Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Sob as bênçãos de Deus, seja bem-vindo Mês de Julho / 2013. - Jornada Mundial da Juventude no Brasil se aproxima... / URGENTE! Vaticano desmente declarações atribuídas ao Papa sobre o Brasil. / Confira as novidades abaixo.

"Ninguém pode voltar no tempo e fazer um novo começo, mas podemos começar agora a fazer um novo fim. Um dia iluminado pra você!"

-----------
Um bom dia, sob as bênçãos de Deus, turma amiga!



Santuário Mãe das Dores - Aracoiaba - CE.
Pároco: Pe. Evando

-------------------------------------------------- 

URGENTE!

Vaticano desmente declarações atribuídas ao Papa sobre o Brasil

 
O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, desmentiu o jornal espanhol El País, de forte tendência anticatólica, que assegurou hoje que o Papa Francisco "considera os protestos do Brasil justos e de acordo com o Evangelho" e se referirá a elas durante a próxima Jornada Mundial da juventude (JMJ) Rio 2013. 

Com os protestos do Brasil, um importante número de cidadãos expressou seu desacordo com o aumento de tarifas no transporte público, e pedem também que cesse a corrupção no governo. Os manifestantes também criticam os elevados gastos que se realizam em vistas à Copa do Mundo de Futebol de 2014 e pedem maior investimento em saúde e educação. 

Em uma nota publicada em 24 de junho, os bispos do Brasil expressaram sua "solidariedade e apoio às manifestações", sempre e quando estas sejam pacíficas.

Os prelados reconheceram em seu comunicado que estes protestos são "um fenômeno que envolve o povo brasileiro e despertam uma nova consciência". "Requer atenção e compreensão para identificar seus valores e limites, sempre com o objetivo de construir a sociedade justa e solidária que desejamos", assinalaram. 

O jornal El País, em um artigo publicado hoje, afirmou que o Papa Francisco, "no discurso que dirigirá aos mais de um milhão de jovens que se concentrarão no Rio de Janeiro com motivo da Jornada Mundial da Juventude (JMJ)" fará alusão "às manifestações, segundo informações de fonte fidedigna recebidas por este correspondente". 

O meio espanhol assegurou também que os bispos do Brasil não teriam escrito nem publicado seu comunicado de fins de junho "se não tivessem estado antes concordado com o papa Francisco, que está por chegar ao Brasil". 

Entretanto, em comunicação com o grupo ACI, o padre Federico Lombardi esclareceu que "o jornal El País não é a fonte dos discursos do Papa". 

Consultado pelo suposto discurso a favor das manifestações no Brasil ao que faz menção o jornal espanhol, Lombardi assinalou que "não me consta. Não vi nada a respeito". 

Erros e desinformação no El País 

Já em 2006, El País inventou um suposto apoio do Papa Bento XVI às negociações iniciadas pelo governo da Espanha, com José Luis Rodríguez Zapatero, do Partido Socialista Obrero Español (PSOE) à cabeça, com o grupo terrorista ETA. 

Nessa ocasião, o então delegado diocesano de Meios de Comunicação da Arquidiocese de Madri, Pe. Manuel Bru, desmentiu terminantemente as conjeturas de El País, assinalando que este atribuiu "falsamente ao Santo Padre Bento XVI um apoio explícito ao mal chamado processo de paz". 

Em 24 de janeiro deste ano, o jornal espanhol teve que deter a circulação de toda a edição do dia, depois de fazer-se público que a foto de sua capa, em que aparecia Hugo Chávez Frías entubado, era falsa.

Fonte: ACI Digital 

Da redação do Portal Ecclesia.


INTENÇÕES DO PAPA FRANCISCO NESTE MÊS DE JULHO DE 2013.


INTENÇÃO GERAL:
__________________ 

"Jornada Mundial da Juventude"

Para que a Jornada Mundial da 
Juventude no Brasil anime todos 
os jovens cristãos a tornarem-se 
discípulos e missionários
do Evangelho.

INTENÇÃO MISSIONÁRIA”
____________________


"Evangelização na Ásia"

Para que, na Ásia, se abram as 
portas aos mensageiros 
do Evangelho.


Todos os meses o Papa confia suas intenções ao apostolado da oração. 
Esta iniciativa é seguida por milhões de fiéis em todo mundo
.


---------------- 








Nota: CNBB apoia manifestações, desde que pacíficas

  • Written by:
Os bispos manifestam “solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens”. A presidência da CNBB apresentou a Nota em entrevista coletiva e o documento foi aprovado na reunião do Conselho Permanente concluída na manhã desta sexta-feira, 21 de junho.
Leia a Nota:
Ouvir o clamor que vem das ruas
Nós, bispos do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, reunidos em Brasília de 19 a 21 de junho, declaramos nossa solidariedade e apoio às manifestações, desde que pacíficas, que têm levado às ruas gente de todas as idades, sobretudo os jovens. Trata-se de um fenômeno que envolve o povo brasileiro e o desperta para uma nova consciência. Requerem atenção e discernimento a fim de que se identifiquem seus valores e limites, sempre em vista à construção da sociedade justa e fraterna que almejamos.
Nascidas de maneira livre e espontânea a partir das redes sociais, as mobilizações questionam a todos nós e atestam que não é possível mais viver num país com tanta desigualdade. Sustentam-se na justa e necessária reivindicação de políticas públicas para todos. Gritam contra a corrupção, a impunidade e a falta de transparência na gestão pública. Denunciam a violência contra a juventude. São, ao mesmo tempo, testemunho de que a solução dos problemas por que passa o povo brasileiro só será possível com participação de todos. Fazem, assim, renascer a esperança quando gritam: “O Gigante acordou!”
Numa sociedade em que as pessoas têm o seu direito negado sobre a condução da própria vida, a presença do povo nas ruas testemunha que é na prática de valores como a solidariedade e o serviço gratuito ao outro que encontramos o sentido do existir. A indiferença e o conformismo levam as pessoas, especialmente os jovens, a desistirem da vida e se constituem em obstáculo à transformação das estruturas que ferem de morte a dignidade humana. As manifestações destes dias mostram que os brasileiros não estão dormindo em “berço esplêndido”.
O direito democrático a manifestações como estas deve ser sempre garantido pelo Estado. De todos espera-se o respeito à paz e à ordem. Nada justifica a violência, a destruição do patrimônio público e privado, o desrespeito e a agressão a pessoas e instituições, o cerceamento à liberdade de ir e vir, de pensar e agir diferente, que devem ser repudiados com veemência. Quando isso ocorre, negam-se os valores inerentes às manifestações, instalando-se uma incoerência corrosiva que leva ao descrédito.
Sejam estas manifestações fortalecimento da participação popular nos destinos de nosso país e prenúncio de novos tempos para todos. Que o clamor do povo seja ouvido!
Sobre todos invocamos a proteção de Nossa Senhora Aparecida e a bênção de Deus, que é justo e santo.
Brasília, 21 de junho de 2013
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom José Belisário da Silva
Arcebispo de São Luís
Vice-presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNBB
__________________________________________

“Lumen fidei”: Encíclica de Francisco será apresentada na sexta-feira

  • Written by:
Na próxima sexta-feira, 5 de julho, será apresentada na Sala de Imprensa da Santa Sé a Encíclica do Papa Francisco “Lumen fidei” (Luz da fé).
A Encíclica será apresentada pelos Prefeitos das Congregações para os Bispos e para a Doutrina da Fé, Card. Marc Ouellet e Dom Gerhard Ludwig Müller, e pelo Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, DomRino Fisichella.
A Encíclica estará disponível em cinco línguas, entre elas, o português.
Fonte: Rádio Vaticano
---------------------------------- 

O GIGANTE, ACORDOU!!!

O CAMPEÃO VOLTOU, 
VOLTOU PRA CASA!!!





Um "domingo histórico" para o futebol 

brasileiro!!!


Ô,Ô,Ô, o campeão voltou!!!


O futebol brasileiro, acordou!


Parabéns, jogadores! Parabéns, brasileiros!

------------- 



Não esqueçamos:


Somos tetracampeões

 na Copa das Confederações!
Somos - também - tetracampeões no ALTO CUSTA DE VIDA,
na mísera cesta básica;
TETRACAMPEÕES NA DESVALORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO e da SAÚDE;
SOMOS TETRACAMPEÕES NA CORRUPÇÃO,
 por isso mesmo,
a MANIFESTAÇÃO POPULAR DEVE CONTINUAR com mais força e mais garra, mas tudo isso, de maneira pacífica e na paz.
Vencemos a Espanha,
agora vamos vencer os detentores do poder que nos escraviza e nos rouba a dignidade.

 Vamos em frente, turma!!!

------------------------








Protestos devem incentivar brasileiros a cobrar reformas estruturais na política

  • Written by:
Por Thais Leitão
As motivações que têm levado milhares de pessoas a protestar nas ruas de diversas cidades devem servir para incentivar os brasileiros a lutar e cobrar reformas estruturais na política do país. Na avaliação do professor da pós-graduação em política social da Universidade de Brasília (UnB) Vicente Faleiros, se é verdade que o “gigante acordou”, como bradam os manifestantes em redes sociais e com cartazes durante os protestos, é preciso que ele não se cale até que o “modo de fazer política no Brasil” passe por mudanças radicais e sustentáveis.
“O momento da revolta é o de se repensar não apenas em aspectos pontuais, mas na maneira de fazer política. Com essas manifestações, colocou-se em questão não apenas o valor da passagem, mas a maneira como está organizada a representatividade no país. É preciso repensar e modificar a relação da política com o povo e com o mercado”, disse à Agência Brasil.
Doutor em sociologia, Faleiros defende o fim do que classifica de ´fulanização da política´. “No Brasil temos o costume de dizer que o ´fulano´ é bom, acreditando que uma personalidade será o salvador da pátria. Enquanto isso, persistem os currais eleitorais, a prática do clientelismo e do apadrinhamento. Por isso, nossa luta tem que ser pela reorganização da política e das relações de poder”, acrescentou.
Ao ressaltar que o Brasil vive uma crise de representatividade, na medida em que a classe política, independentemente de partidos ou de níveis de poder, vem perdendo a credibilidade da população, ele defendeu uma reforma que garanta uma democracia mais participativa do que representativa, capaz de aproximar os agentes públicos das demandas da população, em uma relação orgânica e que atenda aos interesses como um todo e não fragmentados, setorializados.
Entre as medidas que o especialista defende em uma reforma política estão a ampliação da transparência dos gastos públicos, com informações diretas e fáceis sobre os destinos dos recursos e a quem está beneficiando; o financiamento público de campanhas; e a apropriação mais efetiva das ferramentas de participação social no processo eleitoral, como a Lei da Ficha Limpa.
Para o professor, os protestos ocorridos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Brasília, em Belo Horizonte, entre outros, são consequência de um processo construído ao longo dos anos de insatisfação em relação a diversos aspectos associados à revolta com a repressão.
“Estamos fortalecendo uma sociedade de consumo, mas o mercado não pode substituir o Estado. Como as pessoas querem medidas efetivas para melhoria das condições do cotidiano, como as relacionadas à saúde, educação e transporte, foram às ruas para protestar e a resposta dada foi a repressão, o que demonstra não apenas um despreparo da polícia, mas da política brasileira, já que a polícia é uma das esferas desse modo de fazer política”, enfatizou.
Fonte: Dom Total

----------------------------------------------

ORAÇÃO DO MÊS DE JULHO

Senhor, já fizemos uma boa caminhada neste ano, já ultrapassamos meio ano. Seis meses já se foram. E nele buscamos mais te amar e agradecer pelas realizações que estamos conseguindo fazer até aqui. E queremos pedir que continue nos abençoando, fortalecendo, iluminando para fazermos deste segundo semestre mais uma oportunidade de prosseguirmos bem na construção do vosso reino aqui. Sabemos que temos muito a fazer pelo reino. Não podemos nos acomodar, pois o mundo ainda traz as marcas fortes do antirreino. Sabemos também de nossas fraquezas, mas sabemos ainda mais da vossa misericórdia e que sempre nos dá o seu perdão que nos fortalece. Estende sempre a mão a cada um de nós especialmente nos momentos de dificuldades. E do mesmo modo que Pedro, não nos deixe, em nossas fraquezas, o mar da vida nos afogar. Pelo que construímos até aqui neste ano, Senhor, possamos sempre nos motivar e perseverar no vosso amor, superando nossas fraquezas e limitações humanas, nossas imperfeições e assim crescer na fé e no amor em nosso caminhar. Amém!

(oração copiada do facebook, na íntegra.)
----------------------- 


FORMAÇÕES

Imagem de Destaque

Deus, o grande esquecido

O estilo de Deus é a paciência

“A história demonstra que, quando o homem arranca Deus de sua consciência, também arranca do coração as fibras do bem que o ajudam a não cometer monstruosidades. Perdendo Deus, o homem perde também a humanidade” (Cardeal Angelo Amato - Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos).

Ao receber o Prêmio Nobel de Literatura, em 1970, Alexander Soljenítsin, famoso historiador e escritor russo, pronunciou essas palavras: “Consagrei-me durante 50 anos ao estudo. Li centenas de livros, reuni muitos testemunhos pessoais, publiquei oito obras. Hoje, se tivesse de resumir o mais brevemente possível a verdadeira causa de nosso problema, só teria uma explicação: o homem esqueceu-se de Deus... E se me pedissem que dissesse claramente qual a maior ameaça, ainda assim não acharia outra coisa a dizer, senão que o homem se esqueceu de Deus”.

Assista: Deus sempre dá uma chance de recomeçar

Os jornalistas não deram muita atenção a este chamado para voltarmos ao Senhor. Contudo, reconheçamos que a conclusão do escritor é oportuna. A Sagrada Escritura apresenta a história da humanidade, que optou por viver sem Deus como um drama renovado constantemente. Os progressos que o homem faz só mostram, de maneira mais evidente, as limitações e o abismo que o separa da satisfação plena. De fato, os progressos não beneficiam a todos e não preenchem o vazio do coração.
A constatação de Soljenítsin nos lembra que Deus, amorosamente, sempre nos convida a voltarmos para Ele. Primeiro, é necessário reconhecer, diante d'Ele, que O temos desprezado. De muitas maneiras O temos desprezado. Peça perdão ao Pai e volte para Ele, que é bom e misericordioso em perdoar, “e pronto a renovar sua vida, e abundante em benignidade para todos os que te invocam” (Salmo 86,5). “Vinde e tornemos ao Senhor” (Oséias 6,1). Só no bom Deus se encontra o verdadeiro sentido para a vida.

“A tentação de colocar Deus de lado para, assim, colocarmos a nós mesmos no centro, está sempre à espreita. Deus é paciente com os homens, porque os ama; e quem ama compreende, espera, dá confiança, não abandona, não corta as pontes, sabe perdoar. O estilo do Senhor é a paciência. Ele nunca se cansa de perdoar. Somos nós quem nos cansamos de Lhe pedir perdão. Voltemos ao Senhor, pois ele nos espera para nos perdoar”, assim declara como pastor amoroso o Papa Francisco (L’osservatore Romano, 14/04/2013, pp.1 e 3).

O bom Deus vive em amor nas profundezas do nosso ser. O grande gênio, bispo e doutor da Igreja, Santo Agostinho exclamava: “Deus me é mais íntimo que meu íntimo, mais íntimo que eu a mim mesmo”.



Foto
Padre Inácio José do Vale
pe.inacio.jose@gmail.com

Padre Inácio José do Vale é professor de História da Igreja no Instituto de Teologia Bento XVI (Cachoeira Paulista). Também é sociólogo em Ciência da Religião.

27/06/2013 - 08h00

Comente

--------------------------------------------------



Nenhum comentário: