Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Última Semana do Papa...

Porta-voz do Vaticano dá detalhes sobre últimos dias de Bento XVI no pontificado

Última semana do Papa



Conclave ainda não tem data definida, afirma padre Federico Lombardi
Da redação, com VIS Tradução: André Alves
Porta-voz do Vaticano dá detalhes sobre últimos dias de Bento XVI no pontificado

Na manhã desta quinta-feira, 21, o porta-voz oficial do Vaticano, padre Federico Lombardi, atualizou algumas informações sobre o calendário do Santo Padre e esclareceu diversas questões apresentadas sobre estes últimos dias do pontificado de Bento XVI.

No sábado, 23, às 9 horas (Roma), o Santo Padre e a Cúria Romana encerrarão os exercícios espirituais. Habitualmente, o Papa dirige algumas breves palavras aos presentes. Nesse mesmo dia, às 11h30 (hora local), o Pontífice se encontrará com o Presidente da República Italiana, Giorgio Napolitano. No domingo, 24 de fevereiro, Bento XVI rezará o último Angelus do seu pontificado, com os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

Na quarta-feira, 27, a última audiencia geral de Bento XVI terá lugar na Praça de São Pedro e acontecerá como de constume, exceto pela passagem do Santo Padre, via papamóvel, nos arredores das praça para saudar os participantes. De acordo com o comunicado do Vaticano, cerca de 30 mil pessoas deverão participar da oração mariana. No dia 28, como anuncia a nota da Casa Pontifícia, Bento XVI saudará pessoalmente todos os cardeais presentes em Roma. Não haverá discurso.

Quanto à sua partida do Vaticano, o Papa saudará, pouco antes das 17h (hora local), no Pátio São Dámaso, ao Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone e já no heliporto se despedirá do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício. Em sua chegada à Castel Gandolfo, será recedido pelo presidente e o secretário de governo do Vaticano, pelo pároco de Castel Gandolfo e outras autoridades civis. O Santo Padre aparecerá à sacada do Palácio Pontifício de onde saudará os muitos fiéis presentes na praça.
O diretor de imprensa da Santa Sé, reforçou que a data para o início do conclave ainda não foi definida, mas será feita pela Congregação dos Cardeais, durante a Sede vacante. Isto, independente de um possível Motu Proprio do Santo padre para explicar detalhes sobre a Constituição Universi Dominici Gregis.
Referente ao assunto da Fratenidade Sacerdotal de São Pio X, foi reafirmado que a data limite de 22 fevereiro relacionada com a situação é apenas hipótese. Bento XVI decidiu confiar ao próximo Papa esta questão e portanto, não há de se esperar uma definição das relações com a Fraternidade, antes do final deste pontificado.
Por último, foi confirmado que a Comissão de Cardeais composta por Dom Julian Herranz, Jozef Tomko e Dom Salvadore de Giorgi, encarregada pelo Santo Padre para elaborar um relatório sobre a Santa Sé, tem feito um trabalho, cujo os resultados compete exclusivamente ao Papa. Estes cardeais não darão nenhuma entrevista, nem comentarão os resultados do estudo.




Nenhum comentário: