depois de cada votação. A fumaça da fogueira serve ao colégio cardinalício para comunicar aos fiéis o estado das votações.

O conclave que levou a eleição de Bento XVI começou na segunda-feira 18 de abril de 2005, na Capela Sistina do Palácio Apostólico do Vaticano. A eleição começou com a frase extra omnes, que deve ser pronunciada por professor das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, a partir desse momento começa a eleição do novo Papa.

Bento XVI é o 265º sucessor do Pedro, e foi eleito em 19 de abril de 2005. Estas foram as primeiras palavras que dedicou aos fiéis: "Queridos irmãos e irmãs: Depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais me escolheram, a mim, um singelo e humilde operário da vinha do Senhor. Consola-me o fato de que o Senhor sabe trabalhar e atuar inclusive com ferramentas insuficientes e sobre tudo me confio às suas orações. Na alegria do Senhor Ressuscitado, confiados em sua ajuda permanente, prossigamos. O Senhor nos ajudará e Maria, sua Mãe Santíssima, estará ao nosso lado".

Fonte: ACI Digital

Nenhum comentário: