Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 11 de março de 2013

Sai primeira FUMAÇA PRETA deste CONCLAVE.

Sai a primeira fumaça preta deste Conclave


Da Redação

Às 15h41 desta terça-feira, 12, a chaminé da Capela Sistina em Roma, sinalizou: a Igreja ainda está sem Papa. A fumaça preta indicou o resultado do primeiro turno das votações que aconteceram no Conclave, nesta tarde.


Num dos fornos, de 1938, foram queimadas as cédulas, e em outro, de 2005, dotado de dispositivos eletrônicos, foi criada a fumaça preta.

Segundo explicou o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, na coletiva do último sábado, 9,  as cédulas são queimadas ao final das votações do turno, ou seja,  e não ao final de cada votação.

A próxima aparição da fumaça está programada para as 08h (horário de Brasília) desta quarta-feira, 13, podendo ser antecipada caso a eleição do novo Papa aconteça no fim do primeiro escrutínio da parte da manhã.

========================================

Programação do Conclave

Conclave no foco

Durante o Conclave, cardeais não terão contato com o mundo externo
Daniel Machado
Enviado especial a Roma

Quando o mestre de cerimônias pontifícias pronunciar as palavras extra omnes (todos para fora), nesta terça-feira, 12, às 16h45 (12h45 horário do Brasil), inicia-se oficialmente o Conclave.

Cardeais celebraram Missa pela manhã na Basílica de São Pedro / Foto: Clarissa Oliveira CN Roma
Cardeais celebraram Missa pela manhã na Basílica de São Pedro / Foto: Clarissa Oliveira CN Roma


A partir deste momento, os cardeais entram em clausura, ou seja, não possuem – até a eleição do novo Pontífice – contato com o mundo externo. Eles não podem conversar com a imprensa, não podem telefonar nem mesmo enviar uma mensagem nas redes sociais.
Hoje, às 10h da manhã (horário de Roma – 6h em Brasília), aconteceu a Missa “Pro Eligendo Pontífice”, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano.


Como será, a partir de agora, a programação dos cardeais dentro dos muros do Vaticano?


Primeiro dia (horário atualizado para o Brasil)


11h45 – Os cardeais são transferidos para o Palácio Apostólico

12h30 – Invocando o auxílio da Igreja Celeste, na ladainha dos santos, os cardeais saem em procissão da Capela Paulina para a Capela Sistina

12h45 – Começa o processo de juramento e meditação para um eventual escrutínio (se houver votação, uma primeira fumaça já pode sair pela chaminé)

15h15 – Oração das vésperas na Capela Sistina

15h30 – Transferência para o aposento Santa Marta

16h (20h em Roma) – Jantar


Outros dias (horário atualizado para o Brasil)


2h30 às 3h30 (6h30 em Roma) – Café da manhã

3h45 – Transferência para a Capela Paulina

4h15 – 5h15 – Missa na Capela Paulina

5h30 – Ora média e votação na Capela Sistina (fumaça)

8h30 – Translado para a ala Santa Marta

9h – Almoço

12h – Translado para Palácio Apostólico

12h50 – Votação na Capela Sistina

15h15 – Véspera na Capela Sistina

15h30 – Translado para aposento Santa Marta

16h (20h em Roma) – Jantar

------------------------------

 

O tão esperado Conclave tem seu início!!!


Conclave: momento de fé! Oremos juntos!





O tão esperado Conclave tem seu início. Ele não é apenas uma sessão eleitoral. É uma verdadeira Liturgia. Toda a Igreja participa dele de alguma forma, e a forma mais forte é a espiritual. Quem tem no peito o calor da fé, a presença de Deus, sabe que o que se pretende com o conclave não é apenas escolher um chefe, mesmo porque o chefe da Igreja não é o Papa, mas é Cristo. Pretende-se cumprir o desejo de Cristo de haver um só pastor que una, simbolize e realize a unidade desejada por Cristo (cf. Jo.17, 21) e reja seu povo pelas sendas da Palavra de Deus rumo aos caminhos dos Senhor que, por fim, nos leva aos céus. O Papa é o pastor visível, vigário do Pastor invisível que é Cristo Senhor, ressuscitado dos mortos, vivo entre nós. Foi Ele quem disse: “Onde dois ou mais estiverem reunidos no meu nome, eu estarei no meio deles.” (Mt. 18,20) 

O Papa não é sucessor de Cristo, pois Cristo não tem sucessores. É sucessor de Pedro a quem Cristo entregou as chaves da sua Igreja, dando-lhe poderes de ligar e desligar, conforme nos narra o Santo Evangelho: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela ( Mt. 16, 13-19). 

O conclave se reúne para rezar, invocar o Espírito Santo para escolher aquele que está no coração de Deus com o destino de dirigir os caminhos da Igreja de Cristo que congrega na terra os seus fieis seguidores, hoje em número aproximado de dois bilhões. 

As sessões eleitorais estão envoltas na oração comunitária e pessoal dos cardeais e de toda a Igreja que os acompanha das mais variadas partes do globo terrestre. Em nossa Igreja Particular de Juiz de Fora, convocamos o Povo de Deus para esta sintonia espiritual com os nossos irmãos cardeais que se encontram em Roma para este fim. A seguir, acrescento o nosso decreto, que na verdade é um convite amável que parte de nosso coração a todos aqueles que têm fé em Cristo e amam a sua Igreja: ( O Arcebispo de Juiz de Fora)... à luz da sublime ordem de Jesus que diz: Pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e abrir-se vos há... pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais o vosso Pai celestial dará o Espírito Santo aos que lho pedirem. (Lc. 11, 13), por este instrumento, decreta que os dias 9, 10 e 11 de março do corrente ano de 2013 (sábado, domingo e segunda feira), sempre dentro da espiritualidade quaresmal, sejam dias especiais de orações pela Igreja em todas as paróquias e comunidades desta Arquidiocese, em vista do Conclave que se dará nos próximos dias; conclama a todos os presbíteros, diáconos, religiosos, religiosas, seminaristas e todo o povo de Deus a intercederem ao Pai que, pela mediação de seu Filho Jesus, envie o Espírito Santo sobre os Eminentíssimos Cardeais reunidos em Roma para a eleição do novo Sucessor de Pedro; pede aos senhores padres, diáconos, religiosos e religiosas que promovam atividades orantes com o povo, tais como Vigílias, Adorações Eucarísticas, recitações do Santo Rosário, Liturgia das Horas, Lectio Divina, ou outras iniciativas nas intenções acima mencionadas. Nas missas de sábado e domingo próprias da Quaresma, sejam incluídas intenções especiais pelo Conclave, tanto nas preces dos fiéis como nos comentários litúrgicos. Na segunda feira, dia 11, seja celebrada em todas as paróquias e comunidades religiosas a Missa para a Eleição de um Papa prevista no Missal Romano (Ed. Paulus, pag. 885). As leituras da missa sejam as próprias da Quaresma.” Amém! 

Convida a todos para Missa para a Eleição de um Papa que o Arcebispo presidirá na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, segunda feira, dia 11 de março, às 19 horas. 

A Igreja toda entra agora em Conclave e espera a manifestação de Deus! 

A fumaça branca anunciará que não estamos mais órfãos; antecipará as vestes brancas do pastor universal que se aproximará do balcão de São Pedro após o anúncio do Habemus Papam; lembrará a brancura da alma de Maria Santíssima, Mãe da Igreja e refletirá a candura da Santa Eucaristia, sinal mais evidente da presença de Cristo entre nós. Viva a Igreja! 

Dom Gil Antônio Moreira
Colunista do Portal Ecclesia.
Arcebispo de Juiz de Fora (MG). Cursou teologia no Seminário Menor São José, em Divinópolis (MG), e teologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Mestre em história da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. 

Da redação do Portal Ecclesia.

Nenhum comentário: