Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Nesta página publicamos: Dia 04 é o Dia de São Francisco / Oração de São Francisco de Assis / Papa defende em Assis uma igreja solidária. / Francisco faz visita histórica a Assis, a cidade do santo dos pobres.

Dia 04 de outubro é o “Dia de São Francisco de Assis”



 Em Francisco, uma original experiência de Deus .

Vocês conhecem São Francisco de Assis?
Morreu à tardinha do dia 

3 de outubro de 1226. Conhecido como o santo dos passarinhos. 

Amigo dos animais. Da natureza toda. Padroeiro da ecologia. O 

santo da paz. O santo fraterno. Da fraternidade universal, humana e 

cósmica. Reconciliado com tudo e com todos, até mesmo com a 

morte, à qual ele chama de Irmã. O santo que descobriu e viveu 

profundamente o Amor. Tudo isso e ainda muito mais, a partir de 

uma profunda experiência de Deus, atestada pelos seus escritos e os

de seus biógrafos . Não o Deus fabricado por especulações 

filosóficas ou teológicas, mas o Deus do Evangelho. O Deus de 

Jesus Cristo. Foi beijando certa vez um leproso que Francisco sentiu 

profundamente de que jeito Deus é. Beijando um leproso, ele se 

lembrou de Jesus pobre, desprezado, sofrido, marginalizado, 

crucificado, abandonado, só por amor de nós e para nos salvar. Foi 

beijando um leproso e lembrando do Jesus “que se fez leproso”  

por nosso amor, que Francisco fez esta grande descoberta: Deus é 

pobre. Sim, Deus é pobre! E a Pobreza – com “P” maiúsculo, esse 

modo característico de Deus ser! – passa a ser para ele a grande 

paixão de sua vida, a sua amada, a dama de sua vida e de suas 

canções, até a hora derradeira, a morte corporal. 

São Francisco de Assis foi um famoso frade e santo católico da Itália, sua festa litúrgica é comemorada em 04 de outubro.
Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem mendicante dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos, que renovaram o Catolicismo de seu tempo.
São Francisco de Assis
São Francisco de Assis, patrono dos animais e do meio ambiente
Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo estavam mais ligados aos mosteiros rurais, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitando-se a vida de Cristo, desenvolveu uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.
Sua atitude foi original também quando afirmou a bondade e a maravilha da criação, quando se dedicou aos mais pobres dos pobres, e quando amou todas as criaturas chamando-as de irmãos.
Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, que impregnou a imaginação de toda a sociedade de sua época, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.
Foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.
São Francisco de Assis
Nascimento5 de julho de 1182 em Assis
Morte3 de outubro de 1226 em Assis
Veneração porIgreja Católica
Canonização16 de Julho de 1228, Assis por: Papa Gregório IX
Principal temploBasílica de São Francisco de Assis,Assis (Itália)
Festa litúrgica4 de Outubro

A fama de santidade que granjeou em vida e perdura até os dias de hoje não decorreu de grandes manifestações de erudição religiosa, que jamais fez questão de possuir, e tampouco de seus milagres, que não obstante foram muitos e impressionantes, mas do seu exemplo de uma vida de completa dedicação ao próximo, dedicação que era animada por uma compreensão profunda, uma sinceridade espontânea, uma simplicidade autêntica em todas as coisas, qualidades banhadas de uma calorosa fraternidade, simpatia e caridade.
Todos os seus primeiros biógrafos ressaltam esses aspectos de seu caráter, e por esses motivos sua figura é também admirada por muitos fora da esfera do Catolicismo. Na visão de seus contemporâneos ele era o mais perfeito seguidor de Jesus Cristo, e sua presença em qualquer cidade era sempre um acontecimento, enquanto que seus irmãos eram tidos na mais alta estima por muitos prelados importantes e autoridades civis.

Oração de São Francisco de Assis

Patrono dos animais
São Francisco de Assis, comemorado em 04 de outubro
Senhor: Fazei de mim um instrumento de vossa Paz.
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!
Ó Mestre,
fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
é morrendo, que se vive para a vida eterna!
Amém
Fonte: Wikipédia
---------------------------------------------------- 

Papa defende em Assis uma igreja solidária


Papa, durante visita à Basílica de São Francisco em Assis. (Foto: (AFP))

Assis - O papa Francisco defendeu nesta sexta-feira (4), ao chegar em Assis (Umbria, centro da Itália), cidade do santo que inspirou a escolha de seu nome, uma igreja solidária com os deficientes e as pessoas marginalizadas, um dia depois da morte de centenas de imigrantes em Lampedusa. "Hoje é um dia de lágrimas", disse o papa sobre o naufrágio, que deixou 130 mortos e 200 desaparecidos.


"Ao mundo não importa se as pessoas devem fugir da escravidão, da fome, buscando a liberdade", lamentou o pontífice na cidade de São Francisco de Assis.



Francisco pediu aos católicos que se inspirem no modelo de São Francisco, que abriu mão de todos os bens e viveu na pobreza. O papa argentino condenou também "o espírito mundano" que chamou de "lepra, câncer da sociedade, que mata a Igreja". "O cristianismo sem a cruz, sem Jesus, é como uma padaria, um lindo bolo", completou.

Francisco visita Assis pela primeira vez para rezar diante do túmulo do santo italiano com o qual se identifica e para denunciar a pobreza e a fome no mundo. A visita de 10 horas, de grande valor simbólico, permitirá ao papa desenvolver suas ideias sobre o desejo de construir uma igreja simples.


Na primeira visita do dia, ao Instituto Católico de Atendimento aos Deficientes Físicos e Menatis Serafico, ao pé do monte Subiaco, o papa saudou 80 pacientes, um a um, com palavras e gestos de carinho. Neste dia de luto na Itália após a tragédia com os imigrantes africanos em Lampedusa, o sumo pontífice pediu aos cristãos que reconheçam as feridas de Jesus em toda pessoa que é "a carne de Cristo".


Leia também:

Francisco faz visita histórica a Assis, a cidade do santo dos pobres

De Bento a Francisco: assim renasce a esperança na Igreja 
--------------------------------------- 

Francisco faz visita histórica a Assis, a cidade do santo dos pobres



Papa disse que seu santo preferido é Francisco de Assis, à frente de São Inácio de Loyola
Cidade do Vaticano - O papa argentino Francisco fará nesta sexta-feira (4) uma visita histórica à cidade de São Francisco, Assis, no centro da Itália, para rezar diante do túmulo do santo italiano com o qual se identifica e para denunciar a pobreza e a fome no mundo.


A visita de Francisco, que escolheu o nome do santo de Assis para lembrar que é necessária "uma Igreja pobre e para os pobres", será uma imersão nos locais da espiritualidade franciscana.

Durante as dez horas em que permanecerá na cidade do santo que inspirou o nome de seu pontificado, o Papa visitará não apenas o santuário do padroeiro da Itália, mas orará no quarto no qual Francisco se despojou de todos os seus bens, assim como das tentações mundanas como sinal da pobreza do evangelho.


Cerca de cem mil peregrinos e mais de mil jornalistas, números recorde, chegarão a Assis para seguir o Papa, de 76 anos, cuja agenda carregada prevê poucas reuniões oficiais e muitas visitas a grupos de doentes, pessoas com deficiência e pobres. 



O papa homenageará Francisco Bernardone (1182-1226), filho de um rico comerciante que viveu sob rígida pobreza, junto com os oito cardeais dos cinco continentes que o assessoram na reforma da Igreja.



Durante sua breve estadia, o pontífice latino-americano visitará um centro da organização beneficente Cáritas e comerá com as pessoas com deficiência atendidas por esta entidade.



O Papa sairá às 7h locais do heliporto do Vaticano e pousará 45 minutos depois no campo esportivo do Instituto Seráfico de Assis, onde se encontrará com crianças e doentes atendidos nesta instituição.



Pouco depois realizará uma visita privada ao santuário de São Damião e na sede da arquidiocese terá um encontro com os pobres. Posteriormente irá à Basílica Superior, onde será recebido pelos frades e rezará na cripta, onde o santo está sepultado.



Às 11h locais celebrará uma missa na Praça de São Francisco e depois visitará um centro de primeira acolhida perto da estação ferroviária de Santa Maria dos Anjos, onde almoçará com os pobres.



Durante a tarde tem programada uma visita particular à Ermida do Cárcere, onde rezará na Cela de São Francisco.



Na Basílica de Santa Clara, onde se encontra o corpo da santa, rezará em silêncio e depois irá à Porciúncula para se dirigir aos jovens na esplanada da Basílica.



Também visitará o denominado "tugurio" (cabana) de São Francisco, retornando logo depois ao Vaticano de helicóptero.



Segundo o bispo de Assis, Domenico Sorrentino, o Papa deseja despojar a Igreja de suas riquezas materiais e repetir o gesto de Francisco para renovar uma Igreja atingida por escândalos e falta de vocações.



Em uma entrevista concedida nesta semana ao jornal italiano La Repubblica, Francisco confessou que seu santo preferido é Francisco de Assis, à frente de São Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas, ordem à qual pertence.



"São Francisco é grande porque é tudo: um homem que quer fazer coisas, itinerante e missionário. É poeta e místico. Constatou sobre si mesmo o mal e saiu dele. Ama a natureza, os animais, a erva do campo e os pássaros que voam no céu, mas, sobretudo, ama as pessoas, as crianças, os idosos e as mulheres", disse.



Trata-se de um encontro muito diferente dos realizados por João Paulo II e Bento XVI, que participaram em Assis de reuniões interreligiosas.



Esta é a terceira viagem de Francisco dentro da Itália, depois de ter visitado a ilha siciliana de Lampedusa e a cidade de Cagliari, na ilha da Sardenha.


AFP


Nenhum comentário: