Dois pensamentos aos leitores e leitoras deste blog.

Dois pensamentos de boas-vindas aos leitores e seguidores deste blog:
- Mesmo que vivas um século, nunca deixes de aprender!!!
- O importante não é saber tudo, e sim, nunca perder a capacidade de aprender!



quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

LITURGIA DIÁRIA 

 Quinta-feira, 05.02.2015

Leitura, Salmo, Evangelho e sua explicação e o Santo do dia.




Primeira Leitura (Hb 12,18-19.21-24)

Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 18vós não vos aproximastes de uma realidade palpável: “fogo ardente e escuridão, trevas e tempestade,19som da trombeta e voz poderosa”, que os ouvintes suplicaram não continuasse. 21Eles ficaram tão espantados com esse espetáculo, que Moisés disse: “Estou apavorado e com medo”.
22Mas vós vos aproximastes do monte Sião e da cidade do Deus vivo, a Jerusalém celeste; da reunião festiva de milhões de anjos; 23da assembleia dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus; de Deus, o juiz de todos; dos espíritos dos justos, que chegaram à perfeição; 24de Jesus, mediador da nova aliança, e da aspersão do sangue mais eloquente que o de Abel.


- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
-----------------------------------------

Responsório (Sl 47)


— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.
— Recordamos, ó Senhor, vossa bondade em meio ao vosso templo.

— Grande é o Senhor e muito digno de louvores na cidade onde ele mora; seu Monte santo, esta colina encantadora, é a alegria do universo.
— Monte Sião, no extremo norte situado, és a mansão do grande Rei! Deus revelou-se em suas fortes cidadelas um refúgio poderoso.
— Como ouvimos dos antigos, contemplamos: Deus habita esta cidade, a cidade do Senhor onipotente, que ele a guarde eternamente!
— Recordamos, Senhor Deus, vossa bondade em meio ao vosso templo; com vosso nome vai também vosso louvor aos confins de toda a terra.
------------------------------------------------------

Evangelho (Mc 6,7-13)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
--------------------------------

Explicação do Evangelho
Somos chamados a ser apóstolos de Cristo

Jesus hoje reveste os Seus apóstolos de poder e autoridade para que, em Seu nome, operem graças no meio da humanidade!

“Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo” (Marcos 6,12-13).
A unção que um dia recebemos de Deus nos chama e nos envia para sermos apóstolos do Senhor, para sermos mensageiros em Seu nome, para levarmos a outros o conhecimento de Deus e da Sua vontade.
Você sabe que existem muitas maneiras de exercer o seu apostolado: o apostolado do bem, do cuidar do outro, de rezar pelo outro, o apostolado da oração, de sermos intercessores, mediadores; o apostolado da caridade, o apostolado da Palavra, o apostolado litúrgico. Enfim, existem muitos caminhos, meios e maneiras de sermos apóstolos de Jesus! Contudo, no exercício deste apostolado jamais pode faltar da nossa parte a pregação da Palavra de Deus, porque a conversão vem disso [da pregação da Palavra], por isso precisamos pregá-la para que outros conheçam a verdade.
Quando deixamos o Senhor falar em nós e por intermédio de nós, vamos tocar, atingir e chegar a muitos corações, desde que não preguemos a nós mesmos, não preguemos a nossa palavra, mas sim a Palavra do Senhor com o poder e a autoridade que ela tem! Então, você, meu irmão e minha irmã, e todos nós somos chamados a ser autoridades no nome do Senhor!
O apóstolo é aquele que, com sua autoridade, não humana, mas divina, expulsa os espíritos malignos, expulsa os demônios que atormentam e tiram a nossa paz interior, que nos desviam do caminho certo e nos conduzem para as trevas. Nós precisamos denunciá-los [demônios], vencê-los e exterminá-los do meio de nós, porque eles, muitas vezes, agem em nossa vontade, em nossos pensamentos e em nossos sentimentos de modo a não conseguirmos fazer a vontade do Senhor. Por isso quem se propõe a pregar deve também se propor a expulsar os espíritos malignos!
Quando eu chego a uma casa e pedem que eu a abençoe, eu faço isso com muito amor, mas eu o faço com a água benta também, usando o sal exorcizado, os sacramentais de cura, de libertação, de restauração e de salvação. Todos nós precisamos usá-los em nossas casas, em nossas famílias, precisamos usá-los na casa de amigos a quem visitamos, precisamos usá-los no carro que compramos. Enfim, nós sempre precisamos da direção e da mão de Deus nos conduzindo.
Por isso, não tenhamos medo de exercer o nosso apostolado onde estamos. Não podemos e não precisamos ter medo de levantar as mãos para orar e suplicar as bênçãos e as graças de Deus; e para pedir ao Senhor que nos dê o dom da Palavra para falarmos em Seu nome, para agirmos em Seu nome, para proclamarmos o Seu Reino no meio de nós.
Os apóstolos, além de expulsarem os demônios, curavam numerosos doentes, muitos enfermos, porque, uma vez que eles estão revestidos desse poder do alto, podem e devem orar por aqueles que estão doentes e que estão sofrendo.
Algumas vezes, nós fazemos atos de bondade com aqueles que sofrem; levamos comida, bebida, frutas a algumas pessoas, mas não oramos com eles e por eles. Por vezes, isso ocorre por receio, vergonha e falta de prática, mas se Deus quer e precisa curar os nossos doentes, Ele precisa de mãos, precisa de pessoas que ajam e falem em Seu nome. É por isso que Jesus hoje reveste os Seus apóstolos de poder e autoridade para que, em Seu nome, operem essas graças no meio da humanidade.

Deus abençoe você!

------------------------------------


Santa Águeda - Virgem e mártir dos primeiros séculos

Mesmo diante das dores e das humilhações ela foi firme em escolher Jesus como seu único Esposo.
Santa Águeda
Virgem e mártir, Santa Águeda nasceu no século III numa família muito conhecida, em Catânia, na Sicília. Muito cedo, ela discerniu um chamado a Deus consagrando a sua virgindade ao Senhor, seu amado e esposo. A grande santa italiana foi uma jovem de muita coragem vivendo o Santo Evangelho na radicalidade num tempo em que o imperador Décio levantou contra o Cristianismo uma forte perseguição. Aqueles que não renunciassem ao senhorio de Cristo e não O desprezassem eram punidos com muitos sofrimentos até a morte.
Santa Águeda era consagrada ao Senhor, amava a Deus, mas foi pedida em casamento por um outro jovem. Claro, por coerência e por vocação, ela disse ‘não’. Esse jovem, que dizia amá-la, a denunciou às autoridades. Ela foi presa e injustamente condenada. Que terríveis sofrimentos e humilhações!
Ela sempre se expressava com muita transparência e dizia que pertencia a uma família nobre, rica, conhecida, mas tinha honra de servir a Nosso Senhor, o seu Deus. De fato, para os santos, a maior honra e a maior glória é servir ao Senhor.
Entregaram-na a uma mulher tomada pelo pecado, uma velha prostituta para pervertê-la, mas esta não conseguiu, pois o reinado de Cristo se dava no coração de Águeda antes de tudo. Então, novamente, como num gesto de falsa misericórdia, perguntaram-lhe: “Então, o que você escolheu, Águeda, para a salvação?”. “A minha salvação é Cristo”, ela respondeu.
Os santos passaram por muitas dificuldades, mas, em tudo, demonstraram para nós que é possível glorificar a Deus na alegria, na tristeza, na saúde, na dor.
Em 254 foi martirizada e se encontra na eternidade, com seu esposo, Jesus Cristo, a interceder por nós.
Santa Águeda, rogai por nós.

Nenhum comentário: