Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



terça-feira, 22 de outubro de 2013




Espalhe esta notícia: 



Hoje, terça feira, dia 22 de outubro, a Igreja comemora o dia do  Beato João Paulo II.

Beato João Paulo II

João Paulo II, Karol Józef Wojtyła (18 de maio de 1920 -2 de abril de 2005), foi Papa de 16 de Outubro de 1978 até a sua morte. Teve o terceiro maior pontificado documentado da história. Foi o único Papa eslavo e polaco até a sua morte, e o primeiro Papa não-italiano desde o holandês Adriano VI em 1522.

João Paulo II foi aclamado como um dos líderes mais influentes do século XX. Teve um papel fundamental para o fim do comunismo na Polónia e em toda a Europa, bem como importância significante na melhora das relações da Igreja Católica com o judaismo, o islão e as igrejas ortodoxas e protestantes.

Prosseguindo no caminho já iniciado pelo Papa Paulo VI, a nível mundial foi um dos líderes que mais viajou na história, tendo visitado 129 países durante o seu pontificado. Sabia falar muitíssimos idiomas incluindo o português, além da sua língua materna o polaco. Deu um ênfase especial à vocação universal para a santidade; beatificou 1.340 pessoas e canonizou 483 santos, quantidade maior que todos os seus predecessores juntos pelos cinco séculos passados. Ao final da tarde do dia 2 de abril de 2005, faleceu devido a sua saúde débil e o agravamento da doença de Parkinson. Em 19 de dezembro de 2009 João Paulo II foi proclamado "Venerável" pelo seu sucessor, o Papa Bento XVI. Foi proclamado Beato em Roma no dia 1 de maio de 2011. Será canonizado no dia 27 de abril de 2014, domingo da Divina Misericórdia.



A história do bem-aventurado Papa João Paulo II



O homem que teve a coragem de enfrentar os desafios de seu tempo, pautando-se numa total entrega à Virgem Maria
Há oito anos, partia para a sua páscoa eterna o Santo Padre, o Papa João Paulo II. Aquele que durante mais de 25 anos governou a Igreja e ensinou aos católicos, sobretudo aos mais jovens, que não se pode ter medo de abrir, ou melhor, escancarar as portas para Cristo. O seu carisma, a sua simplicidade e fortaleza são até hoje lembrados por muitos e muitos devotos que tiveram a graça de vivenciar o pontificado deste grande homem de Deus.
Nesta data especial, o site padrepauloricardo.org gostaria de convidar a todos os amigos para assistirem o filme "Karol - Um homem que se tornou papa" e assim conhecerem um pouco mais sobre a história do amado João de Deus.



 O PAPA JOÃO PAULO II NO BRASIL

Havia um carinho muito especial entre João Paulo II e o povo brasileiro, que é considerado o mais católico do mundo. Por três vezes, ele visitou o Brasil. Em sua primeira visita, desembarcou em Brasília, ao meio-dia do dia 30 de junho de 1980, oportunidade em que foi recebido pelo General João Batista de Figueiredo, o último presidente do regime militar. Sua visita teve como objetivo principal “reforçar a união da família, conciliar as diversas tendências da Igreja Católica (reprimir a ala liberal) e definir seu papel em relação ao Estado”.

Papa João Paulo II cercado por fiéis.
Aparecida, Brasil, 04 de julho de 1980

Papa João Paulo II durante sua visita ao Brasil.
São Paulo, 03 de julho de 1980.

Papa João Paulo II beija o chão em sua chegada ao Brasil.
São Paulo, 12 de outubro de 1991 

Nessa primeira estadia entre nós, João de Deus - que de Brasília partiu para Manaus - percorreu treze cidades em apenas doze dias. A maratona teve um total de 30.000 km. Onze anos mais tarde, entre 12 e 21 de outubro de 1991, esteve pela segunda vez no Brasil, onde quebrou uma tradição: beijou novamente o solo brasileiro, pois ele não costumava beijar o solo de um país que ele já tinha visitado. Naquela oportunidade, João Paulo II visitou sete cidades e fez 31 discursos e homilias.

Papa João Paulo II ao lado do ex-presidente Fernando Collor.
Brasília, Brasil, 14 de outubro de 1991.

Sua última visita ao Brasil ocorreu entre os dias 2 e 6 de outubro de 1997 e foi a mais curta de todas. Desta vez, já se notava o cansaço da idade. Abatido, o Papa não conseguiu realizar o tradicional ato de beijar o chão, mas mesmo assim, encantou multidões de fiéis que foram ao seu encontro em busca de uma palavra de paz. No Rio de Janeiro, participou do Encontro Mundial da Família, realizado no Maracanã.

O ESTADISTA DA PAZ

Papa João Paulo II em uma missa de beatificação de Anton
Martin Slomsek. Eslovênia, 19 de setembro de 1999

Eterno defensor da paz, João Paulo II foi um crítico feroz dos atentados terroristas, das guerras e dos atos de violência pelo mundo”.  Em 2003, seu nome chegou a ser cotado para o Prêmio Nobel da Paz. No entanto, o referido prêmio foi concedido à advogada iraniana Shirin Ebadi.

Papa João Paulo II chega ao altar para celebrar a Missa no prado
de Cracóvia Blonie. 18 de agosto de 2002

Espírito consciente e puro, em seu último livro ‘Memória e identidade’, classificou os atentados terroristas como erupções de violência, fazendo expresso pedido pelo fim dessas ações. Refletindo sobre o mundo atual, declarou ainda no mesmo livro:"Noto que os atos de violência diminuíram notavelmente, mas ainda existem no mundo as chamadas ‘redes do terror‘, que representam uma ameaça constante para a vida de milhões de inocentes".

Papa João Paulo II durante sua audiência semanal.
Roma, Itália, 07 de abril de 2004.

Comentando os atentados de 11 de setembro de 2001, disse aos fiéis presentes na Basílica de São Pedro: “Não há sentimentos de frustração, filosofia ou religião que justifiquem uma aberração como essa”.

João Paulo II fala com garotas polonesas.
Roma, Itália, 07 de abril de 2004.

Papa João Paulo II entre o príncipe Charles e a princesa Diana.
Vaticano, abril de 1985.

Sempre firme em suas posições, João Paulo II defendeu o perdão para a dívida externa dos países em desenvolvimento, alegando que o mundo será melhor quando homens forem iguais, quando as nações viverem em paz. E, classificou a Guerra do Iraque como ‘imoral e injusta’. Como emissário da paz, “João Paulo II teve importante papel no fim de conflitos internacionais. Foi um dos homens que mais trabalhou para encerrar a Guerra Fria, com sua luta obstinada contra o comunismo. O seu legado de paz e liberdade é reconhecido por líderes mundiais, que expressaram dor com a sua morte”.

 A MORTE DE UM SANTO

Após o atentado de maio de 1981, com o passar dos anos João Paulo II tinha cada vez menos condições de aparecer em público. E isto fez com que diminuísse o ritmo de suas viagens. A princípio, começou a sofrer de sérios problemas ósseos. Mais tarde, a Santa Sé anunciou ao mundo que o papa sofria do mal de Parkinson. E, “apesar da debilidade física que marcou a fase final do seu pontificado, e que suscitou, em várias ocasiões, rumores sobre a sua morte, ele nunca perdeu a capacidade missionária e por várias vezes afirmou que levaria o episcopado até ao fim”.



Com a saúde debilitada, João Paulo II que estava internado no Hospital Gemelli, em Roma, recuperando-se de uma forte gripe, foi submetido a uma traaqueotomia para ajudar a respirar, no dia 24 de fevereiro deste ano. A partir desse dia, sua saúde entrou em declínio.
Recolhido aos seus aposentos, no Vaticano - onde viveu em orações até o limite de suas forças físicas - após falha circulatória e renal, e pressão arterial instável, João Paulo II faleceu às 21h37min (hora de Roma e 16h37min hora de Brasília) do dia 2 de abril de 2005, num sábado, que enlutou o mundo inteiro.


Milhares de fiéis assistiram, na Praça São Pedro, ao anúncio do falecimento do Santo Papa. O corpo de João Paulo II - após os rituais prescritos pela Igreja Católica - foi enterrado às 14h20 (9h20, horário de Brasília), da sexta-feira, dia 7 seguinte, na gruta sob a Basílica de São Pedro, a poucos metros do túmulo do Apóstolo Pedro, ao lado do túmulo de Paulo VI e em frente ao de João Paulo I. Uma lápide, com uma inscrição latina assinalando seu nome, a data de seu nascimento e morte, cobre a sepultura.

 A REPERCUSSÃO DA MORTE DO PAPA JOÃO PAULO II NO BRASIL

No Brasil, o maior país católico do mundo, o presidente Luís Inácio Lula da Silva decretou luto oficial por três dias após a morte do papa João Paulo II, ato que foi seguido por todos os governos estaduais.
Para Dom Geraldo Magela, Presidente da CNBB, “Cristo decidiu ter um vigário na terra, alguém visível que o representasse de modo mais especial junto a toda a Igreja e este alguém foi o Santo Padre”.
O presidente Lula afirmou à imprensa que a morte do Papa João Paulo II, entristeceu “profundamente o povo brasileiro, que tinha pelo Santo Padre grande afeto. Suas três visitas ao Brasil serão sempre recordadas com viva emoção. A canção ‘João de Deus’, entoada espontaneamente pelo povo brasileiro, expressou esta relação de carinho e respeito”.

-PORQUE JOÃO PAULO II SERÁ LEMBRADO

João Paulo II será lembrado por sua incessante luta pela paz. Mesmo sendo o papa mais jovem desde Pio IX, ele “tornou-se o Papa cuja ação foi mais decisiva no século XX: as suas viagens ultrapassaram em número e extensão as de todos os antecessores juntos, reunindo sempre multidões”.

Papa João Paulo II é presenteado com um cocar em Brasília.
Brasil, 11 de outubro de 1991.

Yasser Arafat recebe o Papa João Paulo II.
Roma, Itália, 02 de agosto de 2001.

Yasser Arafat recebe o Papa João Paulo II.
Roma, Itália, 02 de agosto de 2001.

Possuidor de um carisma à semelhança de João XXIII, foi o primeiro a pregar numa igreja luterana e numa mesquita, e o primeiro a visitar o Muro das Lamentações, em Jerusalém. Durante seu pontificado, João Paulo II celebrou 147 cerimônias de beatificação e 51 de canonizações. Em resumo, proclamou 1338 beatos e 482 santos. E, “por seu carisma e habilidade para lidar com os meios de comunicação”, reconhecidamente, João Paulo II é o Papa mais popular da história.

Nenhum comentário: