Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 7 de março de 2013

NOVIDADES, TURMA AMIGA!

-------------------------------
Colégio Cardinalício está completo:
 os 115 cardeais eleitores 
já estão em Roma





O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou agora pouco que o último cardeal votante chegou a Roma na tarde desta quinta-feira, 7.

Assim, o número de cardeais que votarão para eleger o novo Sumo Pontífice, 115 no total, já está completo. A data para o início do conclave deve ser definida nos próximos dias durante as congregações gerais dos cardeais, no Vaticano.

A chegada do cardeal Jean-Baptiste Pham Minh Mân, do Vietnã, era aguardada com expectativa, pois a presença de todos os cardeais eleitores em Roma, possibilita a antecipação do início do conclave, conforme previsto no Motu Proprio publicado por Bento XVI, antes de deixar o pontificado.

O documento fez pequenas alterações nas normas relativas à eleição do novo Papa.

No total, 153 cardeais já estão presentes em Roma, incluindo aqueles que não poderão votar, por terem mais de 80 anos.

--------------------------------------------- 

"Habemus Papam": 

conheça o cardeal que anunciará o novo Papa






Enquanto os cardeais seguem com os preparativos para o conclave, ainda sem data definida, muitos assuntos estão sendo tratados nas congregações gerais. Não se sabe quem será o eleito, quando será, de que nacionalidade, quantos anos terá o novo Papa. Sabe-se apenas que esta será anunciado oficialmente pelo cardeal Tauran, de 69 anos. 

O cardeal-diácono Jean-Louis Tauran há 23 anos trabalha no Vaticano onde já atuou destacando-se na diplomacia, no arquivo e biblioteca vaticana e atualmente preside o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso. Cabe a ele o “Habemus Papam” que apresentará à Igreja e ao mundo o Sumo Pontífice. 



Nasceu em Bourdeaux, na França, foi ordenado sacerdote aos 26 anos de idade em 20 de setembro de 1969. Em 1991 foi ordenado bispo e 21 de outubro de 2003 foi criado cardeal pelo Papa beato João Paulo II. 

O francês foi nomeado cardeal protodiácono (primeiro diácono) em 11 de fevereiro de 2011 pelo Papa Bento XVI. A nomeação outorga ao cardeal a missão de anunciar o nome do cardeal eleito como novo Papa que tradicionalmente se realiza da varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Tarefa esta que lhe é conferida pelo Código do Direito Canônico (n° 355.2)  de “ anunciar ao povo o nome do novo Sumo Pontífice eleito”. 

Outro momento importante de atuação do cardeal Tauran será durante a missa de inicio do novo Pontificado. Nela o cardeal protodiácono impõe o pálio, uma insígnia litúrgica, no novo Papa. Na Páscoa e no Natal também acompanha o Sumo Pontífice durante a mensagem “urbi et orbi”, bênção papal à cidade de Roma e ao mundo. (Jefferson Souza)

------------------------------- 


Anel do pescador usado por Bento XVI já foi inutilizado




O anel do pescador de Bento XVI "já foi marcado, quer dizer, inutilizado", conforme explicou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.

"Não será destruído totalmente, mas será anulado marcando-o provavelmente com uma linha ou uma cruz de tal modo que fica inutilizável", explicou na semana passada o porta-voz vaticano para precisar que o anel não se destrói, mas se inutiliza. Também precisou que é previsível que este anel seja conservado na coleção do Escritório das Cerimônias Pontifícias (Ufficio Ceremonie Liturgiche).

Por sua parte, o artesão italiano e criador do anel do pescador de Bento XVI, Claudio Franchi, explicou à 'Europa Press' que a tradição de destruir o anel dos Papas faz parte de um antigo rito pelo qual se devia destruir o anel com o fim de evitar falsificações já que esse anel era usado como selo nos documentos papais.

Não obstante, relatou que o anel do Papa emérito, que conserva as características iconográficas da tradição do 'pescador', não foi usado como selo, mas como mostra dos aspectos simbólicos do pontificado deste Papa.

Em 23 de abril de 2005, quatro dias depois de o cardeal Joseph Ratzinger ser eleito Papa, Franchi lhe apresentou dois anéis entre os quais devia escolher aquele que levaria já no dia seguinte no dedo anelar de sua mão direita durante a missa solene de início do ministério petrino e durante todo seu pontificado.

Bento XVI escolheu o anel de estilo clássico, conservando o outro, de estilo mais moderno, no Museu do Tesouro de São Pedro, conforme aponta Franchi. O anel de ouro, ovalado e com a borda lateral em ouro branco representa a São Pedro em uma barca no momento em que joga as redes ao mar onde se veem três peixes e no alto o nome de Bento XVI.

Conforme aponta, o anel com a imagem do 'pescador' pedido por Bento XVI preencheu a ausência de mais de um século durante o qual os Papas não escolheram um anel com esta imagem. Franchi afirma não saber se será novamente contratado para fabricar o anel do pescador do novo Pontífice que será eleito no conclave que começará neste mês de março.

Fonte: ACI Digital / Foto: Alessia Giuliani


Da redação do Portal Ecclesia.


Nenhum comentário: